NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)

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PTWolf

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #90 em: Julho 30, 2025, 08:54:37 pm »
Eu ouvi falar que o navio vai ser em fibra e que seria um estaleiro nacional com esta capacidade e que a construção do navio já estava entregue a esse estaleiro.

Como? Se o concurso ficou deserto?
 

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yuwanko

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #91 em: Julho 30, 2025, 09:02:09 pm »
Houvessem condições, devia ser o Alfeite a tratar dessa encomenda.  ::)

Que obsessão há em Portugal com o Estado e o Público. Este país é pior que Cuba.....
 

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nelson38899

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #92 em: Julho 30, 2025, 10:11:01 pm »
Eu ouvi falar que o navio vai ser em fibra e que seria um estaleiro nacional com esta capacidade e que a construção do navio já estava entregue a esse estaleiro.

Como? Se o concurso ficou deserto?

Que concurso, mas houve concurso para a compra dos reabastecedores, ou dos NPOs?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabeça de Martelo

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #93 em: Julho 30, 2025, 11:16:11 pm »
Para os NRE+ penso que a Marinha seleccionou dois estaleiros (STM e Damen) e depois tomou a decisão final após analisar o que tinha sobre a mesa.

NPO 3S a escolha já estava tomada.

NPC houve concurso, mas como foi dito anteriormente, ficou sem propostas formais.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #94 em: Julho 31, 2025, 09:59:04 am »
Houvessem condições, devia ser o Alfeite a tratar dessa encomenda.  ::)

Que obsessão há em Portugal com o Estado e o Público. Este país é pior que Cuba.....

Que obsessão a tua para procurares especificamente os meus posts, e tentar (sem sucesso) apontar qualquer defeito.

Rapaz, não é obsessão nenhuma, o Alfeite precisa de se erguer de alguma maneira, seja enquanto empresa do Estado, seja ao ser comprado por um estaleiro privado (total ou parcialmente). O Alfeite teve em tempos conceitos de patrulhas costeiros (e de uma lancha de desembarque).

Existem actualmente 2 estaleiros em Portugal com historial de construção naval para a Marinha, os estaleiros de Viana e o Alfeite. Sabendo que Viana já tem carteira de encomendas cheia, o lógico era que o Alfeite tratasse dos NPC, houvesse capacidade para tal.

Como não se investiu no Alfeite, e WestSea não consegue construir mais navios devido à carteira, supostamente procuram fabricar os navios num estaleiro especializado em construções em fibra de vidro... a questão é, algum destes estaleiros em Portugal tem capacidade de construir um navio em formato Trimarã com cerca de 50m?
 

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Cabeça de Martelo

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #95 em: Julho 31, 2025, 10:45:11 am »
Já se tinha visto que há estaleiros com experiência nesse tipo de casco e material, o que mata a "coisa" é o tamanho. Se têm essa capacidade, nunca a usaram antes.
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dc

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #96 em: Julho 31, 2025, 11:11:09 am »
Pois, a construção em fibra de vidro é uma coisa, ter doca para construir algo bem maior do que embarcações de recreio é outra.

Mas a antiga Lisnave teria espaço mais que suficiente para essas andanças e muito mais. Pena o estado daquilo, e da necessidade de renovar tudo, o que demorava demasiado tempo para os prazos pretendidos para os NPCs.

É até possível que os estaleiros interessados estivessem dependentes de um orçamento maior que permitisse capacitar o seu estaleiro para produzir embarcações maiores/comprar equipamento que o permita fazer.
 

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miguelbud

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #97 em: Julho 31, 2025, 07:59:38 pm »

Existem actualmente 2 estaleiros em Portugal com historial de construção naval para a Marinha, os estaleiros de Viana e o Alfeite. Sabendo que Viana já tem carteira de encomendas cheia, o lógico era que o Alfeite tratasse dos NPC, houvesse capacidade para tal.

Entao e os do Mondego? Que eu saiba ainda nao foram encerrados  :mrgreen:


Como não se investiu no Alfeite, e WestSea não consegue construir mais navios devido à carteira, supostamente procuram fabricar os navios num estaleiro especializado em construções em fibra de vidro... a questão é, algum destes estaleiros em Portugal tem capacidade de construir um navio em formato Trimarã com cerca de 50m?

Em relaçao á WestSea, uma coisa que me faz confusao é o facto desta pertencer á Martifer que também detém a Navalria (estaleiros de Aveiro) que até já construiu navios turisticos para o Douro. No entanto, nao se fala da Navalria, a última vez que ouvi falar desse estaleiro foi para ser usado no desmantelamento de navios. Deve servir apenas para construçao de blocos que sao enviados para Viana.
 

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yuwanko

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #98 em: Agosto 02, 2025, 02:13:03 pm »
Houvessem condições, devia ser o Alfeite a tratar dessa encomenda.  ::)

Que obsessão há em Portugal com o Estado e o Público. Este país é pior que Cuba.....

Que obsessão a tua para procurares especificamente os meus posts, e tentar (sem sucesso) apontar qualquer defeito.

Rapaz, não é obsessão nenhuma, o Alfeite precisa de se erguer de alguma maneira, seja enquanto empresa do Estado, seja ao ser comprado por um estaleiro privado (total ou parcialmente). O Alfeite teve em tempos conceitos de patrulhas costeiros (e de uma lancha de desembarque).

Existem actualmente 2 estaleiros em Portugal com historial de construção naval para a Marinha, os estaleiros de Viana e o Alfeite. Sabendo que Viana já tem carteira de encomendas cheia, o lógico era que o Alfeite tratasse dos NPC, houvesse capacidade para tal.

Como não se investiu no Alfeite, e WestSea não consegue construir mais navios devido à carteira, supostamente procuram fabricar os navios num estaleiro especializado em construções em fibra de vidro... a questão é, algum destes estaleiros em Portugal tem capacidade de construir um navio em formato Trimarã com cerca de 50m?

Manias da perseguição em fora públicos é um tanto ou quanto estranho. Talvez responda mais aos teus post porque talvez postes muito aqui. Mas comento sobre o conteúdo dos post, não faço ataques ad hominem até porque raramente reparo em quem escreveu e muito mais raro é lembrar-me dos nicknames. Lamento informar mas não és assim tão importante para mim.

Quanto à questão que importa, o Estado não deveria investir um cêntimo no Alfeite e já deveria ter privatizado a componente de reparação e construção há muito.

É necessário menos Estado e mais investimento privado na defesa.
 

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sivispacem

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #99 em: Agosto 02, 2025, 06:11:23 pm »
Houvessem condições, devia ser o Alfeite a tratar dessa encomenda.  ::)

Que obsessão há em Portugal com o Estado e o Público. Este país é pior que Cuba.....

Que obsessão a tua para procurares especificamente os meus posts, e tentar (sem sucesso) apontar qualquer defeito.

Rapaz, não é obsessão nenhuma, o Alfeite precisa de se erguer de alguma maneira, seja enquanto empresa do Estado, seja ao ser comprado por um estaleiro privado (total ou parcialmente). O Alfeite teve em tempos conceitos de patrulhas costeiros (e de uma lancha de desembarque).

Existem actualmente 2 estaleiros em Portugal com historial de construção naval para a Marinha, os estaleiros de Viana e o Alfeite. Sabendo que Viana já tem carteira de encomendas cheia, o lógico era que o Alfeite tratasse dos NPC, houvesse capacidade para tal.

Como não se investiu no Alfeite, e WestSea não consegue construir mais navios devido à carteira, supostamente procuram fabricar os navios num estaleiro especializado em construções em fibra de vidro... a questão é, algum destes estaleiros em Portugal tem capacidade de construir um navio em formato Trimarã com cerca de 50m?

Manias da perseguição em fora públicos é um tanto ou quanto estranho. Talvez responda mais aos teus post porque talvez postes muito aqui. Mas comento sobre o conteúdo dos post, não faço ataques ad hominem até porque raramente reparo em quem escreveu e muito mais raro é lembrar-me dos nicknames. Lamento informar mas não és assim tão importante para mim.

Quanto à questão que importa, o Estado não deveria investir um cêntimo no Alfeite e já deveria ter privatizado a componente de reparação e construção há muito.

É necessário menos Estado e mais investimento privado na defesa
.

Totalmente de acordo com o princípio da gestão do Estado ser, por regra, perniciosa. Nem vale a pena darr exemplos, creio eu.

Agora, para ressuscitar o Alfeite, terá de ser feita uma operação semelhante à que foi feita em Viana do Castelo, que é fazer o saneamento financeiro da empresa e vendè-la ou entregá-la por um prazo muito alargado a privados. Caso contrário ninguém pegará naquilo e o fim ficará próximo...

PS: e a Marinha tem de se habituar a pagar a tempo e horas, a preços de mercado, etc, etc.....
Cumprimentos,
 
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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #100 em: Agosto 04, 2025, 05:27:36 pm »
Espera, expliquem-me lá essa do "o protótipo são 8 milhões, mas os navios de série são 15 milhões". Normalmente a produção em série custa menos por item do que fazer o protótipo, não o dobro.
 

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Duarte

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #101 em: Agosto 04, 2025, 06:08:05 pm »
Espera, expliquem-me lá essa do "o protótipo são 8 milhões, mas os navios de série são 15 milhões". Normalmente a produção em série custa menos por item do que fazer o protótipo, não o dobro.

Só podemos especular.. mas tendo como exemplo o concurso de construção do casco da LDP, orçado em 90,000 €  + IVA e que recebeu depois muito mais equipamento através doutros concursos:

3023013534 / 3007 / MATERIAL SOBREVIVÊNCIA - LANCHA DESEMBARQUE PEQUENA   Consulta Prévia   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   OREY TÉCNICA-Serviços Navais, Lda   8.356,00 €   27-11-2023

3023013434 / 3007 / DPA 153 - AQUISIÇAO DE APETRECHOS DE ARMAÇÃO , FUNDEIO E SISTEMAS DE ELEVAÇÃO - LANCHA DE DESEMBARQUE PEQUENA   Consulta Prévia   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   EXTRA CABOS, LDA   11.191,90 €   30-11-2023

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE MASTRO,ESTRUTURAS DE MANOBRA E BALAUSTRADA - LANCHA DE DESEMBARQUE PEQUENA   Consulta Prévia   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   ESQUADRIA & PERFIL, LDA.   21.794,00 €   06-12-2023


Deve ser algo parecido: 8M pelo casco do navio e depois a Marinha integra outros equipamentos para avaliação e testes? Os 3 CIWS que o NPC vai ter estão incluídos noutro concurso, o equipamento de comunicações, motores e o radar, etc. não devem estar incluídos nos 8M. Talvez os 15M sejam o total por navio completo ao fim de todos os concursos estarem concluídos?  :conf:
Acho que é esta a única explicação lógica.
« Última modificação: Agosto 04, 2025, 06:17:59 pm por Duarte »
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Drecas

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #102 em: Agosto 04, 2025, 06:16:41 pm »
> 25 de Maio de 2023: Gouveia e Melo diz que a estimativa dos custos dos NPC vai ser abaixo dos 6 milhões de euros e que o primeiro ia começar a ser construído no mesmo ano

>28 de Fevereiro de 2024: Aprovada em DR a despesa para a compra do 1º NPC, o protótipo, o orçamento é de 7.829 milhões de euros

>24 de Junho de 2024: Lançado o concurso para este mesmo protótipo, concurso sem qualquer atualização, detalhe ou explicação para o que aconteceu no site Base.gov

>Maio de 2025: Atual CEMA diz ao JN que o concurso para os 8 NPC será lançado em breve e que cada embarcação custará 15 milhões de euros

Infelizmente para este último o JN parece ter apagado o artigo :bang:
 

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Duarte

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #103 em: Agosto 04, 2025, 06:18:45 pm »
Inflação?  :mrgreen:
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sivispacem

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Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #104 em: Agosto 04, 2025, 07:05:01 pm »
Cumprimentos,