Votos totais: 24
Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm
Citação de: Charlie Jaguar em Novembro 04, 2025, 11:27:13 amCitação de: Major Alvega em Novembro 04, 2025, 10:54:53 amVá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering foleiro e pepineiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")Pura e simplesmente pode ainda não ter sido aplicado nas aeronaves, e mais tarde acabar por sê-lo em Alverca. Aparentemente, todos os aparelhos da FAP terão agora de possuir o título "Força Aérea Portuguesa" bem visível, sendo neste momento a excepção as frotas Épsilon, EH-101 Merlin e F-16. Não me admiraria nada se o lettering nos A-29N se situasse logo abaixo da carlinga ou, se a instalação da blindagem do cockpit for em tudo idêntica à dos Super Tucas afegãos, por exemplo, onde neste momento consta o registo aeronáutico civil brasileiro.A não ser que seja como nos TB-30 Epsilon, mas de qualquer forma em breve todos saberemos.Há alguma justificação para essa "obrigação" @Charlie Jaguar? Obrigado.
Citação de: Major Alvega em Novembro 04, 2025, 10:54:53 amVá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering foleiro e pepineiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")Pura e simplesmente pode ainda não ter sido aplicado nas aeronaves, e mais tarde acabar por sê-lo em Alverca. Aparentemente, todos os aparelhos da FAP terão agora de possuir o título "Força Aérea Portuguesa" bem visível, sendo neste momento a excepção as frotas Épsilon, EH-101 Merlin e F-16. Não me admiraria nada se o lettering nos A-29N se situasse logo abaixo da carlinga ou, se a instalação da blindagem do cockpit for em tudo idêntica à dos Super Tucas afegãos, por exemplo, onde neste momento consta o registo aeronáutico civil brasileiro.A não ser que seja como nos TB-30 Epsilon, mas de qualquer forma em breve todos saberemos.
Vá lá! Não se lembraram de meter aquele lettering foleiro e pepineiro do "força aérea portuguesa" como fizeram nos "CUalas". (já que estamos a falar de "CUS")
"CUS"uma certa ironia
Há alguma justificação para essa "obrigação" @Charlie Jaguar? Obrigado.
(...) Registo Aeronáutico Militar (RAMIL), o cadastro permanente das aeronaves militares, que inclui a matrícula, o proprietário, o fabricante e o Operador Aéreo Militar, como aplicável. (...)https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/217-2025-906913072
Agora , que mesmo o exercito vai ter meios aéreos , o publico tem de saber se a aeronave é da FAP, da Armada ou do Exercito 1
Citação de: Bubas em Novembro 03, 2025, 10:34:11 pmMalta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.
Malta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...
Citação de: ricardonunes em Novembro 04, 2025, 07:19:41 amCitação de: Major Alvega em Novembro 04, 2025, 01:00:21 amCitação de: Bubas em Novembro 03, 2025, 10:34:11 pmMalta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas? Já que a asneira foi feita e alguém possivelmente já embolsou. Não podemos estar agora a inventar uma utilidade qualquer, mesmo que seja a mais estapafúrdia e ridícula para justificar essa decisão absurda. Que é gastar 200 milhões numa aeronave para andar a atirar nas lanchas dos narcotraficantes, como isso fosse possível no ponto de vista operacional e tivesse também algum enquadramento legal. Quando um helicóptero qualquer faria essa tarefa com mais eficácia e eficiência. Atirar numa lancha com um projectil de 0.50 é a mesma coisa que ir à caça do pardal com uma Magnum. Não faz sentido.
Citação de: Major Alvega em Novembro 04, 2025, 01:00:21 amCitação de: Bubas em Novembro 03, 2025, 10:34:11 pmMalta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.Mas já que o dinheiro está gasto, será possível serem aplicadas no combate ao narcotrafico, neste caso contra as lanchas rápidas?
Citação de: Red Baron em Novembro 04, 2025, 11:57:08 amFLIR é que nada...É amovível. Se a estação central estiver ocupada o FLIR não pode ser montado, ou pelo menos não se a aeronave carregar um tanque de combustível nessa posição. Nem faria sentido agora, já que se trata de um mero ferry-flight.
FLIR é que nada...
Vamos ver se não é mais um caso como nos NPO.
Citação de: Red Baron em Novembro 04, 2025, 04:28:39 pmVamos ver se não é mais um caso como nos NPO.Pois, isso já não sei. Só espero que se os A-29N forem dotados de FLIR, que parece que sim, seja outro modelo que não o Star SAFIRE II. O suporte a esta versão foi descontinuado há vários anos.
Citação de: Major Alvega em Novembro 04, 2025, 01:00:21 amCitação de: Bubas em Novembro 03, 2025, 10:34:11 pmMalta a reclamar de meios militares chegarem depressa de mais. Impressionante...A "malta" reclama não é eles chegarem depressa de mais. Reclama é pelo preço exorbitante que estão a ser pagos por eles, cerca do dobro de uma outra aeronave que é muitíssimo melhor a todos os níveis. Quem não reclama de uma situação escandalosa como esta é porque é seguramente otário. Isso é que é deveras impressionante. E a "malta" também não gosta que o país opte por soluções que nenhuma força aérea de nenhum país desenvolvido e civilizado quis optar.Qual é a aeronave muitissimo melhor a todos os níveis e que custa metade dos ST?
A ausencia do criador deste tópico deixa aqui um vazio.Gostava que ele voltasse.