Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

  • 739 Respostas
  • 88315 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2488
  • Recebeu: 3310 vez(es)
  • Enviou: 3675 vez(es)
  • +5682/-3622
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #735 em: Novembro 30, 2025, 11:41:53 am »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, Lampuka, sivispacem, Pneucareca, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1704
  • Recebeu: 702 vez(es)
  • Enviou: 718 vez(es)
  • +428/-2026
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #736 em: Hoje às 04:47:23 pm »
Por esta ninguém esperava... escolta de Papas🤣🤣🤣
Muito à frente.
https://www.facebook.com/share/r/1AF4HTQQna/
João Pereira
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 2047
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1179/-2056
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #737 em: Hoje às 05:39:37 pm »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

No concurso para escolher o caça auxiliar do F-35 - aparelho para o qual o contrato vai ser assinado em 2026 e que ganhou um concurso com um único requisito?
"Ser um F-35".

O que pode correr mal?
Nada.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 22104
  • Recebeu: 7794 vez(es)
  • Enviou: 8803 vez(es)
  • +8182/-13904
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #738 em: Hoje às 06:28:05 pm »
Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

No concurso para escolher o caça auxiliar do F-35 - aparelho para o qual o contrato vai ser assinado em 2026 e que ganhou um concurso com um único requisito?
"Ser um F-35".

O que pode correr mal?
Nada.

Parece aquele concurso em o único requisito era " ser um ST" 🤡
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10457
  • Recebeu: 5396 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +5383/-1353
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #739 em: Hoje às 07:08:43 pm »
Embora goste muito do A-400M, qual a mais-valia (custo-beneficio) de mais um meio de transporte?
Depois do dinheiro que gastámos nos KC390 não faz sentido.... ficamos com C-130, KC390, C-295 + os presumíveis novos "aviocar"

A não ser que o objetivo seja concorrer com a Fedex ou a DHL  ;D

Numas FA com orçamentos curtos e com diversos equipamentos tipicamente encostados por falta de manutenção, o A-400 (que volto a dizer que gostava que tivesse vindo noutra altura e talvez ao invés do KC), será mais um sorvedouro de dinheiro com baixo custo-benefício

A mais valia era que aumentava exponencialmente a capacidade de transporte da FAP, principalmente se mantiverem a ideia de ver África como um TO importante.

Queres fazer missões fora do continente Europeu, precisas de transporte estratégico.

Agora, custo-benefício, já é mais complicado. Até porque não é só o custo, é ter tripulações para tudo.

Para a FAP, é muito melhor ter MRTT, do que A-400M, pelo facto de poder abastecer F-16 e F-35, além de oferecer uma boa capacidade de transporte.

Para suprimir as necessidades de transporte estratégico, se calhar podíamos entrar no SAC, que tem C-17s.

Eu falei na Bélgica, mas... A Airbus irá propor a Portugal um pacote completo, com Typhoon, A-400 e MRTT.
CPS

Mas esse pacote completo da Airbus deve ser com Typhoon novos, para substituir a totalidade dos F-16.

Para uma vintena de Typhoon T2 em segunda-mão, a Airbus nunca vai colocar um pacote assim em cima da mesa.

O ST custa MUITO car, basta ver que sua compra (e a do KC) implicou na paralisação de quase todos programas de defesa do país (segundo muitos por aqui).
Sorte que veio o SAFE pra salvar...

  ::)

Lixado é quando se tenta ser sarcástico, e acidentalmente se diz a verdade.  :mrgreen:

É um facto sabido que a expressão da LPM 2019 ficou limitada pela grande fatia do bolo que foi para o programa KC-390 (827M). Com a revisão de 2023, tiveram a excelente ideia de incluir não só 12 STs (200M), como o 6⁰ KC (131M) e o segundo simulador (perto de 100M).

Tudo somado, os programas Embraer excedem os 1200M, ou seja, cerca de 1/5 do total do dinheiro a investir.
Enquanto isso, outras lacunas graves continuaram por preencher, que só com o SAFE é que podem começar a ser resolvidas.

Nem você nem eu.
Deixe lá já somos dois, a não acertar uma. A minha discussão é simples, conforme vê no boneco  (exatamente o que está no boneco) aviões a hélice podem fazer todos os passos de treino exceto o último.
Simples.

P.S. quanto custa um ST a mais que um PC-21? Num contrato recente…

E esse último passo não é importante? O que é que sempre foi dito? Que a conversão operacional tinha que ser feita com modelo a jacto, ainda mais no caso do F-35 que não dispõe de monolugar.

Conclusão, é sempre preciso um modelo a jacto, quer seja a FAP a adquirir, seja numa escola estrangeira. Dito isto, o ST não tem razão de ser, pois existem modelos mais baratos, e nos quais não vamos enviar pilotos para missões suicidas.

Já foi dito, uma versão mais barata do ST, na quantidade estritamente necessária (nada de 12 mais X de opção), sem missões de combate, e tudo estava bem.


Podes pegar no último contraro de 16 PC-21 para Espanha, por 240-250M. 1 milhão de euros a menos por avião, sendo que o contrato espanhol inclui pacote logístico.

Mas o interesse num avião a hélice já vem de 2019. Nessa altura podíamos ter comprado 12 PC-21 por uns 150M ou menos (contrato espanhol para 24 aeronaves foi de 200M). Não o fizeram porque supostamente havia a hipótese de comprar STs semi-novos por 80M.

Cagaram nestas 2 opções, para comprar mais tarde na mesma 12 aeronaves por consideravelmente mais dinheiro.  ::)