NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)

• 705 Respostas
  • 272592 Visualizações
*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #420 em: Abril 02, 2013, 12:12:33 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ACADO"
A UPF nao tem treino nem capacidade para fazer a maior parte dessas missões. Pode ajudar a fazer a segurança à zona, mas fazer uma acção directa ja esta fora das suas reais capacidades.

Quando os pilotos e outros tripulantes (incluindo da Marinha) fazem o curso SERE que unidade é que participa como força de resgate, ano após ano?

Nao faço ideia. Mas a upf não tem capacidade para atacar uma base inimiga e resgatar um piloto de lá.
Eu ate gostava que um dia tivesse, mas de momento nao tem.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #421 em: Abril 02, 2013, 12:20:48 am »
Citação de: "HSMW"
Keep dreaming...

Mas nos temos unidades que podiam perfeitamente desempenhar este tipo de função.
Por exemplo dentro dos Paraquedistas ou fuzileiros podiam perfeitamente enviar homens já com experiência no treino de combate e obter a certificação de paramédico e usa-los neste tipo de trabalho e em muitos mais.

É uma formação que nao é muito complicada e podia salvar os nossos homens ou os nossos aliados nos conflitos actuais.

É mais fácil de acontecer termos de salvar um dia uma vida do que tirarmos uma.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #422 em: Abril 02, 2013, 11:27:32 am »
A UPF nao tem treino nem capacidade para fazer a maior parte dessas missões. Pode ajudar a fazer a segurança à zona, mas fazer uma acção directa ja esta fora das suas reais capacidades.

Quando os pilotos e outros tripulantes (incluindo da Marinha) fazem o curso SERE que unidade é que participa como força de resgate, ano após ano?

Nao faço ideia. Mas a upf não tem capacidade para atacar uma base inimiga e resgatar um piloto de lá.

Acado desculpe lá mas atacar uma base inimiga...com o quê?
Antes de pensar em UPF com capacidade ou não, tem de equacionar CAS, porque a vida não é um filme e para uma aeronave tipo helicoptero transportar forças de resgate tem de ter apoio aéreo próximo seja por helis de ataque, seja por outras aeronaves, tem de haver reconhecimento da zona, têm de existir muitos outros fatores que integram a missão e que extravazam a equipa de extracção propriamente dita, seja UPF ou não.
Como o/a ACADO (enquanto membro de determinada organização/ a própria associação) não conhece a missão atual da UPF, nem as capacidade efetivas da Unidade não deve mandar bitaites para o ar do tipo: "não tem capacidade...", "...mas de momento não tem.", pode fazê-lo, mas tendo em conta que os seus comentários noutras temáticas especificas são devidamente fundamentados, estranha-se que na parte da UPF se apoie muito no diz que disse...
A não ser que efetivamente conheça a orgânica e os normativos que orientam a acção, o treino e a formação da Unidade de Protecção da Força.
O título do tópico até dá uma dica - (ex-Rescom), em tempos já foi essa a missão primária "Resgate em Combate", presume-se que ao se mudar o nome, terá mudado o main objective, digo eu, independentemente das valências mantidas pelos membros que a compõem.
Você tem a sua opinião, as suas obsessões, é livre de partilha-las, mas não bata tanto no ceguinho, sem conhecimento total de causa.
Você pode ter uma opinião formulada sobre determinado assunto, mas não a queira impôr como verdade abosluta e inequívoca que depois sucede-lhe o inverso...sai descridibilizado.
Um abraço
Raphael

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4233 vez(es)
  • Enviou: 2997 vez(es)
  • +3081/-4560
« Responder #423 em: Abril 02, 2013, 11:30:13 am »
Em Portugal os ditos "Paramédicos" chamam-se TAS ou TAE (conforme as instituições).

Se eu disser que há no seio dos Pára-quedistas 1º Sargentos com um curso com 200 e tal horas, com capacidade até para efectuar pequenas cirurgias, tu acreditas? E não, não são Enfermeiros.

Confessa, agora ficas-te torto! :twisted:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #424 em: Abril 02, 2013, 01:37:53 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em Portugal os ditos "Paramédicos" chamam-se TAS ou TAE (conforme as instituições).

Se eu disser que há no seio dos Pára-quedistas 1º Sargentos com um curso com 200 e tal horas, com capacidade até para efectuar pequenas cirurgias, tu acreditas? E não, não são Enfermeiros.

Confessa, agora ficas-te torto! :twisted:

A formação de paramédico é bastante superior à de tae.

Quanto à formação dos Paraquedistas, realmente desconhecia e tenho vários colegas ex Paraquedistas q nunca falaram sobre isso. No entanto fico contente de caminharem nesse caminho. Parecem-me a unidade mais indicada para esse tipo de acção uma vez que facilmente podem ser colocados no terreno a apoiar qualquer outro tipo de unidade.

Ja agora, As 200h são ministradas por quem e em que moldes? E a experiência clinica é adquirida onde?
Quantos às cirurgias, a pequena cirurgia tipo uma sutura tem pouca utilidade no campo de batalha. So sabendo que tipos de cirurgias estão habilitados a fazer se poderá ver se são realmente úteis ou nao.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • +3081/-4560
« Responder #425 em: Abril 02, 2013, 01:47:51 pm »
Pois, mas eu não disse  quem são os "pacientes". :lol:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #426 em: Abril 02, 2013, 02:03:28 pm »
Citação de: "raphael"

Acado desculpe lá mas atacar uma base inimiga...com o quê?
Antes de pensar em UPF com capacidade ou não, tem de equacionar CAS, porque a vida não é um filme e para uma aeronave tipo helicoptero transportar forças de resgate tem de ter apoio aéreo próximo seja por helis de ataque, seja por outras aeronaves, tem de haver reconhecimento da zona, têm de existir muitos outros fatores que integram a missão e que extravazam a equipa de extracção propriamente dita, seja UPF ou não.
Como o/a ACADO (enquanto membro de determinada organização/ a própria associação) não conhece a missão atual da UPF, nem as capacidade efetivas da Unidade não deve mandar bitaites para o ar do tipo: "não tem capacidade...", "...mas de momento não tem.", pode fazê-lo, mas tendo em conta que os seus comentários noutras temáticas especificas são devidamente fundamentados, estranha-se que na parte da UPF se apoie muito no diz que disse...
A não ser que efetivamente conheça a orgânica e os normativos que orientam a acção, o treino e a formação da Unidade de Protecção da Força.
O título do tópico até dá uma dica - (ex-Rescom), em tempos já foi essa a missão primária "Resgate em Combate", presume-se que ao se mudar o nome, terá mudado o main objective, digo eu, independentemente das valências mantidas pelos membros que a compõem.
Você tem a sua opinião, as suas obsessões, é livre de partilha-las, mas não bata tanto no ceguinho, sem conhecimento total de causa.
Você pode ter uma opinião formulada sobre determinado assunto, mas não a queira impôr como verdade abosluta e inequívoca que depois sucede-lhe o inverso...sai descridibilizado.

Nao estou a impor nada.
Realmente nao conheco nenhum elemento pessoalmente. Mas há quem treine com eles, ja assisti a algumas demonstrações  e eles têm algumda das suas coisas publicas.

Se quer que eu ponha nestes moldes entao vou reformular:
Eu acho q a Upf nao tem capacidade para efectuar qualquer tipo de resgate mais complexo porque simplesmente nao tem o treino nem o equipamento para isso.
Quando falo de atacar um acampamento inimigo so falo na forca em si. O resto esta subentendido, nao estamos a falar entre amadores. O que eu digo é o próprio ataque em si.
Ou vai nos tentar convencer que a upf agora tem capacidade para limpar um edifício defendido por inimigos?? Elimina-los e no fim destrui-lo!!?? Ahahah
Agora podem tentar, qualquer pessoa o pode tentar. Mas temos de saber as nossas limitações, tanto de treino como de conhecimentos.

As forcas armadas têm sete cães a um osso!! Se a forca aérea quer ter homens para defender as suas bases e vigiar os seus aviões, tudo bem. Mas a simples policia aérea ( q e de onde a upf vem, certo?) faz isso.
Agora se que querem ter uma forca habilitada para este tipo de trabalho mais serio deviam usar Paraquedistas. Enviavam estes rapazes para os Paraquedistas e os pagas que tivessem sempre uma unidade pronta para ir salvar pilotos abatidos.
Nao tem lógica haver mais uma unidade. É desperdicio de recussos e dinheiro. Quem diz paras, diz Fuzos ou comandos com formação paraquedista. Alguém com capacidade de conduzir uma intervenção armada de peso.
O o'grady quando foi salvo na Bósnia iam alguns 40 Marines para o buscar. E iam fortemente armados. Felizmente nao foi preciso nada de especial para alem de maozinhas dos pilotos dos helis. Onde é q a upf tem capacidade de uma operação deste tipo contra inimigos fortemente armados.

Mas pronto, eu tambem sou da opinião que Fuzos, Paraquedistas e comandos deviam ser só uma unidade. Mas isso é outra conversa.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #427 em: Abril 02, 2013, 02:41:07 pm »
A UPF tem multiplas capacidades, armamento e equipamento adaptado a uma grande variedade de missões, não vou estar a advogar em nome de ninguém, logo não tento convencer ninguém de nada, a não ser não tomarem as coisas como verdades absolutas e imutáveis, simplesmente isso.
Os membros da UPF são oriundos da especialidade de Polícia Aérea, mas têm uma orgânica, funções e dependência completamente distintas, são uma especialização completamente à parte com doutrina e meios próprios, não estão agregados (na dependência) de nenhuma Unidade com meios de Polícia Aérea.
A missão da PA é uma a da UPF é outra, não se misturam. Mas também não é necessário desvalorizar o esforço e dedicação da restante Policia Aérea, falando em resgate em combate como "trabalho mais sério", é diferente, mais complexo, tem outras exigências.
A formação dos militares da UPF é muito mais abrangente do que à primeira vista possa parecer, possuem valências que outras forças especiais também têm, por isso, na questão de "...vai nos tentar convencer que a upf agora tem capacidade para limpar um edifício defendido por inimigos?? Elimina-los e no fim destrui-lo!!?? Ahahah" era bem capaz de ser positivamente surpreendido.

Já a questão de opinar: "que Fuzos, Paraquedistas e comandos deviam ser só uma unidade.", pode ser discutido no outro tópico, no entanto, trocaria os Fuzileiros pelos Rangers, poupando recursos dentro do mesmo Ramo.
Um abraço
Raphael

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • +3081/-4560
« Responder #428 em: Abril 02, 2013, 03:05:15 pm »
Como eu não sei a duração do curso de UPF, não sei que matérias são dadas, não sei para além das fotografias e dos videos que material eles dispõem, não sinto confortável falar de algo que desconheço.

MAS, do que eu vejo, eles têm equipamento (viaturas, armamento, etc) que distingue-se pela modernidade e o treino não deve ser assim tão mau, já que são uma unidade da FAP.

40 para uma missão de CSAR? Pelo que eu tenho visto por aí fora parece-me um pouco exagerado.

ACADO, olha que o curso de PA não é assim básico como tu pensas. O meu pai que foi do Exército para a FAP diz-me sempre que só soube o que era tropa a sério quando bateu com os costados em Tancos.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #429 em: Abril 02, 2013, 03:40:37 pm »

MAS, do que eu vejo, eles têm equipamento (viaturas, armamento, etc) que distingue-se pela modernidade e o treino não deve ser assim tão mau, já que são uma unidade da FAP.

O que se vê do treino deles é relativamente fraco no que toca a acção directa e conhecimentos no uso de armas ligeiras.
É so aí q me baseio na sua avaliação.
Deus queira q estivesse errado e q fossem os melhores do mundo...

Quanto aos 40!! Nao faço ideia se é muito ou pouco pois nao foram precisos. Mas os sérvios são conhecidos como um osso duro de roer...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • +3081/-4560
« Responder #430 em: Abril 02, 2013, 04:18:06 pm »
Não digo o contrário, mas falta aí pormenores. Esses 40 eram de uma unidade de Infantaria? Eram da Recon? As qualificações dos militares fazem toda a diferença na forma como executam a missão.

Acado, se tu não tens ou tiveste contacto com esta rapaziada excepto talvez nalguma demonstração (tal como eu), então como é que podes dizer que são isto ou aquilo? Se eu fosse a basear-me no que eu oiço ou leio de muitas e variadas fontes (algumas bastante credíveis), então os ditos Marines deixam muito a desejar. Eu dou algum desconto porque:

- Nunca "trabalhei" com eles;
- Não culpo uns pela fraqueza ou grandeza de todos;
- A única opinião pelo qual eu tenho confiança é a minha e com reticências, já que por vezes os clubismos, nacionalismos e outros "ismos" podem distorcer a realidade.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3698 vez(es)
  • +967/-1098
« Responder #431 em: Abril 02, 2013, 09:51:48 pm »
Não digo o contrário, mas falta aí pormenores. Esses 40 eram de uma unidade de Infantaria? Eram da Recon? As qualificações dos militares fazem toda a diferença na forma como executam a missão.

Em relação a esse assunto os US Marines chamam-lhe TRAP (Tactical Recovery of Aircraft and Personnel), e é efectuado pelas unidades MEU (Unidades Expedicionárias de Marines).

Alguma informação aqui, até explicando a diferença entre TRAP dos Marines e CSAR da Força Aérea para quem estiver interessado.
http://www.globalsecurity.org/military/ ... 95/rmd.htm

E encontrei uma missão TRAP mais recente, o resgate de um piloto de F-15 durante o conflito da Líbia em 2011.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • +3081/-4560
« Responder #432 em: Abril 03, 2013, 11:08:31 am »
Ó meus amigos, SE o CTP não tivesse sido transferido para o Exército não haveria UPF, isso é garantido. Ainda lembro-me de ver uma revista “Boina Verde” em que num artigo sobre a Companhia de Precursores ainda aparecia como uma das missões da dita unidade o CSAR, para além disso era normal os BIParas reforçarem os PA sempre que fosse necessário uma defesa das Bases Aéreas mais musculada. Relembrem-se de quem andou a proteger o Hércules em Angola nos anos 90 (função que é hoje em dia feita pela UPF).

http://www.operacional.pt/angola-novemb ... ecessario/

Infelizmente como isso aconteceu, a FAP precisava de uma solução interna para uma necessidade real que era a falta de unidades que pudessem cumprir essas funções. Se formos a ver pela perspectiva do Estado Maior da Força Aérea a única valência que a FAP perdeu e que não recuperou foi a de Abastecimento Aéreo (Companhia de Abastecimento Aéreo do Batalhão Operacional Aeroterrestre).

http://www.operacional.pt/distintivo-de ... eo-%c2%bb/
De resto eu podia mencionar o caso Espanhol onde a Força Aérea desse país tem a EZAPAC (que é quase uma unidade de Operações Especiais), ou o caso Belga onde os Pára-Comandos fazem tudo e são tudo (são uma unidade Pára-quedista que fazem um curso de combate chamado de "Comandos" e têm uma unidade de Operações Especiais).

http://en.wikipedia.org/wiki/Para_Commandos_(Belgium)

http://es.wikipedia.org/wiki/Escuadron_ ... as_(EZAPAC)

*

Menacho

• Investigador
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
« Responder #433 em: Abril 03, 2013, 06:32:36 pm »
De resto eu podia mencionar o caso Espanhol onde a Força Aérea desse país tem a EZAPAC (que é quase uma unidade de Operações Especiais)

Es una unidade muito preparada y equipada, y entre otras funcoes, se encarga de la seguridad de los aviones del EA en despliegues en el exterior, y rescates en territorio enemigo.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #434 em: Abril 03, 2013, 11:34:32 pm »
Citação de: "Menacho"
De resto eu podia mencionar o caso Espanhol onde a Força Aérea desse país tem a EZAPAC (que é quase uma unidade de Operações Especiais)

Es una unidade muito preparada y equipada, y entre otras funcoes, se encarga de la seguridad de los aviones del EA en despliegues en el exterior, y rescates en territorio enemigo.

O que são os elásticos e aquela banda plástica nos carregadores????

E a bolsa na coronha é um porta-carregadores???!!

Ja agora, os eotech quase a 20cm de altura do cano são porque...