NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)

• 33 Respostas
  • 4500 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3090
  • Recebeu: 1358 vez(es)
  • Enviou: 4039 vez(es)
  • +2008/-112
NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« em: Janeiro 30, 2025, 12:34:40 pm »
Julgo que ainda não havia tópico para esta nova classe... a ver se não fiz asneira.

Programa dos Navios de Patrulha Costeira
17as Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima
IST, Lisboa, 15 de maio de 2024

Ainda não vi nenhum contrato para a nova classe de Navios de Patrulha Costeiros (NPC)... a MDN emitiu despacho a autorizar o CEMA (em Fevereiro de 2024) a efectuar a despesa para 1 unidade, a de "protótipo"; posteriormente lançaram, em 24 de Junho de 2024, o "concurso 3023016404 - 3007 - NPC005 - CONSTRUÇÃO DO NAVIO PATRULHA" e o mesmo terminou 30 dias depois... nada mais sei; se alguém tiver acesso à plataforma eletrónica de contratação pública talvez se consiga saber quem (se houve) apresentou proposta.

« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 12:39:26 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning, sivispacem, fgs

*

LM

• Investigador
  • 3090
  • +2008/-112
Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #1 em: Fevereiro 25, 2025, 11:35:12 pm »
Estava a ler sobre o "atraso" do contrato e da noticia que a partir de meados de 2026 haverá NPCs e foi ver se encontrava detalhes; só encontrei, outra vez, o anuncio (publicitado no Jornal Oficial da União Europeia) e mais nada; como duvido que se houvesse proposta / contrato a Marinha não fizesse publicidade... temo que não correu bem.

Já agora, link para as peças do procedimento (e o preço "só" vale 57,50 % - Mérito Técnico (MT) 30,50 % e Prazo (PZ) 12,00 %) => https://www.acingov.pt/acingovprod/2/zonaPublica/zona_publica_c/donwloadProcedurePiece/Nzc5MTI4
« Última modificação: Fevereiro 25, 2025, 11:36:28 pm por LM »

*

Drecas

• Investigador
  • 2324
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +551/-221
« Responder #2 em: Fevereiro 25, 2025, 11:40:26 pm »
os NPO o preço era 63% acho

*

Drecas

• Investigador
  • 2324
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +551/-221
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2025, 12:12:03 am »
Estava a ler sobre o "atraso" do contrato e da noticia que a partir de meados de 2026 haverá NPCs e foi ver se encontrava detalhes; só encontrei, outra vez, o anuncio (publicitado no Jornal Oficial da União Europeia) e mais nada; como duvido que se houvesse proposta / contrato a Marinha não fizesse publicidade... temo que não correu bem.

Já agora, link para as peças do procedimento (e o preço "só" vale 57,50 % - Mérito Técnico (MT) 30,50 % e Prazo (PZ) 12,00 %) => https://www.acingov.pt/acingovprod/2/zonaPublica/zona_publica_c/donwloadProcedurePiece/Nzc5MTI4

Gouveia e Melo na Revista da Armada de Dezembro 2024;
"Concluídos os requisitos técnicos, estou certo de que lançaremos o concurso, no início do próximo ano, para a construção de
8 novos Navios de Patrulha Costeiros. "

A mesma revista na página 15:
"– O conceito e projeto conceptual da Marinha, foi desenvolvido em parceria com a empresa nacional Vera Navis Ship Design. O objetivo é disponibilizar o primeiro NPC em 2025, que será testado intensivamente para validar o seu conceito e ajustar as necessidades para os subsequentes navios da classe, que se prevê poderem ir até oito unidades"

Revista da Armada, Janeiro 2025:
"O projeto dos Navios de Patrulha Costeiros encontra-se em desenvolvimento numa empresa nacional de Projeto Naval, a Vera Navis Ship Design, em conjunto com uma Equipa de Projeto da Marinha. Está presentemente em fase de concurso para a construção do primeiro navio da classe que, depois de construído, será extensivamente testado por forma a validar o seu conceito e integrar eventuais necessidades para os restantes navio"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, sivispacem

*

P44

• Investigador
  • 21352
  • Recebeu: 6884 vez(es)
  • Enviou: 7914 vez(es)
  • +8067/-12614
« Responder #4 em: Fevereiro 26, 2025, 06:47:21 am »
Ah por momentos pensei que ia começar a ser construído

Silly me
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +431/-482
« Responder #5 em: Fevereiro 26, 2025, 11:34:48 am »

Gouveia e Melo na Revista da Armada de Dezembro 2024;
"Concluídos os requisitos técnicos, estou certo de que lançaremos o concurso, no início do próximo ano, para a construção de
8 novos Navios de Patrulha Costeiros. "

A mesma revista na página 15:
"– O conceito e projeto conceptual da Marinha, foi desenvolvido em parceria com a empresa nacional Vera Navis Ship Design. O objetivo é disponibilizar o primeiro NPC em 2025, que será testado intensivamente para validar o seu conceito e ajustar as necessidades para os subsequentes navios da classe, que se prevê poderem ir até oito unidades"

Revista da Armada, Janeiro 2025:
"O projeto dos Navios de Patrulha Costeiros encontra-se em desenvolvimento numa empresa nacional de Projeto Naval, a Vera Navis Ship Design, em conjunto com uma Equipa de Projeto da Marinha. Está presentemente em fase de concurso para a construção do primeiro navio da classe que, depois de construído, será extensivamente testado por forma a validar o seu conceito e integrar eventuais necessidades para os restantes navio"

Estão a ver aquelas obras em curso em Lisboa, com uns cartazes afixados que anunciam (agora!) que a obra deverá ficar pronta em Maio de 2022????
Tal e qual os concursos da Armada....
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pescador

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23113
  • Recebeu: 4082 vez(es)
  • Enviou: 2858 vez(es)
  • +2658/-4464
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 795 vez(es)
  • +431/-482
« Responder #7 em: Fevereiro 27, 2025, 11:51:40 pm »
:arrow: https://www.jm-madeira.pt/regiao/duas-embarcacoes-trimara-vao-reforcar-patrulha-e-fiscalizacao-dos-mares-da-madeira-EF17651173

Pois. O azar é que ainda nem começou a construção do NPC 'protótipo' (o que devia ter acontecido no ano passado), pelo que se afigura curiosa a construção dos restantes navios da classe. O atraso é, pois, de 2 anos.
Sinceramente não estou a ver como é que a Madeira vai ter 2 trimarãs para o ano que vem..... wishfull thinking??
Cumprimentos,

*

P44

• Investigador
  • 21352
  • Recebeu: 6884 vez(es)
  • Enviou: 7914 vez(es)
  • +8067/-12614
« Responder #8 em: Fevereiro 28, 2025, 09:45:03 am »
:arrow: https://www.jm-madeira.pt/regiao/duas-embarcacoes-trimara-vao-reforcar-patrulha-e-fiscalizacao-dos-mares-da-madeira-EF17651173

Pois. O azar é que ainda nem começou a construção do NPC 'protótipo' (o que devia ter acontecido no ano passado), pelo que se afigura curiosa a construção dos restantes navios da classe. O atraso é, pois, de 2 anos.
Sinceramente não estou a ver como é que a Madeira vai ter 2 trimarãs para o ano que vem..... wishfull thinking??

E capaz de vir a ter dois sim senhor

...de turistas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

mafets

• Investigador
  • 9816
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1179 vez(es)
  • +4127/-7019
« Responder #9 em: Fevereiro 28, 2025, 10:21:56 am »
Os "corta fitas" e os "apanham moedas" esta não comentam. Gastaram o Latin todo com os AOR e o D. João II.  :mrgreen:

Saudações

P.S. Num pais a sério, avançavam primeiro com algo deste tipo. Depois logo avançavam para os NPC "porta drones".

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

• Investigador
  • 3090
  • +2008/-112
« Responder #10 em: Fevereiro 28, 2025, 10:32:11 am »
Repetindo o que disse: parece-me "especulação jornalística" serem 2 NPC para a Madeira em 2026... o que as declarações indicam é que haverá 2 NPC em 2026 (e, aparentemente, é possível - ver citações que o Drecas colocou); construir (um) prototipo, testar, rectificar o necessário, construir... e ter já uma unidade "pós-prototipo" em 2026 parece-me de facto muito rápido.

Parece-me uma excelente classe para testar novas "arquiteturas navais" - se funcionar e for imitado por outros iremos, descansem, arranjar outros motivos para nos queixarmos, há muitos...   

*

mafets

• Investigador
  • 9816
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1179 vez(es)
  • +4127/-7019
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2025, 12:04:56 pm »
Repetindo o que disse: parece-me "especulação jornalística" serem 2 NPC para a Madeira em 2026... o que as declarações indicam é que haverá 2 NPC em 2026 (e, aparentemente, é possível - ver citações que o Drecas colocou); construir (um) prototipo, testar, rectificar o necessário, construir... e ter já uma unidade "pós-prototipo" em 2026 parece-me de facto muito rápido.

Parece-me uma excelente classe para testar novas "arquiteturas navais" - se funcionar e for imitado por outros iremos, descansem, arranjar outros motivos para nos queixarmos, há muitos...   

Podemos começar por o Zaire ter 52 anos em 2026 enquanto brincamos aos conceitos e mini porta drones...

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pescador

*

os_pero

• Analista
  • 686
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1400/-88
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2025, 01:05:39 pm »

Podemos começar por o Zaire ter 52 anos em 2026 enquanto brincamos aos conceitos e mini porta drones...

Saudações

Mas os NPC são para substituir o Zaire? pensava que isso era função dos NPO

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23113
  • Recebeu: 4082 vez(es)
  • Enviou: 2858 vez(es)
  • +2658/-4464
« Responder #13 em: Fevereiro 28, 2025, 01:13:07 pm »
Atenção, os ditos navios têm a forma que têm também porque vão levar 1 ou várias lanchas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

dc

• Investigador
  • 9771
  • Recebeu: 4983 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5348/-1038
« Responder #14 em: Fevereiro 28, 2025, 03:41:01 pm »
Mas os NPC são para substituir o Zaire? pensava que isso era função dos NPO

Os NPO são para substituir as Corvetas. Os Cacine eram para ser substituídos pelas LFC (antigo programa que ficou em águas de bacalhau), depois para ser substituídos pelos Tejo (solução "temporária" para desenrascar), e agora os Tejo e o que resta da classe Cacine, é para ser substituído pelos novos NPC.

Aqui percebemos logo que, um programa tão simples, de patrulhas costeiros, sofre complicações que não se compreende.

Iniciar a construção do primeiro navio em 2025, e depois ser "extensivamente testado", e depois conseguir ter o segundo navio em 2026 após as lições aprendidas, ultrapassa o wishful thinking, e atinge o patamar de mentira, pelo menos em alguma das etapas.

Seria uma excelente classe para testar "coisas novas", se não tivéssemos urgência na substituição dos navios que visam substituir. É este o problema. É tentar reinventar a roda, quando não temos tempo para essas brincadeiras, e já seria uma sorte simplesmente construir NPCs "convencionais".
Não faz sentido complicar tanto o projecto, e ainda correr riscos de que, durante os testes, se descubra que os navios não se adequam a operar no Atlântico.

Depois, temos concurso para a construção, ficando a dúvida se esses navios serão construídos em Portugal, ou se nem sequer existe esse requisito.