Relativamente à questão do kill switch, não há kill switch nenhum, nem é preciso haver, para efetivamente tornar uma frota de um qualquer avião inoperacional. Eu coloquei aqui um link a meio da semana que ilustra esse ponto muito bem e no meu post anterior mencionei o que os americanos fizeram aos F-16 ucranianos a semana passada…
Estando este ponto assente, agora a questão passa a ser o que fazer para substituir os F-16. Eu creio que, no final, vamos acabar por comprar os F-35 por vários motivos:
1. Aqui a verdadeira questão é o PS ou o PSD terem “tomates” para gastar 5-6 Bi€ em aviões novos, e não o F-35, como já aqui foi dito e muito bem. Isto apenas providencia a desculpa ideal para se empurrar com a barriga.
2. No meio disto tudo, o que os Estados Unidos querem é que os europeus assumam a sua própria defesa, enquanto eles se focam no Pacífico. Quando muito, a prazo vamos ver os Estados Unidos a providenciarem apoio com algumas capacidade únicas, por exemplo a nível de informação/inteligência, com meios, ou a nível de deterrente nuclear. Pessoalmente, concordo a 100% com este ponto vista. Os estados não têm amigos permanentes, têm interesses permanentes, e a Europa está a aperceber-se disso muito rapidamente. Vamos ver no que isto vai dar quando a poeira assentar. Como disse o Papatango algures, no dia que os Estados Unidos “proibirem” os F-35 europeus de voarem, temos problemas muito maiores com que nos entretermos. Façamos pela nossa vidinha e os Estados Unidos não nos vão impedir de usar nada.
3. Qualquer avaliação puramente baseada nas capacidades que a FAP pretende ter, mostra que o F-35 continua a ser e será durante muito tempo, o único “game in town”. Esbanjar rios de dinheiro num eurocanard mais caro e pior que o F-35 não lembra a ninguém, mas também não ponho as minhas mão no fogo que não venha acontecer.
Em conclusão, neste momento não consigo prever o que vai acontecer e acho que mais ninguém sabe, dado o caráter “dinâmico” da situação… vamos ver…
P.S. - Peço desculpa se o post não é muito claro, estou a escrever de um avião e vamos aterrar em meia hora, lol…