Estarão os EUA a ficar para trás?

• 1159 Respostas
  • 221956 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4568
Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Responder #1155 em: Junho 24, 2025, 04:58:59 pm »
Presumo que esse aumento que se vê seja pelo valor do ouro e não pela aquisição de mais ouro.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Duarte

• Investigador
  • 3497
  • Recebeu: 486 vez(es)
  • Enviou: 1769 vez(es)
  • +2712/-1207
« Responder #1156 em: Junho 24, 2025, 05:47:10 pm »
Presumo que esse aumento que se vê seja pelo valor do ouro e não pela aquisição de mais ouro.

Sim, houve apenas um investimento único de $10,000 em 1972 em cada categoria de investimentos. O valor do ouro disparou nestes anos (depois do fim do acordo Bretton Woods em 1968..  Mesmo sendo assim, ter investido na bolsa em vez de ouro teve resultados muito melhores.

Daí  eu não ter grande entusiasmo pelo investimento em ouro. Percebo a sua utilidade claro, especialmente para bancos centrais, para um investidor individual ou mesmo um fundo soberano, a regra geral é não ter mais de 5% no portfolio em ouro, talvez 10% para quem gosta muito do metal amarelo.  ;D

Qualquer país faz melhor em investir os seus fundos soberanos em ações da bolsa, que geram mais riqueza ao longo do tempo.
« Última modificação: Junho 24, 2025, 06:18:30 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

Duarte

• Investigador
  • 3497
  • Recebeu: 486 vez(es)
  • Enviou: 1769 vez(es)
  • +2712/-1207
« Responder #1157 em: Junho 24, 2025, 06:15:05 pm »
Não quero dar lições de nada.
Por outro lado, se incomoda tanto os governos gastarem em um ativo tão ruim, a queixar-se aos vossos BCs.

https://www.ecb.europa.eu/stats/balance_of_payments_and_external/international_reserves/html/index.en.html

https://bpstat.bportugal.pt/serie/12469160

c56x1

Eu não discordo em termos de banco central. Tanto faz o ouro estar num lado ou noutro, acho que o Fed não vai roubar o ouro, mas nunca se sabe. Eu não me fio no Trombas  :mrgreen:
O ouro não gera riqueza em si, é apenas uma forma de armazenar ou "guardar" riqueza, um valor que pode subir ou descer de preço. Se veres os resultados, o preço do ouro teve uma maior queda de preço do que a bolsa dos EUA. -61.78% vs -50.89%... portanto não é mais estável. Claro que as duas coisas têm o seu papel.  :G-beer2:
« Última modificação: Junho 24, 2025, 07:00:27 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4568
« Responder #1158 em: Junho 24, 2025, 10:50:47 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Viajante

• Investigador
  • 4549
  • Recebeu: 2850 vez(es)
  • Enviou: 1568 vez(es)
  • +7993/-5760
« Responder #1159 em: Hoje às 12:02:11 am »
É um ativo de edge, conceito básico em economia mas pelos vistos desconhecido por aqui.

::)

Mas qual activo edge!?!?
Quando quer demonstrar que domina uma matéria sobre o que versa, informe-se primeiro.
Edge, é um conceito de activos alavancados, complexos e que podem nem ter qualquer contrapartida física com o activo. O exemplo clássico foram o subprime, que misturava hipotecas com risco elevado mas que eram camuflados de tal forma que tinham notação de risco máximo (chegavam a ter triplo A, o mais seguro possível).

Os criptoactivos pode encaixar no subjectivo edge, que não é usado no mundo financeiro! Agora o ouro!?
Meu caro o ouro é um dos primeiros activos de reserva do mundo, que tem presença física não é virtual, existe!

O ouro normalmente não é utilizado para fazer transacções, mas antes utilizado como colateral ou garantia de um pagamento! É um activo aceite em todo o mundo e que toda a gente reconhece valor, por isso sempre foi muito importante, até nos dias de hoje!

Quando quer mostrar que sabe mais que os restantes, assegure-se e trabalhe mesmo para isso e não vir dizer asneiras!!!!

Não quero dar lições de nada.
Por outro lado, se incomoda tanto os governos gastarem em um ativo tão ruim, a queixar-se aos vossos BCs.

https://www.ecb.europa.eu/stats/balance_of_payments_and_external/international_reserves/html/index.en.html

https://bpstat.bportugal.pt/serie/12469160

c56x1

Agora vou contrariá-lo totalmente….e se lhe disser que Portugal à mais de 50 anos que não investe em ouro? Antes pelo contrário, tem vindo a desinvestir na quantidade detida. Totalmente diferente é o valor desse ouro, que apesar de diminuir em quantidade, possuímos metade do ouro detido em 1974, o seu valor é o mais elevado de sempre!
Onde é que estamos a investir em ouro?

O ouro tem além de uma importante função como reserva e garantia de pagamentos perante outros estados, também uma outra importante função, já que fala em conhecimentos económicos, nunca referiu esse importante fator que se chama de RISCO ou B (BETA do risco)!

Qualquer gestor competente, que tenha muitos recursos para gerir, no caso um Soberano, não vai de certeza investir todas as suas poupanças num só activo! Vai diversificar o mais possível o seu investimento para fazer diminuir o risco o mais possível. Por esse motivo os soberanos detêem ouro nas suas reservas para diversificar e diluir o risco!

Traduzido por miúdos e para você perceber, quando eu vou investir num activo, tenho de calcular o Beta desse activo e encontrar o seu oposto. Se vou investir em acções de fábricas de carros a combustão, vou também investir em acções de uma fabricante de carros eléctricos! E por aí a diante!

O ouro valoriza quando existe muita instabilidade no mundo.

Já reparou por exemplo, que o seu país desvaloriza tanto o ouro que as reservas do Banco Central representam pouco mais de 1 ano de exploração das vossas minas, exportando todos os anos cerca de 100 toneladas de ouro….. pouco menos que a reserva à guarda do BCB?

Mas claro que já sabia isto tudo!
« Última modificação: Hoje às 12:03:26 am por Viajante »