O concurso que o F-35
Que génio do caraças
Há pessoas que gostam de ignorar a realidade, que se houver concurso, o F-35 seria o vencedor. A única forma de não vencer, é com corrupção. Esse concurso, se vier a decorrer, deverá acontecer já depois do Trump sair de cena.
No fim de contas, a FAP quer ficar com a aeronave que representa um salto geracional, e que se manterá relevante durante várias décadas. Por isso, ou compramos F-35, ou arranjamos forma de manter os F-16 relevantes até ao FCAS ficar disponível.
Se não querem mesmo o F-35 por razões políticas, a solução certamente não será lixar a FAP com um caça que ela não quer, que custaria o mesmo e que obrigava este ramo a ficar com caças obsoletos durante décadas. Passa sim por estender novamente a vida dos F-16 (upgrade), e depois ter tomates para entrar no FCAS, ajudar a financiar o programa, e não sair a meio (e negociar produção de componentes em Portugal, aproveitando a mão de obra mais barata que os restantes participantes).
Mas Charlie, o Trump nunca gostou do F-35 e durante o primeiro mandato fartou-se de criticar os altos custos do projecto devido aos atrasos, quando eles tinham o know-how já adquirido do F-22.
A LM é uma empresa que vai de vento em popa, em 2024 teve lucros operacionais (EBIT) de $7.2B e uma margem liquida de $5.3B. A sua dívida financeira é de "apenas" $21.4B.
A Boeing por seu lado é uma empresa que anda pelas ruas da amargura com perdas operacionais de $10.7B, perdas liquidas de $11.8B e uma divida financeira de $55.8B. A Boeing anda de barracada em barracada desde o fiasco do 737 MAX, e os Americanos nao confiam na empresa.
Tendo em conta estes dados, a atribuiçao do F-47 á Boeing pode ser vista como um financiamento encapotado do governo federal? E também uma maneira de começar-lhes a restituir a reputaçao?
Tanto quanto sei, a LM recebeu há menos de um ano um contracto de $4.5B do US army (Creio que para os Pac 3, e tem várias encomendas de F-35. Por isso estarao muito bem em termos financeiros para as proximas decadas.
PS - Curiosamente desde Novembro as acçoes da LM começaram a cair, enquanto que as da Boeing, em contraciclo, começaram a subir.
O que aconteceu à LM em 2024, é inconsequente a partir de 2025, com as trapalhadas que o Trump tem arranjado em tão pouco tempo. Num cenário em que a LM deixa de arranjar clientes para os F-35 e F-16V, para os mísseis dos Patriot, para os Black Hawk, C-130J, e todo o tipo de material que vendem, por causa da política trumpista, depressa os números da LM começam a cair.
Os conhecimentos que tinham do F-22, pouco adiantaram, pois grande parte dos problemas do F-35 decorreram devido à escolha de uma plataforma para 3 funções distintas, da qual se destaca o F-35B, que é ainda mais complicada do que um caça 5G "normal". Também inclui tecnologia nova que não estava acessível ao F-22.
De resto, nós neste momento não sabemos quais os motivos da escolha do "F-47". Se terá sido uma escolha feita pela USAF, com base em critérios por esta elaborados, ou uma escolha política. Agora é ver o que sai dali, que deve estar tudo curioso para ver.