Li atentamente os cometários sobre o assalto ao BES, concordo com uns e com outros nem por isso.
Quero salientar que a minha formação em acções deste tipo é quase nula, apenas tive uma pequena instrução quando cumpri o serviço militar, mas muito superficial.
Assim, quero sublinhar dois ou três aspectos, primeiro a polícia nunca os podia deixar sair dalí com os refens, sairem dum ambiente confinado e mais ou menos controlado para dentro de um carro era inaceitável. Penso que decisão de os abater foi correcta. Devido à teimosia dos assaltantes a coisa acabou como tinha de acabar. Pareceu-me foi que demasiados elementos do GOE tentou entrar ao mesmo tempo no banco, quantos mais homens mais alvos para o assaltante. Outra coisa que me parece que não correu muito bem foi que, o 2º tiro é dado já quando o pessoal vai a correr para a porta do banco, colocando-se em perigo (partindo do principio que o 2º tiro é dado por um sinper), o ideal era os dois assaltantes terem sido abatidos ao mesmo tempo, mas coisas perfeitas só nos filmes.
Sem ter sido perfeita a acção do GOE foi boa. Com certeza que eles estão a analisar tudo para que da próxima corra melhor.
Cumprimentos.