GOE (Grupo de Operações Especiais)

• 827 Respostas
  • 479092 Visualizações
*

Ermit

• Membro
  • *
  • 189
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #480 em: Agosto 09, 2008, 07:56:41 pm »
Eu concordo em pleno com o cabeça... se for para mudar esse titulo tá no ponto.
Apesar de que se formos a ver o video é muito mais visto se tiver SWAT, porque ao colocar essa palavra no motor de busca do youtube esse video aparece, e os estrangeiros gostam é de ver muito os videos da SWAT.

Cumprimentos
Não sabe assinar.

*

Pedro_o_Tuga

• 114
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #481 em: Agosto 09, 2008, 08:15:08 pm »
Bem tenho lido cada perola em varios sites.....

Que raio? Mas esta gente é tacanha, estupida ou as duas coisas?

" Mas a p.s.p. que se cuide... como diz o ditado; "pode ser que o tiro lhes saia pela culatra" um dia destes, e a partir de agora os assaltantes quando virem a p.s.p. atiram primeiro e a matar para não serem mortos... é só esperar para que o tiro saia agora ao contrário e não tardará muito a acontecer, vai haver mortes do lado da p.s.p. com toda a certeza...
O Ministro que reflicta, pois não havia necessidade de matar, podiam ter usado armas não letais e não precisavam de magoar ninguém...
Quanto aos GOES ... e a p.s.p. ... a população pensa que são uns anjinhos, bonzinhos, honestos... Quem pensam que são os policias ? A VERDADE é que o povo está enganado acerca da policia... basta lembrar os agentes da p.s.p. envolvidos em crimes como por exemplo "a noite do Porto" entre outros crimes... ESTA É A VERDADE ! "

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1985
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #482 em: Agosto 09, 2008, 08:19:37 pm »
:G-Kill:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

CarlosMC

• 56
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #483 em: Agosto 09, 2008, 08:23:03 pm »
Citação de: "Vespa"
Citação de: "sefr81"
Mais..peço desculpa pelo novo post. Mas há mais uma situação que me faz trer praticamente a certeza de que o segundo tiro é disparado pela Policia..nomeadamente pelos snipers e não pelo segundo sequestrador.

Ignorem as imagens e concentrem-se no som. O primeiro tiro é alto..tem um som forte..igual ao do segundo tiro..bem mais "sonoro que o 3º..que toda a gente concorda ser dado pelo elemento da equipa de assalto. Ora se os assaltantes estavam armados com pistolas de 6,35 mm parece-vos credível que uma "fusca" dessas produzisse um som tão forte..mais forte que o som do disparo de uma Mp5..de 9mm que é a arma que leva o elemento de assalto.

A mim não me parece..mas deixo à consideração.

Olá. É também a minha opinião devido ao som que o tiro que atravessou o vidro era de carabina do atirador furtivo. Embora permaneça o mistério do "flash" junto aos operacionais mais próximos da porta, veja esta imagem:

Já agora, hoje falou-se da possibilidade de um tiro de resposta do sequestrador que sobreviveu. Na minha opinião parece-me que num dos videos disponibilizados talvez se oiça esse hipotético tiro, logo a seguir ao disparo que atravessou o vidro. O video em que parece que há 4 tiros e não 3 é o da TSF. Oiçam com atenção logo a seguir ao 2º disparo do vidro. Mas também poderá ser um eco:
http://tsf.sapo.pt/paginainicial/Audioe ... _id=976515

PS: Não sou militar nem nada que se pareça, registei-me aqui para dar os parabéns às forças envolvidas e porque hoje já fiquei chateado com tanta coisa que tenho lido por aí, há até quem chame à operação amadora e mal executada (por exemplo aqui ou aqui). Não é essa a minha opinião mesmo que eventualmente nem tudo tivesse corrido de forma 100% perfeita.

O primeiro link tem esta versão oficial dos factos, que pode esclarecer algumas dúvidas:

Neste caso, o diálogo via telefone prolongou-se por nove horas. O cara a cara durou cerca de 40 minutos. Depois de terem conseguido atrair os dois suspeitos até à rua, os negociadores ainda acharam que podiam finalizar a missão com êxito. Mais umas palavras de persuasão e, talvez, o objectivo primeiro fosse alcançado.

Porém, nesse momento, o primeiro sniper, posicionado numa zona alta em frente ao banco, depois de horas de silêncio, fez-se ouvir em palavras calmas dizendo que o alvo está na sua mira. Ou “tiro limpo”, na linguagem policial. Um segundo sniper repete o mesmo relativamente ao outro alvo que se encontrava um pouco mais no interior da dependência bancária. O gestor da operação acabava de ficar entre duas opções: ou continuava a apostar nos negociadores, mantendo os reféns em risco, ou apostava nos snipers para neutralizar os sequestradores.

O superintendente chefe, Jorge Barreira, que lidera o comando metropolitano de Lisboa, deu a ordem. O primeiro sniper disparou. O segundo, teve mais azar. Entre a informação e ordem, o sequestrador chegou- -se para dentro do banco e saiu-lhe da mira. O polícia fez um compasso de espera de segundos que lhe devem ter parecido horas. E acabou por disparar o segundo tiro da operação. Não tão certeiro como o primeiro - por novo desvio do alvo. Nesses segundos muito podia ter acontecido, nomeadamente o sequestrador matar o refém. Mas o sniper pouco podia fazer. “A decisão, naquele momento é dele”, diz uma fonte policial. Teve sorte e o sequetrador acabou por cair no chão libertando o refém. A equipa do Grupo de Operações Especiais (GOE) entrou e tratou do resto.

O clarão que se vê pode ser do 2º atirador; dependendo da sua posição, pode dar a impressão de ser a equipa de assalto, já que nos outros vídeos não se vê nenhum clarão das armas destes - mas até se conhecerem realmente os factos, só se podem fazer especulações.

*

Pedro_o_Tuga

• 114
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #484 em: Agosto 09, 2008, 09:24:24 pm »
A entrada dos GOE no banco tem sido muito criticada. Algum erro a apontar ou teem sido apenas "iluminados" que dizem barbaridades?

Comentarios como "ah se fossem bandidos a serie, isto tinha terminado mal" "se foseem bandidos a serio, os GOE nao teriam tido sucesso..."

Coisas assim... Fico frustado por ver tanta ignorancia...

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #485 em: Agosto 09, 2008, 10:18:09 pm »
Com bandidos a sério é mais fácil, acreditem... os amadores são muito imprevisíveis, por isso um desafio ainda maior.

já os profissionais fazem as coisas como vem "nos livros"! ;)
::..Trafaria..::

*

superbuzzmetal

• Membro
  • *
  • 115
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #486 em: Agosto 10, 2008, 09:58:11 am »
Bandidos a serio tinham feito primeiro  o trabalho de casa e não teriam assaltado aquele banco. Fazer reféns só conduz a dois resultados, a morte ou a prisão, penso que não compensa, na minha opinião de "ladrão de bancos de  bancada" :o
Peace through superior firepower.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1099
(sem assunto)
« Responder #487 em: Agosto 10, 2008, 10:46:17 am »
Acho que "ladrões a sério" não se deixavam cercar pela polícia :lol: .
Assaltavam o banco e fugiam antes da polícia lá chegar

*

Torgut

• 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #488 em: Agosto 10, 2008, 01:50:27 pm »
Sinceramente acho esta discussão que alguns utilizadores deste fórum têm levantado (de uma eventual falha na operação e que terá acabado bem por sorte e mais não sei o quê) um tanto ou quanto ridícula por duas razões essenciais.

Pessoalmente, uma vez que sou da opinião criticada, agradeço que se abstenha de usar termos como "rídiculo", assumindo que também não gostará que eu use palavras igualmente pejorativas para classificar a sua perspectiva.

A primeira reside no facto de esta operação ter sido levada a cabo por elementos profissionais de uma unidade de élite altamaente prestigiada e competente que certamente sabem perfeitamente o que estão a fazer. acho que não é preciso lembrar que estes elementos policiais fazem disto vida..se é que me faço entender..não são uns curiosos que leram umas coisas na internet e vão dar uns tiritos de vez em quando.

Bem, tendo em conta as certezas da sua mensagem, devo supôr que não se trata de um "curioso que leu umas coisas na Internet e vai dar uns tiritos de vez em quando.

Quanto à primeira razão apresentada... então quer dizer que nunca nada corre mal quando uma unidade de élite considerada altamente prestigiada e competente desencadeia uma operação. Por exemplo, a tentativa de libertação dos reféns americanos na Embaixada em Teerão terá sido desencadeada por uma unidade de reservistas altamente desprestigiada e conhecida pela sua incompetência?

Fica ainda por explicar na sua teoria a natureza da chama de disparo que sai da cabeça do grupo de assalto em simultâneo com o som do segundo disparo.

é essa a versão oficial dada pela Polícia..da qual não tenho razão absolutamente nehuma para duvidar..No fim de contas os únicos que sabem do que falam são eles.

Não deixa de ser eternecedor assistir a tamanha fé nas declarações oficiais do Estado. Na próxima vez que for explicada uma medida anti-popular por parte do Governo, espero que a fé inabalável se mantenha.

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #489 em: Agosto 10, 2008, 02:41:46 pm »
se ainda n foi colocado :

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/388197

O artigo tb menciona as armas usadas pelos GOE. menciona 1 PSG2 . Nunca havia ouvido falar dela, mas tb n ando informado.
"Ask DNA"

*

CarlosMC

• 56
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #490 em: Agosto 10, 2008, 10:31:15 pm »
Citação de: "Torgut"
Fica ainda por explicar na sua teoria a natureza da chama de disparo que sai da cabeça do grupo de assalto em simultâneo com o som do segundo disparo.

A chama deve ser do segundo atirador, que não pôde disparar em simultâneo com o primerio por entretanto ter perdido ângulo, e que estivesse numa posição em que a câmara a apanhasse.
A princípio, também pensei que tivesse sido da equipa de assalto (talvez o terceiro elemento, que sai pela esquerda, com uma mp5), mas não se vê chama no outros vídeos, filmados doutro ângulo. Um segundo depois ouve-se um terceiro tiro, esse sim, dado pela equipa de assalto, dentro da dependência.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • Recebeu: 4245 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3101/-4566
(sem assunto)
« Responder #491 em: Agosto 11, 2008, 10:00:09 am »
Só quero lembrar ao pessoal do fórum que estes tipos provavelmente já assaltaram antes, ou seja, não era a sua primeira vez. Eles viram-se nesta situação porque uma senhora que estava a levantar dinheiro do multibanco deu o alerta a um agente da PSP e a partir dai eles já não tiveram oportunidade de fugir.

Em relação a quem disparou, para mim é claro, houve um tiro inicial que apanhou o primeiro tipo, o segundo mexeu-se e o sniper só pode apanhá-lo segundos depois (2/3 segundos no máximo).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Subillaumbra

• 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #492 em: Agosto 12, 2008, 04:23:50 pm »
Li atentamente os cometários sobre o assalto ao BES, concordo com uns e com outros nem por isso.

Quero salientar que a minha formação em acções deste tipo é quase nula, apenas tive uma pequena instrução quando cumpri o serviço militar, mas muito superficial.

Assim, quero sublinhar dois ou três aspectos, primeiro a polícia nunca os podia deixar sair dalí com os refens, sairem dum ambiente confinado e mais ou menos controlado para dentro de um carro era inaceitável. Penso que decisão de os abater foi correcta. Devido à teimosia dos assaltantes a coisa acabou como tinha de acabar. Pareceu-me foi que demasiados elementos do GOE tentou entrar ao mesmo tempo no banco, quantos mais homens mais alvos para o assaltante. Outra coisa que me parece que não correu muito bem foi que, o 2º tiro é dado já quando o pessoal vai a correr para a porta do banco, colocando-se em perigo (partindo do principio que o 2º tiro é dado por um sinper), o ideal era os dois assaltantes terem sido abatidos ao mesmo tempo, mas coisas perfeitas só nos filmes.

Sem ter sido perfeita a acção do GOE foi boa. Com certeza que eles estão a analisar tudo para que da próxima corra melhor.

Cumprimentos.

*

Knyght

• 35
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #493 em: Agosto 12, 2008, 05:27:29 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Li atentamente os cometários sobre o assalto ao BES, concordo com uns e com outros nem por isso.

Quero salientar que a minha formação em acções deste tipo é quase nula, apenas tive uma pequena instrução quando cumpri o serviço militar, mas muito superficial.

Assim, quero sublinhar dois ou três aspectos, primeiro a polícia nunca os podia deixar sair dalí com os refens, sairem dum ambiente confinado e mais ou menos controlado para dentro de um carro era inaceitável. Penso que decisão de os abater foi correcta. Devido à teimosia dos assaltantes a coisa acabou como tinha de acabar. Pareceu-me foi que demasiados elementos do GOE tentou entrar ao mesmo tempo no banco, quantos mais homens mais alvos para o assaltante. Outra coisa que me parece que não correu muito bem foi que, o 2º tiro é dado já quando o pessoal vai a correr para a porta do banco, colocando-se em perigo (partindo do principio que o 2º tiro é dado por um sinper), o ideal era os dois assaltantes terem sido abatidos ao mesmo tempo, mas coisas perfeitas só nos filmes.

Sem ter sido perfeita a acção do GOE foi boa. Com certeza que eles estão a analisar tudo para que da próxima corra melhor.

Cumprimentos.

Vê vídeos dos treinos e garanto-te que deixas de ter essa opinião de menos boa actuação...

*

Garcia

• Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #494 em: Agosto 12, 2008, 05:30:03 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Pareceu-me foi que demasiados elementos do GOE tentou entrar ao mesmo tempo no banco, quantos mais homens mais alvos para o assaltante.

O GOE actua de forma propocional, isto é, o número de elementos tem sempre de ser superior ao número de "ameaças", isso é óbvio. Por exemplo uma para cinco elementos. E também pode acontecer que algum sequestrador esteje escondido mais para dentro do banco.