Eu não tenho nada contra a inovação, pelo contrário. Acho inclusivé que esta devia ser uma area em que deviamos ser pioneiros e liderar a industria e que para isso é necessário inv€stimento.
Já nem discuto se o trimarã que se quer fazer para os NPC é bom ou mau porqe nao tenho competencia tecnica para isso.
O que não me faz sentido é abrir-se concursos que se sabe à partida que ficarão desertos e que irá empurrar no tempo uma solução.
Especialmente numa altura em que a nossa costa é cada vez mais usada para tráfico.
Mas pronto... secalhar a ideia é mesmo ir protelando e não acontecer nada. E entretanto faz-se/fez-se uns eventos e reportagens bonitas para alguem ir preparando o caminho para candidato a chefe desta malta. Mas isto também sou eu que sou mal dizente 
Acho que uma coisa é inovação, outra coisa é tentar reinventar a roda. Um NPC não precisava de ser um porta-drones de maneira alguma. Bastava ter um convés de voo simples, para poder operar um dos UAVs VTOL nacionais (AR3 VTOL, OGS42V ou VTOne).
Depois, no máximo, devia haver um concurso para definir qual o estaleiro nacional devia produzir os navios, mas nada mais que isso. Noutros programas, bem mais caros, descartou-se qualquer concurso. Para quê ter concurso numa coisa destas, se vamos estar a desenhar o navio em Portugal?
E com menos de 8M é possivel comprar seja o que for novo?
8M é o orçamento pelo protótipo. O custo por navio será de 15M..
"será lançado em breve o concurso internacional para a construção de oito novos Navios de Patrulha Costeira (NPC), no valor de cerca de 15 milhões de euros por embarcação". in https://www.jn.pt/6052784238/marinha-deixa-esperanca-de-construir-em-viana-oito-navios-de-patrulha-costeira
Não sei se isto era para incentivo ao estaleiro para acelerar o processo de construção? Ou talvez mais provável uma forma de excluir/limitar concorrentes internacionais?
"É expectável que seja lançado o concurso para a construção do NPC durante o primeiro trimestre de 2024 e que a
construção do primeiro navio tenha início no segundo/terceiro trimestre de 2024. O final da sua construção, e inerente
aumento ao efetivo dos navios da Armada, ocorrerá no quarto
trimestre de 2025."
Boa sorte. ... 
O problema também é perceber se esses valores são com ou sem GFE. Por exemplo, 8M pode ser apenas para construir um navio base, sem equipamento (ou com equipamento transferido de outros navios).
Depois existem outras questões. Se é tão urgente substituir os patrulhas actuais, como é que vamos tentar desenvolver um conceito completamente novo, e tentar construir primeiro um protótipo, testá-lo, e só depois é que se avança para a produção em série dos navios.
Esta cena de construir um protótipo resulta, quando os navios que é suposto substituir, têm apenas 25-30 anos de serviço, não quando alguns têm 50, e outros já mais de 30.