Tens razão, não tinha anexado a notícia.
https://www.politico.eu/article/germany-france-europe-fighter-jet-defense-aviation/
É uma pena que haja estes desentendimentos na Europa, na verdade isto não beneficia ninguém.
No entanto Alemanha, Espanha e Suécia fariam um bom consórcio ao qual Portugal se poderia juntar como parceiro júnior.
Não há dinheiro nem mercado para três caças de 6a geração na Europa… a minha previsão é que isto é tudo postura negocial e a Alemanha e a França vão acabar por se entenderem, mas se não o fizerem, a Alemanha e a Suécia vão acabar por se juntar ao GCAP… é o meu palpite…
Claro que há dinheiro. Se não houver dinheiro na Europa, só os EUA e a China conseguiram ter.
Tudo depende de como for feito.
Para três caças? 200 Bi… mesmo que os produzam, vais fragmentar o mercado e cada caça vai ter um custo absolutamente horroroso… vais vender 100-200 de cada caça a 300 milhões cada… só para amortizar 50Bi (número conservador) de R&D em 200 aviões (número otimista, se tiveres 3 caças), são 250 milhões por aparelho, antes dos custos de produção e de adicionar o lucro…
Acho que o pessoal ainda não percebeu os custos envolvidos no desenvolvimento e produção de 6G. Queixam-se do custo do F-35, que vai produzir 3000-4000 aviões para ajudar a amortizar, o que os faz pensar que o 6G vai custar menos? A própria USAF já admitiu que o F-47 vai custar 200 milhões, só por aeronave… isso é mais do dobro do F-35. E os 6G europeus, milagrosamente vão custar 1/3, é isso? A não ser produzam um 5.5 ou 6G Lite, como o KAAN está para a 5G…
Já vários responsáveis europeus vieram a terreiro dizer que o melhor era o GCAP e o FCAS se fundirem num só programa, por uma questão de volume e de poupança de recursos em R&D, e agora acham que é financeiramente plausível desenvolverem 3? Boa sorte…
O preço de unidade produzida não vai variar muito, sejam produzidos um ou três modelos. O custo de R&D é que poderia ser maximizado se fosse só um, ganhando economias de escala. E mesmo aí não sei, sem concorrência as empresas tendem a inflacionar os custos, é só ver como disparam nos EUA.
Além disso, este investimento não é só União europeia, o UK está envolvido, o Japão, eventualmente a Arábia Saudita e vários países europeus fora da UE. O orçamento em defesa destes países juntos é enorme. São mais de 600B, não fica muito longe do triplo da China e compara com 800B dos EUA.
Eventualmente ganhar-se-ia alguma coisa havendo um projecto só mas não me parece dramático.
Também não me parece dramático o custo unitário, a evolução até está a ser bastante mais reduzida, senão vejamos.
2G para 3G - 1M USD para 3M USD
3G para 4G - 3M USD para 20M a 30M USD
4G para 5G - 30M USD para 120M USD.