É um ativo de edge, conceito básico em economia mas pelos vistos desconhecido por aqui.

Mas qual activo edge!?!?
Quando quer demonstrar que domina uma matéria sobre o que versa, informe-se primeiro.
Edge, é um conceito de activos alavancados, complexos e que podem nem ter qualquer contrapartida física com o activo. O exemplo clássico foram o subprime, que misturava hipotecas com risco elevado mas que eram camuflados de tal forma que tinham notação de risco máximo (chegavam a ter triplo A, o mais seguro possível).
Os criptoactivos pode encaixar no subjectivo edge, que não é usado no mundo financeiro! Agora o ouro!?
Meu caro o ouro é um dos primeiros activos de reserva do mundo, que tem presença física não é virtual, existe!
O ouro normalmente não é utilizado para fazer transacções, mas antes utilizado como colateral ou garantia de um pagamento! É um activo aceite em todo o mundo e que toda a gente reconhece valor, por isso sempre foi muito importante, até nos dias de hoje!
Quando quer mostrar que sabe mais que os restantes, assegure-se e trabalhe mesmo para isso e não vir dizer asneiras!!!!
Não quero dar lições de nada.
Por outro lado, se incomoda tanto os governos gastarem em um ativo tão ruim, a queixar-se aos vossos BCs.
https://www.ecb.europa.eu/stats/balance_of_payments_and_external/international_reserves/html/index.en.html
https://bpstat.bportugal.pt/serie/12469160

Agora vou contrariá-lo totalmente….e se lhe disser que Portugal à mais de 50 anos que não investe em ouro? Antes pelo contrário, tem vindo a desinvestir na quantidade detida. Totalmente diferente é o valor desse ouro, que apesar de diminuir em quantidade, possuímos metade do ouro detido em 1974, o seu valor é o mais elevado de sempre!
Onde é que estamos a investir em ouro?
O ouro tem além de uma importante função como reserva e garantia de pagamentos perante outros estados, também uma outra importante função, já que fala em conhecimentos económicos, nunca referiu esse importante fator que se chama de RISCO ou B (BETA do risco)!
Qualquer gestor competente, que tenha muitos recursos para gerir, no caso um Soberano, não vai de certeza investir todas as suas poupanças num só activo! Vai diversificar o mais possível o seu investimento para fazer diminuir o risco o mais possível. Por esse motivo os soberanos detêem ouro nas suas reservas para diversificar e diluir o risco!
Traduzido por miúdos e para você perceber, quando eu vou investir num activo, tenho de calcular o Beta desse activo e encontrar o seu oposto. Se vou investir em acções de fábricas de carros a combustão, vou também investir em acções de uma fabricante de carros eléctricos! E por aí a diante!
O ouro valoriza quando existe muita instabilidade no mundo.
Já reparou por exemplo, que o seu país desvaloriza tanto o ouro que as reservas do Banco Central representam pouco mais de 1 ano de exploração das vossas minas, exportando todos os anos cerca de 100 toneladas de ouro….. pouco menos que a reserva à guarda do BCB?
Mas claro que já sabia isto tudo!