F-35A Lightning II na FAP

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3720 em: Outubro 04, 2025, 02:00:48 pm »
Se realmente a ideia é apoiar a industria nacional, um negocio entre a Ceiia e a Airbus para montar uma linha de modernização dos EF cá é talvez a melhor coisa possível.

Mas a industria nacional começa e termina na numa empresa brasileira.

Para quê? Com tanta empresa europeia a trabalhar no Eurofighter, e com os diversos participantes já com mão no trabalho de modernização, de que valia ter mais uma empresa, neste caso portuguesa, a fazer um trabalho de nicho, para uma aeronave de nicho?

Se queremos associar a aquisição de caças à indústria nacional, as opções mais rentáveis são:
-entrar num programa 6G, aproveitar que nada está definido, e assim assegurar parte da linha de produção;
-incluir no programa do caça escolhido (seja 5G ou 6G) a participação num projecto de Loyal Wingman;
-incluir no pacote a criação de uma unidade de produção de munições associada ao caça escolhido;
-ou, numa opção fora da caixa, comprar KF-21 e tornar-te no primeiro produtor do avião nesta região do globo.

Se era para ter em Portugal indústria associada à modernização de caças, fazia sentido que estes fossem F-16, pois já existe o know-how com aeronave - isto como parte de uma solução stop-gap.

Neste sentido, poderias também fazer modernização de F-16 para a Ucrânia, recorrendo a F-16 do AMARG.

Nem os nosso F-16 conseguimos modernizar porque a USAF não nos liga nenhuma.

Em segunda mão só tens os Thypoon T1, mas precisam de modernização para serem relevantes. Quanto ao 6ºG vamos ver, ainda são programas muito novos.
Basta ver o que aconteceu com os turcos para perceber como estes programas podem cair.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3721 em: Outubro 04, 2025, 02:42:14 pm »
O programa do KAAN não sofreu qualquer atraso, todos os protótipos têm motores, o pior será os primeiros caças da produção em série, já que o motor turco ainda levará alguns anos até começar a ser entregue.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3722 em: Outubro 04, 2025, 07:29:24 pm »
Nem os nosso F-16 conseguimos modernizar porque a USAF não nos liga nenhuma.

Em segunda mão só tens os Thypoon T1, mas precisam de modernização para serem relevantes. Quanto ao 6ºG vamos ver, ainda são programas muito novos.
Basta ver o que aconteceu com os turcos para perceber como estes programas podem cair.

Tu não consegues modernizar os F-16 para V, porque nunca se arranjou verba para tal. Não tem nada a ver com a USAF.

Em segunda mão, se fizeres uma proposta decente, se calhar os Emirados vendem-te uns Block 60, e não precisas de modernizar nada, e a transição dos MLU para os Block 60 seria muito mais rápida.

Ir buscar Typhoon Tranche 1, que estão a virar mulas em todo o lado, para depois modernizar, não faz sentido nenhum. Além de ficar caro o processo, atingirias a FOC da frota passado uns 10 anos. Nessa altura já precisavam de ser substituídos pela sua obsolescência.

Mesmo aquela ideia de 20 Typhoon + 20 F-35 não passa de uma fantasia. Existe o enorme risco da FAP engolir a conversa do 20 + 20, e depois de receber os Typhoons, o Governo em posse cancela qualquer programa para a outra esquadra, ficando tudo reduzido a 20 Typhoons e Super Tucanos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3723 em: Outubro 04, 2025, 09:30:31 pm »
Estive ontem a ler sobre a 6a geração. Que Portugal estará mais inclinado a virar-se para o consórcio Itália/Reino Unido/Japão. Que a nível do outro consórcio já existe divisões entre França e Alemanha acerca do peso da aeronave e a que função se destina, existem também divisões acerca dos motores, França quer motores menos potentes ao contrário da Alemanha e pelo que percebi deverá ter a ver com os prazos de entrada da aeronave ao serviço, que mais do que 2040 é uma não questão ou seja não poderá ultrapassar esse prazo, e com ameaças em forma de desabafo por parte da França, que já construíram aeronaves deste calibre, sabem como construir e que na verdade não precisam de estar integrados em consórcio nenhum (as palavras não terão sido estas mas a ideia é esta) para que a aeronave seja uma realidade. O que não impede que nessa situação limite não houvesse integração de outros países no próprio projecto da França.

Enfim... o que vos parece? Bem sei que é tudo muito cru ainda... mas fiquei entusiasmado do que li do projecto do caça 6a geração do consórcio RU/Japão/Itália. Sem painéis físicos, hologramas projectados, realidade aumentada, painéis que compõem o avião serem activos dinamicamente para reduzir a intercepção aos radares inimigos... armas laser, wingmen, avião ligado a IA, travalhar em cloud etc, não sei pareceu-me mais projecto mais guerra das estrelas, mais futurista...se isto vem a ser realidade, se calhar não. Li também que em 2035 seria uma realidade. Duvido muito. Eu percebo 0 do assunto mas gosto muito de seguir e venho aqui quase todos os dias procurar por novidades e gosto de vos ler. O que acham de tudo isto? Tudo isto que escrevi perguntei ao chatgpt  :mrgreen:

Em relação à substituição dos F-16 enquanto a 6a G não é uma realidade e confesso desde que li acerca da 6a geração (parece que já esqueci o F-35 😂) qual a alternativa a não gastarmos fortunas no F-35A e aguentar por mais 15 anos até à entrada da 6a geração, isto admitindo que haverá alguma realidade em prazos até 2040. Se calhar passa disso. Alguns de nós se calhar já nem seremos vivos, ninguém sabe verdadeiramente o que será uma realidade ou não a 15-20 anos.

Ou seja quais as possibilidades possíveis em cima da mesa? Tirando a compra dos F-35 e a modernização dos F16 para modo Viper, o que nos resta e poderia ser uma opção de contenção até ao 6G?

Obrigado meus senhores
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3724 em: Outubro 04, 2025, 09:33:52 pm »
2040 uma data que muito provavelmente não será cumprida, por isso que venham pelo menos 20 F-35A, para não ficarmos de fora.
CPS
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3725 em: Outubro 04, 2025, 11:32:10 pm »
O melhor é modernizar, comprar F-16s ( novos ou 2º mão ) e auguentar até o SCAF ser uma realidade ! É mais económico, já há Know How, e podia-se ter de 40 a 60 aviões ! Tudo o resto é ficção que vera o gasto de uma fortuna para ter 12 a 20 aviões !

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3726 em: Outubro 05, 2025, 01:27:23 am »
O melhor é modernizar, comprar F-16s ( novos ou 2º mão ) e auguentar até o SCAF ser uma realidade ! É mais económico, já há Know How, e podia-se ter de 40 a 60 aviões ! Tudo o resto é ficção que vera o gasto de uma fortuna para ter 12 a 20 aviões !

Uma opinião contrária à do Subsea7 e está tudo certo com isso. Cada um faz a sua avaliação e emite a sua opinião mas não deixa de ser curioso. O problema é o prazo muito fora de mão até a 6G ser uma realidade no terreno. Fomos adiando o assunto (substituição dos F16) com a barriga como é típico em Portugal e agora estamos numa encruzilhada, encostados à parede.
« Última modificação: Outubro 05, 2025, 01:29:01 am por LightningBolt »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3727 em: Outubro 08, 2025, 10:59:28 pm »
Há alguns "iluminados", que acham que devemos comprar 12 F-35, mas na versão B, para ser compatível com a mangaueira do KC-390....  :o
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3728 em: Outubro 08, 2025, 11:46:09 pm »
Há alguns "iluminados", que acham que devemos comprar 12 F-35, mas na versão B, para ser compatível com a mangaueira do KC-390....  :o
É para pousar no d João ii  :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3729 em: Outubro 09, 2025, 10:31:00 am »
Há alguns "iluminados", que acham que devemos comprar 12 F-35, mas na versão B, para ser compatível com a mangaueira do KC-390....  :o

"Balha-me Deus"!!! :bang:

 :arrow: https://sldinfo.com/2013/01/canadian-tankers-and-the-f-35/
« Última modificação: Outubro 09, 2025, 10:32:27 am por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3730 em: Outubro 09, 2025, 10:34:05 am »
Há alguns "iluminados", que acham que devemos comprar 12 F-35, mas na versão B, para ser compatível com a mangaueira do KC-390....  :o

Ah então a vir será a versão B 😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3731 em: Outubro 09, 2025, 10:44:41 am »
Há alguns "iluminados", que acham que devemos comprar 12 F-35, mas na versão B, para ser compatível com a mangaueira do KC-390....  :o

Ah então a vir será a versão B 😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Para operar do D. João?  :mrgreen:


Saudações  :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 09, 2025, 10:45:11 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3732 em: Outubro 09, 2025, 10:57:03 am »
Então que o NRP D. João II tem um deck capaz de operar algo como um F-35... :bang:

Isto é uma ideia de "génio" sem dúvida.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3733 em: Outubro 09, 2025, 11:01:02 am »
Seria um gozo mundial, Portugal têm caças para porta aviões mas não têm um porta aviões.
A Espanha têm um Porta aviões mas vai deixar de ter caças.  :mrgreen:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3734 em: Outubro 09, 2025, 11:09:08 am »
Seria um gozo mundial, Portugal têm caças para porta aviões mas não têm um porta aviões.
A Espanha têm um Porta aviões mas vai deixar de ter caças.  :mrgreen:

Fizeste-me lembrar esta cena.


Obviamente que o anão é a Espanha...certo?!
« Última modificação: Outubro 09, 2025, 11:09:53 am por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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