F-35A Lightning II na FAP

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2100 em: Março 10, 2025, 06:01:41 pm »
Nem os únicos serão porque tal não irá acontecer

Independenmente de quantas mentiras se espalharem pelo twitter por por "experts" nos media

Não acontece por impossibilidade técnica ou por não concebermos essa hipótese por parte da Administração Trump?

Porque tecnicamente o F-35 é um "bicho" muito diferente dos anteriores e essa possibilidade é muito mais possível que no passado; e a hipótese de haver uma decisão nesse sentido... é, infelizmente, possível - é também um "bicho" totalmente novo, com limites desconhecidos.

"kill switch" ? Não existe para começar, se existisse nem os americanos tinham comprado

Ninguém no programa F-35 vai voltar atrás, até porque praticamente todos estou envolvidos industrialmente

E não acredito que a situação atual irá impedir futuras vendas
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2101 em: Março 10, 2025, 06:44:08 pm »
Citação de: Drecas
"kill switch" ? Não existe para começar, se existisse nem os americanos tinham comprado

Ninguém no programa F-35 vai voltar atrás, até porque praticamente todos estou envolvidos industrialmente

E não acredito que a situação atual irá impedir futuras vendas

Não está em causa a existência de algum Kill Switch.
Eu creio que esse tipo de expressão deve ter a ver com tentar explicar a leigos, que existe a possibilidade de desabilitar uma aeronave que foi feita para funcionar em rede e estar permanentemente em contato com o fabricante.

A questão não é essa. Tem mais a ver com a limitação de operação em vários cenários.
Exemplo: a limitação dependente da área onde a aeronave se encontra.

É como o sistema Starlink do Ellon Musk. Se comprarmos o sistema para instalar numa motorhome aquilo funciona bem e dá internet para o caravanismo por toda a Europa...
Mas se pegarmos o Ferrie para Marrocos, o Starlink deixa de funcionar, porque não compramos o pacote para África, ou então tem que se pagar uma taxa adicional.

Como o terminal sabe sempre onde está, sabe se está na Europa ou em África.
Se é possível desativar o Starlink com base na localização isso também será possível noutros equipamentos.


A questão relativamente ao F-35 é evidente e é uma questão de confiança ...
É mais uma das coisas que pessoas como Donald Trump, que pensa que os países podem ser geridos como se fossem empresas  não entende.

O F-35 neste momento, não tem apenas problemas técnicos com baixa taxa de disponibilidade (isto pode perfeitamente afetar outras aeronaves).
Neste momento sofre de um problema de credibilidade.

Não é uma questão de "SE os americanos podem interferir".
É uma questão de "Se o TRump quiser interferir, ele pode  ?  "

A possibilidade de os europeus pedirem garantias aos americanos, é qualquer coisa que nos dias de hoje passou à História.
Já ninguém vai acreditar no Trump, nem vai acreditar na Lockeed Martin.
Depois de se perder a confiança num produto, não há forma de voltar atrás.

No entanto, se forem feitas diligências pelos europeus, para fazer qualquer coisa como foi feito por Israel, isso já poderá remover muitas das desconfianças...


O problema aqui, é que dificilmente os americanos vão colaborar nisto.
Ao contrário de Israel, que não teria nunca capacidade para construir aviões em grande quantidade, os americanos sabem perfeitamente que os europeus têm toda a capacidade para produzir aviões.

Colaborar na produção de sistemas alternativos, daria aos europeus informações que facilitariam o desenvolvimento de uma aeronave concorrente.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2102 em: Março 10, 2025, 07:03:28 pm »

O Kill Switch é os Americanos impedirem o acesso á cadeia de manutenção.

E o que todos estão a perguntar é:
O Trump faria isso?

A resposta é clara:    Claro que sim.
Basta ele ter um "Motivo Trump"

Seria possível os Franceses fazerem o mesmo com o Rafale?
Claro.

Mas de quem é que todos desconfiam hoje?
Dos Americanos.

 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2103 em: Março 10, 2025, 07:20:06 pm »
É mais que isso (ie que a capacidade dos Franceses impedirem a cadeia de manutenção), parece-me... o 5.0 implica uma ligação "em rede" muito forte, que deverá possibilitar muita coisa que anteriormente não se conseguia?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Apone

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2104 em: Março 10, 2025, 07:24:50 pm »
Mas de quem é que todos desconfiam hoje?
Dos Americanos.

E porque será?
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2105 em: Março 10, 2025, 07:43:52 pm »
Já os suecos... c56x1
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2106 em: Março 10, 2025, 10:29:10 pm »
Continuo a achar que se está a fazer um alarido desnecessário, sobre um suposto "impedimento" de utilizar o F-35 em caso de conflito com a Rússia.

O risco real, é que os EUA não participem no conflito, seguindo aquela lógica Trumpista de que não vão combater as guerras dos outros/não vão gastar o seu dinheiro.
Impedir a utilização por parte dos países europeus do seu equipamento made in USA, não beneficia de forma alguma a economia americana, nem o suposto combate ao seu défice, nem nada que se pareça.

O Trump é burro e imprevisível, é um facto, mas os republicanos neste momento já sentem alguma pressão interna por causa de algumas medidas que têm tomado (também a nível interno). Agora imaginem o que acontece se há uma guerra na Europa, e os países europeus deixam de comprar armamento/peças de reposição/serviços de manutenção às empresas americanas. Alguém acredita que o Trump não vai sentir pressão nenhuma?

De resto, Portugal não vai ter F-35 enquanto Trump estiver no poder, porque ninguém acredita que venham antes de 2030, e a probabilidade de os comprarmos antes de 2035 é bastante baixa. É uma discussão inconsequente, que apenas desvia a atenção daquilo que nos devíamos focar: preparar as FA para um possível conflito que pode estar ao virar da esquina.

Esta fantochada, só vai servir para empurrar ainda mais os problemas com a barriga. Espero que tenham a noção disso.
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2107 em: Março 10, 2025, 11:22:48 pm »
Estamos a falar de um modo geral, mais que de Portugal especificamente; que mesmo sem Trump, dificilmente iria tomar assinar contrato (colocar na revisão da LPM não é o mesmo) nos próximos 2 / 4 anos.

E a nível europeu - nós incluídos - apostar, neste momento (quem já os comprou não pode fazer nada) apenas nos F-35 é complicado... apoiavam a compra neste momento se Trump falar dos Açores como fala aos dinamarqueses da Gronelândia!?

Venha ASAP o upgarde dos F-16 para V (pelo menos os do PA I), etc       
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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2108 em: Março 10, 2025, 11:58:37 pm »
Porque é que o conflito teria de ser com a Rússia?
Porque não pode ser com um qualquer outro país onde os interesses americanos falem mais alto?
Seria novidade no comportamento deles?
Já se esqueceram de África? Do papel que tiveram durante anos a vetar tudo aquilo que nós defendiamos contra a Indonésia e em favor de Timor?
Na altura não havia o "burro" do Trump...
Os EUA colocam sempre os seus interesses acima de tudo o resto.  É histórico e para melhor o explicar, se quiser, temos o nosso historiador.
Rasgam os documentos que forem preciso, invadem o que querem, cagam-se na ONU, nas convenções e no resto do mundo, e apenas gerem com algum cuidado as relações com alguns paises mais "desconfortáveis".
Posto isto, como é que a Europa se pode sentir confiante em depender militarmente deles?
Em caso de terem de escolher entre nós e a Rússia, quem nos garante que o gás e o petróleo não falarão mais alto?
Porque parece que na Ucrânia,  agora (e se calhar já antes), o importante é o acordo dos minerais.
A relação da UE com Israel, com alguns países árabes como a Síria ou a Líbia e outros tantos exemplos que poderão aparecer no continente africano, ficarão demasiado dependentes da orientação política, à data, do Tio Sam.
Eu acho perigoso...
Não deixa no entanto de ser curioso como em poucas semanas o inquestionável se tornou duvidoso.
Que seja para bem da Europa e sobretudo de Portugal. Se bem que as minhas expectativas são baixas...
João Pereira
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2109 em: Março 11, 2025, 02:42:24 pm »
Estão a falar dos "interesses" dos EUA, e isso é uma abordagem racional, mas o que estamos a ver neste momento é que a politica triunfa sobre a racionalidade e os interesses nunca são de fiar. Não só é facílimo interpretar mal os interesses alheios (pensem em como os Brexiteers tinham a certeza de que a BMW e Mercedes os defenderiam em Berlin e Bruxelas), como os interesses podem ser afastados de forma súbita e imprevisível (o Military-Industrial Complex yankee está a levar uma tereia e o Trump não quer saber).

Perante isto, o que faz sentido é de-risk em relação ao parceiro que se revelou de pouca confiança. As fragilidades que o POTUS 45 e 47 demonstraram não vão desaparecer mesmo que a diabetes ganhe a batalha. O MIC até pode voltar a ter peso, mas quem garante que não volta a cair em desgraça 4 anos depois? Não, não podemos basear a segurança europeia (e portuguesa) nesse risco.
 

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Vicente de Lisboa

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2110 em: Março 11, 2025, 02:49:31 pm »
Nem os únicos serão porque tal não irá acontecer

Independenmente de quantas mentiras se espalharem pelo twitter por por "experts" nos media

Tens alguma indicação que o plano aprovado pela UE inclua os F-35 ou antes pelo contrário?

A UE não aprovou equipamentos, só financiamento. Continuam a ser os Estados-Membros a decidir como gastar. Asneira, mas é o que é.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2111 em: Março 11, 2025, 03:09:06 pm »
Nem mais. Outra vez uma mão cheia de nada a não ser um monte de milhões que sairão de outras áreas para roubar e gastar ao desbarato.  Sem um critério comum.
João Pereira
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2112 em: Março 11, 2025, 03:16:37 pm »
A UE não aprovou equipamentos, só financiamento. Continuam a ser os Estados-Membros a decidir como gastar. Asneira, mas é o que é.

Não diria que é asneira.
Cabe a cada Estado-Membro decidir o que pretende adquirir relativamente a equipamentos militares. Não é culpa da UE que aqui pelo burgo seja a incompetência desabrida que nos (des)governa. 
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2113 em: Março 11, 2025, 03:24:58 pm »
A UE não aprovou equipamentos, só financiamento. Continuam a ser os Estados-Membros a decidir como gastar. Asneira, mas é o que é.

Não diria que é asneira.
Cabe a cada Estado-Membro decidir o que pretende adquirir relativamente a equipamentos militares. Não é culpa da UE que aqui pelo burgo seja a incompetência desabrida que nos (des)governa.
Não é bem assim...
Por isso ninguém se entende. Franceses têm uma leitura,  alemães outra, espanhóis... ao sabor principalmente dos seus interesses económicos. 
Portugal nem tem leitura...
Eu partilho até certo ponto da visão francesa. Que o dinheiro seja gasto em indústrias europeias para fechar o circuito.  Caso contrário vai quase todo novamente para os States.
Mas também defendem isso porque lhes convém.
João Pereira
 

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oi661114

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2114 em: Março 11, 2025, 03:29:08 pm »
Nem os únicos serão porque tal não irá acontecer

Independenmente de quantas mentiras se espalharem pelo twitter por por "experts" nos media

Tens alguma indicação que o plano aprovado pela UE inclua os F-35 ou antes pelo contrário?

A UE não aprovou equipamentos, só financiamento. Continuam a ser os Estados-Membros a decidir como gastar. Asneira, mas é o que é.

O financiamento e a aquisição do equipamento será efetuado com pelo menos 40% de equipamento igual e que no mínimo 35% das compras sejam do mercado intereuropeu (isto até 2030).

Não excluiu compras fora da UE, mas neste momento e com o Trump no governo americano, o nível de confiança e a possibilidade de chantagem e aproveitamento pelo mesmo, leva a que muitos dos governos europeus deixem de comprar aos EUA.