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Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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Bubas

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #150 em: Maio 03, 2025, 10:25:07 pm »
E prontos... tá resolvido.
Excelente discussão...
Argumentos brutais à prova de bala...

Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Ah, tu não és desonesto, és burro!!! Peço desculpa.

O orçamento total do programa KC-390 da FAP é de 827M, com tudo o que vem incluído. Dentro desse programa, está estipulado no contrato que 606M (do total de 827M) são para 5 aviões mais 1 simulador, com os restantes 221M alocados para o resto do programa, incluindo contramedidtas defensivas, modificações em Beja e contrato de manutenção.

E já foi publicado várias vezes o despacho para o dito contrato, como resposta às tuas intervenções, que especifica todos estes valores.

Portanto, ou estás a ser desinesto e mentiroso, tentanto passar por desentendido no assunto e ignorando os dados apresentados, ou és burro e nem interpretar o contrato consegues.
 

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sidewinder

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #151 em: Maio 04, 2025, 05:29:09 pm »
Mais pormenores sobre a aeronave (independentemente se é bom ou mau para a FAP):
 Alguma novidade sobre os equipamentos que ela vai trazer, a manutenção será totalmente FAP, ou será nos moldes mais actuais, 1º e 2º escalão FAP e o resto EMBRAER?

Sistemas de ejecção da cadeira Martin Baker, a FAP terá alguma intervenção?
 
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #152 em: Maio 05, 2025, 03:14:49 pm »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Se fizer as contas em 5 aviões andaram perto dos 410 milhões de euros, que após os planos para a aquisição de mais um simulador para o KC-390 andar nos 200 milhões, dá os tais 80 M€ por unidade como sempre foi referido e nunca 100 milhões. e se desses 80, como dizem, tiverem gerado ganhos de 15 milhões por unidade para as industrias portuguesas, então o custo "real" para
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #153 em: Maio 05, 2025, 03:20:23 pm »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Se fizer as contas em 5 aviões andaram perto dos 410 milhões de euros, que após os planos para a aquisição de mais um simulador para o KC-390 se veio a saber rondar os 200 milhões, dá os tais 80 M€ por unidade como sempre foi referido e nunca 100 milhões. e se desses 80, como dizem, tiverem gerado ganhos de 15 milhões por unidade para as industrias portuguesas, então o custo "real" para Portugal, seria de 65 milhões por unidade (claro que os 15 milhões não são contabilizados, visto que ganhos indiretos). Além disso os C-390, têm 10 anos de manutenção incluídos.

Agora, desonesto, é andar para aí a brandar aos ventos que cada avião custou 100 milhões.
 

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dc

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #154 em: Maio 05, 2025, 10:59:04 pm »
Que contas tiradas da cartola são essas? O contrato original é de 5 aviões mais  1 simulador.

https://dre.tretas.org/dre/3802137/resolucao-do-conselho-de-ministros-120-2019-de-29-de-julho

E para completar:
https://observador.pt/2025/03/26/portugal-vai-albergar-centro-europeu-de-formacao-de-pilotos-kc-390-e-adquirir-segundo-simulador/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwY2xjawKGDz5leHRuA2FlbQIxMQABHsPr99VO4Vsqv5lwNlyj_jyKhCnp9hmrDzqelk9TlPJdmD6CUHbikkrnbp6y_aem_eYDdnGCpN60wdedM50jS-Q#Echobox=1743013688

Citar
Um simulador custa aproximadamente o mesmo valor de uma aeronave (na casa dos milhões de euros)

Citar
ronda os 10 milhões por cada aeronave vendida.

Como se não bastasse esses 15M serem completamente inventados, temos agora uma "matemática alternativa"?

O contrato especifica 606M por 5 aviões mais 1 simulador.
Se cada simulador tiver um custo idêntico ao de um avião, então dá cerca de 100M para cada avião/simulador.

O segundo simulador, nada tem a ver com o contrato original, portanto serão 827M, mais uns 100M adicionais do segundo simulador, e isto assumindo que a inflação não aumentou de forma severa o preço deste simulador adicional.

Quando quiseres opinar, pelo menos tenta, sei lá... dizer a verdade? Ou informar-te?


Entretanto a questão que fica é: vamos formar assim tantos pilotos nacionais e estrangeiros que justifique um segundo simulador? A compra do segundo simulador não podia ter sido adiada até uma altura em que houvesse um número maior de clientes para a formação?

Engraçado que no que respeita ao programa KC, a nossa carteira é funda, ao ponto de se ir a correr comprar o 2o simulador, que poderá custar perto de 100M, mas depois não se arranjam uns milhõezinhos para resolver lacunas graves. Dois pesos e duas medidas.
 
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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #155 em: Maio 05, 2025, 11:10:59 pm »
E mesmo os 10 milhões de lucro tantas vezes mencionados são um perfeito disparate.

Se cada avião é vendido por 100 milhões, tendo uma margem de 20% ou coisa do género, e se as OGMA são responsáveis por 15% (ou coisa parecida) do seu fabrico, como é que alguém pode acreditar que metade do lucro - os tais 10 milhões - é canalizado para Portugal? Só um tolo!!


E
Cumprimentos,
 

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mayo

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #156 em: Maio 06, 2025, 12:29:33 am »
Que contas tiradas da cartola são essas? O contrato original é de 5 aviões mais  1 simulador.

https://dre.tretas.org/dre/3802137/resolucao-do-conselho-de-ministros-120-2019-de-29-de-julho

E para completar:
https://observador.pt/2025/03/26/portugal-vai-albergar-centro-europeu-de-formacao-de-pilotos-kc-390-e-adquirir-segundo-simulador/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwY2xjawKGDz5leHRuA2FlbQIxMQABHsPr99VO4Vsqv5lwNlyj_jyKhCnp9hmrDzqelk9TlPJdmD6CUHbikkrnbp6y_aem_eYDdnGCpN60wdedM50jS-Q#Echobox=1743013688

Citar
Um simulador custa aproximadamente o mesmo valor de uma aeronave (na casa dos milhões de euros)

Citar
ronda os 10 milhões por cada aeronave vendida.

Como se não bastasse esses 15M serem completamente inventados, temos agora uma "matemática alternativa"?

O contrato especifica 606M por 5 aviões mais 1 simulador.
Se cada simulador tiver um custo idêntico ao de um avião, então dá cerca de 100M para cada avião/simulador.

O segundo simulador, nada tem a ver com o contrato original, portanto serão 827M, mais uns 100M adicionais do segundo simulador, e isto assumindo que a inflação não aumentou de forma severa o preço deste simulador adicional.

Quando quiseres opinar, pelo menos tenta, sei lá... dizer a verdade? Ou informar-te?


Entretanto a questão que fica é: vamos formar assim tantos pilotos nacionais e estrangeiros que justifique um segundo simulador? A compra do segundo simulador não podia ter sido adiada até uma altura em que houvesse um número maior de clientes para a formação?

Engraçado que no que respeita ao programa KC, a nossa carteira é funda, ao ponto de se ir a correr comprar o 2o simulador, que poderá custar perto de 100M, mas depois não se arranjam uns milhõezinhos para resolver lacunas graves. Dois pesos e duas medidas.

Um simulador custa na ordem de 10 Milhões !

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #157 em: Maio 06, 2025, 10:13:48 am »

Um simulador custa na ordem de 10 Milhões !

Arranja-me com esse preço que compro já uns tantos!

Como disse o DC, um simulador custa tanto como um avião (no mínimo), portanto estamos a falar na casa dos 100 milhões de euros por unidade.

Quanto aos 15 milhões de retorno por unidade vendida, são valores apresentados por este governo. Que claro não podem ser descontados no valor de aquisição dos mesmos, senão já teríamos umas unidades sem pagar um tostão (36 x 15 = 540 M€ ou seja, 41 unidades vendidas menos as 5 portuguesas), valor próximo da aquisição inicial.

Continuo a dizer que nesse valor está incluída a manutenção do avião e motores durante a sua vida útil por parte do fabricante (a melhor coisa do contrato, para não acontecer anomalias como doutros contratos).



 

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mayo

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #158 em: Maio 06, 2025, 10:55:56 am »

Um simulador custa na ordem de 10 Milhões !

Arranja-me com esse preço que compro já uns tantos!

Como disse o DC, um simulador custa tanto como um avião (no mínimo), portanto estamos a falar na casa dos 100 milhões de euros por unidade.

Quanto aos 15 milhões de retorno por unidade vendida, são valores apresentados por este governo. Que claro não podem ser descontados no valor de aquisição dos mesmos, senão já teríamos umas unidades sem pagar um tostão (36 x 15 = 540 M€ ou seja, 41 unidades vendidas menos as 5 portuguesas), valor próximo da aquisição inicial.

Continuo a dizer que nesse valor está incluída a manutenção do avião e motores durante a sua vida útil por parte do fabricante (a melhor coisa do contrato, para não acontecer anomalias como doutros contratos).

Eu utilise sims de 320/330 e preço dos mesmos está na ordem do 10-15 M ! nã0 sei por é que um sim de KC vale 10X isso !

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #159 em: Maio 06, 2025, 11:05:01 am »
A ideia que é apenas as OGMA que geram receita em e para Portugal com a construção de componentes para o KC-390 é incorreta.
A EMBRAER tinha duas fábricas em Èvora a fabricar componentes metálicos e em materiais compósitos.

Essas fábricas foram vendidas á espanhola AERNOVA, que continua a produzir esses componentes, a pagar salários e impostos.
A quantidade desses componentes não é pequena.

Pesquisar AERNOVA Evora.


DESIGN & BUILD
Timón de dirección (composites)
Flaps y alerones (composites)
BUILD TO PRINT
Paneles de Ala
Largueros de Ala
Carenado Punta de Ala
Estabilizador Vertical y Horizontal
Componentes del estabilizador horizontal (composites)
 

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Anthropos

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #160 em: Maio 06, 2025, 11:14:00 am »

Um simulador custa na ordem de 10 Milhões !

Arranja-me com esse preço que compro já uns tantos!

Como disse o DC, um simulador custa tanto como um avião (no mínimo), portanto estamos a falar na casa dos 100 milhões de euros por unidade.

Quanto aos 15 milhões de retorno por unidade vendida, são valores apresentados por este governo. Que claro não podem ser descontados no valor de aquisição dos mesmos, senão já teríamos umas unidades sem pagar um tostão (36 x 15 = 540 M€ ou seja, 41 unidades vendidas menos as 5 portuguesas), valor próximo da aquisição inicial.

Continuo a dizer que nesse valor está incluída a manutenção do avião e motores durante a sua vida útil por parte do fabricante (a melhor coisa do contrato, para não acontecer anomalias como doutros contratos).

Eu utilise sims de 320/330 e preço dos mesmos está na ordem do 10-15 M ! nã0 sei por é que um sim de KC vale 10X isso !

Porque 390 é mais 70/60 que o 320/330, logo, é mais caro.
 

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #161 em: Maio 06, 2025, 11:26:24 am »
Porque 390 é mais 70/60 que o 320/330, logo, é mais caro.

Hahahahahahaha!  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Charlie Jaguar

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #162 em: Maio 06, 2025, 11:48:03 am »
Espero que as ilustrações providenciadas pela Embraer não mostrem o esquema final adotado pela FAP. Cinza Escuro (NATO Dark Grey) nas superfícies superiores, e branco ou cinza claro nas inferiores com delimitação ondulada? Porque raio não é Dark Grey a nível integral?  ???

O camuflado SEA hoje em dia já não faria muito sentido, mas este esquema presente nas imagens causa-me alguma confusão, caso seja de facto definitivo.





Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #163 em: Maio 06, 2025, 01:36:13 pm »
Dessas ilustrações, preocupa-me mais a parte dos ST andarem em missões de combate no estrangeiro.

Tal coisa implica um investimento muito maior na frota e na formação de pessoal, desvia as munições existentes (que já são poucas para os F-16) para uma aeronave que só pode operar em ambientes de baixa intensidade, e ainda que se pensa colocar em risco pilotos em TOs externos, quando hoje em dia uns UCAVs cumpriam a missão.
 
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JohnM

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Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #164 em: Maio 06, 2025, 02:45:22 pm »
A mim não me preocupa nada e acho que faz todo os sentido, como já aqui disse, mas não é uma discussão que queira voltar a ter porque eles vêm aí, quer se queira quer não, e nenhum de nós vai mudar de opinião. Quem acha que o avião é uma m@rda e uma negociata com a Embraer não vai mudar de opinião seja de que maneira fôr, tal como eu não vou mudar a minha. Vai ser um KC Parte II, depois de virem já vão gostar… abraço
« Última modificação: Maio 06, 2025, 02:46:54 pm por JohnM »
 
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