F-35A Lightning II na FAP

  • 2897 Respostas
  • 357329 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9827
  • Recebeu: 5023 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5359/-1065
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2070 em: Março 07, 2025, 01:39:03 pm »
Mas para fazer uma modernização dessas não era preciso autorização dos EUA? :mrgreen:

Não se sabe. Sendo o avião da LM, podem ter uma palavra a dizer nesse aspecto. E com o Trump potencialmente a lixar encomendas da empresa, esta pode querer assegurar que tudo o que envolve caças seus, nomeadamente upgrades, sejam tratados directamente com ela.

Isto se calhar até pode permitir uma redução de preços do upgrade V, se a LM tiver menor procura devido às trapalhadas do Trump.

Queria lançar aqui uma pergunta que á uns meses atrás seria uma pergunta absurda mas nos dias que correm me parece pertinente.

Num cenário onde a Europa se vê directamente envolvida num conflicto com a Russia (fora do ambito do artigo 5 da NATO) qual será a posição dos Estados Unidos no uso dos F35? Será que aprovam ou bloqueiam o su uso?

Eu percebo que a tentação será para dizer que claro que aprovariam mas os sinais que se vêm são contrarios. A semana passada deram ordem para parar o programa de cyber seguraça que se focava na Russia por considerarem que a Russia não é uma ameaça. Esta semana terminaram todo o apoio á Ucrania inclusive a partilha de informação de inteligência que enfraquece imenso a posição já de si frágil da Ucrania. Durante a conferência de imprensa com o Zelensky permitiram a entrada de um membro de uma agência de noticias Russa com ligações directas ao Kremlin e ontem disse que não ia em auxilio de membros da NATO que não cumprissem a meta de despesa. Todas estas pequena/ grandes coisas indica (pelo menos a mim) uma clara intensão da actual administração reactar ligações com a Russia. Inclusive no momento actual parece haver uma maior afinidade com a Russia do que com a Europa (talvez um pouco exagerado) mas segundo as palavras de Trump “a EU foi criada para lixar a América”).
Sei que é muito cedo para especulações mas na sua essencia, o pensamento militar centra-se em  analizar todos os cenários  mesmo aqueles que possam parecer irrealistas.

Concerteza não sou o primeiro a quem esta ideia passou pela cabeça mas gostava de ouvir a opinião de quêm têm mais experiência.

A dúvida é válida, e ninguém sabe realmente a resposta.

Agora, se a Europa entrasse em guerra com a Rússia, e os EUA não viessem socorrer os europeus, o que ganhavam em não permitir a utilização de material americano nesse conflito?
Eu não sei o que ganhavam, mas posso enumerar o que perdiam: muito dinheiro.

Será que faz sentido para as empresas americanas, abdicar de lucrar com uma guerra? É que se os europeus não forem autorizados a usar os caças ou outro meio qualquer, então vão ser encostados, e ao serem encostados, a LM deixa de fazer dinheiro com a sustentação da frota. Tal como outras empresas americanas, que deixam de fazer dinheiro com a venda de munições.

A isto acresce que, a melhor maneira de arranjar clientes para um produto de defesa, é usar um conflito como montra. Ao impedirem a sua utilização num conflito, os EUA perdem clientes, inclusive aqueles potenciais clientes que iam a comprar algo, viram a recusa da sua utilização (em auto-defesa ainda por cima), e desistem da compra, procurando alternativas.

Além de que seria um desastre geopolítico, uma autêntica machadada na confiança que os aliados têm nos EUA.

É muito difícil o Trump vetar unilateralmente a utilização de armamento americano por parte de países europeus em sua auto-defesa. Afecta demasiada gente, e afecta a economia americana a curto, médio e longo prazo.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9827
  • Recebeu: 5023 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5359/-1065
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2071 em: Março 07, 2025, 02:04:44 pm »
Boas.
Eu tenho andado por fora e assim me devo manter (para já), por questões de tempo e também paciência.
Mas não resisti a esta.
Na realidade,  os 'parceiros confiáveis", ou "aliados inquestionáveis" ou como lhe queiram chamar,  tem que se lhe diga...
Agora (e como sempre) vamos personalizar e destilar o nosso ódio numa pessoa. Trump.
É sempre assim, quando é para "queimar" falámos no singular.  Trump, Putin, Lula, Chávez, Maduro, Sadam, Gaddafi...
Aqui em particular,  a personagem "apenas" representa um país chamado EUA, líder das liberdades  e das boas causas,  salvador dos povos oprimidos...
Gostemos ou não, foi eleito pelos americanos e forma clara. Representa-os e não vejo grande alarido no país contra as suas políticas.  Algumas manifestações sem significado e muito folclore para europeu ver.
Isto para reafirmar àqueles que por aqui andam a pregar contra tudo e todos os que não vão no comboio da carneirada,  e perdoem-me a expressão porque não é com intenção de insultar alguém de carneiro,  mas sim para ilustrar a tentativa de manipulação que todos nós sofremos diariamente sobretudo nos OCS, que as coisas não são bem como muitas vezes parecem.  E até defendemos afincadamente apenas por acreditarmos nelas.
Eu digo e repito, sou contra a aquisição do F35 por motivos vários,  sendo um deles (ou dois) ser americano e não europeu.
E estes dois motivos,  nesta fase, cada vez fazem mais sentido.
Abraços

Atenção à desinformação.

A nível interno, as políticas de Trump têm sido alvo de grande escrutínio, com críticas de praticamente todos os sectores, até de publicações tipicamente conservadoras. As políticas são tão pouco populares, que para avançarem com a grande maioria das medidas, tiveram que fazer uma purga em vários cargos de topo, substituindo por pessoas "de confiança". O que aconteceu com o FBI é exemplo disso.

Dizer que "foi o povo americano que o colocou lá" é simplificar muito as coisas, e ignorar um pequeno grande detalhe - o Trump mentiu que se farta. Mentiu tanto, que faz o Sócrates parecer um homem honesto. As coisas estão tão mal, que como o preço dos ovos não desceu, como ele tinha prometido nas eleições, e na verdade tem subido, teve que mentir mais um bocadinho, atirando as culpas para as "políticas do Biden".
Neste momento, o Trump depende de mentiras para conseguir manter algum tipo de suporte dos seus eleitores. Os que votaram nele, na sua maioria.

E é claro que vamos falar no singular, no que respeita aos Hitlers, aos Putins, aos Trumps, e tantos outros da vida. Também falamos mal do Sócrates por exemplo. São figuras que, de uma forma ou de outra só fizeram m*rda, e não representam a totalidade da sua população.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3113
  • Recebeu: 1377 vez(es)
  • Enviou: 4074 vez(es)
  • +2031/-114
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2072 em: Março 07, 2025, 02:21:26 pm »
Uma forma de "enquadrarmos" o que está a acontecer nas relações internacionais, especialmente entre os parceiros transatlânticos a NATO, é as declarações de Trump sobre a Gronelândia... repetidas no discurso do Estado da União, relembro. A partir daí é que temos de tentar prever o que é possível ou não - e muita coisa que nem considerávamos possível passam a ser; e só pelo facto de serem ditas.

Confesso a minha curiosidade em saber se os governos / serviços informação / "think tanks" previram isto de alguma forma ou estão totalmente surpreendidos.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1428
  • Recebeu: 799 vez(es)
  • Enviou: 814 vez(es)
  • +438/-496
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2073 em: Março 07, 2025, 02:35:31 pm »
Uma forma de "enquadrarmos" o que está a acontecer nas relações internacionais, especialmente entre os parceiros transatlânticos a NATO, é as declarações de Trump sobre a Gronelândia... repetidas no discurso do Estado da União, relembro. A partir daí é que temos de tentar prever o que é possível ou não - e muita coisa que nem considerávamos possível passam a ser; e só pelo facto de serem ditas.

Confesso a minha curiosidade em saber se os governos / serviços informação / "think tanks" previram isto de alguma forma ou estão totalmente surpreendidos.

A única coisa previsível em Trump é que ele é totalmente imprevisível. E normalmente sempre no sentido negativo.

Alguém poderá entender - já nem menciono a questão das tarifas - o arrastar da asa em relação ao Canadá e Gronelândia, o disparate completo com a pm da Dinamarca, a cena baixa comm Zelensky, a aproximação à Rússia e a Putin, a cada vez maior suspeita de que podemos estar perante um agente adormecido e/ou seriamente 'nas mãos' de Putin, as questões de segurança de informações que isso levanta na NATO e na Europa, o papel sinistro entregue a alguém que nem faz parte do seu Governo?

Até lhe reconheço razão na questão dos orçamentos de defesa europeus e no facto de termos andado décadas a 'encanar a perna â rã' mas não é desta forma que se procede. Com o seu comportamento, atitudes e afirmações gerou dúvidas em todos os seus aliados do mundo ocidental, da Europa ao Japão, à Coreia e Américas. E se quer fazer a América grande de novo não é assim que lá irá. Mesmo considerando o défice dos EUA cada vez mais fora de controle e a necessitar de medidas de choque-

Uma coisa é certa: vamos ter tempos entusiasmantes pela frente
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nighthawk

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21401
  • Recebeu: 6906 vez(es)
  • Enviou: 7935 vez(es)
  • +8081/-12675
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2074 em: Março 07, 2025, 05:12:42 pm »
Mas para fazer uma modernização dessas não era preciso autorização dos EUA? :mrgreen:

A única autorização que é necessária são $$, podem é ser precisos muitos $$, certamente muitos mais do que há meia dúzia de anos atrás.

Então é para esquecer

Mais depressa compram mais uma dúzia de avionetas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1878
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1084/-1904
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2075 em: Março 08, 2025, 06:05:06 pm »

200 STs seriam mais úteis que 27 F-35.
 

*

Mentat

  • Perito
  • **
  • 458
  • Recebeu: 280 vez(es)
  • Enviou: 329 vez(es)
  • +78/-35
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2076 em: Março 08, 2025, 06:13:05 pm »

200 STs seriam mais úteis que 27 F-35.


Para a EMBRAER.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 91
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 754 vez(es)
  • +163/-118
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2077 em: Março 08, 2025, 07:47:45 pm »
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3382
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2078 em: Março 09, 2025, 12:30:21 pm »

200 STs seriam mais úteis que 27 F-35.

Tu és mesmo maluco. És de Cedães ou São Pedro Velho?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6501/-1395
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2079 em: Março 09, 2025, 12:34:56 pm »
Citação de: dc
A dúvida é válida, e ninguém sabe realmente a resposta.

Agora, se a Europa entrasse em guerra com a Rússia, e os EUA não viessem socorrer os europeus, o que ganhavam em não permitir a utilização de material americano nesse conflito?
Eu não sei o que ganhavam, mas posso enumerar o que perdiam: muito dinheiro.

A resposta é limpida como a água ...
Tudo depende do que os russos dessem aos americanos

É extraordinariamente perigoso continuar a analisar o que acontece agora, quando entramos no segundo quartel do século XXI, partindo de principios e premissas que ainda vêm do século XX.

Precisamos entender que vivemos no mundo da pós-verdade, em que populações inteiras podem ser levadas a acreditar em teorias da conspiração, nas quais acreditam de forma religiosa.

Olhar para a América do futuro, sem considerar que o vice-presidente dos Estados Unidos nutre um ódio visceral pela Europa, e que é subsidiado por um nazi chamado Peter Thiel, que nutre uma admiração sem limites pelas ditaduras, é meter a cabeça no saco ...





Sobre o F-35...

Entretanto, a questão aqui por nós discutida da possibilidade de os americanos pura e simplesmente poderem impedir os F-35 de descolar, estão a tornar-se comuns e há referências a essa possibilidade por todo o lado.

A opção que parece ser a preferida para evitar o problema, é a criação de um consórcio europeu, destinado a substituir ou europeizar os F-35 no sentido de garantir que a maior parte dos sistemas da aeronave serão independentes de intervenção externa.
A Europa tem capacidade para o fazer, da mesma forma que em grande medida Israel também o fez.

Esta poderá ser uma das vias para ultrapassar os receios generalizados, ainda que torne o avião ainda mais caro.
Isto poderá ter pernas para andar se os alemães exigirem este tipo de alterações por parte da Lockeed Martin.


« Última modificação: Março 09, 2025, 12:41:37 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Ghidra

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6501/-1395
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2080 em: Março 09, 2025, 12:44:32 pm »


Talvez a mais comprometedora notícia, quando analisada com algum tempo, é a possibilidade de os americanos fornecerem o F-35 à India, o que implica no mínimo exercícios de cooperação entre a India e a Russia ...
Os americanos não o farão, enquanto não tiverem uma alternativa clara.

O Ellon Musk quer pura e simplesmente acabar com o avião, acusando-o de ser um poço de dinheiro sem fundo, com 60% da frota permanentemente inoperacional.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1138
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 514 vez(es)
  • +304/-1826
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2081 em: Março 09, 2025, 12:53:20 pm »
Citar
...acusando-o de ser um poço de dinheiro sem fundo, com 60% da frota permanentemente inoperacional.
Algo que é verdadeiro.  Um facto comprovado.
Para já, a grande "vitória" do F35 foi ter "destruído" ou atrasado todos os projectos europeus que pudessem ter existido para um G5.
A paranóia de que era o único disponível e outras histerias do género levou a vendas consecutivas em países que teriam e deveriam ter sido importantes enquanto parceiros de um caça europeu.
Agora alguns começam a perceber...
João Pereira
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21401
  • Recebeu: 6906 vez(es)
  • Enviou: 7935 vez(es)
  • +8081/-12675
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2082 em: Março 09, 2025, 01:00:43 pm »

200 STs seriam mais úteis que 27 F-35.

2000 então nem se fala


2000 alvos para os drones russos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 54 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +47/-11
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2083 em: Março 09, 2025, 07:14:19 pm »
Citação de: dc
A dúvida é válida, e ninguém sabe realmente a resposta.

Agora, se a Europa entrasse em guerra com a Rússia, e os EUA não viessem socorrer os europeus, o que ganhavam em não permitir a utilização de material americano nesse conflito?
Eu não sei o que ganhavam, mas posso enumerar o que perdiam: muito dinheiro.

A resposta é limpida como a água ...
Tudo depende do que os russos dessem aos americanos

É extraordinariamente perigoso continuar a analisar o que acontece agora, quando entramos no segundo quartel do século XXI, partindo de principios e premissas que ainda vêm do século XX.

Precisamos entender que vivemos no mundo da pós-verdade, em que populações inteiras podem ser levadas a acreditar em teorias da conspiração, nas quais acreditam de forma religiosa.

Olhar para a América do futuro, sem considerar que o vice-presidente dos Estados Unidos nutre um ódio visceral pela Europa, e que é subsidiado por um nazi chamado Peter Thiel, que nutre uma admiração sem limites pelas ditaduras, é meter a cabeça no saco ...





Sobre o F-35...

Entretanto, a questão aqui por nós discutida da possibilidade de os americanos pura e simplesmente poderem impedir os F-35 de descolar, estão a tornar-se comuns e há referências a essa possibilidade por todo o lado.

A opção que parece ser a preferida para evitar o problema, é a criação de um consórcio europeu, destinado a substituir ou europeizar os F-35 no sentido de garantir que a maior parte dos sistemas da aeronave serão independentes de intervenção externa.
A Europa tem capacidade para o fazer, da mesma forma que em grande medida Israel também o fez.

Esta poderá ser uma das vias para ultrapassar os receios generalizados, ainda que torne o avião ainda mais caro.
Isto poderá ter pernas para andar se os alemães exigirem este tipo de alterações por parte da Lockeed Martin.



Os israelitas são auto suficientes na manutenção dos seus F-35. E sim seria possivel a europa fazer o mesmo. Teriamos é que fazer pressão e haver varios paises a rejeitar o avião nos seus concursos ou mesmo cancelar para a lockheed perceber que não terá outra opção que não conceder, isso se querem continuar a vender (especialmente à luz da perda do contrato para a marinha do caça de 6ª geração).
Por outro lado sendo F-35 ou F-16 t~em ambos kills  switches, Há uns anos atrás houve uma controversia com os turcos precisamente por causa disso nos seus F-16's.
« Última modificação: Março 09, 2025, 07:17:44 pm por Pilotasso »
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 54 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +47/-11
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2084 em: Março 09, 2025, 07:21:38 pm »
« Última modificação: Março 09, 2025, 07:22:27 pm por Pilotasso »