UH-60A Black Hawk na FAP

  • 808 Respostas
  • 177668 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7533
  • Recebeu: 8779 vez(es)
  • Enviou: 5923 vez(es)
  • +10236/-2964
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #795 em: Dezembro 08, 2025, 05:04:00 pm »
Na edição deste mês da revista "AirForces Monthly".


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sivispacem, wyldething, joaopeniche, Nighthawk, LightningBolt

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 22390
  • Recebeu: 7984 vez(es)
  • Enviou: 9089 vez(es)
  • +8183/-14093
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #796 em: Dezembro 10, 2025, 11:43:00 am »
Citar
Um helicóptero UH-60 Black Hawk esteve em missão de treino de reconhecimento de heliportos hospitalares, aterrando novamente no heliporto do Hospital de São João, no Porto, no Hospital Universitário de Coimbra e no Hospital de São Teotónio, em Viseu. 🚁🏥

Este treino torna-se fundamental para garantir uma resposta rápida e segura. 🫡


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lampuka, LightningBolt

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7533
  • Recebeu: 8779 vez(es)
  • Enviou: 5923 vez(es)
  • +10236/-2964
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #797 em: Dezembro 10, 2025, 05:10:10 pm »
Citar
Força Aérea testa helicópteros Black Hawk no Porto, Coimbra e Viseu
Missão de reconhecimento para futuro uso em heliportos hospitalares.

https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/forca-aerea-testa-helicopteros-black-hawk-no-porto-coimbra-e-viseu
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Snakeye

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #798 em: Dezembro 10, 2025, 06:01:56 pm »
Primeiro voo por cá do UH-60L 29807, esta tarde.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Lightning, sivispacem, Anthropos, wyldething, PTWolf, Nighthawk

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7533
  • Recebeu: 8779 vez(es)
  • Enviou: 5923 vez(es)
  • +10236/-2964
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #799 em: Dezembro 10, 2025, 06:18:51 pm »
Primeiro voo por cá do UH-60L 29807, esta tarde.


Boa, até que enfim.  c56x1

Obrigado, Snakeye.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 22390
  • Recebeu: 7984 vez(es)
  • Enviou: 9089 vez(es)
  • +8183/-14093
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #800 em: Dezembro 10, 2025, 06:27:08 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1908
  • Recebeu: 1125 vez(es)
  • Enviou: 1233 vez(es)
  • +468/-708
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #801 em: Dezembro 10, 2025, 09:10:51 pm »
Primeiro voo por cá do UH-60L 29807, esta tarde.



Aparentemente este é menos laranja que os anteriores. É para ficar assim?
Cumprimentos,
 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1430
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 3835 vez(es)
  • +1436/-351
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #802 em: Dezembro 10, 2025, 10:34:55 pm »
Primeiro voo por cá do UH-60L 29807, esta tarde.



Aparentemente este é menos laranja que os anteriores. É para ficar assim?

Possivelmente por este ser efetivamente militar
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1908
  • Recebeu: 1125 vez(es)
  • Enviou: 1233 vez(es)
  • +468/-708
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #803 em: Dezembro 10, 2025, 10:53:16 pm »
Primeiro voo por cá do UH-60L 29807, esta tarde.



Aparentemente este é menos laranja que os anteriores. É para ficar assim?

Possivelmente por este ser efetivamente militar

Se o fosse não poderia ter sido comprado via PRR (teoricamente falando, é claro), como foi....
Cumprimentos,
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1337
  • Recebeu: 670 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +97/-12
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #804 em: Dezembro 11, 2025, 04:13:11 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE KIT DE INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTO MEDEVAC PARA O SISTEMA DE ARMAS UH-60   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   AIR METHODS LLC   79.955,61 €   11-12-2025
 

*

howlett

  • Membro
  • *
  • 27
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +1/-0
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #805 em: Dezembro 18, 2025, 01:58:19 pm »
26901 a caminho dos states será que vai trazer mais um pó natal? https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1848
  • Recebeu: 831 vez(es)
  • Enviou: 830 vez(es)
  • +449/-2109
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #806 em: Dezembro 18, 2025, 02:18:09 pm »
Estava de olho nele.

Pode também ir a caminho de Halifax para os P3...
João Pereira
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1337
  • Recebeu: 670 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +97/-12
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #807 em: Dezembro 19, 2025, 10:40:48 am »
Estava de olho nele.

Pode também ir a caminho de Halifax para os P3...

Está em Halifax... Não quer dizer que não possa dar um "saltinho" aos EUA para trazer um UH-60L para pôr no sapatinho  ;)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7533
  • Recebeu: 8779 vez(es)
  • Enviou: 5923 vez(es)
  • +10236/-2964
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #808 em: Dezembro 20, 2025, 12:24:28 pm »
Notícia com um mês, mas agora completa.

Citar
Faltam mais de metade dos pilotos necessários para os helicópteros Black Hawk
A esquadra que receberá quatro helicópteros de evacuação médica tem três tripulações para cinco aeronaves

20 novembro 2025 - 22:57

Vítor Matos
Jornalista

Os “Panteras” da Esquadra 551, que operam os UH-60 Black Hawks da Força Aérea a partir de Ovar, não dispõem de metade dos pilotos previstos para o quadro, apesar de o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, ter garantido, na semana passada, que a Força Aérea Portuguesa (FAP) dispunha de militares para assegurar a missão de apoio à evacuação médica com a aquisição de quatro helicópteros adicionais. A esquadra tem 14 pilotos para um quadro de 35, mas metade não pode voar por, neste momento, não possuir as qualificações necessárias.

A FAP já recebeu cinco helicópteros Black Hawk mé­dios — de uma encomenda de nove destas aeronaves norte-americanas em segunda mão — para combate aos fogos. Em agosto do próximo ano somam-se os quatro ‘hélis’ anunciados por Nuno Melo para evacuações médicas, comprados por €32 milhões e financiados pelo PRR, o que fará os meios da Esquadra 551 crescerem para nove aeronaves, e para 13 no futuro. O problema, segundo o quadro de pilotos a que o Expresso teve acesso, é exatamente o número de militares disponíveis para pilotar os helicópteros e assegurar os turnos necessários.

Nos helicópteros pesados Merlin EH-101, mantém-se o problema crónico da falta de pilotos

Segundo as tabelas consultadas pelo Expresso, a Esquadra 551 apresenta um quadro previsto para integrar 35 pilotos — para uma esquadra de nove ‘hélis’ e não de 13, segundo o Expresso conseguiu apurar —, mas neste momento conta apenas com 14 pilotos (um major, seis capitães, quatro tenentes e três alferes). Os dados correspondem à situação verificada há uma semana e revelam que os “Panteras” dispõem de sete pilotos qualificados para voar (um deles é o próprio comandante da esquadra e único instrutor que pode qualificar os restantes) e de mais sete pilotos sem as qualificações. Como nos helicópteros Black Hawk cada tripulação é composta por dois pilotos, isto significa que hoje há três tripulações disponíveis para operar as cinco aeronaves existentes. Se estiverem todos qualificados no próximo verão, quando é suposto estes meios serem empenhados no combate aos fogos e chegarem os novos helicópteros, haverá, no máximo, sete tripulações para nove aeronaves.

Ministro garante meios

“Não me passaria pela cabeça, como ministro da Defesa Nacional, promover uma aquisição destes equipamentos e avançar para mais esta missão militar de apoio à população civil sem que a Força Aérea antecipadamente garantisse que não só tem disponibilidade para o fazer, tem vontade para o fazer, mas também tem militares disponíveis para o assegurar”, disse o governante na passada sexta-feira, à margem da abertura do ano académico do Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa. O ministro respondia a uma pergunta dos jornalistas sobre se estas missões não iriam sobrecarregar a FAP.



Quando se desencadeou a polémica sobre a alegada inadequação dos Black Hawks para a emergência médica primária — são adequados para a evacuação médica, o que tecnicamente é diferente —, Nuno Melo publicou nas redes sociais um quadro de um relatório a dizer que estes helicópteros eram uma excelente escolha para “operações de evacuação médica, devido às suas capacidades excecionais e de versatilidade”. O Expresso tem solicitado o acesso ao documento completo (que levou à decisão de abrir novo concurso para fornecer o INEM com helicópteros e não recorrer aos militares), mas nunca obteve resposta do Ministério da Defesa.

A falta de pilotos não se verifica apenas para os Black Hawks. Na esquadra dos “Zangões”, com os helicópteros ligeiros AW119 Koala, que operam a partir de Beja, a situação parece mais desafogada, apesar de também estar em défice: dispõe de 11 pilotos para sete aeronaves, mas ainda assim são quase metade dos 20 que seriam necessários.

Na esquadra “Fénix”, que funciona na ilha Terceira, na Base das Lajes, há seis pilotos para um quadro de 13

No caso dos helicópteros pesados Merlin EH-101, mantém-se o problema crónico da falta de pilotos e de tempo de descanso para compensar os turnos a que as tripulações são sujeitas. Na Esquadra 751, os “Pumas” do Montijo, há apenas 12 pilotos (11 qualificados) para uma necessidade de 21. Isto significa que as tripulações disponíveis são cinco. Este pessoal tem de manter o alerta permanente de 24 horas para as missões de busca e salvamento no mar a partir do Montijo, garantir a operação em Porto Santo (onde está estacionada uma aeronave) e dar apoio, quando necessário, à Esquadra 752, nos Açores.

Na esquadra 752 “Fénix”, que funciona na ilha Terceira, na Base das Lajes, há seis pilotos para um quadro de 13, mas, segundo apurou o Expresso, a unidade só dispõe de um piloto comandante, pelo que haverá apenas uma tripulação disponível em cada momento. Quando é necessário mais do que uma tripulação, solicita-se a “ajuda” de um coronel na reserva e de um general no ativo, que não estão colocados na esquadra. Ainda não se sabe como o Ministério da Defesa Nacional e a FAP planeiam inverter ou atenuar o défice de pilotos, não tendo respondido às perguntas do Expresso até ao fecho desta edição.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-20-faltam-mais-de-metade-dos-pilotos-necessarios-para-os-helicopteros-black-hawk-51cc61b1
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, goncalobmartins