Guerra entre Portugal e Espanha?

• 1598 Respostas
  • 391856 Visualizações
*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #480 em: Março 29, 2007, 07:20:00 pm »
Citação de: "Migas"
E daqui a um mesito lá estarei eu com os nossos amigos em terras de Vera Cruz de papo para o ar e a beber umas águas de coco!  :headb:
¿Veracruz, México?Leve conta coas augas, que hai que fervelas antes de consumilas, a non ser que estean embotelladas. E coidado na ducha e nos desaugues, que hai unha especie de pequeno gusano que se introduce entre as unllas dos pes dos hoteis pouco desinfectados e cría entre elas, dando moita dor nos dedos inflamados.

Eso sí, as mexicanas...
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”

*

Migas

• Membro
  • *
  • 173
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #481 em: Março 29, 2007, 07:48:09 pm »
Citação de: "ferrol"
¿Veracruz, México?Leve conta coas augas, que hai que fervelas antes de consumilas, a non ser que estean embotelladas. E coidado na ducha e nos desaugues, que hai unha especie de pequeno gusano que se introduce entre as unllas dos pes dos hoteis pouco desinfectados e cría entre elas, dando moita dor nos dedos inflamados.

Estava a referir-me ao Brasil, em todo o caso obrigado pelos conselhos.  c34x

*

pablinho

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #482 em: Março 29, 2007, 09:26:45 pm »
Preferem ignorá-la, e eu "ralado", somos 200 milhões, esses é que são os nossos verdadeiros amigos, e também os nosso habituais aliados.

Sepa vostede que España é o pais con máis influencia en Brasil despois de USA, aí yo deixo...
O de comanche é incrible, primeiro odioanos por que non lle facemos caso a Portugal, despois resulta que o consideramos o segundo pais mais amigo e agora odianos por non saber falar nin escrever unha lingua que nin lle vai nin lle ven a maioriá dos españois.
Por certo, paréceme mui pouco o porecentaxe de 1'6 eu na vida estudie portugues na escola (que é unha asignatura optativa en Galicia durante primaria, preguntome eu se os colexios publicos de Portugal ofertan clases de castelán gratuitas...) e sen embargo sei leelo bastante ben, claro que todos sabemos que o galego e o portugues son case identicos...
Saudos

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1392
(sem assunto)
« Responder #483 em: Março 29, 2007, 10:31:54 pm »
Comanche ->
Não é assim tão esquisito que os espanhóis tenham dificuldade em escrever português.
Quantos portugueses escrevem em castelhano ? 1%?

= = =

Quanto à influência espanhola no Brasil, eu gostaria de perceber onde é que ela realmente está.
Tenho visitado o Brasil com frequência e tenho família brasileira. Conheço vários estados brasileiros, e por muito que procure, não encontro essa referida influência espanhola.

A língua espanhola, é normalmente uma língua que se fala  lá longe num país  para onde os ladrões levam os carros quando os roubam (Bolivia) e no país onde se faz contrabando (Paraguai).

Esta é a relação que a maioria dos brasileiros têm com a lingua espanhola.

O tamanho do Brasil, faz com que a maioria da população nem se aperceba dos países vizinhos. Ouve-se falar na Argentina e na Bolivia nos jornais das estações de TV, mas de resto é só isso.
<sarcasm>
Isto, pese embora o facto de a imprensa espanhola (  :roll: ) afirmar que os brasileiros já falam espanhol e que até querem o Juan Carlos como imperador...
</sarcasm>
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

pablinho

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #484 em: Março 29, 2007, 10:50:13 pm »
Supoño que a influencia cultural de Portugal será maior, eu referíame a termos politicos.
Fai uns días o presidente de Galicia reuniuse co presidente de Brasil, é decir  "dignificouse" manter unha entrevista co presindente dunha pequena comunidade autonoma, date conta que si o presidente dunha comunidade autnoma ocupa un lugar na axendade Lulo da Silva imaxinate o xefe do estado ou Zapatero...
Ademais España é o segundo inversor directo en Brasil e as relaccions comerciasis seguen a crecer, por outra parte España tamen é o pricipal imbersor de Hispanoamerica (despois de USA, claro) que a súa vez invirten en Brasil e reciben inversions de Brasil (xa sei que esto é algo lioso  :wink: )

Ben dito, asi como os portugueses non teñen ningunha obligacion de falar  castelán (faltaria mais), os españois non teñen que falar portugues, xa que esa non é a sua lingua.
Saudos

*

papatango

• Investigador
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1392
(sem assunto)
« Responder #485 em: Março 29, 2007, 11:31:14 pm »
Portugal tem pouca ou nenhuma influência cultural no Brasil.
A Espanha tem menos que Portugal.

Provavelmente o Brasil tem mais influência cultural, em Portugal que o contrário.

Eu apenas digo que nas ruas de São Paulo, não se vê nada da propalada influência espanhola.

Uma coisa são as empresas se comprarem umas às outras, outra coisa é o que se vê na rua.

Se eu falar castelhano numa rua de São Paulo, os brasileiros vão olhar para mim com curiosidade, e concluir que sou argentino...
Essa é a realidade, pelo menos a que eu conheço...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #486 em: Março 29, 2007, 11:39:35 pm »
Citação de: "papatango"
Comanche ->
Não é assim tão esquisito que os espanhóis tenham dificuldade em escrever português.

Eu disse 1,2% falar português, só falar, eu não estava a falar em escrever, contra 1,2% do alemão, aqui sim escrever e falar, uma língua germânica (alemão) tão diferente do espanhol, é tão ou mais entendida que o português, segundo essa sondagem.
Há pouco tempo vi uma reportagem na televisão, estavam a entrevistar umas turistas espanholas que já cá estavam há duas semanas a passar férias, no fim a jornalista perguntou ás turistas se sabiam alguma palavra em português, e elas disseram com orgulho, nada, nenhuma, responderam com um sorriso e com orgulho. No fim da entrevista a jornalista agradeceu, elas responderam "gracias"
Pensam que ainda estão em Espanha, até aqui vêm defender a sua língua castelhana e exibindo orgolhasamente a sua ignorância (coitadas).
Na catalunha passa-se o seguinte, um castelhanista está a usar a seguinte estratégia  para impor o castelhano, quando entra numa loja na Catalunha, no fim quando passa na caixa pergunta quanto é em castelhano se o caixa responder em catalão, por exemplo dizendo que tem a pagar 10 euros, o castelhanista entrega-lhe 5 euros, e vai-se embora, o caixa vendo que está a receber menos dinheiro, fala agora em castelhano para ele "compreender", então o castelhano volta atras, pede os 5 euros de volta deixa o que tinha comprado e vai-se embora.
Esta gente actua meticulosamente quando quer desprezar um língua, esta táctica é aconselhada a todos os castelhanistas na Catalunha, já várias vezes encontrei estes aconselhamentos quando passava por sites espanhois.

*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #487 em: Março 29, 2007, 11:40:19 pm »
Aqui fica uma notícia para dar cabo da discussão:
Citação de: "SIC Online"
Portugal é o segundo país mais amigo para os espanhóis
(29-03-2007 22:05)
Portugal é, depois da França, o país mais amigo de Espanha na opinião dos espanhóis, de acordo com uma sondagem divulgada hoje pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS) em Madrid.

O estudo, intitulado Latinobarómetro e que analisa vários temas com base em quase 2.500 entrevistas, demonstra que para a maioria dos espanhóis os Estados Unidos é o país "menos amigo".

Para 9,2 por cento, França é o país "mais amigo", seguindo-se Portugal (5,6 por cento).

O inquérito hoje divulgado mostra ainda, entre outros temas, que 93,3 por cento dos sondados declaram não saber ler, escrever ou entender o português, a língua que, apesar de ser a mais próxima do castelhano, é considerada menos conhecida.

Só um por cento diz falar e escrever português, 1,2 por cento falar e 1,6 por cento ler.
A língua mais compreendia é o inglês (22,1 por cento diz que sabe falar e escrever), seguindo-se o francês (9,9 por cento), o italiano (1,8 por cento) e o alemão (1,2 por cento).

fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Portugal+e+o+segundo+mais+amigo+para+os+espanhois.htm

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Creoula

• Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #488 em: Março 30, 2007, 12:29:01 am »
Citação de: "Get_It"
Aqui fica uma notícia para dar cabo da discussão:
Citação de: "SIC Online"
Portugal é o segundo país mais amigo para os espanhóis
(29-03-2007 22:05)
Portugal é, depois da França, o país mais amigo de Espanha na opinião dos espanhóis, de acordo com uma sondagem divulgada hoje pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS) em Madrid.

O estudo, intitulado Latinobarómetro e que analisa vários temas com base em quase 2.500 entrevistas, demonstra que para a maioria dos espanhóis os Estados Unidos é o país "menos amigo".

Para 9,2 por cento, França é o país "mais amigo", seguindo-se Portugal (5,6 por cento).

O inquérito hoje divulgado mostra ainda, entre outros temas, que 93,3 por cento dos sondados declaram não saber ler, escrever ou entender o português, a língua que, apesar de ser a mais próxima do castelhano, é considerada menos conhecida.

Só um por cento diz falar e escrever português, 1,2 por cento falar e 1,6 por cento ler.
A língua mais compreendia é o inglês (22,1 por cento diz que sabe falar e escrever), seguindo-se o francês (9,9 por cento), o italiano (1,8 por cento) e o alemão (1,2 por cento).

fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Portugal+e+o+segundo+mais+amigo+para+os+espanhois.htm

Cumprimentos,

Get_It, esta noticia deu inicio á discussão de hoje  :wink:
Cumprimentos

*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #489 em: Março 30, 2007, 11:18:56 am »
Citação de: "comanche"
estavam a entrevistar umas turistas espanholas que já cá estavam há duas semanas a passar férias, no fim a jornalista perguntou ás turistas se sabiam alguma palavra em português, e elas disseram com orgulho, nada, nenhuma, responderam com um sorriso e com orgulho. No fim da entrevista a jornalista agradeceu, elas responderam "gracias"
Pensam que ainda estão em Espanha, até aqui vêm defender a sua língua castelhana e exibindo orgolhasamente a sua ignorância (coitadas).
¿E desde cando é obligatorio saber portugués para ir a Portugal?¿Ou español a España?¿Ou italiano en Italia?

Na catalunha passa-se o seguinte, um castelhanista está a usar a seguinte estratégia  para impor o castelhano,
¡¡¡Meeeeecc, error!!! En Cataluña non se impón o castelán, o castelán é o idioma oficial de Cataluña, xunto co Catalán e o Aranés no séu val...
A non ser, claro, que en Portugal se estea a impor o portugués, claro... :lol: entón, sí, coincido en que en España se estea impoñendo o español... :lol:  :lol:

kafkianos saúdos...

*

pablinho

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #490 em: Março 30, 2007, 02:02:51 pm »
Eu disse 1,2% falar português, só falar, eu não estava a falar em escrever, contra 1,2% do alemão, aqui sim escrever e falar, uma língua germânica (alemão) tão diferente do espanhol, é tão ou mais entendida que o português, segundo essa sondagem.
A xentre aprende alemán porque o necesita para o mercado laboral, pra uqe quereaprender portugues ¿acvaso en algunha obligacion?

Há pouco tempo vi uma reportagem na televisão, estavam a entrevistar umas turistas espanholas que já cá estavam há duas semanas a passar férias, no fim a jornalista perguntou ás turistas se sabiam alguma palavra em português, e elas disseram com orgulho, nada, nenhuma, responderam com um sorriso e com orgulho. No fim da entrevista a jornalista agradeceu, elas responderam "gracias"
Digo eu que lle deberias estar agradecido e que foran a Portugaol a deixar o seu diñeiro, non sabia que pàra cruzar a fronteira necesitases saber portugues...

Acaso ti sabes falar castelan?

Na catalunha passa-se o seguinte, um castelhanista está a usar a seguinte estratégia para impor o castelhano, quando entra numa loja na Catalunha, no fim quando passa na caixa pergunta quanto é em castelhano se o caixa responder em catalão, por exemplo dizendo que tem a pagar 10 euros, o castelhanista entrega-lhe 5 euros, e vai-se embora, o caixa vendo que está a receber menos dinheiro, fala agora em castelhano para ele "compreender", então o castelhano volta atras, pede os 5 euros de volta deixa o que tinha comprado e vai-se embora.
Esta gente actua meticulosamente quando quer desprezar um língua, esta táctica é aconselhada a todos os castelhanistas na Catalunha, já várias vezes encontrei estes aconselhamentos quando passava por sites espanhois.

Montaste cada película... ves conspiracions por todolos lados...
Saudos.

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #491 em: Março 30, 2007, 05:49:22 pm »
Citação de: "ferrol"
Meeeeecc, error!!! En Cataluña non se impón o castelán, o castelán é o idioma oficial de Cataluña, xunto co Catalán e o Aranés no séu val...
A non ser, claro, que en Portugal se estea a impor o portugués, claro... :lol: entón, sí, coincido en que en España se estea impoñendo o español... :lol:  :lol:

kafkianos saúdos...

Na Catalunha não se impõe o castelhano? Não me faças rir, a língua própria da catalunha é o catalão e o aranês.  O castelhano foi imposto, 100% da população fala castelhano, só 50% fala catalão (calculo que isto te deixe satisfeito), o mesmo se passa na Galiza e no País Basco.
Onde está o aragonês dantes falado em Aragão? onde está a língua leonesa dantes falada em leão? Neste momento encontra-se já extinta, só se fala praticamente em Portugal (Mirandês) etc, etc.

Se isto não é a imposição meticulosa do castelhano em regiões aonde ele não era própria, então não sei o que é, é o sonho dos castelhanos que se está a realizar para formar a grande castela dentro de Espanha.

a Castela já só lhe falta uma saída para o mar.

Qual será a próxima região a ser absorvida por castela, a seguir a Leão?

*

pablinho

• 124
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #492 em: Março 30, 2007, 05:58:29 pm »
Não me faças rir, a língua própria da catalunha é o catalão e o aranês

Será a lingua propia, pero como unha comunidade mais de España o catalan e cooficial xunto co español, e como lingua oficial todos teñen o deber e o dereito de coñecela e empregala.
¿A min non me replicas? :wink:
Saudos

*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #493 em: Março 30, 2007, 06:32:14 pm »
Na Catalunha não se impõe o castelhano? Não me faças rir, a língua própria da catalunha é o catalão e o aranês.
¿E eso quen o dí, vostede?Porque nin a constitución española, nin o estatuto catalán o din...só vostede neste foro, así que, tómese a pírula azul e volte á realidade, Neo-comanche  :lol:
blue pill, red pill... :lol:  :lol:

PS: Estou relendo a súa mensaxe e estou empezando a pensar que estaba escrita en serio...non, non pode ser...

*

ferrol

• Analista
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #494 em: Março 30, 2007, 06:35:27 pm »
Citação de: "pablinho"
¿A min non me replicas? :wink:
Está tomando a pírula...por certo, non teño MP´s, pablinho...