É muito mais fácil transferir a PM (pequena) para a GNR, do que fazer ao contrário - a "Unidade de Controlo Costeiro" da GNR é muito maior e - isso é importante - faz parte de uma organização, totalmente autónoma como a GNR (ie, o equipamento e pessoal, mais que ser da UCC é da GNR). A transformação necessária para a PM "crescer", a nível de apoio administrativo, etc era grande.
A GNR está habituada a ter "unidades especializadas, de representação e de intervenção e reserva" - sendo que até há tendência para a PSP aumentar a área de responsabilidade, libertando mais "patrulheiros".
Por curiosidade:
Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF):
A UCCF é a unidade especializada da Guarda Nacional Republicana responsável pelo cumprimento da missão da Guarda nas fronteiras marítimas e terrestres, assegurando a vigilância, patrulhamento e interceção ao longo da costa, no mar territorial do continente e Regiões Autónomas, bem como nos pontos de passagem autorizados das fronteiras terrestres
Compete-lhe, ainda, a gestão e operação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima, e do Centro Nacional de Coordenação (CNC) do EUROSUR, garantindo uma resposta integrada e eficaz na segurança fronteiriça.
A UCCF é composta por três grupos operacionais:
O Grupo de Guarda Costeira (GGC) – responsável pela vigilância e patrulhamento marítimo.
O Grupo de Guarda de Fronteiras (GGF) – responsável pelo controlo e fiscalização das fronteiras terrestres e marítimas.
O Grupo de Vigilância e Apoio (GVA) – responsável pelo apoio às operações e pela integração de novas tecnologias no desempenho da missão.