Notícias da Marinha

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P44

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« Responder #795 em: Fevereiro 25, 2009, 11:02:11 am »
sabem lá vocês o que é ferrugem.... :twisted:

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lancero

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« Responder #796 em: Fevereiro 26, 2009, 10:37:47 pm »
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Marinha inaugura Centro de Simulação Médica

Publicado em:
 2009-02-25



A Marinha vai inaugurar, dia 26 de Fevereiro, pelas 14h30, o Centro de Simulação Médica que se situa na Base Naval de Lisboa, Alfeite. A cerimónia contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.

O Centro de Simulação Médica da Marinha (CSMM) está inserido no Parque de Treinos de Assistência Humanitária e Medicina de Catástrofe e é constituído por um conjunto de infra-estruturas e simuladores que têm como objectivo garantir o treino e a avaliação das guarnições dos navios nas Técnicas de Suporte Básico de Vida, Comando e Controlo, Busca e Salvamento Urbano, Medicina de Catástrofe, entre outros.

Este conjunto de meios vai permitir à Marinha um melhor adestramento dos militares nestas áreas, para deste modo poder garantir ao País uma resposta ainda mais eficaz quando lhe for solicitada.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Lancero

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« Responder #797 em: Fevereiro 26, 2009, 10:44:57 pm »
Álvares Cabral - treino de tiro pelo Dia de Santa Bárbara.

http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/F697 ... iadeSantaBárbara.wmv

O link não está a dar  :?
Vejam aqui: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Extra/ACabral/Videos/
« Última modificação: Fevereiro 26, 2009, 10:48:38 pm por Lancero »
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Cláudio C.

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« Responder #798 em: Fevereiro 26, 2009, 10:48:13 pm »
Pena o link não funcionar! :(
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Lancero

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« Responder #799 em: Fevereiro 26, 2009, 10:49:11 pm »
Já editei ;)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Cláudio C.

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« Responder #800 em: Fevereiro 26, 2009, 10:52:19 pm »
Citação de: "Lancero"
Já editei ;)


Optimo! Muito obigado!
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PereiraMarques

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« Responder #801 em: Fevereiro 26, 2009, 10:52:47 pm »
Dá sim senhor, têm é de seleccionar o texto todo e depois copiar para a barra de endereços de um browser.
 

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PereiraMarques

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« Responder #802 em: Março 01, 2009, 02:49:16 pm »
EFECTIVO DE UNIDADES AUXILIARES DA MARINHA (UAM) - 2008

 :arrow: http://www.marinha.pt/OrdensBD/OA1/Fich ... arinha.pdf
 

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LM

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« Responder #803 em: Março 03, 2009, 10:46:47 am »
Oficial da Marinha condenado a 7 anos

A grande conivência que havia entre os dois arguidos é, por vezes, chocante", considerou a juíza Rosa Brandão antes de condenar o capitão-de-fragata Clélio Ferreira Leite a sete anos de prisão efectiva por seis crimes de corrupção passiva e um crime de branqueamento. A sentença, conhecida ontem no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, condena também André Meirelles – dono da Ortsac, empresa que representa fabricantes de armamento – a três anos de prisão.


Clélio Ferreira Leite tutelava a Divisão de Armamento da Direcção de Navios da Marinha Portuguesa – serviço responsável pela aquisição de equipamento para missões – quando foi detido, em Setembro de 2006, por suspeitas de corrupção.

Segundo a Acusação, o capitão--de-fragada elaborava os concursos de aquisição de material para a Marinha com especificações técnicas, que – na esmagadora maioria das vezes – só podiam ser respeitadas por um dos concorrentes, aquele que André Meirelles representava. Em troca recebia dinheiro. Assim, terá ganho cerca de 320 mil euros em ‘luvas’ com a venda de munições, binóculos, dispositivos de visão nocturna e sensores de vigilância à Marinha.

Para a juíza Rosa Brandão "há regras e há limites". A corrupção e o branqueamento "são crimes muito graves" de que "nos últimos meses temos ouvido falar muito". Eles "põem em causa o Estado de Direito". Estranho é "em Portugal haver tão poucas condenações por crimes de corrupção", afirmou, frisando tratarem-se de crimes que "põem em causa toda a credibilidade da administração pública".

Clélio Ferreira Leite era oficial da Marinha, ou seja, funcionário do Estado. Ora, todos os funcionários públicos "têm de defender a imagem do Estado de Direito para que trabalham", sublinhou Rosa Brandão. A prova foi produzida, sobretudo, através das escutas, as quais, segundo a juíza, "mostram que tudo foi combinado entre os dois arguidos".

PORMENORES

MERCEDES E DINHEIRO

Clélio ganhava cerca de 2000 euros mas conduzia um Mercedes de 120 mil euros, facto que o denunciou junto dos colegas.

28 OU 24 MIL DE ‘LUVAS’

"Eu devo-te de comissão 28 ou 24 mil dólares", ouve-se numa escuta lida ontem pela juíza.

03 Março 2009
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Stavares

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« Responder #804 em: Março 03, 2009, 01:06:29 pm »
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RESGATE PÕE A NU FALTA DE MEIOS

É um dos cenários mais treinados pela Marinha. O resgate de portugueses apanhados numa crise militar na Guiné-Bissau está planeado há muito (ocorreu em 1998 e esteve iminente em 2005) mas emperra nos cinco dias de viagem (mais dois de preparação) que a força naval demoraria a atingir o país e na falta de meios: há apenas uma fragata disponível e Portugal ainda não tem um navio polivalente (com hospital e capaz de embarcar mais de 600 pessoas). A operação teria de contar com ajuda de países amigos ou navios mercantes. O Governo não tinha ontem ainda activado o plano de contingência.

Caso a situação na Guiné se deteriore e seja necessário avançar, ficam a nu as debilidades da Marinha de Guerra. A Força Naval Permanente, pronta a zarpar do Alfeite em 48 horas, conseguiria mobilizar apenas uma fragata, a ‘Corte Real’, uma vez que a ‘Álvares Cabral’ está em missão da NATO (em exercícios na Sicília) e a ‘Vasco da Gama’ em manutenção. A ‘Bartolomeu Dias’, a mais recente aquisição da Marinha, está ainda em treinos entre a Holanda, França e Reino Unido.

Com a ‘Corte Real’ (onde poderiam ser embarcados dois helicópteros) seguiriam mais uma ou duas corvetas e o reabastecedor ‘Bérrio’. Nesses navios iriam fuzileiros, entre eles de Operações Especiais, médicos e mergulhadores.

O navio polivalente que a Marinha tem prometido desde 2004 poderia, só ele, embarcar mais de 600 pessoas. Mas como ainda não saiu do papel, Portugal teria de pedir ajuda a países amigos (nomeadamente da CPLP) para assegurar o resgate ou, como em 1998, solicitar o auxílio a navios mercantes a operar na zona: nessa operação foram resgatadas 1237 pessoas de 33 nacionalidades, com o auxílio do mercante ‘Ponta de Sagres’.

Portugal poderia ainda mobilizar um pelotão de operações especiais do Exército, uma companhia de pára-quedistas e pelo menos um C130 da Força Aérea – estes só poderiam aterrar na Guiné após a situação ter estabilizado (o aeroporto de Bissau fica perto de vários quartéis militares).

in correio da manha
 

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Daniel

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« Responder #805 em: Março 03, 2009, 03:17:54 pm »
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RESGATE PÕE A NU FALTA DE MEIOS


Pois, mas isso já estamos cansados de saber, o problema é que nem essas notícias fazem mudar tal falta. :roll:
 

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psaa

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« Responder #806 em: Março 03, 2009, 03:20:43 pm »
Por maior que seja a dita crise, é mesmo altura de os nossos politicos começarem a pensar muito seriamente na aquisição ou construção deste meio naval. Se há coisas urgentes, esta para mim, é sem duvida uma delas, visto que a aquisição de outros meios de superficie (BD), e de submersão (U209), estão a decorrer.
Ideal seria existirem mais e melhores meios aereos, (seja C130, A400M ou outro, não interessa), ideal seria existirem!
Esperemos que pelo menos desta as coisas na Guiné não compliquem mais para os nossos...
 

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sefr81

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« Responder #807 em: Março 03, 2009, 11:16:57 pm »
Concordo plenamente..mas talvez a única coisa que fizesse esses senhores mudar de ideias fosse apanharem um valente susto....imaginem o Primeiro-Ministro e uma bela comitiva ministrial ser apanhada desprevenida numa visita a um país como a Guiné e do "lado de cá do telefone" ouvirem o seguinte ..Sr. Primeiro Ministro olhe..as fragatas estão em manutenção..as corvetas a apodrecer..os NPO's idem..os Merlin não voam por falta de peças..os C-130 não chegam para as encomendas..os quadros de algumas unidades não estão completos e o NPL..bem..esse...ouvi dizer que ia ser construido..mas se calhar é melhor arranjar uma cadeirita porque ainda é capaz de demorar..por isso olhe Sr. Primeiro Ministro e respectivas Excelências..se forem religiosos..rezem..senão..agarrem-se aos Q#0&~£$..ou então venham a nado.

Já lá diz o ditado.."só se lembram de Sta. Bárbara quando troveja"

Claro que isto é uma caricatura..claro que os nossos militares caso tal situação sucedesse fariam trinta por uma linha...improvisando ao bom estilo português para os tirar de lá..custasse o que custasse. Não acredito nem defendo (que fique bem entendido) que os militares se devessem demitir das suas funções e responsabilidades só porque são "mal tratados" obrigados a trabalhar muitas vezes com meios escassos, obsoletos e desadequados.

 Mas mesmo assim tenho sérias dúvidas que esses senhores passassem a olhar estas questões com outros olhos.
 

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migbar2

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« Responder #808 em: Março 04, 2009, 01:18:12 am »
Citação de: "psaa"
Por maior que seja a dita crise, é mesmo altura de os nossos politicos começarem a pensar muito seriamente na aquisição ou construção deste meio naval. Se há coisas urgentes, esta para mim, é sem duvida uma delas, visto que a aquisição de outros meios de superficie (BD), e de submersão (U209), estão a decorrer.
Ideal seria existirem mais e melhores meios aereos, (seja C130, A400M ou outro, não interessa), ideal seria existirem!
Esperemos que pelo menos desta as coisas na Guiné não compliquem mais para os nossos...




Tem toda a razão e isto é tudo muito bonito, mas neste caso a mudar alguma coisa será o dar ainda mais razão aos anti-submarinos. Esses senhores que sempre foram contra os submarinos vão agora encher o peito de ar e dizer que por aquele dinheiro a esta hora já teriamos o NPL e ainda mais uma fragatita se assim o desejássemos e ainda sobrava troco para uma série de material que falta aos fuzos e á BRR do exército, este tem sido sempre o argumento rebatido...e eu já nem digo nada, nem sei o que pensar !!!
 

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psaa

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« Responder #809 em: Março 04, 2009, 08:36:41 am »
Citação de: "migbar2"
Citação de: "psaa"
Por maior que seja a dita crise, é mesmo altura de os nossos politicos começarem a pensar muito seriamente na aquisição ou construção deste meio naval. Se há coisas urgentes, esta para mim, é sem duvida uma delas, visto que a aquisição de outros meios de superficie (BD), e de submersão (U209), estão a decorrer.
Ideal seria existirem mais e melhores meios aereos, (seja C130, A400M ou outro, não interessa), ideal seria existirem!
Esperemos que pelo menos desta as coisas na Guiné não compliquem mais para os nossos...



Tem toda a razão e isto é tudo muito bonito, mas neste caso a mudar alguma coisa será o dar ainda mais razão aos anti-submarinos. Esses senhores que sempre foram contra os submarinos vão agora encher o peito de ar e dizer que por aquele dinheiro a esta hora já teriamos o NPL e ainda mais uma fragatita se assim o desejássemos e ainda sobrava troco para uma série de material que falta aos fuzos e á BRR do exército, este tem sido sempre o argumento rebatido...e eu já nem digo nada, nem sei o que pensar !!!


Penso que não se deve pensar que por aquele dinheiro se investia noutra coisa qualquer por mais falta que também faça! Os submarinos são extremamente necessários, ponto final! Dois é bom, três seria muito bom, mais que isso seria ideal, mas é com dois que podemos e vamos contar.
Os outros meios são igualmente necessários e assim que possivel devem de ser adquiridos, se possivel com toda a urgência, pois a sua necessidade é incontestável!
Somos um país com poucos recursos, e temos de os optimizar ao máximo. Não é fácil a opinião publica e os próprios governantes verem as necessidades que são os meios militares, e aceitar essas necessidades, mas cabe à nossa cupula militar saber passar essas mesmas necessidades. Acredito que devidamente fundamentado e provado, tudo é aceite, seja pelo governo ou pela opinião publica.