F-35A Lightning II na FAP

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2460 em: Março 24, 2025, 05:48:02 pm »
O concurso que o F-35 ganha

Que génio do caraças
« Última modificação: Março 25, 2025, 12:26:46 pm por Drecas »
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2461 em: Março 24, 2025, 06:16:12 pm »
Vocês enervam-se tanto por algo que nunca vai acontecer
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2462 em: Março 24, 2025, 06:28:13 pm »
Citação de: Lockeed Martin
“After weeks of speculation, the Pentagon formally denies having the ability to remotely disable @LockeedMartin's F-35 fighter jets. “

Acho que o pessoal nos Estados Unidos se está a habituar a que o simples declarar por parte de uma entidade governamental americana de algo, implica que esse algo é verdade.

Se há declaração mais disparatada e com efeito reverso é esta.
É evidente que o chamado Kill Switch não existe da forma como alguns jornalistas a colocaram, da mesma forma que é por demais evidente, que o governo dos Estados Unidos tem a capacidade de desabilitar parte dos sistemas, se assim for julgado necessário.

Essa capacidade sempre existiu, não é de agora, só que a utilização dos meios americanos, se baseava numa coisa que tem um nome simples:

Confiança !

Essa confiança, foi algo que o senhor cor-de-laranja arruinou, e demorará muitas eleições americanas, e vários presidentes, para conseguir reconstrui-la.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2463 em: Março 24, 2025, 09:06:43 pm »
A Lockheed Martin sofreu recentemente 2 grandes reveses (excluída do F/A-XX e derrotada no NGAD), e deve estar extremamente preocupada com o rumo atual das coisas, pelo que artigos "damage control" como aquele no Expresso da passada sexta-feira não sejam de estranhar. Quando o presidente dos EUA, referindo-se ao NGAD, afirma que o mesmo também estará disponível para venda aos aliados, mas numa versão degradada porque um dia esses mesmos aliados poderão já não o ser, é natural que se pense duas vezes a partir de agora ao escolher material de proveniência norte-americana, e isto em apenas 2 meses de mandato. E também agora é que vamos todos testemunhar se o peso e influência da LM ainda se mantém ou não em Washington, ou se o culto MAGA tudo infetou.

Mas Charlie, o Trump nunca gostou do F-35 e durante o primeiro mandato fartou-se de criticar os altos custos do projecto devido aos atrasos, quando eles tinham o know-how já adquirido do F-22.

A LM é uma empresa que vai de vento em popa, em 2024 teve lucros operacionais (EBIT) de $7.2B e uma margem liquida de $5.3B. A sua dívida financeira é de "apenas" $21.4B.
A Boeing por seu lado é uma empresa que anda pelas ruas da amargura com perdas operacionais de $10.7B, perdas liquidas de $11.8B e uma divida financeira de $55.8B. A Boeing anda de barracada em barracada desde o fiasco do 737 MAX, e os Americanos nao confiam na empresa.

Tendo em conta estes dados, a atribuiçao do F-47 á Boeing pode ser vista como um financiamento encapotado do governo federal? E também uma maneira de começar-lhes a restituir a reputaçao?

Tanto quanto sei, a LM recebeu há menos de um ano um contracto de $4.5B do US army (Creio que para os Pac 3, e tem várias encomendas de F-35. Por isso estarao muito bem em termos financeiros para as proximas decadas.

PS - Curiosamente desde Novembro as acçoes da LM começaram a cair, enquanto que as da Boeing, em contraciclo, começaram a subir.
 

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Duarte

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2464 em: Março 24, 2025, 09:46:50 pm »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
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Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2465 em: Março 24, 2025, 11:55:21 pm »
O concurso que o F-35

Que génio do caraças

Há pessoas que gostam de ignorar a realidade, que se houver concurso, o F-35 seria o vencedor. A única forma de não vencer, é com corrupção. Esse concurso, se vier a decorrer, deverá acontecer já depois do Trump sair de cena.

No fim de contas, a FAP quer ficar com a aeronave que representa um salto geracional, e que se manterá relevante durante várias décadas. Por isso, ou compramos F-35, ou arranjamos forma de manter os F-16 relevantes até ao FCAS ficar disponível.

Se não querem mesmo o F-35 por razões políticas, a solução certamente não será lixar a FAP com um caça que ela não quer, que custaria o mesmo e que obrigava este ramo a ficar com caças obsoletos durante décadas. Passa sim por estender novamente a vida dos F-16 (upgrade), e depois ter tomates para entrar no FCAS, ajudar a financiar o programa, e não sair a meio (e negociar produção de componentes em Portugal, aproveitando a mão de obra mais barata que os restantes participantes).

Mas Charlie, o Trump nunca gostou do F-35 e durante o primeiro mandato fartou-se de criticar os altos custos do projecto devido aos atrasos, quando eles tinham o know-how já adquirido do F-22.

A LM é uma empresa que vai de vento em popa, em 2024 teve lucros operacionais (EBIT) de $7.2B e uma margem liquida de $5.3B. A sua dívida financeira é de "apenas" $21.4B.
A Boeing por seu lado é uma empresa que anda pelas ruas da amargura com perdas operacionais de $10.7B, perdas liquidas de $11.8B e uma divida financeira de $55.8B. A Boeing anda de barracada em barracada desde o fiasco do 737 MAX, e os Americanos nao confiam na empresa.

Tendo em conta estes dados, a atribuiçao do F-47 á Boeing pode ser vista como um financiamento encapotado do governo federal? E também uma maneira de começar-lhes a restituir a reputaçao?

Tanto quanto sei, a LM recebeu há menos de um ano um contracto de $4.5B do US army (Creio que para os Pac 3, e tem várias encomendas de F-35. Por isso estarao muito bem em termos financeiros para as proximas decadas.

PS - Curiosamente desde Novembro as acçoes da LM começaram a cair, enquanto que as da Boeing, em contraciclo, começaram a subir.

O que aconteceu à LM em 2024, é inconsequente a partir de 2025, com as trapalhadas que o Trump tem arranjado em tão pouco tempo. Num cenário em que a LM deixa de arranjar clientes para os F-35 e F-16V, para os mísseis dos Patriot, para os Black Hawk, C-130J, e todo o tipo de material que vendem, por causa da política trumpista, depressa os números da LM começam a cair.

Os conhecimentos que tinham do F-22, pouco adiantaram, pois grande parte dos problemas do F-35 decorreram devido à escolha de uma plataforma para 3 funções distintas, da qual se destaca o F-35B, que é ainda mais complicada do que um caça 5G "normal". Também inclui tecnologia nova que não estava acessível ao F-22.

De resto, nós neste momento não sabemos quais os motivos da escolha do "F-47". Se terá sido uma escolha feita pela USAF, com base em critérios por esta elaborados, ou uma escolha política. Agora é ver o que sai dali, que deve estar tudo curioso para ver.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2466 em: Março 25, 2025, 11:41:01 am »
O concurso que o F-35

Que génio do caraças

Há pessoas que gostam de ignorar a realidade, que se houver concurso, o F-35 seria o vencedor. A única forma de não vencer, é com corrupção. Esse concurso, se vier a decorrer, deverá acontecer já depois do Trump sair de cena.

No fim de contas, a FAP quer ficar com a aeronave que representa um salto geracional, e que se manterá relevante durante várias décadas. Por isso, ou compramos F-35, ou arranjamos forma de manter os F-16 relevantes até ao FCAS ficar disponível.

Se não querem mesmo o F-35 por razões políticas, a solução certamente não será lixar a FAP com um caça que ela não quer, que custaria o mesmo e que obrigava este ramo a ficar com caças obsoletos durante décadas. Passa sim por estender novamente a vida dos F-16 (upgrade), e depois ter tomates para entrar no FCAS, ajudar a financiar o programa, e não sair a meio (e negociar produção de componentes em Portugal, aproveitando a mão de obra mais barata que os restantes participantes).

Mas Charlie, o Trump nunca gostou do F-35 e durante o primeiro mandato fartou-se de criticar os altos custos do projecto devido aos atrasos, quando eles tinham o know-how já adquirido do F-22.

A LM é uma empresa que vai de vento em popa, em 2024 teve lucros operacionais (EBIT) de $7.2B e uma margem liquida de $5.3B. A sua dívida financeira é de "apenas" $21.4B.
A Boeing por seu lado é uma empresa que anda pelas ruas da amargura com perdas operacionais de $10.7B, perdas liquidas de $11.8B e uma divida financeira de $55.8B. A Boeing anda de barracada em barracada desde o fiasco do 737 MAX, e os Americanos nao confiam na empresa.

Tendo em conta estes dados, a atribuiçao do F-47 á Boeing pode ser vista como um financiamento encapotado do governo federal? E também uma maneira de começar-lhes a restituir a reputaçao?

Tanto quanto sei, a LM recebeu há menos de um ano um contracto de $4.5B do US army (Creio que para os Pac 3, e tem várias encomendas de F-35. Por isso estarao muito bem em termos financeiros para as proximas decadas.

PS - Curiosamente desde Novembro as acçoes da LM começaram a cair, enquanto que as da Boeing, em contraciclo, começaram a subir.

O que aconteceu à LM em 2024, é inconsequente a partir de 2025, com as trapalhadas que o Trump tem arranjado em tão pouco tempo. Num cenário em que a LM deixa de arranjar clientes para os F-35 e F-16V, para os mísseis dos Patriot, para os Black Hawk, C-130J, e todo o tipo de material que vendem, por causa da política trumpista, depressa os números da LM começam a cair.

Os conhecimentos que tinham do F-22, pouco adiantaram, pois grande parte dos problemas do F-35 decorreram devido à escolha de uma plataforma para 3 funções distintas, da qual se destaca o F-35B, que é ainda mais complicada do que um caça 5G "normal". Também inclui tecnologia nova que não estava acessível ao F-22.

De resto, nós neste momento não sabemos quais os motivos da escolha do "F-47". Se terá sido uma escolha feita pela USAF, com base em critérios por esta elaborados, ou uma escolha política. Agora é ver o que sai dali, que deve estar tudo curioso para ver.




"No fim de contas, a FAP quer ficar com a aeronave que representa um salto geracional, e que se manterá relevante durante várias décadas. Por isso, ou compramos F-35, ou arranjamos forma de manter os F-16 relevantes até ao FCAS ficar disponível.

Se não querem mesmo o F-35 por razões políticas, a solução certamente não será lixar a FAP com um caça que ela não quer, que custaria o mesmo e que obrigava este ramo a ficar com caças obsoletos durante décadas. Passa sim por estender novamente a vida dos F-16 (upgrade), e depois ter tomates para entrar no FCAS, ajudar a financiar o programa, e não sair a meio (e negociar produção de componentes em Portugal, aproveitando a mão de obra mais barata que os restantes participantes)."


Mais um resumo para o aculturado infiltrado gozar.
Mas ao colocar quero ser conivente com este pensamento. Afinal o tal de resumo, mais não é que a narrativa que me faz concordar

Posso apresentar outro resumo. Aquele em que é dito que devíamos comprar mais tucanos. Esse sim, preocupante e revelador de infiltração. Esbanjar mais dinheiro ainda com tanto essencial que faz falta, só para alimentar negócios e pior certamente, condicionar.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2467 em: Março 25, 2025, 12:01:14 pm »
A FAP não tem quereres.


Se Portugal fizer um concurso para um caça novo e excluir o F-35, explica-me qual é a corrupção.
Quem é que responde em tribunal?
Qual o crime?

Há quem anda aqui há 20 anos e sabe hoje o mesmo que sabia há 20 anos.

« Última modificação: Março 25, 2025, 12:03:11 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2468 em: Março 25, 2025, 02:44:32 pm »
É a FAP que elabora os critérios. Só estupidez absoluta é que excluiria o F-35 das opções.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2469 em: Março 25, 2025, 02:47:27 pm »
É a FAP que elabora os critérios. Só estupidez absoluta é que excluiria o F-35 das opções.


E não é isso mesmo que estão a fazer ó meu?
Ou precisas que o Pescador te explique?

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2470 em: Março 25, 2025, 03:20:17 pm »
O que o MDN disse, vai contra o que a FAP quer. Como as opções 4.5G não atendem às necessidades, nem justificam o dinheiro gasto, mais depressa não há concurso absolutamente nenhum, do que lançam um que exclua o F-35.

Com a opção de modernização dos F-16, que devia estar em cima da mesa neste preciso momento, deixa de ser urgente pensar sequer num concurso a curto prazo.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2471 em: Março 25, 2025, 04:27:21 pm »
O que o MDN disse, vai contra o que a FAP quer. Como as opções 4.5G não atendem às necessidades, nem justificam o dinheiro gasto, mais depressa não há concurso absolutamente nenhum, do que lançam um que exclua o F-35.

Com a opção de modernização dos F-16, que devia estar em cima da mesa neste preciso momento, deixa de ser urgente pensar sequer num concurso a curto prazo.

Eu penso que neste momento ponderar comprar um F-35 está quase ao mesmo nível (por questões politicas) do que ponderar comprar um caça Russo ou Chinês.
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2472 em: Março 25, 2025, 04:35:31 pm »
A FAP não tem quereres.


Se Portugal fizer um concurso para um caça novo e excluir o F-35, explica-me qual é a corrupção.
Quem é que responde em tribunal?
Qual o crime?

Há quem anda aqui há 20 anos e sabe hoje o mesmo que sabia há 20 anos.

A FAP foi criada pelos americanos. O homem que mais se envolveu na sua criação ficou conhecido como general Coca Cola.
Humberto Delgado, foi forçado a ir à Assembleia Nacional, fazer Lobby porque numa ditadura, o projeto de criação da Força Aérea apresentado por Oliveira Salazar foi derrotado na votação, creio que a única vez em que Salazar viu uma proposta derrotada na assembleia.

Ao longo de anos, um dos pontos altos na formação de pilotos e técnicos, é o periodo que passam nos Estados Unidos em formação e treino.
De repente, acabar com isso, é uma coisa muito, mas muito complicada.

Incorporar agora caças franceses seria um tiro no pé...
A não ser que os franceses saibam alguma coisa que nós não saibamos, como por exemplo, que os próprios F-16 vão ser comprometidos.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2473 em: Março 25, 2025, 05:57:14 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2474 em: Março 25, 2025, 08:04:49 pm »


Na minha opinião, tenho em consideração que o desenvolvimento do F-35 foi feito como sabemos pela Lockeed Martin.
Assim, mesmo os componentes para o sistema que permite ao F-35B a descolagem vertical, não serão um problema, porque não há absolutamente nada que impeça os americanos de desenvolverem localmente qualquer parte do sistema que por uma razão ou por outra deixasse de estar disponível.

Os americanos poderiam ficar com a sua frota parcialmente inoperacional durante um ou dois meses. Os Europeus ficavam sem aviões, ponto,

Essa ideia de que a dependência é reciproca, é engraçada, mas quando se analisa em profundidade, é óbvio que ela é reciproca a curto prazo. Mas a médio e longo prazo não á nenhuma interdependência.

Os americanos podem operar e construir a aeronave sem os europeus, os europeus não a podem utilizar sem os americanos.
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