F-35A Lightning II na FAP

  • 2922 Respostas
  • 360710 Visualizações
*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 896 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +204/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2385 em: Março 20, 2025, 05:04:21 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
« Última modificação: Março 20, 2025, 05:07:30 pm por JohnM »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, dc

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1141
  • Recebeu: 408 vez(es)
  • Enviou: 514 vez(es)
  • +305/-1828
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2386 em: Março 20, 2025, 05:08:42 pm »
Faz parte. É o seu papel. Não vejo o problema.
Mal seria se defendesse outra ideia que não o F35 ou outro qualquer americano.
Até porque pelo andamento de alguns negócios entretanto em reavaliação, podem sobrar alguns aviões... tipo mais de 100.
É fazer saldos e bom proveito...
Alguns países vão parecer aquele pessoal que vai às compras no dia 26 de Dezembro...
Eich...🙈🙈😅
João Pereira
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1883
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1087/-1917
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2387 em: Março 20, 2025, 05:43:24 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…

O artigo visa ditar ao MDN os critérios que Portugal deve adoptar para escolher um caça.

O artigo afirma que devemos escolher o F35 porque os Americanos sempre foram dignos de confiança.
Ignora que agora já não são.

Eu quero um comentário de "certas pessoas" do Forum.
E nào estou a falar do dc.

Quero uns textos que usem a palávra "pátria".
« Última modificação: Março 20, 2025, 05:46:27 pm por saabGripen »
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 896 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +204/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2388 em: Março 20, 2025, 05:46:04 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…

O artigo visa ditar ao MDN os critérios que Portugal deve adoptar para escolher um caça.

O artigo afirma que devemos escolher o F35 porque os Americanos sempre foram dignos de confiança.
Ignora que agora já não são.

Eu quero um comentário de "certas pessoas" do Forum.
E nào estou a falar do dc.
Ha certos coristas com os quais deixei de interagir e, como sabes, tu és um deles.

Scroll down…
« Última modificação: Março 20, 2025, 05:48:04 pm por JohnM »
 

*

Ghidra

  • Membro
  • *
  • 203
  • Recebeu: 75 vez(es)
  • Enviou: 59 vez(es)
  • +194/-85
  • 🙈🙉🙊
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2389 em: Março 20, 2025, 05:50:52 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1883
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1087/-1917
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2390 em: Março 20, 2025, 05:54:14 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…

O artigo visa ditar ao MDN os critérios que Portugal deve adoptar para escolher um caça.

O artigo afirma que devemos escolher o F35 porque os Americanos sempre foram dignos de confiança.
Ignora que agora já não são.

Eu quero um comentário de "certas pessoas" do Forum.
E nào estou a falar do dc.
Ha certos coristas com os quais deixei de interagir e, como sabes, tu és um dos sortudos.

Tu para mim só contas a partir do momento que te declaras um good 'ole boy, camarada do nosso amigo do Expresso.
E te revelas como um scout avançado que foi aqui colocado para resolver problemas da LM.

Fora isso, a tua relação comigo não me interessa nada.
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 896 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +204/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2391 em: Março 20, 2025, 05:57:34 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…
Penso que participação não é igual em todos os modelos, os ingleses têm uma maior participação no modelo B
Exatamente, daí eu ter dado exemplo que dei… os Ingleses sozinhos têm a capacidade de deixar em terra a frota global de Bs. Quando se juntam todos os outros fornecedores, de todos os países, a coisa pode correr muito mal para os. Americanos, também… Não precisas de correr mais que o leão, basta correres mais que o gajo ao teu lado. Do mesmo modo, não precisas ter mais controlo sobre o F-35 que os Estados Unidos, basta teres poder suficiente para colocar a frota toda em terra…

 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 896 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +204/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2392 em: Março 20, 2025, 05:58:26 pm »
O artigo do Expresso Refere algo que eu me esqueci aqui de comentar anteriormente. A questão da interrupção do fornecimento de peças ou atualizações de software como meio de parar as frotas europeias de F-35 é válida em ambos os sentidos. Uma parte significativa dos fornecedores de peças para o F-35 é europeia. Os Ingleses gostam de se gabar que produzem 15% das peças dos F-35… se o governo inglês resolver retaliar contra os Estados Unidos, basta dizer à RR para para de fornecer peças para os motores/ventoínhas para VTOL dos F-35B, e os Marines ficam com todos os B em terra em menos de duas semanas… substituir fornecedores para estas peças demora anos (basta ver o que aconteceu quando a Turquia foi expulsa do programa) e quando os Estados Unidos conseguissem substituir todos os fornecedores europeus, os aviões já iriam estar a enferrujar há anos… seria um jogo em que a frota global de F-35 seria afetada, incluindo a americana. Vamos todos acalmar um pouco e deixar a poeira assentar. Muito disto é tesão de mijo e quando as consequências  de longo prazo forem evidentes para todos, estou convicto que o bom senso prevalecerá…

O artigo visa ditar ao MDN os critérios que Portugal deve adoptar para escolher um caça.

O artigo afirma que devemos escolher o F35 porque os Americanos sempre foram dignos de confiança.
Ignora que agora já não são.

Eu quero um comentário de "certas pessoas" do Forum.
E nào estou a falar do dc.
Ha certos coristas com os quais deixei de interagir e, como sabes, tu és um dos sortudos.

Tu para mim só contas a partir do momento que te declaras um good 'ole boy, camarada do nosso amigo do Expresso.
E te revelas como um scout avançado que foi aqui colocado para resolver problemas da LM.

Fora isso, a tua relação comigo não me interessa nada.
Scroll down…
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20634
  • Recebeu: 6910 vez(es)
  • Enviou: 7936 vez(es)
  • +8084/-12688
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2393 em: Março 20, 2025, 06:06:22 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1883
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1087/-1917
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2394 em: Março 20, 2025, 06:35:22 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:


A ideia de que a America não desliga os F35 aos Europeus porque os Europeus podem desligar os F35 dos Americanos é como a ideia que os Russos invadiram a Ucrânia porque acharam que os Ucranianos estavam a preparar a invasão da Rússia.
E que, havendo páz, a Ucrânia tem que se desarmar para a Russia se sentir segurinha.

A isto chamamos bull-shit.

BS russo.
BS americano.
« Última modificação: Março 20, 2025, 06:37:52 pm por saabGripen »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20634
  • Recebeu: 6910 vez(es)
  • Enviou: 7936 vez(es)
  • +8084/-12688
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2395 em: Março 20, 2025, 06:38:54 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:


A ideia de que a America não desliga os F35 aos Europeus porque os Europeus podem desligar os F35 dos Americanos é como a ideia que os Russos invadiram a Ucrânia porque acharam que os Ucranianos estavam a preparar a invasão da Rússia.
E que, havendo páz, a Ucrânia tem que se desarmar para a Russia se sentir segurinha.

A isto chamamos bull-shit.

BS russo.
BS americano.

Já agora mete aí a tua biografia, para podermos comparar com a do americano. É para um amigo.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10697
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2029
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2396 em: Março 20, 2025, 06:47:14 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:

E uma Lata das bem grandes, até dá para exigir o tipo de fraseologia a aplicar nas respostas,é muito à frente.
HaHaHaHa, HaHa

Grande abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10697
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2029
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2397 em: Março 20, 2025, 06:49:30 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:


A ideia de que a America não desliga os F35 aos Europeus porque os Europeus podem desligar os F35 dos Americanos é como a ideia que os Russos invadiram a Ucrânia porque acharam que os Ucranianos estavam a preparar a invasão da Rússia.
E que, havendo páz, a Ucrânia tem que se desarmar para a Russia se sentir segurinha.

A isto chamamos bull-shit.

BS russo.
BS americano.

Já agora mete aí a tua biografia, para podermos comparar com a do americano. É para um amigo.

HaHaHaHa, HaHa

Vamos no bom caminho.....

Abraço, ups enganei-me,

Grande abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mayo

  • Perito
  • **
  • 504
  • Recebeu: 60 vez(es)
  • Enviou: 1101 vez(es)
  • +204/-1271
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2398 em: Março 20, 2025, 06:52:41 pm »
Portugal não vai ter F-35s ou então para 2040 quando toda as FAs mudarem para um 6G, por a simples razão que a hora de voo é muito alta ( 40 000 US$ ).

Eu, pessoalmente , preferia o Rafale F4, F5 que não tem nada a temer do F-35, mas a realidade dos país e dos palhaças que o desgovernam, um upgrade para Viper Block 70 é a solução.
« Última modificação: Março 20, 2025, 06:54:44 pm por mayo »
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1883
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1087/-1917
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2399 em: Março 20, 2025, 06:56:17 pm »
O que me ri com os comentários indignados do lobbysta da Embraer

Já lá dizia o outro "é preciso ter cá uma lata!"

 :rir: :rir:

Eu passei a ser lobbista da Embraer quando aqui apareci e os contratos do ST e do KC já estavam decididos.

O Lobby do F- 35 é que já estava aqui instalado.
Á base de bonés da LM e peúgas da P&W.

Quando o CEMFA declarou o seu plano, eu sempre defendi que Portugal, a gastar 5.5B tinha que ter como critério principal contrapartidas para nós.

O americano do Expresso diz que não podemos ir por aí.

Quantos aqui o vão seguir?
Agora que ninguém confia em americanos?