Tudo bem,
Ao ler algumas opiniões de alguns foristas,estou chegando à conclusão que vivo no Brasil há 17 anos,e tenho andado distraído.Será que estamos a falar do mesmo lugar onde vivo.
Influência espanhola aqui no Brasil,no quê?
Em termos linguisticos,foi a única colónia que Portugal conseguiu implantar a língua portuguesa em 100% de seu território.
Aqui os sobrenomes mais comuns são os Silvas,os Guimarães,os Oliveiras e outros.Claro que o Brasil teve colónias expressivas,como a espanhola mais da Galiza,da Itália mais da Sicilia,da Alemanha,do Linano,Siria,etc,atc.Mas a matriz é com certeza portuguesa.
Quanto ao espanhol,não é de perto nem de longe a segunda língua,mas sim como em todo mundo o inglês.
Na gastronomia,o Brasil é o maior consumidor de bacalhau,é o nosso maior comprador de castanha,azeite e penso que de cereja,e um dos maiores consumidores de vinho português,os gostos alimentares no Brasil são parecidissimos com os de Portugal,lógico que com adaptações locais por essa diversidade cultural.
Portugal,no tempo do Guterres,chegou a ser o terceiro maior investidor externo no Brasil,na banca,construção,serviços,engenharia etc.etc.
Hoje em dia tem empresas já muito consolidadas e em fase de expansão.
A influência de outros países hispânicos no Brasil,é muito modesta o facto é que o Brasil é a grande potência regional,e sózinho tem tanta ou mais população que todos juntos.No Brasil,e aí infelizmente só se noticia factos dos EUA,por vezes penso que o resto do mundo não existe.
Agora e ainda bem,a nossa colónia portuguesa no Brasil está envelhecida e como não houve reposição,tende à extinção mas essa estória que todo brasileiro tem um português na sua árvore genealógica,não é balela,não.
O presidente da Galiza aqui foi recebido pelo Lula,porque veio como na qualidade de uma região lusófona,querendo que a Galiza além de Portugal também seja uma porta aberta para investimentos brasileiros na Galiza,esse foi o conceito e posso provar o que escrevo.Não sei se por oportunismo ou convicção,foi nessa qualidade que vieram cá e foram ouvidos nas mais altas instâncias.
Abraços,