Nao sei, mas no link que coloquei disse que eventualmente as NPC podem levar um helicoptero no convés.
O navio terá painéis solares fotovoltaicos sobre o Hangar dos VENT Aéreos, ocupando uma área cerca de cerca de 37 m2. O navio dispõe de um amplo convés de voo e de uma pista para operação de VENT Aéreos capaz de suportar a aterragem e lançamento de VENT Aéreos até classe I de asa rotativa e de asa fixa (Vertical Take-Off and Landing – VTOL e Short Take-Off and Landing – STOL) com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg. Está dotado de um hangar para os VENT Aéreos, onde será possível fazer toda a montagem, preparação e manutenção dos mesmos. O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.
O Nuno Rogeiro já sabe distinguir um F15 dum F16?
O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.
Lançamento de uma aeronave não tripulada Puma 3 AE, de fabrico norte-americano, a partir do convés do navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa NRP Viana do Castelo, em São Tomé e Príncipe, no decurso da iniciativa "Mar Aberto", de 1 a 4 de Novembro de 2024. À esquerda do militar, na foto, podemos observar, à vante, a retaguarda da peça de 30 mm, MARLIN WS.
Citação de: miguelbud em Maio 22, 2025, 07:44:30 amNao sei, mas no link que coloquei disse que eventualmente as NPC podem levar um helicoptero no convés.Acho que ele é que entendeu mal, se o projecto não mudou muito os NPC vão ter a capacidade de reabastecer um Helicóptero. Citar O navio terá painéis solares fotovoltaicos sobre o Hangar dos VENT Aéreos, ocupando uma área cerca de cerca de 37 m2. O navio dispõe de um amplo convés de voo e de uma pista para operação de VENT Aéreos capaz de suportar a aterragem e lançamento de VENT Aéreos até classe I de asa rotativa e de asa fixa (Vertical Take-Off and Landing – VTOL e Short Take-Off and Landing – STOL) com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg. Está dotado de um hangar para os VENT Aéreos, onde será possível fazer toda a montagem, preparação e manutenção dos mesmos. O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.
Citação de: Ghidra em Maio 22, 2025, 10:34:25 amCitação de: miguelbud em Maio 22, 2025, 07:44:30 amNao sei, mas no link que coloquei disse que eventualmente as NPC podem levar um helicoptero no convés.Acho que ele é que entendeu mal, se o projecto não mudou muito os NPC vão ter a capacidade de reabastecer um Helicóptero. Citar O navio terá painéis solares fotovoltaicos sobre o Hangar dos VENT Aéreos, ocupando uma área cerca de cerca de 37 m2. O navio dispõe de um amplo convés de voo e de uma pista para operação de VENT Aéreos capaz de suportar a aterragem e lançamento de VENT Aéreos até classe I de asa rotativa e de asa fixa (Vertical Take-Off and Landing – VTOL e Short Take-Off and Landing – STOL) com peso máximo à descolagem/aterragem de 150 kg. Está dotado de um hangar para os VENT Aéreos, onde será possível fazer toda a montagem, preparação e manutenção dos mesmos. O convés de voo terá também capacidade para realizar operações de reabastecimento vertical (VERTREP) com helicópteros.
A Navalria pertence ao Grupo Martifer e já construíram vários catamarans, mas estes foram construídos em aço.Depois temos os Estaleiros de Peniche com também catamarãs no seu portfólio:MATERIAL DO CASCO: AçoMATERIAL DA SUPERESTRUTURA: CompósitosPROPULSORES AZIMUTAIS: 2x Schottel SRP 330 https://www.schottel.de/en/media-events/press-releases/press-detail/schottel-to-propel-portuguese-navys-multi-purpose-support-ship
Enquanto isso em países do 3° mundo https://www.navalnews.com/naval-news/2025/05/philippines-inks-deal-with-ocea-for-40-coast-guard-patrol-boats/
based on OCEA’s FPB 110 MKII design, which comes in at 35 meters long and weighs 110 tons.
Citação de: P44 em Maio 23, 2025, 07:12:58 amEnquanto isso em países do 3° mundo https://www.navalnews.com/naval-news/2025/05/philippines-inks-deal-with-ocea-for-40-coast-guard-patrol-boats/Citarbased on OCEA’s FPB 110 MKII design, which comes in at 35 meters long and weighs 110 tons. Não vamos "distrair" a Marinha... isto seria para a "GNR - Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras".
Esses ferries para a Transtejo saíram uma bela 💩