F-35A Lightning II na FAP

• 4266 Respostas
  • 965179 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 6508
  • Recebeu: 1312 vez(es)
  • Enviou: 3058 vez(es)
  • +3671/-1644
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4260 em: Dezembro 25, 2025, 06:04:44 am »
Em comparação, parece que sabemos mais detalhes a respeito dos nossos projetos SAFE e já se revelou mais do que de outros países europeus.  Portugal: campeão europeu da transparência. :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 25, 2025, 06:05:20 am por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 277
  • Recebeu: 207 vez(es)
  • Enviou: 134 vez(es)
  • +58/-58
« Responder #4261 em: Dezembro 25, 2025, 07:00:08 pm »
Mais uma pérola do nosso youtuber favorito.  :mrgreen:
 :arrow:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

P44

• Investigador
  • 22434
  • Recebeu: 8020 vez(es)
  • Enviou: 9137 vez(es)
  • +8189/-14151
« Responder #4262 em: Hoje às 10:42:28 am »
 :o

De manera un tanto sorpresiva, el Consejo de Ministros ha aprobado hoy la compra de 48 F-35C para el Ejército del Aire y del Espacio, confirmando además el acuerdo estratégico con Francia que se llevaba unos meses rumores para el desarrollo del futuro portaaviones convencional español.

https://foronaval.com/2025/12/27/f-35c-para-el-ejercito-del-aire-y-la-armada/

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

nelson38899

• Investigador
  • 5741
  • Recebeu: 1032 vez(es)
  • Enviou: 946 vez(es)
  • +781/-2793
« Responder #4263 em: Hoje às 11:30:08 am »
Tenho muitas dúvidas quanto a essa notícia seja verdadeira, procurei por outros sites e só encontrei isto

https://www.politico.eu/article/spain-scraps-plans-on-buying-f-35-fighter-jets-el-pais-reports/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

JohnM

• Investigador
  • 1991
  • Recebeu: 1486 vez(es)
  • Enviou: 627 vez(es)
  • +394/-134
« Responder #4264 em: Hoje às 02:36:22 pm »
:o

De manera un tanto sorpresiva, el Consejo de Ministros ha aprobado hoy la compra de 48 F-35C para el Ejército del Aire y del Espacio, confirmando además el acuerdo estratégico con Francia que se llevaba unos meses rumores para el desarrollo del futuro portaaviones convencional español.

https://foronaval.com/2025/12/27/f-35c-para-el-ejercito-del-aire-y-la-armada/

Também tenho as minhas dúvidas, mas a ser verdade, seriam excelentes notícias, não só para o Ejercito del Aire e Armada , mas também para Portugal, porque quando a Espanha, que tem sido um dos principais opositores da política americana relativamente à NATO, adquire até 72 aviões, começa a ser difícil ao governo português continuar a ser “a mais pura das donzelas”. Começam-se a acabar as desculpas para não adquirir no mínimo uma esquadra de F-35A.

Uma surpresa relativamente menor é o facto de todos serem na versão C, mas acaba por fazer sentido, já que uniformiza a logística ida frota inteira e a Espanha, tal como nós, precisa de aviões com longo alcance devido à sua posição geográfica no seio da NATO…

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 277
  • Recebeu: 207 vez(es)
  • Enviou: 134 vez(es)
  • +58/-58
« Responder #4265 em: Hoje às 03:25:28 pm »
F-35C no exercito del aire e armada permitiria que pudessem ser transitadas aeronaves do 1º para o 2º (para reposição de perdas e fadiga seja em paz ou guerra). Não é apenas só vantagens , o F-35C é em termos de desempenho é ligeiramente menos capaz que o F-35A, sendo que Espanha já tem quantidades relevantes de Eurofighters para o papel de luta aérea.

De facto facilitava para Portugal que Espanha adquirisse o F-35C, no entanto não vejo que isso fosse estritamente necessário uma vez que a Alemanha já assinou encomendas para aeronaves adicionais recentemente e a meu ver, politicamente deixou as portas abertas com esse precedente para outros paises fazerem o mesmo. Eu acho que Espanha é que vai adquirir F-35 pelo precedente português por se encontrarem menos avançados que Portugal nessa decisão e com receio de ficar para trás relativamente a todos os demais parceiros. Neste momento não tem alternativas seja de 5G seja de aeronaves embarcadas.
« Última modificação: Hoje às 03:27:38 pm por Pilotasso »

*

JohnM

• Investigador
  • 1991
  • Recebeu: 1486 vez(es)
  • Enviou: 627 vez(es)
  • +394/-134
« Responder #4266 em: Hoje às 03:28:36 pm »
F-35C no exercito del aire e armada permitiria que pudessem ser transitadas aeronaves do 1º para o 2º (para reposição de perdas e fadiga seja em paz ou guerra). Não é apenas só vantagens , o F-35C é em termos de desempenho é ligeiramente menos capaz que o F-35A, sendo que Espanha já tem quantidades relevantes de Eurofighters para o papel de luta aérea.

De facto facilitava para Portugal que Espanha adquirisse o F-35C, no entanto não vejo que isso fosse estritamente necessário uma vez que a Alemanha já assinou encomendas para aeronaves adicionais recentemente e a meu ver, politicamente deixou as portas abertas com esse precedente para outros paises fazerem o mesmo. Eu acho que Espanha é que vai adquirir F-35 pelo precedente português por se encontrarem menos avançados que Portugal nessa decisão e com receio de ficar para trás relativamente a todos os demais parceiros. Neste momento não tem alternativas seja de 5G seja de aeronaves embarcadas.
Yup…