Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #600 em: Novembro 04, 2025, 08:47:16 am »
Citar
E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.
Onde é que eu já ouvi isso?
Provavelmente algum dos tais "otários" a falar do KC-390.
Na matemática presumo que também seja "experto", por isso...
Uma conta simples,  3+2 serão 5 muito em breve, certo?
O resto,  é lidar...

Quanto ao narcotráfico,  é recuar umas dezenas de páginas e ver que na altura foi uma das missões que considerei possíveis. No tempo devido ao avião ligeiro que andou a fugir no Alentejo e que acabou por aterrar num descampado,  não sei se estão recordados.
Certo é que fui alertado para uma realidade.
Portugal não é uma potência do narcotráfico sul americano e aqui, por hábito,  as autoridades acompanham e fazem corridas com os criminosos. Seja por ar, seja por mar, e até em terra.
É o que a lei e o nosso "humanismo" defende,  por isso, o melhor mesmo é o ST apenas se dedicar ao treino.
Para "filmar" bastam drones.
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #601 em: Novembro 04, 2025, 08:50:55 am »
Malta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...

A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.

Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas?

Também estou curioso
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #602 em: Novembro 04, 2025, 09:31:33 am »
Malta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...

A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.

Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas?

 Já que a asneira foi feita e alguém possivelmente já embolsou. Não podemos estar agora a inventar uma utilidade qualquer, mesmo que seja a mais estapafúrdia e ridícula para justificar essa decisão absurda. Que é gastar 200 milhões numa aeronave para andar a atirar nas lanchas dos narcotraficantes, como isso fosse possível no ponto de vista operacional e tivesse também algum enquadramento legal. Quando um helicóptero qualquer faria essa tarefa com mais eficácia e eficiência. Atirar numa lancha com um projectil de 0.50 é a mesma coisa que ir à caça do pardal com uma Magnum. Não faz sentido.
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #603 em: Novembro 04, 2025, 09:33:04 am »
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E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.
Onde é que eu já ouvi isso?
Provavelmente algum dos tais "otários" a falar do KC-390.
Na matemática presumo que também seja "experto", por isso...
Uma conta simples,  3+2 serão 5 muito em breve, certo?
O resto,  é lidar...

Quanto ao narcotráfico,  é recuar umas dezenas de páginas e ver que na altura foi uma das missões que considerei possíveis. No tempo devido ao avião ligeiro que andou a fugir no Alentejo e que acabou por aterrar num descampado,  não sei se estão recordados.
Certo é que fui alertado para uma realidade.
Portugal não é uma potência do narcotráfico sul americano e aqui, por hábito,  as autoridades acompanham e fazem corridas com os criminosos. Seja por ar, seja por mar, e até em terra.
É o que a lei e o nosso "humanismo" defende,  por isso, o melhor mesmo é o ST apenas se dedicar ao treino.
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #604 em: Novembro 04, 2025, 09:49:27 am »
Malta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...

A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.

Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas?

 Já que a asneira foi feita e alguém possivelmente já embolsou. Não podemos estar agora a inventar uma utilidade qualquer, mesmo que seja a mais estapafúrdia e ridícula para justificar essa decisão absurda. Que é gastar 200 milhões numa aeronave para andar a atirar nas lanchas dos narcotraficantes, como isso fosse possível no ponto de vista operacional e tivesse também algum enquadramento legal. Quando um helicóptero qualquer faria essa tarefa com mais eficácia e eficiência. Atirar numa lancha com um projectil de 0.50 é a mesma coisa que ir à caça do pardal com uma Magnum. Não faz sentido.

A minha questão era, se é plausível um A29 N intercetar uma lancha rápida.
 
Potius mori quam foedari
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #605 em: Novembro 04, 2025, 09:53:58 am »
Se os meios existem, porque não adapta-los a realidade.

O exercito comprou as Benelli para abater drones ou para abrir fechaduras  c56x1 ?

Se se tem os meios, adaptação ás necessidades....

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #606 em: Novembro 04, 2025, 09:55:34 am »
Ao contrário das aeronaves do primeiro lote, estes 2 Super Tucano que iniciaram a viagem para Portugal já possuem insígnias nacionais aparentemente completas (embora naturalmente ainda tapadas), e instruções de serviço e salvamento bilingues típicas da FAP.

(Foto: Keane Freire)


Veremos então se as matrículas serão "253xx" ou eventualmente "215xx".
« Última modificação: Novembro 04, 2025, 11:27:46 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #607 em: Novembro 04, 2025, 10:48:00 am »
Malta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...

A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.

Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas?

 Já que a asneira foi feita e alguém possivelmente já embolsou. Não podemos estar agora a inventar uma utilidade qualquer, mesmo que seja a mais estapafúrdia e ridícula para justificar essa decisão absurda. Que é gastar 200 milhões numa aeronave para andar a atirar nas lanchas dos narcotraficantes, como isso fosse possível no ponto de vista operacional e tivesse também algum enquadramento legal. Quando um helicóptero qualquer faria essa tarefa com mais eficácia e eficiência. Atirar numa lancha com um projectil de 0.50 é a mesma coisa que ir à caça do pardal com uma Magnum. Não faz sentido.

A minha questão era, se é plausível um A29 N intercetar uma lancha rápida.
 
Eu entendi perfeitamente o sentido da tua pergunta. Estava a referir-me obviamente a quem já levantou essa hipótese mirabolante.
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #608 em: Novembro 04, 2025, 10:50:19 am »
Ao contrário das aeronaves do primeiro lote, estes 2 Super Tucano que iniciaram a viagem para Portugal já possuem insígnias nacionais completas (embora naturalmente ainda tapadas), e instruções de serviço e salvamento bilingues típicas da FAP.

(Foto: Keane Freire)


Veremos então se as matrículas serão "253xx" ou eventualmente "215xx".

"CUS"

uma certa ironia
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #609 em: Novembro 04, 2025, 10:54:53 am »
Ao contrário das aeronaves do primeiro lote, estes 2 Super Tucano que iniciaram a viagem para Portugal já possuem insígnias nacionais completas (embora naturalmente ainda tapadas), e instruções de serviço e salvamento bilingues típicas da FAP.

(Foto: Keane Freire)


Veremos então se as matrículas serão "253xx" ou eventualmente "215xx".

"CUS"

uma certa ironia

Vá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering horrivel e foleiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")
« Última modificação: Novembro 04, 2025, 11:19:14 am por Major Alvega »
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #610 em: Novembro 04, 2025, 11:27:13 am »
Vá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering foleiro e pepineiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")

Pura e simplesmente pode ainda não ter sido aplicado nas aeronaves, e mais tarde acabar por sê-lo em Alverca.

Aparentemente, todos os aparelhos da FAP terão agora de possuir o título "Força Aérea Portuguesa" bem visível, sendo neste momento a excepção as frotas Épsilon, EH-101 Merlin e F-16. Não me admiraria nada se o lettering nos A-29N se situasse logo abaixo da carlinga ou, se a instalação da blindagem do cockpit for em tudo idêntica à dos Super Tucas afegãos, por exemplo, onde neste momento consta o registo aeronáutico civil brasileiro.

A não ser que seja como nos TB-30 Epsilon, mas de qualquer forma em breve todos saberemos.

« Última modificação: Novembro 04, 2025, 11:29:28 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #611 em: Novembro 04, 2025, 11:53:15 am »
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E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.
Onde é que eu já ouvi isso?
Provavelmente algum dos tais "otários" a falar do KC-390.
Na matemática presumo que também seja "experto", por isso...
Uma conta simples,  3+2 serão 5 muito em breve, certo?
O resto,  é lidar...

Quanto ao narcotráfico,  é recuar umas dezenas de páginas e ver que na altura foi uma das missões que considerei possíveis. No tempo devido ao avião ligeiro que andou a fugir no Alentejo e que acabou por aterrar num descampado,  não sei se estão recordados.
Certo é que fui alertado para uma realidade.
Portugal não é uma potência do narcotráfico sul americano e aqui, por hábito,  as autoridades acompanham e fazem corridas com os criminosos. Seja por ar, seja por mar, e até em terra.
É o que a lei e o nosso "humanismo" defende,  por isso, o melhor mesmo é o ST apenas se dedicar ao treino.
Para "filmar" bastam drones.

Psst! Psst! Miúdo! A conversa ainda não chegou ao recreio da escola.

Há vozes, como a tua, que felizmente não chegam ao céu...

Sorte a nossa que falhas todos os teus palpites.
« Última modificação: Novembro 04, 2025, 12:13:29 pm por Lampuka »
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #612 em: Novembro 04, 2025, 11:57:08 am »
FLIR é que nada...
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #613 em: Novembro 04, 2025, 12:05:52 pm »
FLIR é que nada...

É amovível. Se a estação central estiver ocupada o FLIR não pode ser montado, ou pelo menos não se a aeronave carregar um tanque de combustível nessa posição. Nem faria sentido agora, já que se trata de um mero ferry-flight.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #614 em: Novembro 04, 2025, 12:22:54 pm »
Vá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering foleiro e pepineiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")

Pura e simplesmente pode ainda não ter sido aplicado nas aeronaves, e mais tarde acabar por sê-lo em Alverca.

Aparentemente, todos os aparelhos da FAP terão agora de possuir o título "Força Aérea Portuguesa" bem visível, sendo neste momento a excepção as frotas Épsilon, EH-101 Merlin e F-16. Não me admiraria nada se o lettering nos A-29N se situasse logo abaixo da carlinga ou, se a instalação da blindagem do cockpit for em tudo idêntica à dos Super Tucas afegãos, por exemplo, onde neste momento consta o registo aeronáutico civil brasileiro.

A não ser que seja como nos TB-30 Epsilon, mas de qualquer forma em breve todos saberemos.

Há alguma justificação para essa "obrigação" @Charlie Jaguar? Obrigado.