Gostava de ser uma mosquinha na parede segunda-feira, durante a reunião que o Secretário-Geral da NATO irá ter com o sonso do "rural". É que o Mark Rutte não tem fama de ficar calado.
Ainda ontem um conhecido meu, que por esta altura trabalha na cúpula do PSD, afirmava off the record que o PM, quando confrontado internamente com a questão dos 5% do PIB para a Defesa, diz quase sempre de imediato "é que nem pensar!". E isso deixa-me (deixa-nos) curioso(s) para ver o que irá ser então daqui para a frente caso o Governo entretanto não mude de ideias.
Vão continuar a fingir como até aqui
A não ser que o Markito ameace expulsar-nos da NATO, e mm se assim fosse tenho dúvidas que algo mudasse 
A progressão para os 5% seria suicida. É um patamar desmesurado e que ninguém na NATO pratica. É a retórica do Trump e sus muchachos para gerar o aumento dos níveis de despesa militar da NATO (deve ser a única coisa com que estou de acordo com a criatura), mas há etapas para lá se chegar, se é que isso vai acontecer.
Mas o Governo devia preparar já os 2% para o próximo OE e continuar depois com aumentos significativos nos anos seguintes.
O azar é que tudo indica que se estáo a preparar legislativas em 2026. E a despesa militar não conquista muitos votos....