6 Geração

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Re: 6 Geração
« Responder #150 em: Agosto 27, 2025, 05:36:19 pm »
O Tempest (GCAP) foi sinalizado como em risco de falhar numa auditoria do governo britânico

https://www.thisismoney.co.uk/money/markets/article-15027397/12bn-Tempest-fighter-jet-branded-unachievable.html?fbclid=IwY2xjawMaowRleHRuA2FlbQIxMQABHvK0EpxWm1z-lK7htDx2OfaKka6nBUjCe42ze8Cybolkb7rUD1VN1jdt7lA8_aem_CJXOrQYBqZ6rWQ3UPY35_g
O título do artigo é puro clickbait… este é um projeto essencial e estratégico para o Reino Unido, só superado pelo SSBN Successor (que também levou “cartão vermelho”, por exemplo) e os três governos estão em sintonia, inclusivamente relativamente à possibilidade de adicionar novos parceiros, como a Arábia Saudita e a Suécia. Estas auditorias servem como aviso, especialmente nas fases iniciais do projeto, porque projetos desta ordem de grandeza raramente conseguem ser concluídos sem atrasos e custos extra não previstos. Por exemplo, de certeza que o investimento total do Reino Unido não vai ser de 12 Bi GBP previstos para já, vai ser pelo menos o triplo quando tudo estiver terminado, porque dificilmente o custo total vai ficar abaixo do 60-100 Bi… recomendo sinceramente que leiam o artigo (que também saiu no UKDJ, por exemplo) antes de postarem respostas precipitadas. A própria NISTA diz que está tudo a correr como planeado, só que nesta fase ainda há muitas incertezas, o que é o comentário mais óbvio que existe.

Já o caso do FCAS é diferente, porque aí existem divergências políticas ao mais alto nível. Vamos ver o que vai sair dali… Não me admirava que eventualmente a Alemanha decidisse sair e juntar-se ao GCAP. Aí é que estava o circo armado… continuo a achar que neste momento tudo é uma negociação e que a maior probabilidade é de a Alemanha e a Feança se entenderem, mas já vi coisas mais surpreendentes acontecerem.

O programa que está mais atrasado é o que está melhor?
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #151 em: Agosto 27, 2025, 05:51:11 pm »
O Tempest (GCAP) foi sinalizado como em risco de falhar numa auditoria do governo britânico

https://www.thisismoney.co.uk/money/markets/article-15027397/12bn-Tempest-fighter-jet-branded-unachievable.html?fbclid=IwY2xjawMaowRleHRuA2FlbQIxMQABHvK0EpxWm1z-lK7htDx2OfaKka6nBUjCe42ze8Cybolkb7rUD1VN1jdt7lA8_aem_CJXOrQYBqZ6rWQ3UPY35_g
O título do artigo é puro clickbait… este é um projeto essencial e estratégico para o Reino Unido, só superado pelo SSBN Successor (que também levou “cartão vermelho”, por exemplo) e os três governos estão em sintonia, inclusivamente relativamente à possibilidade de adicionar novos parceiros, como a Arábia Saudita e a Suécia. Estas auditorias servem como aviso, especialmente nas fases iniciais do projeto, porque projetos desta ordem de grandeza raramente conseguem ser concluídos sem atrasos e custos extra não previstos. Por exemplo, de certeza que o investimento total do Reino Unido não vai ser de 12 Bi GBP previstos para já, vai ser pelo menos o triplo quando tudo estiver terminado, porque dificilmente o custo total vai ficar abaixo do 60-100 Bi… recomendo sinceramente que leiam o artigo (que também saiu no UKDJ, por exemplo) antes de postarem respostas precipitadas. A própria NISTA diz que está tudo a correr como planeado, só que nesta fase ainda há muitas incertezas, o que é o comentário mais óbvio que existe.

Já o caso do FCAS é diferente, porque aí existem divergências políticas ao mais alto nível. Vamos ver o que vai sair dali… Não me admirava que eventualmente a Alemanha decidisse sair e juntar-se ao GCAP. Aí é que estava o circo armado… continuo a achar que neste momento tudo é uma negociação e que a maior probabilidade é de a Alemanha e a Feança se entenderem, mas já vi coisas mais surpreendentes acontecerem.

O programa que está mais atrasado é o que está melhor?
Como?? Explica lá em que é que o GCAP está mais atrasado que o FCAS… já tem o acordo industrial finalizado, um conceito definido, o primeiro demonstrador vai voar antes de 2030 e vai entrar ao serviço pelo menos 5 anos antes do FACS.  Em que aspeto é que o FCAS está mais desenvolvido? O próprio CEO da Dassault diz que antes de 2040 nem pensar… neste momento o FCAS é uma declaração de intenções política, sem definição de conceito e desempenho, a não ser que vai ter que haver uma versão navalizada, por causa da França.
« Última modificação: Agosto 27, 2025, 05:55:23 pm por JohnM »
 

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Re: 6 Geração
« Responder #152 em: Agosto 27, 2025, 06:46:29 pm »
O Tempest (GCAP) foi sinalizado como em risco de falhar numa auditoria do governo britânico

https://www.thisismoney.co.uk/money/markets/article-15027397/12bn-Tempest-fighter-jet-branded-unachievable.html?fbclid=IwY2xjawMaowRleHRuA2FlbQIxMQABHvK0EpxWm1z-lK7htDx2OfaKka6nBUjCe42ze8Cybolkb7rUD1VN1jdt7lA8_aem_CJXOrQYBqZ6rWQ3UPY35_g
O título do artigo é puro clickbait… este é um projeto essencial e estratégico para o Reino Unido, só superado pelo SSBN Successor (que também levou “cartão vermelho”, por exemplo) e os três governos estão em sintonia, inclusivamente relativamente à possibilidade de adicionar novos parceiros, como a Arábia Saudita e a Suécia. Estas auditorias servem como aviso, especialmente nas fases iniciais do projeto, porque projetos desta ordem de grandeza raramente conseguem ser concluídos sem atrasos e custos extra não previstos. Por exemplo, de certeza que o investimento total do Reino Unido não vai ser de 12 Bi GBP previstos para já, vai ser pelo menos o triplo quando tudo estiver terminado, porque dificilmente o custo total vai ficar abaixo do 60-100 Bi… recomendo sinceramente que leiam o artigo (que também saiu no UKDJ, por exemplo) antes de postarem respostas precipitadas. A própria NISTA diz que está tudo a correr como planeado, só que nesta fase ainda há muitas incertezas, o que é o comentário mais óbvio que existe.

Já o caso do FCAS é diferente, porque aí existem divergências políticas ao mais alto nível. Vamos ver o que vai sair dali… Não me admirava que eventualmente a Alemanha decidisse sair e juntar-se ao GCAP. Aí é que estava o circo armado… continuo a achar que neste momento tudo é uma negociação e que a maior probabilidade é de a Alemanha e a Feança se entenderem, mas já vi coisas mais surpreendentes acontecerem.

O programa que está mais atrasado é o que está melhor?
Como?? Explica lá em que é que o GCAP está mais atrasado que o FCAS… já tem o acordo industrial finalizado, um conceito definido, o primeiro demonstrador vai voar antes de 2030 e vai entrar ao serviço pelo menos 5 anos antes do FACS.  Em que aspeto é que o FCAS está mais desenvolvido? O próprio CEO da Dassault diz que antes de 2040 nem pensar… neste momento o FCAS é uma declaração de intenções política, sem definição de conceito e desempenho, a não ser que vai ter que haver uma versão navalizada, por causa da França.


Citar
TOKYO, May 30 (Reuters) - Japan has growing doubts that its next-generation fighter project with Britain and Italy will meet a 2035 rollout target, potentially forcing Tokyo to plug air defence gaps with new U.S. F-35 stealth planes or upgrades to aging jets, two sources said.

Com a entrada do Japão e as modificações pedidas por este, o FCAS e o GCAP não são concorrentes.
 

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Re: 6 Geração
« Responder #153 em: Agosto 29, 2025, 02:59:50 pm »
O Tempest (GCAP) foi sinalizado como em risco de falhar numa auditoria do governo britânico

https://www.thisismoney.co.uk/money/markets/article-15027397/12bn-Tempest-fighter-jet-branded-unachievable.html?fbclid=IwY2xjawMaowRleHRuA2FlbQIxMQABHvK0EpxWm1z-lK7htDx2OfaKka6nBUjCe42ze8Cybolkb7rUD1VN1jdt7lA8_aem_CJXOrQYBqZ6rWQ3UPY35_g
O título do artigo é puro clickbait… este é um projeto essencial e estratégico para o Reino Unido, só superado pelo SSBN Successor (que também levou “cartão vermelho”, por exemplo) e os três governos estão em sintonia, inclusivamente relativamente à possibilidade de adicionar novos parceiros, como a Arábia Saudita e a Suécia. Estas auditorias servem como aviso, especialmente nas fases iniciais do projeto, porque projetos desta ordem de grandeza raramente conseguem ser concluídos sem atrasos e custos extra não previstos. Por exemplo, de certeza que o investimento total do Reino Unido não vai ser de 12 Bi GBP previstos para já, vai ser pelo menos o triplo quando tudo estiver terminado, porque dificilmente o custo total vai ficar abaixo do 60-100 Bi… recomendo sinceramente que leiam o artigo (que também saiu no UKDJ, por exemplo) antes de postarem respostas precipitadas. A própria NISTA diz que está tudo a correr como planeado, só que nesta fase ainda há muitas incertezas, o que é o comentário mais óbvio que existe.

Já o caso do FCAS é diferente, porque aí existem divergências políticas ao mais alto nível. Vamos ver o que vai sair dali… Não me admirava que eventualmente a Alemanha decidisse sair e juntar-se ao GCAP. Aí é que estava o circo armado… continuo a achar que neste momento tudo é uma negociação e que a maior probabilidade é de a Alemanha e a Feança se entenderem, mas já vi coisas mais surpreendentes acontecerem.

O programa que está mais atrasado é o que está melhor?
Como?? Explica lá em que é que o GCAP está mais atrasado que o FCAS… já tem o acordo industrial finalizado, um conceito definido, o primeiro demonstrador vai voar antes de 2030 e vai entrar ao serviço pelo menos 5 anos antes do FACS.  Em que aspeto é que o FCAS está mais desenvolvido? O próprio CEO da Dassault diz que antes de 2040 nem pensar… neste momento o FCAS é uma declaração de intenções política, sem definição de conceito e desempenho, a não ser que vai ter que haver uma versão navalizada, por causa da França.


Citar
TOKYO, May 30 (Reuters) - Japan has growing doubts that its next-generation fighter project with Britain and Italy will meet a 2035 rollout target, potentially forcing Tokyo to plug air defence gaps with new U.S. F-35 stealth planes or upgrades to aging jets, two sources said.

Com a entrada do Japão e as modificações pedidas por este, o FCAS e o GCAP não são concorrentes.
As especificações são, de facto, diferentes, o GCAP vai ser um “monstro” de longo alcance do tamanho do F-11 e maior que o F-15, enquanto o FCAS vai ser mais “maneirinho”, mas continuam a ser concorrentes em termos de recursos… cada um vai custar uns 100Bi a desenvolver, quero ver de onde vai vir i dinheiro para ambos… entretanto, enquanto a Alemanha ameaça sair do FCAS, no GCAP…

https://ukdefencejournal.org.uk/uk-and-japan-to-accelerate-new-fighter-jet-project/
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #154 em: Setembro 10, 2025, 03:48:24 am »
Enquanto o FCAS está a beira do colapso, no GCAP vai tudo de vento em popa…

https://ukdefencejournal.org.uk/gcap-firms-in-electronics-consortium-for-sixth-gen-fighter/

Sem dúvida, o GCAP seria o meu preferido para a FAP, por causa do seu longo alcance e porque vai ser uma caça de superioridade aérea, o que complementa na perfeição o F-35A. O FCAS é mais um equivalente G6 do F-35 que um.complemento.
 
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Re: 6 Geração
« Responder #155 em: Setembro 10, 2025, 10:47:14 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉
João Pereira
 

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Re: 6 Geração
« Responder #156 em: Setembro 10, 2025, 11:13:03 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉
Sem dúvida irá haver FCAS; agora quando e quem vão ser os parceiros é que vai ser interesante. Vamos ver o  que a Alemanha vai fazer.
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 11:20:08 am por JohnM »
 

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Re: 6 Geração
« Responder #157 em: Setembro 10, 2025, 11:16:18 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉

Tenho sérias dúvidas que governo Francês (seja ele qual for no curto prazo), deixe a Dassault cair.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: 6 Geração
« Responder #158 em: Setembro 10, 2025, 11:26:16 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉
Sem dúvida irá haver FCAS; agora quando e quem vão ser os parceiros é que vai ser interesante. Vamos ver o  que a Alemanha vai fazer.

Não tem muito para onde fugir.
Visto que o F-35 na Alemanha é da Rheinmetall, a única solução era comprar mais Eurofighter Typhoon para conseguirem manter a fabrica da Airbus aberta.
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #159 em: Setembro 10, 2025, 11:30:43 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉
Sem dúvida irá haver FCAS; agora quando e quem vão ser os parceiros é que vai ser interesante. Vamos ver o  que a Alemanha vai fazer.

Não tem muito para onde fugir.
Visto que o F-35 na Alemanha é da Rheinmetall, a única solução era comprar mais Eurofighter Typhoon para conseguirem manter a fabrica da Airbus aberta.
Ou entrarem no GCAP, o que já foi avançado como possibilidade pela própria Alemanha, embora provavelmente mais como tattoos negociam que outra coisa, e onde já foi dito que seriam recebidos de braços abertos…
 

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Re: 6 Geração
« Responder #160 em: Setembro 10, 2025, 11:58:45 am »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉

Tenho sérias dúvidas que governo Francês (seja ele qual for no curto prazo), deixe a Dassault cair.

O FCAS vai existir, com ou sem a Alemanha ! A França é o unico país da Europa Ocidental , que pode produzir tudo em armamento, incluindo um caça capaz !  :G-beer2:


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Re: 6 Geração
« Responder #161 em: Setembro 10, 2025, 12:10:48 pm »
Duvido muito que a AIRBUS deixe cair o projecto...
Se calhar faz falta uma "limpeza" nos parceiros atuais. 😉

Tenho sérias dúvidas que governo Francês (seja ele qual for no curto prazo), deixe a Dassault cair.

O FCAS vai existir, com ou sem a Alemanha ! A França é o unico país da Europa Ocidental , que pode produzir tudo em armamento, incluindo um caça capaz !  :G-beer2:
Estás a falar da França que tem um défice orçamental de quase 6% do PIB, uma divida pública de quase 130% desse mesmo PIB, e que tem os terceiros juros de divida mais altos da UE? Da Franca que derruba governos porque se quer reformar aos 62 anos e viver os últimos 20 anos à custa do Estado? Da França que não conseguiu desenvolver um 5G e agora vai saltar sozinha do 4G para o 6G? Essa França é que vai pagar sozinha (ou com a Espanha) 100 Bi de desenvolvimento e aquisição? É desse França que estás  a falar ou doutra que só existe na tua cabeça?

Se a vaca leiteira alemã sair, a França vai desenvolver, no máximo, um 5.25G, nem 5.5G vai ser… 6G só se for da Revell.
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 12:27:43 pm por JohnM »
 
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Re: 6 Geração
« Responder #162 em: Setembro 10, 2025, 01:03:49 pm »
Nem de propósito,  a França hoje está ao rubro...
Quanto a déficits, a coisa não anda fácil para eles, mas se formos por aí...
Discordo contigo quando dizes que não tiveram capacidade.
Penso que foi uma decisão política tendo em conta fatores económicos, timings,  necessidades imediatas e realidades geopolíticas à data dessas decisões.
Não sei que cenário seria melhor para a França do presente.
Se ter um G4.5 fiável,  bem armado e testado e que cumpre com aquilo que supostamente são as necessidades atuais do país.  Totalmente francês.
Ou hipoteticamente ter um G5 "tremido' como o F35 é,  com todos os problemas que tem revelado,  com a agravante de não ter as alternativas que outros países têm.
Sim, porque caso tivessem avançado com um G5, imediatamente pararia o desenvolvimento do RAFALE.
João Pereira
 
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Re: 6 Geração
« Responder #163 em: Setembro 10, 2025, 01:15:27 pm »
Nem de propósito,  a França hoje está ao rubro...
Quanto a déficits, a coisa não anda fácil para eles, mas se formos por aí...
Discordo contigo quando dizes que não tiveram capacidade.
Penso que foi uma decisão política tendo em conta fatores económicos, timings,  necessidades imediatas e realidades geopolíticas à data dessas decisões.
Não sei que cenário seria melhor para a França do presente.
Se ter um G4.5 fiável,  bem armado e testado e que cumpre com aquilo que supostamente são as necessidades atuais do país.  Totalmente francês.
Ou hipoteticamente ter um G5 "tremido' como o F35 é,  com todos os problemas que tem revelado,  com a agravante de não ter as alternativas que outros países têm.
Sim, porque caso tivessem avançado com um G5, imediatamente pararia o desenvolvimento do RAFALE.
Sim, isso é debatível, tens razão, mas o que existe no terreno hoje é um 4.5G… a França acabou por não desenvolver um 5G, seja porque razão for…
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #164 em: Setembro 10, 2025, 01:29:19 pm »
Um bom resumo do estado atual das coisas com o FCAS... apenas um louco se quereria juntar a este projeto antes disto tudo resolvido...
https://www.msn.com/en-us/money/companies/airbus-dassault-rift-risks-europe-s-sixth-gen-fighter-edge/ar-AA1MgFVU?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=68c16c09eff04e05a4eafcb64b47ef8c&ei=128