Em primeiro lugar defendo que o calibre deve-se manter nos 7,62mm a HK 417 sendo uma arma mais moderna que a G3 deverá ser a sua substituta lógica.
Hoje em dia muito se fala sobre a evolução e doutrina de combate.
- Um calibre de 7,62mm permite abater qualquer inimigo mesmo com coletes á prova de bala variando da distancia. Coisa que o calibre 5,56mm não permite.
- Um calibre 7,62mm permite parar qualquer viatura não blindada ou com blindagem reduzida, coisa que o calibre 5,56 não permite;
- Um calibre de 7,62mm permite um maior poder de fogo, e maior som no disparo, em cambates urbanos ou em qualquer outro cenário o efeito psicologico muitas vezes é determinante, quer por a disparar uma galil ao dado de uma G3 para ver o efeito?
- Em combates urbanos um calibre 7,62 permite a munição atravessar paredes de+pendendo da espessura e portas, coisa que o calibre 5,56mm não permite.
- Em combate um calibre 7,62mm permite abater um inimigo a mais de 500m coisa que o 5,56m muito dificilmente o abate, isto do abate significa matar.
- O calibre de 5,56mm foi criado para permitir um efeito de ferir o inimigo e nao o matar, pois matar o inimigo significa abandonar o corpo, enquanto o ferir permite que mais dois soldados para além do ferido estejam "ocupados". Contudo isto funciona bem com exercitos regulares, hoje em dia muito dificilmente isto acontecerá com Portugal combater um exercito regular de um outro qualquer estado. Missões no exterior contra terroristas e piratas tem mais fundamento o calibre 7,62mm, mas isto é uma opinião pessoas. Não sou um experte e especialista em armamento, sou um mero soldado de campo.
MEu caro, então vocÊ defende é qualquer arma boa em .308win e não a HK417, porque da arma não deu nenhuma mais valias sobre outras.
Quanto a não ser nenhum especialista sobre armamento, peço desculpa mas dá para notar.
Especialmente dá para notar que pouca experiência tem com estes calibres e com o poder de fogo de cada um.
Vou-lhe dizer que:
- O 7,62x51mm
não fura placas IV stand alone assim como não fura muito metal que
o 5,56x45mm fura. E se não acredita é só fazer a experiência como tantos de nós já fizemos. Portanto a sua
1ª teoria está errada.
- O 7,62x51mm
não permite parar qq viatura não blindada ou com blindagem reduzida assim como o 5,56x45mm também não. Ambas penetram algum tipo de metal e blindagens e como lhe referi em cima o 5,56x45mm penetra em metal que o 7,62x51mm não penetra. Tal como referi em cima, tem de experimentar. O que permite parar uma viatura é acertar numa parte vital do carro o que é extramente dificil de o parar ou eliminar os condutores o que ambas fazem maravilhosamente se penetrarem o habitáculo. Portanto a sua
2ª teoria está errada.
- O 7,62x51mm só permite maior poder de fogo se tiver o mesmo número de munições. Poder de fogo traduz-se em número de balas enviadas num determinado espaço de tempo para uma zona juntamente com os estragos que inflingem. Se um soldado com uma arma em 7,62x51mm carrega menos de metade do soldado com 5,56x45mm, se a sua arma é mais pesada, mais dificil de controlar e mais lenta em fogo automático, este ultimo (5,56x45mm) tem muito mais poder de fogo do que o soldado com a arma em 7,62x51mm. Quanto ao barulho, não me faça rir, nunca conheci nenhum Homem que tivesse mais medo do som de uma G3 do que duma galil. Agora se me disser que alguns tem mais medo de uma Mk46 do que duma M16 isso acredito. O inimigo não está ao seu lado, está do outro lado e o que ouve são silvos ou os projecteis a bater nalgum lado, e todos assustam, e assustam mais quantos mais baterem perto, portanto mais uma vez, a que tem mais, mais rapida, etc é que vai assustar mais. Portanto as suas
3ªs teorias também estão erradas.
- Em combates urbanos ambos os calibres atravessam, ou por vezes não, paredes portas, metal, etc, o 7,62x51mm mais facilmente nuns sitios, o 5,56x45mm mais facilmente noutros. Outros sítios, ambos não atravessam se não forem disparados muitos tiros no mesmo sítio. A diferença não é significativa que se coloque enfase nisso.
- O 7,62x51mm permite matar alguem a 500m assim como o 5,56x45mm também. O que é preciso é acertar na pessoa. A vantagem do 7,62x51mm é que é mais fácil acertar numa pessoa a 500m por causa da trajectoria da bala. E a partir dos 700/800m a bala 5,56x45mm perde muita energia cinetica enquanto que o 7,62x51mm aguenta-se bem até aos 1100/1200m com mortes confirmadas a essa distância. Como o Soldado de Infantaria tem combates maioritariamente a baixo dos 300m tudo resto se desvanece. E como mesmo a 500m ambas matam, a sua
5ª teoria está errada.
- Essa teoria de ferir o inimigo foi em 1960. Isso já passou a História. As green e black tip metem essa teoria num saco e o 7,62x51mm mandam-no para funções muito específicas. Os terroristas/insurgentes ou la o que lhe queiram chamar, hoje em dia apresentam-se bem treinados e armados, e todo o poder de fogo é necessário. E quanto mais melhor. Se tivessemos Soldados de 1,90m, 94kg, bem treinados e em forma seria facil arma-los todos de MK48 e SCAR-H e chegar aos sitios e arrasar as coisas. Infelizmente o peso é uma coisa essencial, e se conseguimos fazer o mesmo em grande parte das coisas, na maior parte das coisas melhor, em muito poucas coisas pior, com uma bala de 5,56x45mm, porque havemos de nos manter com uma munição que teve o seu contributo, ainda tem em funções específicas, mas no geral tem uma capacidade em combate inferior.
Como mero soldado de campo, deve dar sempre valor às suas opiniões. Mas também as deve basear em factos que presenciou, experimentou, tem relatórios oficias, etc. E não em meros boatos que vai ouvindo, coisas que vai lendo, etc, de pessoas que até considera crediveis mas que também elas não sabem bem de onde os ouviram ou simplesmente estão a especular em vez de agarrarem nas armas e as usarem.