Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 750 Respostas
  • 88997 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2488
  • Recebeu: 3311 vez(es)
  • Enviou: 3676 vez(es)
  • +5682/-3624
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #735 em: Novembro 30, 2025, 11:41:53 am »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, Lampuka, sivispacem, Pneucareca, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1708
  • Recebeu: 704 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +431/-2029
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #736 em: Dezembro 01, 2025, 04:47:23 pm »
Por esta ninguém esperava... escolta de Papas🤣🤣🤣
Muito à frente.
https://www.facebook.com/share/r/1AF4HTQQna/
João Pereira
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2058
  • Recebeu: 324 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1182/-2058
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #737 em: Dezembro 01, 2025, 05:39:37 pm »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

No concurso para escolher o caça auxiliar do F-35 - aparelho para o qual o contrato vai ser assinado em 2026 e que ganhou um concurso com um único requisito?
"Ser um F-35".

O que pode correr mal?
Nada.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 22111
  • Recebeu: 7800 vez(es)
  • Enviou: 8814 vez(es)
  • +8182/-13911
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #738 em: Dezembro 01, 2025, 06:28:05 pm »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

No concurso para escolher o caça auxiliar do F-35 - aparelho para o qual o contrato vai ser assinado em 2026 e que ganhou um concurso com um único requisito?
"Ser um F-35".

O que pode correr mal?
Nada.

Parece aquele concurso em o único requisito era " ser um ST" 🤡
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, PTWolf, Pneucareca

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10466
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 874 vez(es)
  • +5384/-1357
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #739 em: Dezembro 01, 2025, 07:08:43 pm »
Embora goste muito do A-400M, qual a mais-valia (custo-beneficio) de mais um meio de transporte?
Depois do dinheiro que gastámos nos KC390 não faz sentido.... ficamos com C-130, KC390, C-295 + os presumíveis novos "aviocar"

A não ser que o objetivo seja concorrer com a Fedex ou a DHL  ;D

Numas FA com orçamentos curtos e com diversos equipamentos tipicamente encostados por falta de manutenção, o A-400 (que volto a dizer que gostava que tivesse vindo noutra altura e talvez ao invés do KC), será mais um sorvedouro de dinheiro com baixo custo-benefício

A mais valia era que aumentava exponencialmente a capacidade de transporte da FAP, principalmente se mantiverem a ideia de ver África como um TO importante.

Queres fazer missões fora do continente Europeu, precisas de transporte estratégico.

Agora, custo-benefício, já é mais complicado. Até porque não é só o custo, é ter tripulações para tudo.

Para a FAP, é muito melhor ter MRTT, do que A-400M, pelo facto de poder abastecer F-16 e F-35, além de oferecer uma boa capacidade de transporte.

Para suprimir as necessidades de transporte estratégico, se calhar podíamos entrar no SAC, que tem C-17s.

Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

Mas esse pacote completo da Airbus deve ser com Typhoon novos, para substituir a totalidade dos F-16.

Para uma vintena de Typhoon T2 em segunda-mão, a Airbus nunca vai colocar um pacote assim em cima da mesa.

O ST custa MUITO car, basta ver que sua compra (e a do KC) implicou na paralisação de quase todos programas de defesa do país (segundo muitos por aqui).
Sorte que veio o SAFE pra salvar...

  ::)

Lixado é quando se tenta ser sarcástico, e acidentalmente se diz a verdade.  :mrgreen:

É um facto sabido que a expressão da LPM 2019 ficou limitada pela grande fatia do bolo que foi para o programa KC-390 (827M). Com a revisão de 2023, tiveram a excelente ideia de incluir não só 12 STs (200M), como o 6⁰ KC (131M) e o segundo simulador (perto de 100M).

Tudo somado, os programas Embraer excedem os 1200M, ou seja, cerca de 1/5 do total do dinheiro a investir.
Enquanto isso, outras lacunas graves continuaram por preencher, que só com o SAFE é que podem começar a ser resolvidas.

Nem você nem eu.
Deixe lá já somos dois, a não acertar uma. A minha discussão é simples, conforme vê no boneco  (exatamente o que está no boneco) aviões a hélice podem fazer todos os passos de treino exceto o último.
Simples.

P.S. quanto custa um ST a mais que um PC-21? Num contrato recente…

E esse último passo não é importante? O que é que sempre foi dito? Que a conversão operacional tinha que ser feita com modelo a jacto, ainda mais no caso do F-35 que não dispõe de monolugar.

Conclusão, é sempre preciso um modelo a jacto, quer seja a FAP a adquirir, seja numa escola estrangeira. Dito isto, o ST não tem razão de ser, pois existem modelos mais baratos, e nos quais não vamos enviar pilotos para missões suicidas.

Já foi dito, uma versão mais barata do ST, na quantidade estritamente necessária (nada de 12 mais X de opção), sem missões de combate, e tudo estava bem.


Podes pegar no último contraro de 16 PC-21 para Espanha, por 240-250M. 1 milhão de euros a menos por avião, sendo que o contrato espanhol inclui pacote logístico.

Mas o interesse num avião a hélice já vem de 2019. Nessa altura podíamos ter comprado 12 PC-21 por uns 150M ou menos (contrato espanhol para 24 aeronaves foi de 200M). Não o fizeram porque supostamente havia a hipótese de comprar STs semi-novos por 80M.

Cagaram nestas 2 opções, para comprar mais tarde na mesma 12 aeronaves por consideravelmente mais dinheiro.  ::)
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 578
  • Recebeu: 156 vez(es)
  • Enviou: 594 vez(es)
  • +193/-91
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #740 em: Dezembro 01, 2025, 10:02:27 pm »
Podes pegar no último contraro de 16 PC-21 para Espanha, por 240-250M. 1 milhão de euros a menos por avião, sendo que o contrato espanhol inclui pacote logístico.

1M€ de diferença de um avião com uma só função para outro com diversas funções. Todas elas inúteis claro...
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 1050
  • Recebeu: 1292 vez(es)
  • Enviou: 781 vez(es)
  • +10793/-2573
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #741 em: Dezembro 01, 2025, 11:55:41 pm »


Inauguração da Fábrica da Pilatus na Andaluzia. Depois da "cegueira" do poder político português com a Embraer, sabe-se lá a troco do quê.
É natural que com o tempo, a produção das fuselagens do PC-12, seja transferida para lá.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, Charlie Jaguar

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2058
  • Recebeu: 324 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1182/-2058
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #742 em: Hoje às 09:11:33 am »


Inauguração da Fábrica da Pilatus na Andaluzia. Depois da "cegueira" do poder político português com a Embraer, sabe-se lá a troco do quê.
É natural que com o tempo, a produção das fuselagens do PC-12, seja transferida para lá.

Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.

Sugiro um trabalho subordinado ao tema;
" O PC-21 é um turbo-hélice de 5a Geração".

A ver se chegam lá.   :mrgreen:
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1487
  • Recebeu: 218 vez(es)
  • Enviou: 351 vez(es)
  • +43/-2590
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #743 em: Hoje às 09:59:39 am »
Não são os suiços que fazem excelentes relógios e chocolates? Deve ter algo a ver com.

 c34x
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 273
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 235 vez(es)
  • +30/-44
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #744 em: Hoje às 02:40:01 pm »


Inauguração da Fábrica da Pilatus na Andaluzia. Depois da "cegueira" do poder político português com a Embraer, sabe-se lá a troco do quê.
É natural que com o tempo, a produção das fuselagens do PC-12, seja transferida para lá.

Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.


O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 578
  • Recebeu: 156 vez(es)
  • Enviou: 594 vez(es)
  • +193/-91
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #745 em: Hoje às 02:40:38 pm »


Inauguração da Fábrica da Pilatus na Andaluzia. Depois da "cegueira" do poder político português com a Embraer, sabe-se lá a troco do quê.
É natural que com o tempo, a produção das fuselagens do PC-12, seja transferida para lá.

"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?
Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?
A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

- É muito mais barato, não é, tem uma diferença de 1M€ e serve para múltiplas funções, mesmo se retirarem o CAS em Africa... Se a Pilatus armasse e blindasse os seus PC-21 queria ver quanto custavam.
- Não serve para treino... A própria Pilatus diz que os seus PC-21 servem para todos os tipos de treino excepto a ultima fase. Se mostrarem que o ST não o faz, ok mostrem aqui.
- Agora é "Sabe-se lá a troco do quê". Com uma empresa em que temos o KC-390 como um sucesso, e agora os A29-N... Os Suiços vinham montar uma fábrica por 12 PC-21. Com a Espanha a comprar uma catrafada deles, iam ser os nossos 12 que traziam a fabrica para cá.

Agora vá lá façam-se de despercebidos e inventem mais qualquer coisa. Agradecia que fosse real para ver se me calo, que isto já cansa.







 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 578
  • Recebeu: 156 vez(es)
  • Enviou: 594 vez(es)
  • +193/-91
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #746 em: Hoje às 02:44:33 pm »
Boa, assim sim.
E essa vantagem é assim tão grande que justifica a diferença de custo que seria necessário para adquirir os equipamentos que fariam as restantes missões do ST?



Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.


O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.
« Última modificação: Hoje às 02:45:39 pm por Bubas »
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2058
  • Recebeu: 324 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1182/-2058
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #747 em: Hoje às 02:51:08 pm »


Inauguração da Fábrica da Pilatus na Andaluzia. Depois da "cegueira" do poder político português com a Embraer, sabe-se lá a troco do quê.
É natural que com o tempo, a produção das fuselagens do PC-12, seja transferida para lá.

Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.


O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.


Jura.

 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 273
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 235 vez(es)
  • +30/-44
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #748 em: Hoje às 02:54:00 pm »
Boa, assim sim.
E essa vantagem é assim tão grande que justifica a diferença de custo que seria necessário para adquirir os equipamentos que fariam as restantes missões do ST?



Alguem explicar porque é que um PC-21 é melhor que um A-29 é que está a ser difícil.


O PC-21 tem melhores performances de voo para treino e simula melhor o voo de caças a reação.

Eu não teci qualquer consideração sobre se a diferença de preço justifica o que quer que seja.
Apenas disse objetivamente em que é que o PC-21 é superior ao ST.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2058
  • Recebeu: 324 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1182/-2058
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #749 em: Hoje às 02:57:03 pm »

Eu vou desistir deste tema já que resultou na eliminação de um post meu por xenofobia anti suíça.