F-35A Lightning II na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2115 em: Março 11, 2025, 03:30:47 pm »
Nem os únicos serão porque tal não irá acontecer

Independenmente de quantas mentiras se espalharem pelo twitter por por "experts" nos media

Tens alguma indicação que o plano aprovado pela UE inclua os F-35 ou antes pelo contrário?

A UE não aprovou equipamentos, só financiamento. Continuam a ser os Estados-Membros a decidir como gastar. Asneira, mas é o que é.

Penso que o Mácron exigiu que todos os equipamentos/armamentos adquiridos pelo programa fossem europeus.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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oi661114

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2116 em: Março 11, 2025, 03:31:43 pm »
Relativamente ao "kill switch", não existe nesses modos, mas existe uma maneira dos EUA poderem limitar os aviões, como é o caso dos F-16 Turcos e Paquistaneses (não sei o que exista no F-35, mas se for o mesmo que do F-16, os computadores de missão são afetados e limitados).
« Última modificação: Março 11, 2025, 03:34:31 pm por oi661114 »
 

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Mentat

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2117 em: Março 11, 2025, 03:36:16 pm »
Por isso ninguém se entende. Franceses têm uma leitura,  alemães outra, espanhóis... ao sabor principalmente dos seus interesses económicos. 

É o decano problema da UE a basicamente todos os níveis. Concertação transversal aos 27 é uma quimera.

Portugal nem tem leitura...

Pois. A minha muy remota esperança é que, com orçamento "como deve ser", se faça uma análise profissional e transversal às reais necessidades das FAP. Para suprir as suas necessidades maiores e inverter o trágico rumo a que temos sido sujeitos nas últimas décadas.

Eu partilho até certo ponto da visão francesa. Que o dinheiro seja gasto em indústrias europeias para fechar o circuito.  Caso contrário vai quase todo novamente para os States.
Mas também defendem isso porque lhes convém.

Zero dúvidas.
É para gastar na UE tudo aquilo que for possível ser gasto. A indústria militar europeia só sairá deste (relativo) marasmo se tiver contratualizadas muito €€ em encomendas. Só assim se alavanca a produção e o R&D do Velho Continente para os níveis que necessitamos.
Se a alternativa "única" for made in USA, então que se reflita séria e longamente antes de gastar as verbas.
« Última modificação: Março 11, 2025, 03:39:27 pm por Mentat »
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2118 em: Março 11, 2025, 03:40:14 pm »
Uma boa leitura sobre o famoso “kill switch”… para que se evitem especulações… como tudo na vida, as coisas não são inteiramente a preto e branco https://theaviationist.com/2025/03/10/f-35-kill-switch-myth/
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2119 em: Março 11, 2025, 03:57:00 pm »
Uma boa leitura sobre o famoso “kill switch”… para que se evitem especulações… como tudo na vida, as coisas não são inteiramente a preto e branco https://theaviationist.com/2025/03/10/f-35-kill-switch-myth/

No fundo diz que não existe, mas que ninguém a não ser os Israelitas podem fazer testes ou mexer no avião a não ser em solo americano e com todas as entidades presentes.
 
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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2120 em: Março 11, 2025, 04:10:14 pm »
Citar
“kill switch”
Se é esse o nome ou outro qualquer,  ou se "desliga" diretamente alguma coisa ou não,  penso ser irrelevante.
O que veio à tona,  se é que existiam dúvidas,  é a necessidade urgente da Europa adquirir autonomia mínima no que diz respeito a defesa e deixar de estar à sombra dos outros.
E tal não acontecerá apenas com reequipamento,  mas também com independência de interferência externa nessa área.
Se juntarmos a isso deixarmos de andar a reboque também economicamente, torna mais fácil as coisas.
Rússia,  EUA, China... não investem em armamento apenas para se defenderem. É também uma forma de apoiarem as suas indústrias.
A Airbus Defense e a Dassault, por exemplo, teriam outro peso se parte do efetivo de caças europeu fossem seus e não F16.
Provavelmente agora já teríamos um G5 europeu.
Só que foram inicialmente 6 países e agora são 27, mas talvez demasiado diferentes para se entenderem.  Pelo menos no modelo actual.
João Pereira
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2121 em: Março 11, 2025, 04:58:39 pm »
Uma boa leitura sobre o famoso “kill switch”… para que se evitem especulações… como tudo na vida, as coisas não são inteiramente a preto e branco https://theaviationist.com/2025/03/10/f-35-kill-switch-myth/

No fundo diz que não existe, mas que ninguém a não ser os Israelitas podem fazer testes ou mexer no avião a não ser em solo americano e com todas as entidades presentes.

E - mesmo não havendo "kill switch", o que seria estranho ou teria de ter sido segredo - pode haver formas de "dificultar" o uso do F-35 (caso o fabricante queira), incomparavelmente pior que os "F-16 Turcos e Paquistaneses"? Será que a Dinamarca - descontando o facto de perder acesso a peças, etc - não conseguirá usar o aparelho com da mesma forma caso o fabricante não o queira? Repito, é um aparelho "5.0", desconfio que poucos sabem o que se pode contar.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2122 em: Março 11, 2025, 10:43:52 pm »
Existe o rumor, não confirmado, de que a FAP estará a estudar a hipótese de aquisição de aeronave de 5ª geração (F-35A Lightning II) e um caça complementar (europeu), sendo os F-16 repassados para a Ucrânia. Esse caça complementar poderá ser o Rafale ou o Typhoon II, de forma a não existir dependência a 100 % de aeronaves de combate made in USA.

Eu não acredito, até porque a opção F-35A + F-16V-, foi o que esteve em cima da mesa até ao final do ano passado.

Veremos, mas parece-me muita "fruta".

Cps,
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2123 em: Março 11, 2025, 10:46:23 pm »
Uma boa leitura sobre o famoso “kill switch”… para que se evitem especulações… como tudo na vida, as coisas não são inteiramente a preto e branco https://theaviationist.com/2025/03/10/f-35-kill-switch-myth/


Mas se se derem ao trabalho de ler o que aqui está ....    é bué preto.

Conhecendo as preferências do Subsea7 e do CharlieJaguar, não se percebe os dois "likes"...

 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2124 em: Março 11, 2025, 10:54:32 pm »

Esta (The War Zone) é uma publicação muito credível.
E Americana.
E é ainda mais preto.

You Don’t Need A Kill Switch To Hobble Exported F-35s

"Without access to American-controlled maintenance and logistics chains, as well as computer networks, any F-35 fleet would quickly start to become unusable and any jets that remain flying for a truncated period of time would only be able to do so with massively degraded capabilities."

Restam muito poucas dúvidas.
Só não vê quem não quer.
E a desconfiança em relação aos americanos só vai aumentar.

E isto é se a América não for á falência.
Todas as iniciativas do Trump são AUSTERIDADE para o tentar evitar.
Porque nessas alturas ditadores procuram a guerra com saída para os problemas.

Portugal que tenha juízo.


https://www.twz.com/air/you-dont-need-a-kill-switch-to-hobble-exported-f-35s




 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2125 em: Março 11, 2025, 11:03:13 pm »

Este artigo saiu há uma hora.
Masa fala daquilo que eu já partilhei aqui:

Trying to get F-35 spare parts from alternative legitimate or ‘gray’ sources, or even via smuggling, would be extremely difficult if not impossible given the overall complexity of the jets and the very high tolerances of even the smallest components. Maintaining the Joint Strike Fighters’ critically important low-observable (stealthy) skins notably requires specialized facilities and equipment.


A comprar F-35s, a FAP teria que seguir (e pagar) tim-tim - por - tim-tim   CADA PAÇO e CADA PEÇA que a LM manda meter QUANDO a LM MANDA.
 

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Patrao

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2126 em: Março 13, 2025, 09:04:26 am »
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2127 em: Março 13, 2025, 09:27:50 am »

Onde está o outro que perguntava quantos Rafales tinhamos comprado ao Macron?

 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2128 em: Março 13, 2025, 09:29:50 am »
Aqui fica a posição oficial do governo de gestão em relação aos F35.

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

Citar
Nuno Melo afasta compra de F-35 aos EUA por causa de Trump. “O mundo já mudou”

(...)

P: A Europa está a preparar um pacote financeiro significativo para a defesa. Se o Governo da AD for eleito de novo, vai aprovar a compra dos aviões F-35?

R: Os F-16 estão em fim de ciclo e teremos que pensar na sua substituição. Mas, nas nossas escolhas, não podemos ficar alheados da envolvente geopolítica. A recente posição dos Estados Unidos, no contexto da NATO e no plano geoestratégico internacional, tem que nos fazer pensar as melhores opções, porque a previsibilidade dos nossos aliados é um bem maior a ter em conta. Temos que acreditar que, em todas as circunstâncias, esses aliados estarão do nosso lado. Há várias opções que têm que ser consideradas, nomeadamente no contexto de produção europeia e também tendo em conta o retorno que essas opções possam ter para a economia portuguesa.

P: A Força Aérea deseja que essa substituição seja feita por F-35, que são aviões de fabrico norte-americano. O que está a dizer é que, devido à alteração da política externa norte-americana, é menos provável que Portugal substitua os F-16 por um avião americano?

R: O mundo já mudou. Houve eleições nos EUA, houve uma posição em relação à NATO e ao mundo, afirmada pelo secretário para a Defesa e pelo próprio Presidente dos EUA, que tem que ser tida em conta também na Europa e no que tem a ver com Portugal. E esse nosso aliado, que ao longo de décadas foi sempre previsível, poderá trazer limitações na utilização, na manutenção, nos componentes, em tudo aquilo que tem a ver com a garantia de que as aeronaves serão operacionais e serão utilizadas em todo o tipo de cenários.

P: E a substituição podia passar por aeronaves, por exemplo, francesas?

R: Essa discussão não vou ter aqui.

(...)

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

Por um lado é importante esta clarificação por parte deste Governo (se bem que pode muito bem ser por simplesmente não quererem abrir os cordões à bolsa), mas por outro que importância se pode dar às palavras de um MDN que está de saída juntamente com o restante Executivo? É que nada garante que possam voltar a vencer as eleições antecipadas em Maio, o que seria a democracia em andamento, e que o próximo Governo mantenha esta opinião.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2129 em: Março 13, 2025, 09:50:31 am »
Existe o rumor, não confirmado, de que a FAP estará a estudar a hipótese de aquisição de aeronave de 5ª geração (F-35A Lightning II) e um caça complementar (europeu), sendo os F-16 repassados para a Ucrânia. Esse caça complementar poderá ser o Rafale ou o Typhoon II, de forma a não existir dependência a 100 % de aeronaves de combate made in USA.

Eu não acredito, até porque a opção F-35A + F-16V-, foi o que esteve em cima da mesa até ao final do ano passado.

Veremos, mas parece-me muita "fruta".

Cps,

Também já ouvi algo em tudo similar, ou seja, que os F-16M não passam pelo upgrade Viper e seriam todos enviados para a Ucrânia a médio prazo (tanto PA I, como PA II), ficando a FAP equipada interinamente com caças em segunda-mão Typhoon ou Rafale, até receber células novas de um ou de outro. O único problema será a autorização norte-americana para tal, visto que Washington tem sempre a última palavra relativamente a equipamentos produzidos nos EUA.

Entretanto, e tal como escreveu o Subsea7, volta a haver a vontade de contarmos com mais do que um modelo de caça, mantendo as duas Esquadras atuais mas com aeronaves distintas (e em bases distintas), em que pelo menos uma delas seja de fabrico europeu. Todavia, para todos os efeitos - ou pelo menos até hoje -, o plano que vigorava e que tácitamente estava aprovado pelo Ministério da Defesa, é, ou era, F-16V + F-35A. E com o que se viu destes 50 dias de administração Trump, é perfeitamente aconselhável ser prudente ao lidar atualmente com os EUA.

As principais opções em cima da mesa serão o Typhoon Tranche 4 e o Rafale F4/F5, sendo que o Gripen E/F continua a ser preterido em favor destes dois bimotores.
« Última modificação: Março 13, 2025, 09:55:54 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)