Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

o Super Tucano em Portugal

  • 163 Respostas
  • 15684 Visualizações
*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #135 em: Maio 02, 2025, 06:16:57 pm »
Porque em média custa isso sim

O custo flyaway sim, agora na implantação de um SDA novo entram algumas coisinhas a mais:

https://armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/czech-republic-accelerates-f-35a-integration-to-replace-gripens-fitghters-and-modernize-its-air-force

Então, porque no caso do KC-390 seria diferente?

Ah, e antes que venham com o argumento de que se trata de um "país sócio" do programa KC-390, vejam quanto os sócios italianos do F-35 estão a pagar:

https://www.defensenews.com/global/europe/2024/09/17/italy-to-buy-25-extra-f-35-fighter-jets-under-new-budget/

Quem pode paga, quem não pode fica se lamuriando ou melhor, deveria ficar em refits de C-130H e F-16A/B. Gasta menos.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9810
  • Recebeu: 5015 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #136 em: Maio 02, 2025, 06:42:41 pm »
E onde está a mentira? O que tem sido declarado, é um custo de cerca de 80M sem motor para cada F-35. O custo unitário de cada KC era suposto rondar os 80M, e no entanto no contrato português ultrapassam os 100M, sem sequer incluir o equipamento de autoprotecção.

Tu vais argumentar agora que os contratos do F-35 apresentam custos unitários de 170-200M, consoante o programa, dividindo o custo total pelo número de aeronaves.
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião.

Entretanto, tu estás a comparar os valores que a LM publica online, com as promessas que a Embraer fez a um parceiro do projecto. Não é bem a mesma coisa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #137 em: Maio 02, 2025, 06:50:35 pm »
Quem faz promessa é fiel para ter sua prece atendida.

Empresas fazem estimativas e, no fim, após tantas voltas que dás, somente confirma o que os números apontam: ambas estimaram 80M por seu produto, na prática fica mais. O tal de 'equipamento de autoproteção' é detalhe convenientemente lembrado, assim como o facto de que a LM não fornece simuladores é convenientemente olvidado.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9810
  • Recebeu: 5015 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #138 em: Maio 02, 2025, 07:21:58 pm »
Continuas a ignorar os factos, e a ser intelectualmente desonesto.

80M por cada F-35A é um valor médio, sem motor, os 80M por cada C-390 nada mais é que mentira, com o contrato português a comprová-lo.

Agora repara que desde o contrato português, a Embraer nunca mais apontou uma "estimativa" para o custo unitário do 390. Porque será? Antes disso, o custo unitário era usado como argumento em tudo o que era artigo.

Cada contrato de F-35 tende a conter diversas variáveis incluídas no pacote, como por exemplo em muitos casos um lote de AMRAAM e AIM-9X. Tu és o tipo de pessoa que vai pegar nestes contratos, pega no valor total e divide pelo número de aeronaves, e proclama que o resultado representa o custo unitario do avião.

Enquanto isto, se te perguntarem se o Gripen é barato, vais dizer que sim, no entanto nos concursos, os custos associados ao Gripen são em tudo idênticos ao do F-35. Portanto, se na tua cabeça a LM está a mentir, o que dizer da Saab?
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1879
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #139 em: Maio 02, 2025, 08:53:08 pm »
Continuas a ignorar os factos, e a ser intelectualmente desonesto.

80M por cada F-35A é um valor médio, sem motor, os 80M por cada C-390 nada mais é que mentira, com o contrato português a comprová-lo.

Agora repara que desde o contrato português, a Embraer nunca mais apontou uma "estimativa" para o custo unitário do 390. Porque será? Antes disso, o custo unitário era usado como argumento em tudo o que era artigo.

Cada contrato de F-35 tende a conter diversas variáveis incluídas no pacote, como por exemplo em muitos casos um lote de AMRAAM e AIM-9X. Tu és o tipo de pessoa que vai pegar nestes contratos, pega no valor total e divide pelo número de aeronaves, e proclama que o resultado representa o custo unitario do avião.

Enquanto isto, se te perguntarem se o Gripen é barato, vais dizer que sim, no entanto nos concursos, os custos associados ao Gripen são em tudo idênticos ao do F-35. Portanto, se na tua cabeça a LM está a mentir, o que dizer da Saab?


Os AIM9X e os AMRAAM são com motor ou sem motor?

Comparações  de custos de caças para Portugal poderão ser feitas depois de chegarem as propostas todas.
Antes disso é música.

E esses custos variarão durante o concurso até ser pedida uma Best and Final Offer.





 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #140 em: Maio 02, 2025, 09:01:32 pm »
Continuas a ignorar os factos, e a ser intelectualmente desonesto.

80M por cada F-35A é um valor médio, sem motor, os 80M por cada C-390 nada mais é que mentira, com o contrato português a comprová-lo.

O único desonesto aqui és tu que só sabe argumentar na base do ad hominem e chamando os outros de mentirosos ao dizer que eu afirmei que 80M no C-390 quando só rebati o valor que TU colocaste.
Quem é de índole desonesta e mentirosa sempre acha que os outros também o são. É o seu caso.

Passar bem.
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #141 em: Maio 02, 2025, 10:11:29 pm »
O loby intruja está forte. Na net é sites e sites . br a forçar o Gripem para Portugal
Estes ...............metem-se em todo o lado como a areia.

Mas o curioso é depois vir brasileiros bem colocados a dizer que os gripen destinados ao Brasil, só daqui a uns 10 anos estarão lá todos e, que poucos depois disso pouca relevância vão ter.
Consideram até adoptar outro caça em complemento dos gripen que estão a receber lentamente, antes que os F5 deles caiam de maduros
Imaginem vir a adquiri Gripens para substituir F16 e quando estivessem todos cá, eram obsoletos. Voltávamos ao tempo dos A7

Quanto aos Tucanos e a ideia estapafúrdia de mais uma esquadra, lançada aqui pelo aculturado, que tem 2 ou 3 ajudantes, é esbanjar. Nada mais
Nem precisamos de helicópteros médios. De fazer MLUs aos Merlin e C295. De até mais uma variantes dos C295, nem que fosse alterando 2 ou 3 dos existentes. De munições (misseis e Bombas modernas) para os F16.
Estamos bem, podemos gastar em tretas para alimentar tachos e amizades. O povinho paga bem isso, nos impostos e na rua
« Última modificação: Maio 02, 2025, 10:38:48 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9810
  • Recebeu: 5015 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #142 em: Maio 03, 2025, 02:08:03 am »
O único desonesto aqui és tu que só sabe argumentar na base do ad hominem e chamando os outros de mentirosos ao dizer que eu afirmei que 80M no C-390 quando só rebati o valor que TU colocaste.
Quem é de índole desonesta e mentirosa sempre acha que os outros também o são. É o seu caso.

Passar bem.

Como é costume nas tuas participações no Fórum, não és capaz de refutar nada.

Vieste aqui armado em campeão, com o mesmo argumento que usas sempre que o custo dos KC portugueses vem à baila. Os factos são os factos, e o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada, o que na melhor das hipóteses dará um custo unitário de 100M. E se formos a fazer as contas que tu fazes para os contratos de F-35, então temos que dividir o total dos 827M por 5, o que dá um "custo unitário" de 165.4M.

Se usar o mesmo raciocínio que tu usas, contra ti, é ad hominem, que seja. Podes sempre abster-te de opinar.
 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #143 em: Maio 03, 2025, 11:28:40 am »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6760
  • Recebeu: 7431 vez(es)
  • Enviou: 5044 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #144 em: Maio 03, 2025, 12:49:52 pm »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Se está mal, então escusa de cá aparecer; como diz o provérbio, a porta da rua é serventia da casa. Aliás, a questão e o tópico dizem respeito à Força Aérea Portuguesa, logo não se percebe o que está aqui a fazer.

O problema - e a principal razão da sua presença aqui - é que quando tocam os alarmes por alguém ter posto em causa os sagrados equipamentos da Embraer, este fórum automaticamente enche-se de trolls e vendedores. O que não deixa de ser algo estúpido visto serem 2 sistemas de armas que já comprámos.

E depois ainda não querem ser apelidados de delegados de vendas.  ::)
« Última modificação: Maio 03, 2025, 02:41:37 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Fmfg

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9810
  • Recebeu: 5015 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #145 em: Maio 03, 2025, 01:47:47 pm »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Ah, tu não és desonesto, és burro!!! Peço desculpa.

O orçamento total do programa KC-390 da FAP é de 827M, com tudo o que vem incluído. Dentro desse programa, está estipulado no contrato que 606M (do total de 827M) são para 5 aviões mais 1 simulador, com os restantes 221M alocados para o resto do programa, incluindo contramedidtas defensivas, modificações em Beja e contrato de manutenção.

E já foi publicado várias vezes o despacho para o dito contrato, como resposta às tuas intervenções, que especifica todos estes valores.

Portanto, ou estás a ser desinesto e mentiroso, tentanto passar por desentendido no assunto e ignorando os dados apresentados, ou és burro e nem interpretar o contrato consegues.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1879
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #146 em: Maio 03, 2025, 02:08:49 pm »
Se chamar os outro de desonesto e mentiroso não é ad hominem não sei o que seria...

No mais, que valores são esses?

Citar
Mas se formos a seguir a mesma fórmula, então os 827M de euros pagos pelos 5 KC portugueses, daria um "custo unitário" de 165.4M por cada avião...

ou

Citar
o contrato português especifica muito bem que 606M foram para 5 aeronaves + 1 simulador e mais nada

Decida-se.

O fato é fato: os dois fabricantes citaram/citam valores em torno de 80M para seu produto e na pratica os contratos fecham com valores diferentes.
E isto é o normal pois são preços base a partir dos quais se negociam contratos e cada tem suas especificidades mas, segundo tu, a Embraer roubou-os, coitados.

Seu choro é tão coerente que parece que só encontraram a vós como clientes para entubar o C-390, ninguém mais o quis, pois é caríssimo.

 ::)

Se está mal, então escusa de cá aparecer; como diz o provérbio, a porta da rua é serventia da casa. Aliás, a questão e o tópico dizem respeito à Força Aérea Portuguesa, logo não se percebe o que está aqui a fazer.

O problema - e a principal razão da sua presença aqui - é que quando tocam os alarmes por alguém ter posto em causa os sagrados equipamentos da Embraer, este fórum automaticamente enche-se de trolls e vendedores. O que não deixa de ser um algo estúpido visto serem 2 sistemas de armas que já comprámos.

E depois ainda não querem ser apelidados de delegados de vendas.  ::)

A que horas é que o teu colega delegado de vendas da LM vai fazer o comunicado ao Forum?

Estou mortinho para comentar e espero que dc e CJ estejam on-line live.
Pode ser que tenham nova oportunidade de chamar burro a um forista-que-não-é-da-FAP-e-portanto-não-devia-estar-aqui.

Vai ser um sábado fixe.
Chamem a seita toda.

« Última modificação: Maio 03, 2025, 02:10:21 pm por saabGripen »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #147 em: Maio 03, 2025, 07:52:13 pm »
Se está mal, então escusa de cá aparecer; como diz o provérbio, a porta da rua é serventia da casa. Aliás, a questão e o tópico dizem respeito à Força Aérea Portuguesa, logo não se percebe o que está aqui a fazer.

Ora que não é a primeira vez que tenta banir-me de assuntos do fórum, e como da outra vez te digo:

1 - mostre-me a letra do regulamento que proíbe ou vincula determinado assuntos à determinada nacionalidade;
2 - aponte-me à moderação caso eu tenha infringido esta ou algum outro tipo de regra;
3 - aponte algum outro motivo que enseje alguma punição/banimento.

Respeito qualquer decisão da moderação pois sei que um fórum, apesar de público, deve ser regido por normas a fim de permitir uma troca de ideias sadia e honesta e é assim que procuro me pautar em minhas participações. No mais, volto a repetir o que eu já havia respondido à esta afirmação:

Citar
E depois ainda não querem ser apelidados de delegados de vendas.

Seria uma ocupação digna, mas infelizmente não o sou pois também me parece que é uma atividade compensadora financeiramente.

Sds

ps. Ah, e sempre há a lista de usuários ignorados, que é onde tu estás na minha e deveria eu estar na sua. Só desperdiço meu tempo em responder-te aqui pois sua mensagem apareceu cotada na resposta de outro usuário. E tenha em mente que a Força é portuguesa, mas o avião e a empresa que o fabrica não, e são eles o tema da discussão.
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6760
  • Recebeu: 7431 vez(es)
  • Enviou: 5044 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #148 em: Maio 03, 2025, 09:56:16 pm »
Se está mal, então escusa de cá aparecer; como diz o provérbio, a porta da rua é serventia da casa. Aliás, a questão e o tópico dizem respeito à Força Aérea Portuguesa, logo não se percebe o que está aqui a fazer.

Ora que não é a primeira vez que tenta banir-me de assuntos do fórum, e como da outra vez te digo:

1 - mostre-me a letra do regulamento que proíbe ou vincula determinado assuntos à determinada nacionalidade;
2 - aponte-me à moderação caso eu tenha infringido esta ou algum outro tipo de regra;
3 - aponte algum outro motivo que enseje alguma punição/banimento.

Respeito qualquer decisão da moderação pois sei que um fórum, apesar de público, deve ser regido por normas a fim de permitir uma troca de ideias sadia e honesta e é assim que procuro me pautar em minhas participações. No mais, volto a repetir o que eu já havia respondido à esta afirmação:

Citar
E depois ainda não querem ser apelidados de delegados de vendas.

Seria uma ocupação digna, mas infelizmente não o sou pois também me parece que é uma atividade compensadora financeiramente.

Sds

ps. Ah, e sempre há a lista de usuários ignorados, que é onde tu estás na minha e deveria eu estar na sua. Só desperdiço meu tempo em responder-te aqui pois sua mensagem apareceu cotada na resposta de outro usuário. E tenha em mente que a Força é portuguesa, mas o avião e a empresa que o fabrica não, e são eles o tema da discussão.

Pode não ser delegado de vendas da Embraer, mas comporta-se como um. Prova disso é o facto de andar aqui constantemente a desmentir ou tentar demonstrar o contraditório sempre que o assunto se prende com qualquer equipamento oriundo do construtor de São José dos Campos.

Como também já lhe respondi num post anterior, pessoalmente teria vergonha se adotasse uma conduta semelhante à sua no Fórum Defesa Brasil, só para citar um espaço que conheço bem. Creio ser do mais elementar bom tom não nos imiscuirmos em decisões do foro interno de outras nações. Eu não vou para sites ou fóruns brasileiros apresentar opiniões ou visões sobre algo que não me diz minimamente respeito. Isso não é querer banir ninguém, é pura e simplesmente ter noção. Portanto, além de tudo o resto, ainda é desonesto intelectualmente.  ::)
« Última modificação: Maio 03, 2025, 09:58:25 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1879
Re: o Super Tucano em Portugal
« Responder #149 em: Maio 03, 2025, 10:18:58 pm »
Se está mal, então escusa de cá aparecer; como diz o provérbio, a porta da rua é serventia da casa. Aliás, a questão e o tópico dizem respeito à Força Aérea Portuguesa, logo não se percebe o que está aqui a fazer.

Ora que não é a primeira vez que tenta banir-me de assuntos do fórum, e como da outra vez te digo:

1 - mostre-me a letra do regulamento que proíbe ou vincula determinado assuntos à determinada nacionalidade;
2 - aponte-me à moderação caso eu tenha infringido esta ou algum outro tipo de regra;
3 - aponte algum outro motivo que enseje alguma punição/banimento.

Respeito qualquer decisão da moderação pois sei que um fórum, apesar de público, deve ser regido por normas a fim de permitir uma troca de ideias sadia e honesta e é assim que procuro me pautar em minhas participações. No mais, volto a repetir o que eu já havia respondido à esta afirmação:

Citar
E depois ainda não querem ser apelidados de delegados de vendas.

Seria uma ocupação digna, mas infelizmente não o sou pois também me parece que é uma atividade compensadora financeiramente.

Sds

ps. Ah, e sempre há a lista de usuários ignorados, que é onde tu estás na minha e deveria eu estar na sua. Só desperdiço meu tempo em responder-te aqui pois sua mensagem apareceu cotada na resposta de outro usuário. E tenha em mente que a Força é portuguesa, mas o avião e a empresa que o fabrica não, e são eles o tema da discussão.

Pode não ser delegado de vendas da Embraer, mas comporta-se como um. Prova disso é o facto de andar aqui constantemente a desmentir ou tentar demonstrar o contraditório sempre que o assunto se prende com qualquer equipamento oriundo do construtor de São José dos Campos.

Como também já lhe respondi num post anterior, pessoalmente teria vergonha se adotasse uma conduta semelhante à sua no Fórum Defesa Brasil, só para citar um espaço que conheço bem. Creio ser do mais elementar bom tom não nos imiscuirmos em decisões do foro interno de outras nações. Eu não vou para sites ou fóruns brasileiros apresentar opiniões ou visões sobre algo que não me diz minimamente respeito. Isso não é querer banir ninguém, é pura e simplesmente ter noção. Portanto, além de tudo o resto, ainda é desonesto intelectualmente.  ::)

Agora começo a entender uma coisa.
Tu, CharlieJaguar, pensas que as (poucas) opiniões que partilhas aqui são de alguma forma relevantes no foro interno da nação portuguesa.
Suponho que isso explica a tua obsessão com a caça a infiltrados e vendedores.

E depois EU é que bato mal?

Tu já me trataste como tratas o MMaria. E penso que tens a ideia que não sou brasileiro.
Por isso, não me parece que a pátria do forista é o teu problema.
O teu problema deve ser outro.