F-35A Lightning II na FAP

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2190 em: Março 14, 2025, 03:56:03 am »
Assim como assim, a aviação de caça em Portugal já está obsoleta e desarmada há muitos anos, e não veio mal nenhum ao mundo por causa disso. Mais vale então fechar esse assunto e manter o que está,  investindo noutras áreas. É capaz de ser essa a visão de algumas entidades com responsabilidade politica e militar..

Não está "obsoleta", porque os F-16 MLU ainda têm utilidade. O problema tem a ver com a incompetência ao não se adquirir o armamento necessário e/ou em quantidades suficientes para eles.

"Sobrevivemos", porque até então tínhamos apenas guerra contra o terrorismo com que nos preocupar, e nesse nível, os F-16 eram vistos apenas como meio para policiamento aéreo.

Hoje o paradigma é bastante diferente, e é preciso não só ter aviação de caça, mas que esta aviação de caça tenha o devido armamento para ser útil em combate.

A grande diferença aqui, é que um upgrade à frota F-16 é consideravelmente mais barato do que comprar outro modelo de caça, mesmo em segunda-mão. Esta diferença de custos, dá uma margem orçamento para armamento (para F-16 modernizados), enquanto que a outra não a dá.

Se a intenção é uma solução stop-gap, que não rebente com o orçamento, e que permita que se gaste o resto do dinheiro em armamento, então a modernização dos F-16 é a melhor opção.
A única questão, é se deveríamos optar pela modernização V padrão - provavelmente mais barata do que uma modernização "EU" e "one-off", ou se por uma modernização "inferior" ao V, relativamente barata como a turca ou uma israelita.

Eu consigo atirar para cima da mesa uma outra proposta, que assenta na modernização dos F-16 PA I e PA III (22 aeronaves) + um programa paralelo para compra de 12 FA-50/TA-50 (com radar AESA), num programa de "duplo-uso" que visa substituir definitivamente os AJet e ao mesmo tempo substituir os F-16 PA II (posteriormente cedidos à Ucrânia).

Neste cenário altamente improvável, a FAP elevava o nº de caças para 34, por um custo potencialmente inferior à compra de 24-28 Typhoon/Rafale em segunda-mão, ficando com 2 modelos de caça cujos custos de operação são inferiores, ao mesmo tempo que despachava de vez a questão do treino avançado.

Mas isto sou eu a rapar o tacho à procura de soluções alternativas, para o caso dos 6 PA II não justificarem a modernização.

Parece boa ideia e sobrava dinheiro  para uma  renovação dos meios da marinha e defesa aérea que é mais urgente... embora tenha um fraquinho por uma solução como o KF-21  sei que não vai acontecer  :mrgreen:
« Última modificação: Março 14, 2025, 04:08:11 am por Ghidra »
 

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ICE 1A+

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2191 em: Março 14, 2025, 05:54:01 am »
Já vi, e? Em todos esses países desde 2000 já houve vários partidos e politicos no poder, na RÚSSIA é sempre o mesmo.

Isso é gozar com coisas sérias.

Posso falar da França e faz 50 anos que são os mesmos , com nomes diferentes ! Como em Portugal ! A diferença é que na Russia o Putin trabalha para o País , en em França , como Portugal e todos os países da UE, trabalham para a alta finança apátrida !

O Putin e a sua gangue trabalha para o quê ??????o
Desculpe mas você não conhece a Rússia !!
posso- garantir -lhe porque já lá estive!:
a Rússia e os russos fora dos grandes centros em volta Moscovo e S.Pitersbourg vivem na idade média! É uma autêntica entulheira! 
Você come muita propaganda à pazada!
Vilas e pequenas cidades e aldeias. Não há nada!  É  uma autêntica estrumeira! nem wc dentro de casa tem! 
Chama a isso cuidar do povo e do país??
« Última modificação: Março 14, 2025, 05:55:45 am por ICE 1A+ »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2192 em: Março 14, 2025, 06:06:26 am »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2193 em: Março 14, 2025, 07:17:19 am »
https://youtube.com/shorts/wqIqtpUq9-Y?si=ZCsgacnk7uJbx3IB


Nuno Melo, com o governo já morto, coloca Portugal no Radar do Trump.

Lindo serviço.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2194 em: Março 14, 2025, 07:45:34 am »
O problema é que a atitude demonstrada pelo João Nuno nesta entrevista, a par das suas palavras que estão já a correr mundo, podem muito bem até ter comprometido uma possível modernização dos F-16 MLU para Viper, restando-nos assim o programa Özgür turco e talvez um qualquer israelita que ainda exista. E aí talvez o melhor mesmo seja um euro-canard, para não chegarmos a 2035 com uma frota de aeronaves de combate completamente obsoleta e presa por arames (o que não seria a primeira vez, note-se).

O problema começa logo pelo MDN ter aberto a boca sem necessidade. Nestes casos normalmente mantém-se a ambiguidade, para evitar dramas, propaganda e algum tipo de problemas bilaterais.

O outro problema, é esta falsa concepção que Portugal tem que adquirir um caça "agora". Não haverão quaisquer novidades num prazo de 5 anos, isto é praticamente garantido, e nem nos próximos 10 anos há garantias de recebermos o primeiro "caça novo". Portanto tanto as afirmações do MDN, como todo este debate do "oh meu Deus, não vamos poder bombardear Madrid porque os americanos não nos deixam", são apenas desculpas esfarrapadas para não se fazer nada.

Se os EUA se lembrassem de impedir os países europeus de utilizar os seus caças made in USA na sua totalidade, não é Portugal ter 24/28 Rafale/Typhoon desarmados que vai compensar a ausência dos F-35 europeus, ou de todos os outros caças americanos ainda em uso na Europa. Se houver um impedimento dos países europeus usarem armamento americano em auto-defesa, temos muito mais problemas com que nos preocupar.

A opção dos Eurocanards, não faz sentido pelos custos de aquisição + custos de toda a nova linha logística. Como solução "stop-gap", alguém acredita que vai sobrar dinheiro para armamento? E que passado 10 anos compramos um caça moderno? E ao mesmo tempo, termos que substituir fragatas, e avançar com dezenas de outros programas nas FA? O mais provável, era estourarmos 2000 a 3000M nestes caças em segunda-mão, com pouco ou nenhum armamento incluído, e ficava tudo na mesma.

Temos que encarar a realidade:
-eurocanards como stop-gap até à chegada dos FCAS, é extremamente caro, com custos globais que podem passar dos 10 mil milhões com as 2 partes do programa;
-eurocanards como futuro caça definitivo da FAP por décadas, apenas garante obsolescência do meio já na década de 40.

Convinha que este assunto fosse tratado com seriedade por parte dos políticos e chefias militares.

Assim como assim, a aviação de caça em Portugal já está obsoleta e desarmada há muitos anos, e não veio mal nenhum ao mundo por causa disso. Mais vale então fechar esse assunto e manter o que está,  investindo noutras áreas. É capaz de ser essa a visão de algumas entidades com responsabilidade politica e militar..

Não é capaz de ser, é mesmo.

O pouco que resta de FAs apenas existe para justificar mordomias e tachos de medalhados da guerra do Solnado de 1908. Tem de haver qualquer coisinha para justificar esses cargos.

Agora equipamentos novos que só dão trabalho e chatices? Longe!

Quanto muito uns lugares de "observador" estilo EPC, para justificar umas passeatas e uns valentes jantares.

Uns colóquios, uns simpósios, uns grupos de "trabalho" ad eternum...

Que mais vai ser preciso para vocês perceberem???

« Última modificação: Março 14, 2025, 07:48:33 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2195 em: Março 14, 2025, 08:08:45 am »
O problema é que a atitude demonstrada pelo João Nuno nesta entrevista, a par das suas palavras que estão já a correr mundo, podem muito bem até ter comprometido uma possível modernização dos F-16 MLU para Viper, restando-nos assim o programa Özgür turco e talvez um qualquer israelita que ainda exista. E aí talvez o melhor mesmo seja um euro-canard, para não chegarmos a 2035 com uma frota de aeronaves de combate completamente obsoleta e presa por arames (o que não seria a primeira vez, note-se).

O problema começa logo pelo MDN ter aberto a boca sem necessidade. Nestes casos normalmente mantém-se a ambiguidade, para evitar dramas, propaganda e algum tipo de problemas bilaterais.

O outro problema, é esta falsa concepção que Portugal tem que adquirir um caça "agora". Não haverão quaisquer novidades num prazo de 5 anos, isto é praticamente garantido, e nem nos próximos 10 anos há garantias de recebermos o primeiro "caça novo". Portanto tanto as afirmações do MDN, como todo este debate do "oh meu Deus, não vamos poder bombardear Madrid porque os americanos não nos deixam", são apenas desculpas esfarrapadas para não se fazer nada.

Se os EUA se lembrassem de impedir os países europeus de utilizar os seus caças made in USA na sua totalidade, não é Portugal ter 24/28 Rafale/Typhoon desarmados que vai compensar a ausência dos F-35 europeus, ou de todos os outros caças americanos ainda em uso na Europa. Se houver um impedimento dos países europeus usarem armamento americano em auto-defesa, temos muito mais problemas com que nos preocupar.

A opção dos Eurocanards, não faz sentido pelos custos de aquisição + custos de toda a nova linha logística. Como solução "stop-gap", alguém acredita que vai sobrar dinheiro para armamento? E que passado 10 anos compramos um caça moderno? E ao mesmo tempo, termos que substituir fragatas, e avançar com dezenas de outros programas nas FA? O mais provável, era estourarmos 2000 a 3000M nestes caças em segunda-mão, com pouco ou nenhum armamento incluído, e ficava tudo na mesma.

Temos que encarar a realidade:
-eurocanards como stop-gap até à chegada dos FCAS, é extremamente caro, com custos globais que podem passar dos 10 mil milhões com as 2 partes do programa;
-eurocanards como futuro caça definitivo da FAP por décadas, apenas garante obsolescência do meio já na década de 40.

Convinha que este assunto fosse tratado com seriedade por parte dos políticos e chefias militares.

Assim como assim, a aviação de caça em Portugal já está obsoleta e desarmada há muitos anos, e não veio mal nenhum ao mundo por causa disso. Mais vale então fechar esse assunto e manter o que está,  investindo noutras áreas. É capaz de ser essa a visão de algumas entidades com responsabilidade politica e militar..

Não é capaz de ser, é mesmo.

O pouco que resta de FAs apenas existe para justificar mordomias e tachos de medalhados da guerra do Solnado de 1908. Tem de haver qualquer coisinha para justificar esses cargos.

Agora equipamentos novos que só dão trabalho e chatices? Longe!

Quanto muito uns lugares de "observador" estilo EPC, para justificar umas passeatas e uns valentes jantares.

Uns colóquios, uns simpósios, uns grupos de "trabalho" ad eternum...

Que mais vai ser preciso para vocês perceberem???

No que diz respeito a este tópico será mais um equipamento que nunca será adquirido e esta gente continua a engonhar, ad eternum, pois esse é o procedimento normal e escolhido pelas altas chefias militares, previamente orientado pelos Politicos, como contrapartidas pela existência do exagerado número de Oficiais Generais existentes numas FFAA, que, de FFAA, tem mesmo só o nome e nada mais.

Sabendo-se há muitas calendas Romanas que nunca haveria verba para adquirir um número mínimo de F35 afim de executar as várias missões alocadas aos F16, porque raio não se avançou com o upgrade VIPER??

Porque convém engonhar e manter o imobilismo para não levantar ondulação inconveniente.

Se os políticos e militares quisessem actualizar a aviação de Caça em Portugal a melhor e mais lógica opção seria adquirir uma dúzia de F16 novinhos, e iniciar já, rpt já, o upgrade VIPER para o mesmo número de F16M, e numa segunda fase modernizar os restantes 10 F16M PAI/III.

Não é preciso inventar nada, muito menos complicar e engonhar é preciso haver vontade político/militar para tal, coisa que não há.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2196 em: Março 14, 2025, 09:28:16 am »
Assim como assim, a aviação de caça em Portugal já está obsoleta e desarmada há muitos anos, e não veio mal nenhum ao mundo por causa disso. Mais vale então fechar esse assunto e manter o que está,  investindo noutras áreas. É capaz de ser essa a visão de algumas entidades com responsabilidade politica e militar..

Não está "obsoleta", porque os F-16 MLU ainda têm utilidade. O problema tem a ver com a incompetência ao não se adquirir o armamento necessário e/ou em quantidades suficientes para eles.

"Sobrevivemos", porque até então tínhamos apenas guerra contra o terrorismo com que nos preocupar, e nesse nível, os F-16 eram vistos apenas como meio para policiamento aéreo.

Hoje o paradigma é bastante diferente, e é preciso não só ter aviação de caça, mas que esta aviação de caça tenha o devido armamento para ser útil em combate.

A grande diferença aqui, é que um upgrade à frota F-16 é consideravelmente mais barato do que comprar outro modelo de caça, mesmo em segunda-mão. Esta diferença de custos, dá uma margem orçamento para armamento (para F-16 modernizados), enquanto que a outra não a dá.

Se a intenção é uma solução stop-gap, que não rebente com o orçamento, e que permita que se gaste o resto do dinheiro em armamento, então a modernização dos F-16 é a melhor opção.
A única questão, é se deveríamos optar pela modernização V padrão - provavelmente mais barata do que uma modernização "EU" e "one-off", ou se por uma modernização "inferior" ao V, relativamente barata como a turca ou uma israelita.

Eu consigo atirar para cima da mesa uma outra proposta, que assenta na modernização dos F-16 PA I e PA III (22 aeronaves) + um programa paralelo para compra de 12 FA-50/TA-50 (com radar AESA), num programa de "duplo-uso" que visa substituir definitivamente os AJet e ao mesmo tempo substituir os F-16 PA II (posteriormente cedidos à Ucrânia).

Neste cenário altamente improvável, a FAP elevava o nº de caças para 34, por um custo potencialmente inferior à compra de 24-28 Typhoon/Rafale em segunda-mão, ficando com 2 modelos de caça cujos custos de operação são inferiores, ao mesmo tempo que despachava de vez a questão do treino avançado.

Mas isto sou eu a rapar o tacho à procura de soluções alternativas, para o caso dos 6 PA II não justificarem a modernização.

Bom, ou os F-16 são suficientes para policiamento esporádico e não precisamos de os substituir nos próximos 10 anos, ou é necessário um caça moderno e armado o quanto antes. Com que premissa ficamos?

E depois, se os nossos futuros e hipotéticos caças bem armados serão inúteis na ausência de apoio por parte dos F-35 europeus, então serão ainda mais inúteis na presença destes, porque aí não irão fazer diferença nenhuma, 24 caças serão menos de 5% dos aviões europeus.

Todos estes cenários só dão força à opção "à portuga" de não fazer nada, e deixar andar a carruagem.

 

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os_pero

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2197 em: Março 14, 2025, 10:30:34 am »
https://www.twz.com/air/you-dont-need-a-kill-switch-to-hobble-exported-f-35s
You Don’t Need A Kill Switch To Hobble Exported F-35s
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2198 em: Março 14, 2025, 10:48:42 am »
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2199 em: Março 14, 2025, 11:05:25 am »
Boa propaganda dos desgovernantes das pseudo democracias arruinadas ! O que que é estranho é que todos os meus amigos franceses que moram na Russia , dizem todos a mesma coisa : nunca mas voltam para a um país da Europa Ocidental para viver e criar os seus filhos ! A Russia é um país seguro, limpo, onde tudo funciona ( saúde, SS, Serviços do estado, Educação, reformas, etc... ), um país hiper conectado, onde na há filas para nada ( em Portugal ate para comprar um frango é preciso tirar uma senha) mas o mais importante , não se arrisca a vida a fazer 200 m na rua, como em qualquer cidade  francesa !

Quanto a centenas de milhares de mortos , devem confondir com a o que se passa na ukrainia !

Voltamos agora ao F-35 . Portugal deve modernizar os F-16, com a compra de alguns block 70 novos e participar no programa SCAF !
O F-35 foi a maneira do US captarem os orçamentos dos país europeus , afim de impedirem uma industria aeronáutica militar forte de algum país do velho continente ! Só a França é independente do ponte de vista armamento !




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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2200 em: Março 14, 2025, 11:33:31 am »




Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2201 em: Março 14, 2025, 11:36:06 am »
Boa propaganda dos desgovernantes das pseudo democracias arruinadas ! O que que é estranho é que todos os meus amigos franceses que moram na Russia , dizem todos a mesma coisa : nunca mas voltam para a um país da Europa Ocidental para viver e criar os seus filhos !

Há malucos para tudo! Só tenho pena é dos filhos.

Citar
A Russia é um país seguro, limpo, onde tudo funciona ( saúde, SS, Serviços do estado, Educação, reformas, etc... ), um país hiper conectado, onde na há filas para nada ( em Portugal ate para comprar um frango é preciso tirar uma senha) mas o mais importante , não se arrisca a vida a fazer 200 m na rua, como em qualquer cidade  francesa !

Altamente seguro, então não é?!



Saúde?

Characteristic   Ranking
Singapore   1
Japan   2
South Korea   3
Taiwan   4
China   5
Israel   6
Norway   7
Iceland   8
Sweden   9
Switzerland   10
Netherlands   11
Luxembourg   12
Germany   13
Hong Kong   14
Finland   15
Denmark   16
Italy   17
Belgium   18
Malta   19
France   20
Australia   21
Austria   22
Ireland   23
Slovenia   24
New Zealand   25
Spain   26
Cuba   27
Czechia   28
Cyprus   29
Costa Rica   30
Thailand   31
Canada   32
United Arab Emirates   33
United Kingdom   34
Uruguay   35
Colombia   36
Estonia   37
Qatar   38
Seychelles   39
Portugal   40
Greece   41
Malaysia   42
Kuwait   43
Vietnam   44
Slovakia   45
Hungary   46
Sri Lanka   47
Poland   48
Uzbekistan   49
Bahrain   50

Mas calma, pode ser que a Rússia mesmo assim dê uma qualidade de vida acima da médias aos seus cidadãos... certo?

Desenvolvimento humano muito elevado
1 Suíça
2 Noruega
3 Islândia
4 Hong Kong
5 Dinamarca
5 Suécia
7 Alemanha
7 Irlanda
9 Singapura
10 Austrália
10 Países Baixos
12 Bélgica
12 Finlândia
12 Liechtenstein
15 Reino Unido
16 Nova Zelândia
17 Emirados Árabes Unidos
18 Canadá
19 Coreia do Sul
20 Luxemburgo
20 Estados Unidos
22 Áustria
22 Eslovénia
24 Japão
25 Israel
25 Malta
27 Espanha
28 França

29 Chipre
30 Itália
31 Estónia
32 República Checa
33 Grécia
34 Barém
35 Andorr
36 Polónia
37 Letónia
37 Lituânia
39 Croácia
40 Qatar
40 Arábia Saudita
42 Portugal
43 São Marinho
44 Chile
45 Eslováquia
45 Türkiye
47 Hungria
48 Argentina
49 Kuwait
50 Montenegro

Cada tiro, cada melro! É mau demais…
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yuwanko

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2202 em: Março 14, 2025, 12:53:18 pm »
Boa propaganda dos desgovernantes das pseudo democracias arruinadas ! O que que é estranho é que todos os meus amigos franceses que moram na Russia , dizem todos a mesma coisa : nunca mas voltam para a um país da Europa Ocidental para viver e criar os seus filhos ! A Russia é um país seguro, limpo, onde tudo funciona ( saúde, SS, Serviços do estado, Educação, reformas, etc... ), um país hiper conectado, onde na há filas para nada ( em Portugal ate para comprar um frango é preciso tirar uma senha) mas o mais importante , não se arrisca a vida a fazer 200 m na rua, como em qualquer cidade  francesa !

Quanto a centenas de milhares de mortos , devem confondir com a o que se passa na ukrainia !

Voltamos agora ao F-35 . Portugal deve modernizar os F-16, com a compra de alguns block 70 novos e participar no programa SCAF !
O F-35 foi a maneira do US captarem os orçamentos dos país europeus , afim de impedirem uma industria aeronáutica militar forte de algum país do velho continente ! Só a França é independente do ponte de vista armamento !

Criticar propaganda enquanto se elogia a Rússia é wild.

Eu espero que os amigos franceses e os filhos que vivem na Rússia não estejam em idade de ir para a tropa ou sejam amigos do poder, porque as trincheiras russas, pelos vários vídeos a circular não são nada limpas, e diz que se morre muito.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2203 em: Março 14, 2025, 01:02:41 pm »
Eu quero saber onde está a Polícia Anti-Infiltração do Forum.

E os Serviços de Despiste de Acólitos.

E a Direção Geral de Busca de Trolls.

Quem vos viu e quem vos vê.
« Última modificação: Março 14, 2025, 01:04:12 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2204 em: Março 14, 2025, 01:03:40 pm »
Bom, ou os F-16 são suficientes para policiamento esporádico e não precisamos de os substituir nos próximos 10 anos, ou é necessário um caça moderno e armado o quanto antes. Com que premissa ficamos?

E depois, se os nossos futuros e hipotéticos caças bem armados serão inúteis na ausência de apoio por parte dos F-35 europeus, então serão ainda mais inúteis na presença destes, porque aí não irão fazer diferença nenhuma, 24 caças serão menos de 5% dos aviões europeus.

Todos estes cenários só dão força à opção "à portuga" de não fazer nada, e deixar andar a carruagem.

Os F-16 são suficientes em tempo de paz, assumindo que ainda têm h/voo disponíveis nas células. Os F-16 no seu estado actual, não são suficientes para o cenário actual que é tudo menos pacífico/onde há risco de um conflito de alta intensidade, e os EUA podem não ajudar a Europa.

A premissa com que ficamos, é que neste momento já devíamos estar a modernizar os F-16 actuais, pois é a solução mais eficiente para colocá-los ao nível dos restantes caças 4.5G, sem gastar um balúrdio numa alternativa "stop-gap". O facto de ser a solução mais barata, permite armá-los de forma mais completa e extrair o potencial da plataforma.

Quais nossos futuros caças bem armados? Se optássemos por qualquer um dos eurocanards, não ia haver armamento quase nenhum, já que iam estourar o orçamento todo nos aviões. Além disso, iam demorar anos até atingirem o FOC - passado 10 anos de atingires o FOC desta frota, tinhas que os substituir outra vez por obsolescência.

Volto a dizer, no caso hipotético e, na minha opinião altamente improvável, dos europeus serem bloqueados de usar armas americanas, a UE ficava de tal forma debilitada, que nenhum caça europeu seria relevante, fosse em que força aérea fosse. O F-35 é a principal arma que temos na Europa contra as baterias AA russas - ainda para mais na ausência de aeronaves dedicadas a SEAD.

Como se isso não bastasse, o F-35 representa quase metade da aviação de combate dos países europeus, por isso, como é que uns 24 Rafale - adquiridos estritamente com base no pretexto de que "os americanos iam bloquear o uso dos F-35" - iam compensar um buraco de 400 F-35? Nunca, e não é uma questão de percentagem face ao total de caças europeus, é mesmo uma questão de falta de caças suficientes na Europa em geral, se um bloqueio realmente ocorresse.

No fim, chegamos à mesma conclusão: modernizar os F-16 o quanto antes, e adquirir armamento moderno e em quantidades suficientes, sobretudo armamento europeu. É a opção mais barata para dar à FAP o salto para 4.5G, e para nos dar tempo de decidir o que fazer com a sua derradeira substituição.