F-35A Lightning II na FAP

• 3109 Respostas
  • 464672 Visualizações
*

mayo

• Analista
  • 639
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1193 vez(es)
  • +260/-1691
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2235 em: Março 14, 2025, 09:25:31 pm »
Citação de: Mayo
Eu não insultei ninguém aqui !  Só estou a apresentar factos !

Desculpe, mas você não apresentou nenhum facto.
Apresentou aquilo que em alguns setores se chama de factos alternativos  "Alternative Facts" ou seja : Mentiras

Os seus factos alternativos não são comprováveis, são claramente absurdos e ao referir tais mentiras, está a chamar aos presentes; Estupidos

E chamar estupidas a pessoas que estão fartas de desmontar os factos alternativos há anos, não leva a lado nenhum...
Diga-me la o que é mentira naquilo que eu avancei ?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6534/-1403
« Responder #2236 em: Março 14, 2025, 09:28:11 pm »

Entretanto, e voltando à vaca fria do F-35 (há outros tópicos para falar da guerra da Ucrânia,  fico impressionado com a falta de repercussão em Portugal das palavras do Ministro da Defesa.
Isto mostra o como a comunicação social anda longe do mundo real em que vivemos hoje.

Isto chegou às televisões, jornais, blogs, podcasts e não sei o que mais.
Vários programas de rádio do Reino Unido deram o exemplo de Portugal como prova de que a Europa está a mudar radicalmente.

Sinceramente, este senhor Ministro da Defesa, precisava de um pouco de noção do que é diplomacia.

.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Pneucareca

• Membro
  • *
  • 98
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 767 vez(es)
  • +168/-125
« Responder #2237 em: Março 14, 2025, 09:34:08 pm »

Apresentou aquilo que em alguns setores se chama de factos alternativos  "Alternative Facts" ou seja : Mentiras

Os seus factos alternativos não são comprováveis, são claramente absurdos e ao referir tais mentiras, está a chamar aos presentes; Estupidos

E chamar estupidas a pessoas que estão fartas de desmontar os factos alternativos há anos, não leva a lado nenhum...
Uma pergunta, és português?

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 544
  • Recebeu: 123 vez(es)
  • Enviou: 85 vez(es)
  • +33/-3
« Responder #2238 em: Março 14, 2025, 09:34:33 pm »
Mas salvo erro os 5,5 mil milhões de euros seriam ao longo de serviço, na prática o custo da aquisição seria menor, certo?! :o

Os Rafales Gregos novos foram adquiridos por 88 milhões de euros cada um, tendo os usados custado 45 milhões a unidade. É fazer as contas.

Pensa em 27/28 aviões, cerca de 30 motores, um simulador, suporte logístico e treino para os primeiros três anos. Isto sem valores de empréstimos e parcerias "publico/privadas".

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/romania-f-35-aircraft

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Subsea7

*

Fmfg

• Membro
  • *
  • 112
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 200 vez(es)
  • +33/-6
« Responder #2239 em: Março 14, 2025, 09:35:08 pm »
Já baniam era chupistas e adoradores de um assassino que invadiu um país e bombardeou casas, escolas, hospitais e por aí fora matando milhares de pessoas incluindo milhares de crianças, mete nojo haver por aqui geste assim

Quem bombardeia os civis do Dombass desde 2014 é a Ucrânia . Quem montou o golpe para depositar um presidente eleito democraticamente eleito, foi a CIA e o MI6 ( ver a Sra Nuland ). Mas uma vez as pessoas aqui no forum não tem  nenhuma cultura histórica nem política ! Há 3 anos nem sabiam onde se situava a Ucrânia !

Acreditem em tudo o que veem na CNN e nos canais do Balsemão ( Sr do Bilderberg ) !

Vai para fóruns nazis e putinistas espalhar a tua cartilha

Reforço mete nojo haver aqui gente assim, isto é vergonhoso andar aqui gente que defende massacres , onde isto já chegou

Eu não insultei ninguém aqui !  Só estou a apresentar factos ! Acho que não vale a pena debater com estupidos  do teu calibro !
Estúpida é a tua que te pariu a ti atrasado mental

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 544
  • +33/-3
« Responder #2240 em: Março 14, 2025, 09:38:29 pm »

Praticamente tudo.
A apresentação que fez da Rússia como um País de ordem, organizado, sem crime foi hilariante.
Aquilo é uma rematadissima merda.
É mesmo tentar fazer os outros passarem por parvos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Charlie Jaguar, Subsea7, Pneucareca

*

JohnM

• Investigador
  • 1421
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +216/-47
« Responder #2241 em: Março 14, 2025, 10:01:07 pm »

Praticamente tudo.
A apresentação que fez da Rússia como um País de ordem, organizado, sem crime foi hilariante.
Mas vocês ainda não perceberam que este gajo é um troll russo, que nem escrever português sabe? Provavelmente, a esta hora está a rir-se da reação que conseguiu de vocês num call center qualquer em São Petersburgo… não lhe liguem… os cães ladram e a procissão passa

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 544
  • +33/-3
« Responder #2242 em: Março 14, 2025, 10:05:22 pm »

Praticamente tudo.
Mas vocês ainda não perceberam que este gajo é um troll russo, que nem escrever português sabe? Provavelmente, a esta hora está a rir-se da reação que conseguiu de vocês num call center qualquer em São Petersburgo… não lhe liguem… os cães ladram e a procissão passa

Não, não creio que seja um Troll Russo num qualquer Call Center em São Petersburgo, esses ainda sabem utilizar o tradutor do Google, este nem isso...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

• Investigador
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3414
« Responder #2243 em: Março 14, 2025, 10:09:21 pm »
Existe o rumor, não confirmado, de que a FAP estará a estudar a hipótese de aquisição de aeronave de 5ª geração (F-35A Lightning II) e um caça complementar (europeu), sendo os F-16 repassados para a Ucrânia. Esse caça complementar poderá ser o Rafale ou o Typhoon II, de forma a não existir dependência a 100 % de aeronaves de combate made in USA.

Eu não acredito, até porque a opção F-35A + F-16V-, foi o que esteve em cima da mesa até ao final do ano passado.

Veremos, mas parece-me muita "fruta".

Cps,

Também já ouvi algo em tudo similar, ou seja, que os F-16M não passam pelo upgrade Viper e seriam todos enviados para a Ucrânia a médio prazo (tanto PA I, como PA II), ficando a FAP equipada interinamente com caças em segunda-mão Typhoon ou Rafale, até receber células novas de um ou de outro. O único problema será a autorização norte-americana para tal, visto que Washington tem sempre a última palavra relativamente a equipamentos produzidos nos EUA.

Entretanto, e tal como escreveu o Subsea7, volta a haver a vontade de contarmos com mais do que um modelo de caça, mantendo as duas Esquadras atuais mas com aeronaves distintas (e em bases distintas), em que pelo menos uma delas seja de fabrico europeu. Todavia, para todos os efeitos - ou pelo menos até hoje -, o plano que vigorava e que tácitamente estava aprovado pelo Ministério da Defesa, é, ou era, F-16V + F-35A. E com o que se viu destes 50 dias de administração Trump, é perfeitamente aconselhável ser prudente ao lidar atualmente com os EUA.

As principais opções em cima da mesa serão o Typhoon Tranche 4 e o Rafale F4/F5, sendo que o Gripen E/F continua a ser preterido em favor destes dois bimotores.
Aqui fica a posição oficial do governo de gestão em relação aos F35.

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

Nuno Melo afasta compra de F-35 aos EUA por causa de Trump. “O mundo já mudou”

(...)

P: A Europa está a preparar um pacote financeiro significativo para a defesa. Se o Governo da AD for eleito de novo, vai aprovar a compra dos aviões F-35?

R: Os F-16 estão em fim de ciclo e teremos que pensar na sua substituição. Mas, nas nossas escolhas, não podemos ficar alheados da envolvente geopolítica. A recente posição dos Estados Unidos, no contexto da NATO e no plano geoestratégico internacional, tem que nos fazer pensar as melhores opções, porque a previsibilidade dos nossos aliados é um bem maior a ter em conta. Temos que acreditar que, em todas as circunstâncias, esses aliados estarão do nosso lado. Há várias opções que têm que ser consideradas, nomeadamente no contexto de produção europeia e também tendo em conta o retorno que essas opções possam ter para a economia portuguesa.

P: A Força Aérea deseja que essa substituição seja feita por F-35, que são aviões de fabrico norte-americano. O que está a dizer é que, devido à alteração da política externa norte-americana, é menos provável que Portugal substitua os F-16 por um avião americano?

R: O mundo já mudou. Houve eleições nos EUA, houve uma posição em relação à NATO e ao mundo, afirmada pelo secretário para a Defesa e pelo próprio Presidente dos EUA, que tem que ser tida em conta também na Europa e no que tem a ver com Portugal. E esse nosso aliado, que ao longo de décadas foi sempre previsível, poderá trazer limitações na utilização, na manutenção, nos componentes, em tudo aquilo que tem a ver com a garantia de que as aeronaves serão operacionais e serão utilizadas em todo o tipo de cenários.

P: E a substituição podia passar por aeronaves, por exemplo, francesas?

R: Essa discussão não vou ter aqui.

(...)

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

Por um lado é importante esta clarificação por parte deste Governo (se bem que pode muito bem ser por simplesmente não quererem abrir os cordões à bolsa), mas por outro que importância se pode dar às palavras de um MDN que está de saída juntamente com o restante Executivo? É que nada garante que possam voltar a vencer as eleições antecipadas em Maio, o que seria a democracia em andamento, e que o próximo Governo mantenha esta opinião.

Eu era (e sou em relação ao meio) do F-35, contudo o que NM diz é verdade, não faz sentido estarmos a comprar o F-35 e pormos na mão do Trump ou de uns EUA com interesses diferentes de nós Europeus.

• Contudo comprar F-35 + Caça 4,5ª geração Europeu e despachar os F-16, parece-me um mau negocio (vamos gastar dinheiro num caça de 4,5 geração e toda a logística para manter as mesmas capacidades)
  • Manter F-16 e comprar um caça de 4,5ª geração Europeu parece-me pouco (ficamos uma geração atrasados)
  • Despachar F-16 e comprar apenas caça europeu de 4,5ª geração tb não me faz sentido (ficamos uma geração atrasados)
  • Ficar e atualizar os F-16 e esperar por um caça de 6ª geração Europeu, pode ser arriscado e a caminha da obsolescência.
  • Manter o plano de comprar F-35 e manter os F-16 atualizados, é em teoria o mais económico mas ficamos com a nossa defesa aérea nas mão dos Americanos.

Pessoalmente não sei neste momento qual a melhor opção.

PS: Seria tão fácil Nuno Melo não ter dito nada e escondido o problema, mas ao declarar isto está já a preparar o terreno e a avisar alertar para o ambiente que existe hoje em dia. (Não é normal ver isto hoje em dia na classe política)

Boa noite,
Depois das palavras do MDN, (notar que no dia anterior, referi o rumor de se estar a considerar um caça europeu+F-35A), de modo a estar nos 2 lados da balança (Europa e USA) e não estar dependente apenas do F-35. (solução tipo Grécia, onde se operam os Rafale e futuramente 40 F-35A).
O ministro disse aquilo, apenas por um motivo:

-Ninguém quer assinar os cheque de 5500 ME, para 28 F-35A....Não há coragem política, nem a esquerda nem a direita.

Há sim a esperança no fundo europeu de Defesa, que possa pagar Rafales ou Typhoons, sendo que o que estará em cima da mesa serão Rafales.
Há no entanto uma questão, terá de se reconverter toda a operação, logística, equipamentos, e armas, para serem compatíveis com o caça francês, pois os AIM-120, AIM-9X não são, além das JDAM e SDB II que em breve chegarão a FA.

Posso adiantar também, que as declarações do NM, já chegaram ao outro lado do Atlântico, onde apesar de tudo ainda se vê Portugal como um aliado leal e disponível.

Vamos aguardar próximos capítulos, até porque a LM, não quer perder outro contrato, a semelhança do C-130J.

Cps

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, wyldething, PTWolf, Pneucareca, Nighthawk

*

JohnM

• Investigador
  • 1421
  • +216/-47
« Responder #2244 em: Março 14, 2025, 10:14:33 pm »
Epá, isto um homem não pode ir uma semana de férias, que quando volta o mundo está de pernas para o ar… espero que no fds tenha tempo de colocar aqui uns posts mais completos, mas entretanto, aqui vão os meus 5 cents muito rápidos.

Relativamente ao MDN, acho que falou demais, mas tb acho que teve o efeito positivo não intencional de despertar algumas luzes de alarme daqui deste lado do Atlântico. Posso confirmar que por aqui se tem falado na entrevista, com muita gente a dizer que ele apenas veio dizer o que muitos pensam e não podem dizer e que, mais cedo ou mais tarde mais reações destas se seguirão, o que pode vir a afetar, e muito, as exportações de armas americanas no futuro. Muita gente coloca no mesmo prato a suspensão da partilha de informações à Ucrânia, nomeadamente a paragem na atualização continua dos pods ECM dos F-16, que efetivamente os proíbe de voar em combate por ficarem demasiado vulneráveis. A opinião predominante é que os Estados Unidos estão a dar um tiro no pé e estas declarações do MDN arriscam-se a precipitar uma reação em cadeia de outros possíveis clientes de material americano.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, Subsea7, PTWolf, Nighthawk

*

JohnM

• Investigador
  • 1421
  • +216/-47
« Responder #2245 em: Março 14, 2025, 10:17:19 pm »

Praticamente tudo.

Não, não creio que seja um Troll Russo num qualquer Call Center em São Petersburgo, esses ainda sabem utilizar o tradutor do Google, este nem isso...
Também é verdade, sim senhor… se calhar tens razão… se assim for, então é caso para ter pena da criatura… tadinho…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

legionario

• Investigador
  • 1726
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 419 vez(es)
  • +410/-7558
« Responder #2246 em: Março 14, 2025, 10:38:49 pm »
Declaro-me solidário com o Mayo, ... cheguem-se aqui para o meu lado que também me quero divertir   :G-bigun:

O fundo europeu para o armamento nunca iria dar um tusto para os vossos devaneios como foi aqui escrito.
Não se trata do MDN (que não vos lê) e muito menos do Mayo que sempre foi correto. Cambada !

Uma musiquinha para serenarem suas víboras.

"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

JohnM

• Investigador
  • 1421
  • +216/-47
« Responder #2247 em: Março 14, 2025, 10:40:36 pm »
Relativamente à questão do kill switch, não há kill switch nenhum, nem é preciso haver, para efetivamente tornar uma frota de um qualquer avião inoperacional. Eu coloquei aqui um link a meio da semana que ilustra esse ponto muito bem e no meu post anterior mencionei o que os americanos fizeram aos F-16 ucranianos a semana passada…

Estando este ponto assente, agora a questão passa a ser o que fazer para substituir os F-16. Eu creio que, no final, vamos acabar por comprar os F-35 por vários motivos:

1. Aqui a verdadeira questão é o PS ou o PSD terem “tomates” para gastar 5-6 Bi€ em aviões novos, e não o F-35, como já aqui foi dito e muito bem. Isto apenas providencia a desculpa ideal para se empurrar com a barriga.

2. No meio disto tudo, o que os Estados Unidos querem é que os europeus assumam a sua própria defesa, enquanto eles se focam no Pacífico. Quando muito, a prazo vamos ver os Estados Unidos a providenciarem apoio  com algumas capacidade únicas, por exemplo a nível de informação/inteligência, com meios, ou a nível de deterrente nuclear. Pessoalmente, concordo a 100% com este ponto vista. Os estados não têm amigos permanentes, têm interesses permanentes, e a Europa está a aperceber-se disso muito rapidamente. Vamos ver no que isto vai dar quando a poeira assentar. Como disse o Papatango algures, no dia que os Estados Unidos “proibirem” os F-35 europeus de voarem, temos problemas muito maiores com que nos entretermos. Façamos pela nossa vidinha e os Estados Unidos não nos vão impedir de usar nada.

3. Qualquer avaliação puramente baseada nas capacidades que a FAP pretende ter, mostra que o F-35 continua a ser e será durante muito tempo, o único “game in town”. Esbanjar rios de dinheiro num eurocanard mais caro e pior que o F-35 não lembra a ninguém, mas também não ponho as minhas mão no fogo que não venha  acontecer.

Em conclusão, neste momento não consigo prever o que vai acontecer e acho que mais ninguém sabe, dado o caráter “dinâmico” da situação… vamos ver…

P.S. - Peço desculpa se o post não é muito claro, estou a escrever de um avião e vamos aterrar em meia hora, lol…
« Última modificação: Março 14, 2025, 10:46:29 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7, Nighthawk

*

Kalil

• Especialista
  • 1158
  • Recebeu: 386 vez(es)
  • Enviou: 241 vez(es)
  • +178/-1153
« Responder #2248 em: Março 14, 2025, 10:46:12 pm »
Epá, isto um homem não pode ir uma semana de férias, que quando volta o mundo está de pernas para o ar… espero que no fds tenha tempo de colocar aqui uns posts mais completos, mas entretanto, aqui vão os meus 5 cents muito rápidos.

Relativamente ao MDN, acho que falou demais, mas tb acho que teve o efeito positivo não intencional de despertar algumas luzes de alarme daqui deste lado do Atlântico. Posso confirmar que por aqui se tem falado na entrevista, com muita gente a dizer que ele apenas veio dizer o que muitos pensam e não podem dizer e que, mais cedo ou mais tarde mais reações destas se seguirão, o que pode vir a afetar, e muito, as exportações de armas americanas no futuro. Muita gente coloca no mesmo prato a suspensão da partilha de informações à Ucrânia, nomeadamente a paragem na atualização continua dos pods ECM dos F-16, que efetivamente os proíbe de voar em combate por ficarem demasiado vulneráveis. A opinião predominante é que os Estados Unidos estão a dar um tiro no pé e estas declarações do MDN arriscam-se a precipitar uma reação em cadeia de outros possíveis clientes de material americano.

Este MDN é uma caricatura desde o início, e agora vestiu a farda de idiota útil.
Concordo com essa avaliação, o objectivo era sacudir a água do capote a nível interno (leia-se despesa na área da defesa) e o efeito foi dar a cara pelos restantes ministros europeus. Em boa verdade, era o único que o podia fazer sem consequências, pois não havia qualquer intenção ou acordo  para a aquisição dos F-35.

Os F-16 ficarem parados com a simples não actualização dos pods ECM, dá uma boa indicação para o que possa acontecer com qualquer outro modelo de avião, de qualquer origem.

*

legionario

• Investigador
  • 1726
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 419 vez(es)
  • +410/-7558
« Responder #2249 em: Março 14, 2025, 10:49:18 pm »
O MDN é uma caricatura porquê ? O homem fez mais pela defesa (e pelos antigos combatentes) em meia dúzia de meses do que todos os seus antecessores juntos em 20 anos.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo