F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2565 em: Abril 10, 2025, 03:10:55 pm »
26 Rafale M para Marinha da Índia.

E isso interessa para aqui porque..?  ::)


Sr. Jaguar,

O que significa para si "aqui"?

Eu posso responder pelo CJ, AQUI no tópico do F35 na FAP, este assunto deveria ser discutido aqui:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5206.0
No tópico da Substituição do do F16.

De resto como a maioria dos últimos posts deste mesmo tópico, deveria ser transferidos para lá.

Tu pensas que o Rafale substitui o F-16.
Eu penso que o Rafale substitui o F-35.

 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2566 em: Abril 10, 2025, 03:12:09 pm »
Tu não queres um concurso, tu queres que seja escolhida a opção que menos favorece o país, só para ser do contra. Na compra dos STs não te preocupaste com concurso.

Um concurso legítimo e aberto, daria a vitória ao F-35.

Um concurso nos termos actuais, corre o risco de colocar de lado a opção F-35 pela sua "nacionalidade", e consequentemente limita a FAP a opções 4.5G, o que penaliza o futuro do ramo.

A FAP quer dar um salto geracional significativo, que justifique o investimento necessário. Nenhum dos 4.5G proporciona isso.

E aqui das duas uma, ou avança para F-35 nos próximos anos, ou arranja uma solução stop-gap (cuja opção de modernizar os F-16 é a financeiramente mais favorável) e adia o salto geracional para a década de 40, quiçá entrando num programa 6G europeu.

Eu posso responder pelo CJ, AQUI no tópico do F35 na FAP, este assunto deveria ser discutido aqui:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5206.0
No tópico da Substituição do do F16.

De resto como a maioria dos últimos posts deste mesmo tópico, deveria ser transferidos para lá.

Tecnicamente, a compra do Rafale M para a Marinha da Índia, é assunto para os tópicos Rafale/Dassault e Marinha Indiana.

No fim de contas, Portugal não procura um caça naval que eu saiba, e os indianos não tem autorização para comprar F-35 (neste caso C), não dá para fazer paralelismo algum com o caso português.

O programa era FA-18 Super Hornet VS Rafale, mas desde que o Trump entrou em cena as coisas mudaram e muito.

 :arrow: https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/markets/commodities/trump-says-india-agreed-purchase-more-us-oil-gas-2025-02-13/
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2567 em: Abril 10, 2025, 03:33:15 pm »
Sim, nada a ver com o F-35, que é o que se discute neste tópico e como principal candidato à FAP.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pescador

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2568 em: Abril 10, 2025, 04:12:02 pm »
Tu não queres um concurso, tu queres que seja escolhida a opção que menos favorece o país, só para ser do contra. Na compra dos STs não te preocupaste com concurso.

Um concurso legítimo e aberto, daria a vitória ao F-35.

Um concurso nos termos actuais, corre o risco de colocar de lado a opção F-35 pela sua "nacionalidade", e consequentemente limita a FAP a opções 4.5G, o que penaliza o futuro do ramo.

A FAP quer dar um salto geracional significativo, que justifique o investimento necessário. Nenhum dos 4.5G proporciona isso.

E aqui das duas uma, ou avança para F-35 nos próximos anos, ou arranja uma solução stop-gap (cuja opção de modernizar os F-16 é a financeiramente mais favorável) e adia o salto geracional para a década de 40, quiçá entrando num programa 6G europeu.

Eu posso responder pelo CJ, AQUI no tópico do F35 na FAP, este assunto deveria ser discutido aqui:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5206.0
No tópico da Substituição do do F16.

De resto como a maioria dos últimos posts deste mesmo tópico, deveria ser transferidos para lá.

Tecnicamente, a compra do Rafale M para a Marinha da Índia, é assunto para os tópicos Rafale/Dassault e Marinha Indiana.

No fim de contas, Portugal não procura um caça naval que eu saiba, e os indianos não tem autorização para comprar F-35 (neste caso C), não dá para fazer paralelismo algum com o caso português.


Vou tentar não ser engraçado.
Portanto, podem parar de ler aqui.

O dc quer ver a FAP dar um "salto geracional".

Eu como contribuinte posso não estar disposto para pagar o salto geracional da FAP.

As FAs aliadas que estarão na linha da frente contra a Rússia são as que ganharam experiência de combate nas ultimas décadas.
E a França não tem F-35...
Considero que a FAP estará na retaguarda, mesmo que possua F-35.
E, por isso, não pago para dotar a FAP de F-35 só para satisfazer o ego do dc e da FAP e de outros Foristas que legitimamente desejam o melhor para a FAP.

Com aquilo que a FAP fez, ou melhor -  com aquilo que o poder político incumbiu a FAP de fazer, até hoje com os F-16 - como é que se justifica o salto para a ultima geração? Qual é o plano de atividades?

Repito o que já disse aqui:
Com Gripens armados com o melhor armamento e pilotos com 200 horas de voo por ano e participação em mais exercícios internacionais, fazemos melhor figura num conflito que com F-35.

Dito isso:
Se queremos arranjar uma forma de sermos relevantes, e já que falei aqui de Rafale M e ninguém percebeu porquê - vou dizer isto:
Se quiséssemos arranjar uma forma de ser relevantes, era adquirir F-35 B ou C ou Rafale M e negociar (formação e integração) com os aliados a colocação de esquadras de caças nossos como forças nacionais destacadas em porta-aviões deles.
Com a falta de pilotos e material e considerando que o "Make Europe Great Again" pode incluir a construção de porta-aviões, os aliados até agradeciam.
E estavamos na linha da frente.

Nesse caso, os novos caças deveriam ir para a Marinha.
Eu disse que não ia ser engraçado.
Portanto, não há imoji.

     







   
 

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Vicente de Lisboa

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2569 em: Abril 10, 2025, 04:17:37 pm »
Exatamente.
Caso a decisão seja mesmo o Grippen, é um retrocesso. Mais ainda, não resolve a dependência dos USA visto que várias partes do grippen são de fabrico americano (o reator é da GE).
Ficaremos com uma FA de segundo plano.
Aqueles bananas aproveitaram bem para a "desculpa" da dependência dos USA para não dotarem a FA com caças decentes, capazes, e pouparem uns euros. Somos liderados por atrasados mentais sem noção
O motor é de desenho americano, mas é fabricado pelos suecos. Isto é uma forma de envolvimento americano, sim, mas não é a dependência que se verifica no F-35.
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2570 em: Abril 10, 2025, 06:00:20 pm »
É para usar no PNM.

A bonecada está aqui a festejar as propostas dos caças europeus para o país. Mas não percebem, ou fingem não perceber, que se for escolhido um deles, novos de fábrica, é algo extremamente negativo para a FAP e para o futuro da aviação de caça do país, ficando até 2060/70 presos na geração 4.5.

Mas assim se vê quem é que se importa com a Defesa Nacional, e em dar aos nossos militares as melhores condições para combater, e criar condições para vencer um possível conflito.

Alguns acham que é boa ideia, porque comprando caças europeus novos a curto prazo, mantém a porta aberta para darmos o salto para a 6a geração passado 10/15 anos, mas a realidade não é assim.


Rapaz,

A bonecada festeja que os iluminati do Forum já discutem o que se deve comprar em vez de F-35.

Isto tem sido um exercício coletivo de "Frog Swallowing" lindo de ver.

Quanto a mim, pragmático e visionário como sou, não dou por adquirido que não se vá comprar F-35.
Mas dou por adquirido um concurso.
Sem o critério "tem que ser 5a Geração"

 ;D

É a FESTA DOS BONECOS!   :G-beer2:


Tu és um provocador... fica sabendo que mesmo eu que não percebo nada do assunto, faz sentido e lógica a argumentação dos demais... tu és o único que quer à força que a escolha recaia, nos suecos!
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2571 em: Abril 10, 2025, 06:14:11 pm »
É para usar no PNM.

A bonecada está aqui a festejar as propostas dos caças europeus para o país. Mas não percebem, ou fingem não perceber, que se for escolhido um deles, novos de fábrica, é algo extremamente negativo para a FAP e para o futuro da aviação de caça do país, ficando até 2060/70 presos na geração 4.5.

Mas assim se vê quem é que se importa com a Defesa Nacional, e em dar aos nossos militares as melhores condições para combater, e criar condições para vencer um possível conflito.

Alguns acham que é boa ideia, porque comprando caças europeus novos a curto prazo, mantém a porta aberta para darmos o salto para a 6a geração passado 10/15 anos, mas a realidade não é assim.


Rapaz,

A bonecada festeja que os iluminati do Forum já discutem o que se deve comprar em vez de F-35.

Isto tem sido um exercício coletivo de "Frog Swallowing" lindo de ver.

Quanto a mim, pragmático e visionário como sou, não dou por adquirido que não se vá comprar F-35.
Mas dou por adquirido um concurso.
Sem o critério "tem que ser 5a Geração"

 ;D

É a FESTA DOS BONECOS!   :G-beer2:


Tu és um provocador... fica sabendo que mesmo eu que não percebo nada do assunto, faz sentido e lógica a argumentação dos demais... tu és o único que quer à força que a escolha recaia, nos suecos!

Em 2022 eu tinha dinheiro para comprar um Tesla dos pequenos.
Comprei um Nissan Leaf.

Faz o que eu preciso.
Tem assistência da marca na minha cidade.
Fizeram-me um bom negócio.
Com 70.000km a bateria continua a ter 100% de capacidade de carga.
E já não uso o carro para atrair gajas.

Ésta é a filosofia saabGripen.

Até é bastante suéca...
Suéca-provocador. É isso.

« Última modificação: Abril 10, 2025, 06:15:18 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2572 em: Abril 10, 2025, 07:19:02 pm »
O dc quer ver a FAP dar um "salto geracional".

Eu como contribuinte posso não estar disposto para pagar o salto geracional da FAP.

No caso do F-35, o salto geracional da FAP custa pouco mais que a compra de Gripen sem o dito salto. Portanto para o contribuintes pouca diferença faz.

A opção do FCAS ou GCAP, seria previsivelmente mais cara, mas pelo menos havia uma chance de envolver de certa forma a indústria nacional, e seria europeu.

Neste comparativo, comprar o Gripen era desperdiçar dinheiro do contribuinte.

Citar
As FAs aliadas que estarão na linha da frente contra a Rússia são as que ganharam experiência de combate nas ultimas décadas.
E a França não tem F-35...
Considero que a FAP estará na retaguarda, mesmo que possua F-35.
E, por isso, não pago para dotar a FAP de F-35 só para satisfazer o ego do dc e da FAP e de outros Foristas que legitimamente desejam o melhor para a FAP.

As FAs que estarão na linha da frente, de um hipotético conflito que até pode ter múltiplas frentes, uma delas bem perto daqui, serão todas. Como tal, se já vais ter poucos aviões de combate, e pouco pessoal para os operar, então faz sentido pelo menos ter a decência de investir na melhor plataforma que pudermos adquirir, e que nos oferece maiores chances de sucesso num eventual conflito.

A França não tem F-35 porque o ego francês nunca lhes permitiria adquirir um caça estrangeiro. Não é uma opção com base em critérios operacionais.

A safa dos franceses é neste momento não terem um adversário realista com tecnologia 5G a sério, sendo todos os países portadores desta tecnologia aliados, tirando a China que "está lá longe".

Num conflito com a Russia, os franceses vão deixar que os operadores de F-35 lidem com os SAM russos primeiro, e com o ocasional Su-57.

Citar
Com aquilo que a FAP fez, ou melhor -  com aquilo que o poder político incumbiu a FAP de fazer, até hoje com os F-16 - como é que se justifica o salto para a ultima geração? Qual é o plano de atividades?

O período de serviço dos F-16 coincidiu com a ausência de conflitos a sério na Europa. Se porventura se iniciasse um conflito a sério na Europa, a utilização dos nossos caças seria completamente diferente.

As FA não adquirem caças com base num "plano de actividades", adquirem com base numa estratégia de defesa, pensada primeiro para dissuadir qualquer adversário, e segundo para responder a qualquer ameaça que um adversário possa impor.

Comprar caças que estarão obsoletos daqui a 15 anos, é só estúpido. É o mesmo que comprares submarinos barulhentos, só porque nos últimos 30 anos não os usaste para afundar frotas navais adversárias, e para combate ao narcotráfico não precisas de um submarino moderno.

Citar
Com Gripens armados com o melhor armamento e pilotos com 200 horas de voo por ano e participação em mais exercícios internacionais, fazemos melhor figura num conflito que com F-35.

Isso implica que a compra do F-35 viria sem qualquer armamento. Tendo em conta que os custos apresentados para F-35 e Gripen são equivalentes, se não tens dinheiro para armamento no pacote F-35, também não terás no pacote Gripen.

E eu já disse antes, neste momento, devíamos preocupar-nos em comprar armamento moderno e em quantidade decente para os F-16, num prazo muito curto. Não podemos ficar 10 anos à espera de um hipotético novo caça, para comprar esse armamento.

Citar
Se queremos arranjar uma forma de sermos relevantes, e já que falei aqui de Rafale M e ninguém percebeu porquê - vou dizer isto:
Se quiséssemos arranjar uma forma de ser relevantes, era adquirir F-35 B ou C ou Rafale M e negociar (formação e integração) com os aliados a colocação de esquadras de caças nossos como forças nacionais destacadas em porta-aviões deles.
Com a falta de pilotos e material e considerando que o "Make Europe Great Again" pode incluir a construção de porta-aviões, os aliados até agradeciam.
E estavamos na linha da frente.

Nesse caso, os novos caças deveriam ir para a Marinha.

Nós para termos relevância na aviação de caça, não precisamos de inventar tanto. Em tempo de guerra, quantos mais caças melhor, preferencialmente se forem aviões capazes.
No caso português, continuaríamos a precisar de caças baseados em terra.

Uma frota de porta-aviões da UE, das duas uma:
-seria composta por PAs "leves" com rampa para aeronaves STOVL (F-35B) e UCAVs STOL, com aviões financiados/comprados por vários membros;
-ou por PAs com catapultas e maiores (mais aviões).

Nesta última opção, as opções mais racionais seriam F-35C adquiridos por países operadores de F-35A (facilidades logísticas) e uma variante naval do FCAS adquiridos pelos membros actuais e futuros deste programa, e UCAVs.

Numa hipotética contribuição portuguesa em termos de caças para 2 ou 3 PAs europeus, esta seria no máximo com umas 8 aeronaves tripuladas, e o mais certo era que fossem da mesma família do caça escolhido para a FAP.

Sendo os franceses como são, o mais provável era sabotarem logo este programa, por quererem que toda a gente comprasse o Rafale M.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2573 em: Abril 10, 2025, 08:27:31 pm »
O dc quer ver a FAP dar um "salto geracional".

Eu como contribuinte posso não estar disposto para pagar o salto geracional da FAP.

No caso do F-35, o salto geracional da FAP custa pouco mais que a compra de Gripen sem o dito salto. Portanto para o contribuintes pouca diferença faz.

A opção do FCAS ou GCAP, seria previsivelmente mais cara, mas pelo menos havia uma chance de envolver de certa forma a indústria nacional, e seria europeu.

Neste comparativo, comprar o Gripen era desperdiçar dinheiro do contribuinte.

Citar
As FAs aliadas que estarão na linha da frente contra a Rússia são as que ganharam experiência de combate nas ultimas décadas.
E a França não tem F-35...
Considero que a FAP estará na retaguarda, mesmo que possua F-35.
E, por isso, não pago para dotar a FAP de F-35 só para satisfazer o ego do dc e da FAP e de outros Foristas que legitimamente desejam o melhor para a FAP.

As FAs que estarão na linha da frente, de um hipotético conflito que até pode ter múltiplas frentes, uma delas bem perto daqui, serão todas. Como tal, se já vais ter poucos aviões de combate, e pouco pessoal para os operar, então faz sentido pelo menos ter a decência de investir na melhor plataforma que pudermos adquirir, e que nos oferece maiores chances de sucesso num eventual conflito.

A França não tem F-35 porque o ego francês nunca lhes permitiria adquirir um caça estrangeiro. Não é uma opção com base em critérios operacionais.

A safa dos franceses é neste momento não terem um adversário realista com tecnologia 5G a sério, sendo todos os países portadores desta tecnologia aliados, tirando a China que "está lá longe".

Num conflito com a Russia, os franceses vão deixar que os operadores de F-35 lidem com os SAM russos primeiro, e com o ocasional Su-57.

Citar
Com aquilo que a FAP fez, ou melhor -  com aquilo que o poder político incumbiu a FAP de fazer, até hoje com os F-16 - como é que se justifica o salto para a ultima geração? Qual é o plano de atividades?

O período de serviço dos F-16 coincidiu com a ausência de conflitos a sério na Europa. Se porventura se iniciasse um conflito a sério na Europa, a utilização dos nossos caças seria completamente diferente.

As FA não adquirem caças com base num "plano de actividades", adquirem com base numa estratégia de defesa, pensada primeiro para dissuadir qualquer adversário, e segundo para responder a qualquer ameaça que um adversário possa impor.

Comprar caças que estarão obsoletos daqui a 15 anos, é só estúpido. É o mesmo que comprares submarinos barulhentos, só porque nos últimos 30 anos não os usaste para afundar frotas navais adversárias, e para combate ao narcotráfico não precisas de um submarino moderno.

Citar
Com Gripens armados com o melhor armamento e pilotos com 200 horas de voo por ano e participação em mais exercícios internacionais, fazemos melhor figura num conflito que com F-35.

Isso implica que a compra do F-35 viria sem qualquer armamento. Tendo em conta que os custos apresentados para F-35 e Gripen são equivalentes, se não tens dinheiro para armamento no pacote F-35, também não terás no pacote Gripen.

E eu já disse antes, neste momento, devíamos preocupar-nos em comprar armamento moderno e em quantidade decente para os F-16, num prazo muito curto. Não podemos ficar 10 anos à espera de um hipotético novo caça, para comprar esse armamento.

Citar
Se queremos arranjar uma forma de sermos relevantes, e já que falei aqui de Rafale M e ninguém percebeu porquê - vou dizer isto:
Se quiséssemos arranjar uma forma de ser relevantes, era adquirir F-35 B ou C ou Rafale M e negociar (formação e integração) com os aliados a colocação de esquadras de caças nossos como forças nacionais destacadas em porta-aviões deles.
Com a falta de pilotos e material e considerando que o "Make Europe Great Again" pode incluir a construção de porta-aviões, os aliados até agradeciam.
E estavamos na linha da frente.

Nesse caso, os novos caças deveriam ir para a Marinha.

Nós para termos relevância na aviação de caça, não precisamos de inventar tanto. Em tempo de guerra, quantos mais caças melhor, preferencialmente se forem aviões capazes.
No caso português, continuaríamos a precisar de caças baseados em terra.

Uma frota de porta-aviões da UE, das duas uma:
-seria composta por PAs "leves" com rampa para aeronaves STOVL (F-35B) e UCAVs STOL, com aviões financiados/comprados por vários membros;
-ou por PAs com catapultas e maiores (mais aviões).

Nesta última opção, as opções mais racionais seriam F-35C adquiridos por países operadores de F-35A (facilidades logísticas) e uma variante naval do FCAS adquiridos pelos membros actuais e futuros deste programa, e UCAVs.

Numa hipotética contribuição portuguesa em termos de caças para 2 ou 3 PAs europeus, esta seria no máximo com umas 8 aeronaves tripuladas, e o mais certo era que fossem da mesma família do caça escolhido para a FAP.

Sendo os franceses como são, o mais provável era sabotarem logo este programa, por quererem que toda a gente comprasse o Rafale M.

Quanto a custos, muito do que afirmas só se sabe com um concurso.

Não é ego dos franceses. É desejo de serem independentes.

Os franceses são os primeiros a quererem PAs europeus porque serão PANGs.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2574 em: Abril 11, 2025, 01:48:26 pm »
Querem ser independentes, mas se fosse estritamente necessário um caça 5G para derrotar um adversário, teriam que pôr o ego de lado para comprar o F-35.
Já o fizeram antes com a compra de Javelins americanos, porque o Milan já não dava conta do recado, e precisavam de uma solução stop-gap até terem o Akeron.

Felizmente para eles, estão dentro de uma aliança com diversos membros que tapam esse buraco, e podem dar-se ao luxo de esperar pelo FCAS.

Os franceses são sempre os primeiros a querer muita coisa, e depois são sempre os primeiros a levantar problemas.

PAs europeus fariam sentido numa perspectiva em que a UE ambicione ter mais influência a nível global. O problema vai ser ter um acordo entre todos os membros, e que os franceses não queiram tudo 100% francês no navio.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2575 em: Abril 11, 2025, 02:54:10 pm »
Exatamente.
Caso a decisão seja mesmo o Grippen, é um retrocesso. Mais ainda, não resolve a dependência dos USA visto que várias partes do grippen são de fabrico americano (o reator é da GE).
Ficaremos com uma FA de segundo plano.
Aqueles bananas aproveitaram bem para a "desculpa" da dependência dos USA para não dotarem a FA com caças decentes, capazes, e pouparem uns euros. Somos liderados por atrasados mentais sem noção
O motor é de desenho americano, mas é fabricado pelos suecos. Isto é uma forma de envolvimento americano, sim, mas não é a dependência que se verifica no F-35.


Mas é só o motor, ou ronda 1/3 do avião?
E a melhor adaptação que o Typhon permite?

Lá está, são os interesses externos e os internos de aculturados metidos em negociatas empresariais ou alinhados a sobreporem-se ao bom senso e interesses superiores
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2576 em: Abril 11, 2025, 03:14:19 pm »
Exatamente.
Caso a decisão seja mesmo o Grippen, é um retrocesso. Mais ainda, não resolve a dependência dos USA visto que várias partes do grippen são de fabrico americano (o reator é da GE).
Ficaremos com uma FA de segundo plano.
Aqueles bananas aproveitaram bem para a "desculpa" da dependência dos USA para não dotarem a FA com caças decentes, capazes, e pouparem uns euros. Somos liderados por atrasados mentais sem noção
O motor é de desenho americano, mas é fabricado pelos suecos. Isto é uma forma de envolvimento americano, sim, mas não é a dependência que se verifica no F-35.


Mas é só o motor, ou ronda 1/3 do avião?
E a melhor adaptação que o Typhon permite?

Lá está, são os interesses externos e os internos de aculturados metidos em negociatas empresariais ou alinhados a sobreporem-se ao bom senso e interesses superiores

por facilidade, mais vale ir pela negativa e dizer o que não é fabricado ou tem envolvimento dos States para este caça de "4,5" Ger   
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2577 em: Abril 11, 2025, 04:32:42 pm »
Querem ser independentes, mas se fosse estritamente necessário um caça 5G para derrotar um adversário, teriam que pôr o ego de lado para comprar o F-35.
Já o fizeram antes com a compra de Javelins americanos, porque o Milan já não dava conta do recado, e precisavam de uma solução stop-gap até terem o Akeron.

Felizmente para eles, estão dentro de uma aliança com diversos membros que tapam esse buraco, e podem dar-se ao luxo de esperar pelo FCAS.

Os franceses são sempre os primeiros a querer muita coisa, e depois são sempre os primeiros a levantar problemas.

PAs europeus fariam sentido numa perspectiva em que a UE ambicione ter mais influência a nível global. O problema vai ser ter um acordo entre todos os membros, e que os franceses não queiram tudo 100% francês no navio.

A França não precisa de ninguém para fazer aviões, navios, tanks, etc....
N ão me preocupa em nada ver o F-35 Vs Rafale F4/F5.

A França tem que avançar sozinha, senão é uma perda de tempo e dinheiro !

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2578 em: Abril 11, 2025, 04:55:38 pm »
Exatamente.
Caso a decisão seja mesmo o Grippen, é um retrocesso. Mais ainda, não resolve a dependência dos USA visto que várias partes do grippen são de fabrico americano (o reator é da GE).
Ficaremos com uma FA de segundo plano.
Aqueles bananas aproveitaram bem para a "desculpa" da dependência dos USA para não dotarem a FA com caças decentes, capazes, e pouparem uns euros. Somos liderados por atrasados mentais sem noção
O motor é de desenho americano, mas é fabricado pelos suecos. Isto é uma forma de envolvimento americano, sim, mas não é a dependência que se verifica no F-35.

O Grippen C sim usa o motor sueco RM12EF, mas o Grippen E usa um motor 100% americano e fabricado lá o GE F414-GE-39E.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2579 em: Abril 12, 2025, 02:52:30 am »
A França não precisa de ninguém para fazer aviões, navios, tanks, etc....
N ão me preocupa em nada ver o F-35 Vs Rafale F4/F5.

A França tem que avançar sozinha, senão é uma perda de tempo e dinheiro !

A França se quer desenvolver um caça 6G ao nível dos outros, vai precisar nem que seja de financiamento de terceiros. Desenvolver o avião sozinho é uma coisa, desenvolver o avião sozinho, e garantir uma encomenda suficientemente grande para tornar o custo unitário do avião comportável é outra.

De resto, felizmente as chefias militares francesas e de outros países não pensam assim, de forma tão clubística, no que respeita à comparação dos seus caças com outros.