"kill switch" ? Não existe para começar, se existisse nem os americanos tinham comprado
Ninguém no programa F-35 vai voltar atrás, até porque praticamente todos estou envolvidos industrialmente
E não acredito que a situação atual irá impedir futuras vendas
Não está em causa a existência de algum Kill Switch.
Eu creio que esse tipo de expressão deve ter a ver com tentar explicar a leigos, que existe a possibilidade de desabilitar uma aeronave que foi feita para funcionar em rede e estar permanentemente em contato com o fabricante.
A questão não é essa. Tem mais a ver com a limitação de operação em vários cenários.
Exemplo: a limitação dependente da área onde a aeronave se encontra.
É como o sistema Starlink do Ellon Musk. Se comprarmos o sistema para instalar numa motorhome aquilo funciona bem e dá internet para o caravanismo por toda a Europa...
Mas se pegarmos o Ferrie para Marrocos, o Starlink deixa de funcionar, porque não compramos o pacote para África, ou então tem que se pagar uma taxa adicional.
Como o terminal sabe sempre onde está, sabe se está na Europa ou em África.
Se é possível desativar o Starlink com base na localização isso também será possível noutros equipamentos.
A questão relativamente ao F-35 é evidente e é uma questão de confiança ...
É mais uma das coisas que pessoas como Donald Trump, que pensa que os países podem ser geridos como se fossem empresas não entende.
O F-35 neste momento, não tem apenas problemas técnicos com baixa taxa de disponibilidade (isto pode perfeitamente afetar outras aeronaves).
Neste momento sofre de um problema de credibilidade.
Não é uma questão de "
SE os americanos podem interferir".
É uma questão de "
Se o TRump quiser interferir, ele pode ? "
A possibilidade de os europeus pedirem garantias aos americanos, é qualquer coisa que nos dias de hoje passou à História.
Já ninguém vai acreditar no Trump, nem vai acreditar na Lockeed Martin.
Depois de se perder a confiança num produto, não há forma de voltar atrás.
No entanto, se forem feitas diligências pelos europeus, para fazer qualquer coisa como foi feito por Israel, isso já poderá remover muitas das desconfianças...
O problema aqui, é que dificilmente os americanos vão colaborar nisto.
Ao contrário de Israel, que não teria nunca capacidade para construir aviões em grande quantidade, os americanos sabem perfeitamente que os europeus têm toda a capacidade para produzir aviões.
Colaborar na produção de sistemas alternativos, daria aos europeus informações que facilitariam o desenvolvimento de uma aeronave concorrente.