F-35A Lightning II na FAP

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Pneucareca

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2400 em: Março 20, 2025, 07:26:52 pm »
Portugal não vai ter F-35s ou então para 2040 quando toda as FAs mudarem para um 6G, por a simples razão que a hora de voo é muito alta ( 40 000 US$ ).

Eu, pessoalmente , preferia o Rafale F4, F5 que não tem nada a temer do F-35, mas a realidade dos país e dos palhaças que o desgovernam, um upgrade para Viper Block 70 é a solução.
E a hora de voo dos futuros 6G não vai ser alta! :mrgreen:
Os aviões estão cada vez mais caros.
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2401 em: Março 20, 2025, 07:31:27 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
Exatamente, daí eu ter dado exemplo que dei… os Ingleses sozinhos têm a capacidade de deixar em terra a frota global de Bs. Quando se juntam todos os outros fornecedores, de todos os países, a coisa pode correr muito mal para os. Americanos, também… Não precisas de correr mais que o leão, basta correres mais que o gajo ao teu lado. Do mesmo modo, não precisas ter mais controlo sobre o F-35 que os Estados Unidos, basta teres poder suficiente para colocar a frota toda em terra…

Continuo a achar - achar, que não sou de modo nenhum especialista - é que o que "assusta" os utilizadores é a possibilidade, nova, de muito acontecer quando o F-35 se liga aos servidores do fabricante; ou é impedido de ligar... as peças, as reparações (etc) é já familiar quando se adquire um aparelho a um dado país; agora um aparelho 5.0, que depende muito da "rede" é algo novo e é incerto. Mais que o "kill switch" - que no fundo é difícil de existir e é uma forma simplista de colocar a questão - o que pode acontecer numa ligação do software? Será que durante um "esfriar" de relações podem umas linhas de código ser secretamente colocadas e se necessário podem mais tarde X, Y, Z?   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2402 em: Março 20, 2025, 07:49:26 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
Exatamente, daí eu ter dado exemplo que dei… os Ingleses sozinhos têm a capacidade de deixar em terra a frota global de Bs. Quando se juntam todos os outros fornecedores, de todos os países, a coisa pode correr muito mal para os. Americanos, também… Não precisas de correr mais que o leão, basta correres mais que o gajo ao teu lado. Do mesmo modo, não precisas ter mais controlo sobre o F-35 que os Estados Unidos, basta teres poder suficiente para colocar a frota toda em terra…

Continuo a achar - achar, que não sou de modo nenhum especialista - é que o que "assusta" os utilizadores é a possibilidade, nova, de muito acontecer quando o F-35 se liga aos servidores do fabricante; ou é impedido de ligar... as peças, as reparações (etc) é já familiar quando se adquire um aparelho a um dado país; agora um aparelho 5.0, que depende muito da "rede" é algo novo e é incerto. Mais que o "kill switch" - que no fundo é difícil de existir e é uma forma simplista de colocar a questão - o que pode acontecer numa ligação do software? Será que durante um "esfriar" de relações podem umas linhas de código ser secretamente colocadas e se necessário podem mais tarde X, Y, Z?   
A melhor metafora me ocorre é quando compras um jogo para jogar online, podes ter a copia fisica se os servidores forem desligados não serve para nada... Os F35 precisam de softwares com actualizações constantes...
Na ucrania já se viu pouco disso com os f16 e estão a lenguas da dependência dos f35
« Última modificação: Março 20, 2025, 07:53:14 pm por Ghidra »
 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2403 em: Março 20, 2025, 07:56:26 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
Exatamente, daí eu ter dado exemplo que dei… os Ingleses sozinhos têm a capacidade de deixar em terra a frota global de Bs. Quando se juntam todos os outros fornecedores, de todos os países, a coisa pode correr muito mal para os. Americanos, também… Não precisas de correr mais que o leão, basta correres mais que o gajo ao teu lado. Do mesmo modo, não precisas ter mais controlo sobre o F-35 que os Estados Unidos, basta teres poder suficiente para colocar a frota toda em terra…
Sim, mas eles é têm os servidores msm que cortes as peças os aviões vão continuar a voar mais algum tempo, os servidores é de seguida...
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2404 em: Março 20, 2025, 08:46:39 pm »
Portugal não vai ter F-35s ou então para 2040 quando toda as FAs mudarem para um 6G, por a simples razão que a hora de voo é muito alta ( 40 000 US$ ).

Eu, pessoalmente , preferia o Rafale F4, F5 que não tem nada a temer do F-35, mas a realidade dos país e dos palhaças que o desgovernam, um upgrade para Viper Block 70 é a solução.
E a hora de voo dos futuros 6G não vai ser alta! :mrgreen:
Os aviões estão cada vez mais caros.

40 000 hoje , não daqui a 20 anos !

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2405 em: Março 20, 2025, 08:50:57 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
Exatamente, daí eu ter dado exemplo que dei… os Ingleses sozinhos têm a capacidade de deixar em terra a frota global de Bs. Quando se juntam todos os outros fornecedores, de todos os países, a coisa pode correr muito mal para os. Americanos, também… Não precisas de correr mais que o leão, basta correres mais que o gajo ao teu lado. Do mesmo modo, não precisas ter mais controlo sobre o F-35 que os Estados Unidos, basta teres poder suficiente para colocar a frota toda em terra…
Sim, mas eles é têm os servidores msm que cortes as peças os aviões vão continuar a voar mais algum tempo, os servidores é de seguida...
O mesmo efeito, com uma ou duas semana de diferença… a China ia-lhes chamar um figo em qualquer dos casos
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2406 em: Março 20, 2025, 09:58:25 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:

P44 meu amigo, sabes o que penso?

Que aquele artigo submetido por um militar americano aleatório ao Expresso até é mau de mais para ter sido ideia do Departamento de Propaganda da LM.
Eles são mais profissionais que isso.

Se calhar foi encomendado pelo Departamento de Comunicação da FAP.

O que achas meu lindo?
« Última modificação: Março 20, 2025, 09:59:07 pm por saabGripen »
 

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Pneucareca

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2407 em: Março 20, 2025, 10:19:05 pm »
Portugal não vai ter F-35s ou então para 2040 quando toda as FAs mudarem para um 6G, por a simples razão que a hora de voo é muito alta ( 40 000 US$ ).

Eu, pessoalmente , preferia o Rafale F4, F5 que não tem nada a temer do F-35, mas a realidade dos país e dos palhaças que o desgovernam, um upgrade para Viper Block 70 é a solução.
E a hora de voo dos futuros 6G não vai ser alta! :mrgreen:
Os aviões estão cada vez mais caros.

40 000 hoje , não daqui a 20 anos !
E? Daqui a 20 anos, os 6G não poderão ter igualmente uma valor por hora alto como o F35 tem hoje em dia?
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2408 em: Março 21, 2025, 12:12:13 am »
https://www.aereo.jor.br/2025/02/03/governo-trump-congela-uso-de-22-helicopteros-black-hawk-emprestados-aos-militares-e-policia-da-colombia/

Como podem ver, quando um país controla a cadeia de fornecimento de um aparelho, é quando a coisa fica perigosa… no caso do F-35 tal não acontece… eu argumentaria que os F-16 são mais vulneráveis a sanções americanas que o F-35…
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2409 em: Março 21, 2025, 02:50:36 am »
E isso aplica-se a qualquer meio militar, proveniente de qualquer país.

Por isso quando o Macron vem dizer que todos os clientes de F-35, deviam era ter Rafale, como é que ficávamos se, durante um conflito, as unidades que produzem peças para os Rafale fosse atacadas e destruídas, como é que íamos sair da alhada de ter toda a gente o mesmo avião, e a capacidade de produzir peças para a sua manutenção ficar fortemente condicionada.

Portugal não vai ter F-35s ou então para 2040 quando toda as FAs mudarem para um 6G, por a simples razão que a hora de voo é muito alta ( 40 000 US$ ).

Eu, pessoalmente , preferia o Rafale F4, F5 que não tem nada a temer do F-35, mas a realidade dos país e dos palhaças que o desgovernam, um upgrade para Viper Block 70 é a solução.

Como já foi dito, os caças de 6ª geração, sobretudo os bimotores, não terão h/voo barata. Basta ver os custos de hora de voo do Rafale, e facilmente podemos extrapolar que um caça 6G europeu será ainda mais caro de operar. Mas é a consequência da tecnologia e complexidade dos sistemas.

O Rafale, seja qual fora a tecla do teclado em que a sua versão se inspira, terá sempre muito a temer do F-35. Seja no confronto directo, no combate BVR, seja contra adversários com IADS, contra os quais o F-35 leva larga vantagem nas suas chances de sobrevivência.

Para nós, no contexto actual, a modernização dos F-16 é de longe a opção mais lógica, por ser muito mais barata e de fácil execução, quando comparada com a compra de outro modelo 4.5G.
Comprar um caça diferente 4.5G, pode implicar que:
-não sobra dinheiro para comprar munições;
-veríamos outros programas afectados (cortes/cancelamentos) para conseguir financiar essa aquisição.

Perante isto, existem diversos outros produtos europeus/franceses que nos seriam úteis, e nos quais fazia muito mais sentido investir.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2410 em: Março 21, 2025, 09:34:00 am »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:

Anda cá P44, quero fazer-te uma pergunta.
E vais treinar o teu Inglês - é importante para quando fores grande.

Andam para aí un senhores a dizer que os Americanos são tão bonzinhos que montaram um esquema para o F-35 em que eles não controlam nada.
Os Italianos negam aos Americanos uma peça que só os Italianos produzem e os Americanos dizem:

"Well, I guess you just have to accept what life sends your way...!"


Mas há uma publicação 100% ,Americana muito conceituada na área de defesa - The War Zone - que diz:

https://www.twz.com/news-features/new-eu-plan-to-boost-local-arms-production-would-freeze-u-s-out-of-hundreds-of-billions

...The fact that Trump cut off the flow of arms and intelligence to Ukraine after a White House spat with Ukrainian President Volodymyr Zelensky set off alarm bells across Europe, raising concerns about the reliability of the U.S. as a partner...

... without access to American-controlled maintenance and logistics chains, as well as computer networks, any F-35 fleet would quickly start to become unusable and any jets that remain flying for a truncated period would only be able to do so with massively degraded capabilities...

Agora diz-me, meu menino;
Confiamos os nossos 5.5Biliões de Euros nos Americanos ou não?

Ah! ----  e desenhas muito bem.

                       :rir:
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2411 em: Março 21, 2025, 10:55:08 am »
Hora de voo do F-35 : 40 000 US$
Hora de voo do Rafale : 20 000US$

É só a metade  ! Até agora não vi nenhum F-35 a combater sozinho e ganhar contra o avião de 4.5G , por isso não sabemos nada das verdadeiras capacidades do mesmo.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2412 em: Março 21, 2025, 11:05:45 am »
Hora de voo do F-35 : 40 000 US$
Hora de voo do Rafale : 20 000US$

É só a metade  ! Até agora não vi nenhum F-35 a combater sozinho e ganhar contra o avião de 4.5G , por isso não sabemos nada das verdadeiras capacidades do mesmo.
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Tu és Francês, por isso acho que só te fica bem defenderes o teu produto nacional, mas então explica-me lá porque é que o Rafael ainda não ganhou um único concurso internacional ao F-35… um único…
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2413 em: Março 21, 2025, 11:11:58 am »
Hora de voo do F-35 : 40 000 US$
Hora de voo do Rafale : 20 000US$

É só a metade  ! Até agora não vi nenhum F-35 a combater sozinho e ganhar contra o avião de 4.5G , por isso não sabemos nada das verdadeiras capacidades do mesmo.
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Tu és Francês, por isso acho que só te fica bem defenderes o teu produto nacional, mas então explica-me lá porque é que o Rafael ainda não ganhou um único concurso internacional ao F-35… um único…

Porque a potência comercial e sobre tudo política do USA é muito superior a francesa !

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2414 em: Março 21, 2025, 11:15:21 am »
Hora de voo do F-35 : 40 000 US$
Hora de voo do Rafale : 20 000US$

É só a metade  ! Até agora não vi nenhum F-35 a combater sozinho e ganhar contra o avião de 4.5G , por isso não sabemos nada das verdadeiras capacidades do mesmo.
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Tu és Francês, por isso acho que só te fica bem defenderes o teu produto nacional, mas então explica-me lá porque é que o Rafael ainda não ganhou um único concurso internacional ao F-35… um único…
Talvez porque trabalharam bem outras coisas que não apenas o avião em si...
E essa afirmação também não é verdadeira.
Quando o F35 é ou foi descartado não conta como derrota?
João Pereira