Entretanto, na Alemanha… https://www.threads.com/@globeviewnews/post/DQBpY_Ujqoq?xmt=AQF0Gp1QcEfssdkQZg1ld4yohWcRoAgAdrVQKck-jzu28Q&slof=1
Uma opinião, a Alemanha é (de longe) o país europeu que mais se entalou com a "brincadeira" do conflito Rússia/Ucrânia.
O mais industrializado e com a competitividade dessa indústria alicerçada em grande parte nos custos energéticos baixos vindos da Rússia.
Com um sector automóvel pressionado pela concorrência chinesa, sobretudo nos eléctricos.
Sinceramente, não sei se até certo ponto não estarão totalmente subjugados pelos EUA. E isso não é uma crítica aos americanos, antes pelo contrário.
Dependem em grande parte deles energéticamente.
São o principal destino das suas exportações.
Biden estendeu o tapete.
E Trump agora, como homem de negócios que é, não tem qualquer problema em puxá-lo.
Basta ameaçar, como já fez, com as tarifas. A Europa tremeu de imediato. E foi logo beijar-lhe a mão.
Lentamente vamos perceber onde estamos metidos, e não tenho nenhuma dúvida que esta compra tem o dedo de Trump pelos motivos que escrevi acima.
Não se trata só do avião, é tudo o resto.
E isto não tem a ver com gostar mais ou menos destes ou daqueles. É apenas verificar factos e uma cadeia de acontecimentos recentes que começa com determinadas políticas climáticas que colocam a Europa dependente de terceiros em termos de energia a preços competitivos. Inicialmente dos russos.
Estou-me a referir à substituição do carvão e do nuclear, muito populares, mas desastrosas economicamente.
Seguida de um conflito e sanções que penalizam apenas a Europa.
Tudo junto é o cenário actual.
Culpados? Apenas a cúpula europeia.
Realmente a UE podia seguir uma política totalmente oposta e semelhante à do merceeiro Trump, fecharmos os olhos à invasão russa da Ucrãnia, como foi feito em 2014 e que tão bons resultados deu!
Sobre a energia, por acaso a Alemanha até lhe pregou uma partida, já que o preço da energia baixou no 2º semestre de 2024, ao contrário por exemplo de Portugal que disparou!!!!!!
Que me lembre, a economia alemã nunca viveu dos custos de produção baixos. Se assim fosse, teriam custos de mão-de-obra baratos, o que não corresponde à realidade.
https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Electricity_price_statisticsEm qualquer conflito que eu me lembre, e já cá ando à muitas décadas, o preço da energia dispara, incluindo o petróleo, o gás....... mas os alemães não morreram ao frio como muitos previram e já vão para o 3º inverno a seguir à invasão russa disparatada!
Em relação à política errada de acabar com todas as fontes de energia fóssil e substituir pelas renováveis, aí dou-lhe razão, é um total disparate obrigarmos a nossa população e as nossas empresas a mudarem pela força da lei, de energias mais poluentes, mas muito mais baratas, por outras amigas do ambiente mas que podem colocar em causa a sua viabilidade! Mas também não deixa de ser verdade que toda a Europa tem apostado imenso em produção de energia própria o que também contribui para dependermos menos de combustíveis fósseis.
Eu em qualquer conflito, normalmente defendo quem é o mais fraco ou o mais próximo de mim (aliados).
Falar na versão mercantilista da escolha de que o conflito militar devia prevalecer a lei do mais forte, encaixa que nem uma luva no que defende Trump, e eu não sei se são esses os princípios que defende.
A maior falha da UE é e sempre foi a ausência de força militar! Porque em termos económicos eu não vejo as economias a abrandar e ao contrário, a inflação continua alta, o que indicia que a economia não está mais fraca, antes pelo contrário!
E já agora, com o SAFE (compras militares principalmente na UE) em marcha, o custo da energia a baixar lentamente, a economia europeia vai ter que tendência?