F-35A Lightning II na FAP

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2010 em: Fevereiro 28, 2025, 10:00:19 pm »
Então, já comprámos o Charles de Gaulle?  :mrgreen:

ehehe

E onde vamos estacionar as resmas de Rafales adquiridas já no final do dia????  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2011 em: Fevereiro 28, 2025, 10:42:19 pm »
Os franceses dizem que o Macron vem a Portugal comprar a TAP. Talvez tenham alguma coisa para acenar em troca, duvido muito que sejam aviões.

Leve-a de vez. Nem precisa embrulhar

Temos assim tantas empresas como a TAP em Portugal?
Só em IRS e SS, o grupo contribuiu com mais de 250M euros em 2024. Representa cerca de 3% das exportações do país, com quase 4.000M eur, e gastou cerca 1300M eur em bens e serviços na economia portuguesa.
Não vejo qual a mais valia em alienar a empresa, e pior ainda neste momento, que será por meia dúzia de patacas.
 
 
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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2012 em: Fevereiro 28, 2025, 11:07:02 pm »
Os franceses dizem que o Macron vem a Portugal comprar a TAP. Talvez tenham alguma coisa para acenar em troca, duvido muito que sejam aviões.

Leve-a de vez. Nem precisa embrulhar

Temos assim tantas empresas como a TAP em Portugal?
Só em IRS e SS, o grupo contribuiu com mais de 250M euros em 2024. Representa cerca de 3% das exportações do país, com quase 4.000M eur, e gastou cerca 1300M eur em bens e serviços na economia portuguesa.
Não vejo qual a mais valia em alienar a empresa, e pior ainda neste momento, que será por meia dúzia de patacas.

Considerando que há 3 ou 4 anos recebeu 3,400 milhões do erário público para se manter à tona de água, a manter-se esse ritmo de contribuições de IRS e TSU seriam necessário mais de 13 anos para reaver esse valor. Sem calcular os juros.
Depois há todo o longo historial de conflitos e prejuízos, durante décadas. Agora já se fala em resultados negativos este ano devido ao impacto de provisões por causa dos despedimentos do Covid.

Tudo considerado, sim, vendam aquilo, para que acabe a sangria das injecções de dinheiros públicos na Tap.
Cumprimentos,
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2013 em: Fevereiro 28, 2025, 11:33:23 pm »
Para além que não se está a falar em acabar com a TAP, ie irá continuar a "liquidar" IRS / SS... 
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yuwanko

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2014 em: Março 01, 2025, 12:20:07 am »
Os franceses dizem que o Macron vem a Portugal comprar a TAP. Talvez tenham alguma coisa para acenar em troca, duvido muito que sejam aviões.

Leve-a de vez. Nem precisa embrulhar

Temos assim tantas empresas como a TAP em Portugal?
Só em IRS e SS, o grupo contribuiu com mais de 250M euros em 2024. Representa cerca de 3% das exportações do país, com quase 4.000M eur, e gastou cerca 1300M eur em bens e serviços na economia portuguesa.
Não vejo qual a mais valia em alienar a empresa, e pior ainda neste momento, que será por meia dúzia de patacas.

E se for privado não paga IRS e SS.
A este ritmo de lucro quando vai devolver os 4 mil milhões mais o resto que recebeu do Estado?
E há que ter em atenção qye neste momento a aviação está em alta, e quando der prejuízo, quem paga?

Porque é que um país que nrm consegue ter o básico, por exemplo Forças Armadas, dignas do nome, há-de querer ter uma companhia aérea?
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2015 em: Março 01, 2025, 11:14:19 am »

Relativamente ao assunto do tópico, mesmo que o presidente da França tivesse intenção de vender Rafales. isso nunca poderia transparecer e nunca seria notícia, pela simples razão de que ninguém quer criar notícias que possam afrontar o Trump.

Existem pela internet e na imprensa internacional imensas referências relativamente ao facto de Portugal considerar o eventual estudo da compra de uma aeronave como o F-35.
Este simples facto já dá em muitos lugares, a compra de F-35 como favas contadas.

Seria bonito, se agora alguém viesse falar no Rafale e de Portugal numa mesma notícia.
Internacionalmente seria uma bomba, com noticias como "Discursos de Trump levam antigo aliado a abandonar o F-35 em favor do caça europeu Rafale".

E o pior é que o balofo alaranjado provavelmente acreditava e aumentava as tarifas dos tapetes de Arraiolos em uns 500%



= = = = = =

Portugal atrasou a aquisição da aeronave substituta do F-16 tanto, mas tanto, que agora estamos no mato sem cachorro, como dizem os brasileiro.

Ao mesmo tempo, o atraso tem a vantagem de nos permitir ficar de sobreaviso sobre as compras de material aos americanos.

Se a Lockeed Martin já precisa de andar a dizer a alguns clientes que isto é "Business as usual" esse é um sinal demolidor de que os rumores que se vão escutando pela boca de alguns comentadores mais informados são muito mais importantes que o que se poderia pensar.

E já não são só os comentadores dentro da União Europeia, não são apenas os comentadores mais à direita no Reino Unido, são também comentadores americanos que avisam sobre o que pode vir de seguida.

A Europa andou durante o governo Biden, a fingir que investia em defesa, e a enviar para a Ucrânia equipamentos dos seus stocks sem fazer nada para os repor.
Agora está aflita e não sabe o que fazer.

Mais grave, muito mais grave que isso, é que aparenta haver na Europa quem ache que isto são quatro anos e depois volta tudo ao normal...
Trump afirmou em 2021 que o seu maior erro foi ter abandonado a Casa Branca, mesmo depois da certificação dos votos pelo vice presidente Mike Pence.
O atual vice-presidente, já disse preto no branco, que não teria certificado as eleições.
Depois de Trump virá Trump. E se não for  Donald Trump será alguém da mesma área, ainda pior porque mais novo, e menos estúpido.

Logo, a única coisa que parece fazer sentido, é tentar fazer o possível para modernizar os F-16 até onde for possível e ficar à espera que dentro da Europa haja consenso para o desenvolvimento comum de um novo caça.

Para isto, franceses, alemães, espanhóis e polacos vão ter que tomar uma decisão em conjunto já que para já os italianos parecem estar fora do barco.


.
« Última modificação: Março 01, 2025, 11:16:52 am por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2016 em: Março 01, 2025, 12:26:12 pm »
Os franceses dizem que o Macron vem a Portugal comprar a TAP. Talvez tenham alguma coisa para acenar em troca, duvido muito que sejam aviões.

Leve-a de vez. Nem precisa embrulhar

Temos assim tantas empresas como a TAP em Portugal?
Só em IRS e SS, o grupo contribuiu com mais de 250M euros em 2024. Representa cerca de 3% das exportações do país, com quase 4.000M eur, e gastou cerca 1300M eur em bens e serviços na economia portuguesa.
Não vejo qual a mais valia em alienar a empresa, e pior ainda neste momento, que será por meia dúzia de patacas.

Um sorvedouro eterno de dinheiro para alimentar os glutões do centrão? LONGE
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2017 em: Março 01, 2025, 02:10:31 pm »
 O Macron não veio em nenhuma visita de cortesia. Veio tratar de negócios: vender comboios, tratar do dossier TAP, propor fragatas e os seus sistemas (basta estar atento às entrelinhas do que a imprensa veiculou).

E é lógico que tivesse falado do substituto dos F-16 (qualquer fornecedor conhece as nossas necessidades), talvez com a oferta de um Falcon, tal fizeram com a Grécia e Indonésia. Seguramente que não veio em passeio.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2018 em: Março 01, 2025, 02:51:16 pm »
O Macron não veio em nenhuma visita de cortesia. Veio tratar de negócios: vender comboios, tratar do dossier TAP, propor fragatas e os seus sistemas (basta estar atento às entrelinhas do que a imprensa veiculou).

E é lógico que tivesse falado do substituto dos F-16 (qualquer fornecedor conhece as nossas necessidades), talvez com a oferta de um Falcon, tal fizeram com a Grécia e Indonésia. Seguramente que não veio em passeio.
Também acho menos improvável acabarmos a comprar fragata Francesas ou Italianas, que Rafales. Quer se queira, quer não, o F-35 é a única possibilidade realista para adquirirmos um caça de 5a geração , quer pelas capacidades, quer por questões de interoperabilidade com os restantes parceiros europeus coreanos e turcos não contam). E como não vamos ter dinheiro para entrar na 6a geração, a resposta é óbvia. Alem disso, politicamente é vantajoso fazermos pelo menos uma (e provavelmente não mais que isso) aquisição significativa aos Estados Unidos, para não corrermos o risco de chatear o Trump ainda mais.

Já com fragatas e submarinos, a Europa tem sistemas com capacidade semelhante ou até superior aos Estados Unidos efaz todo o sentido ir para uma solução totalmente europeia em termos de radares (SM400 e APAR 2, ou qualquer dos franceses ou italianos, or exemplo), mísseis (Aster 30 Block 1/1NT/2 para luta ABM e anti-hipersónico, Aster 15 EC ou CAMM MR/ER para contrariar mísseis sub e supersónicos  e CAMM para defesa contra drones e como CIWS), torpedos (MU90 ou Stingray) e mesmo helicópteros ASW.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2019 em: Março 03, 2025, 01:17:51 am »

Relativamente ao assunto do tópico, mesmo que o presidente da França tivesse intenção de vender Rafales. isso nunca poderia transparecer e nunca seria notícia, pela simples razão de que ninguém quer criar notícias que possam afrontar o Trump.

Existem pela internet e na imprensa internacional imensas referências relativamente ao facto de Portugal considerar o eventual estudo da compra de uma aeronave como o F-35.
Este simples facto já dá em muitos lugares, a compra de F-35 como favas contadas.

Seria bonito, se agora alguém viesse falar no Rafale e de Portugal numa mesma notícia.
Internacionalmente seria uma bomba, com noticias como "Discursos de Trump levam antigo aliado a abandonar o F-35 em favor do caça europeu Rafale".

E o pior é que o balofo alaranjado provavelmente acreditava e aumentava as tarifas dos tapetes de Arraiolos em uns 500%



= = = = = =

Portugal atrasou a aquisição da aeronave substituta do F-16 tanto, mas tanto, que agora estamos no mato sem cachorro, como dizem os brasileiro.

Ao mesmo tempo, o atraso tem a vantagem de nos permitir ficar de sobreaviso sobre as compras de material aos americanos.

Se a Lockeed Martin já precisa de andar a dizer a alguns clientes que isto é "Business as usual" esse é um sinal demolidor de que os rumores que se vão escutando pela boca de alguns comentadores mais informados são muito mais importantes que o que se poderia pensar.

E já não são só os comentadores dentro da União Europeia, não são apenas os comentadores mais à direita no Reino Unido, são também comentadores americanos que avisam sobre o que pode vir de seguida.

A Europa andou durante o governo Biden, a fingir que investia em defesa, e a enviar para a Ucrânia equipamentos dos seus stocks sem fazer nada para os repor.
Agora está aflita e não sabe o que fazer.

Mais grave, muito mais grave que isso, é que aparenta haver na Europa quem ache que isto são quatro anos e depois volta tudo ao normal...
Trump afirmou em 2021 que o seu maior erro foi ter abandonado a Casa Branca, mesmo depois da certificação dos votos pelo vice presidente Mike Pence.
O atual vice-presidente, já disse preto no branco, que não teria certificado as eleições.
Depois de Trump virá Trump. E se não for  Donald Trump será alguém da mesma área, ainda pior porque mais novo, e menos estúpido.

Logo, a única coisa que parece fazer sentido, é tentar fazer o possível para modernizar os F-16 até onde for possível e ficar à espera que dentro da Europa haja consenso para o desenvolvimento comum de um novo caça.

Para isto, franceses, alemães, espanhóis e polacos vão ter que tomar uma decisão em conjunto já que para já os italianos parecem estar fora do barco.

Neste momento, o Trump (e o Musk e os outros cromos todos) tem feito tanta porcaria, que não me admirava nada se o mandato nem sequer durasse estes 4 anos. Vai ser difícil isto ocorrer, há grandes desafios e neste momento não passa de "wishful thinking", mas continua a ser uma possibilidade bem viva.

Quanto ao Macron, mesmo que ele propusesse Rafales, não só não fazia sentido para o país, como não há nem de perto nem de longe uma verba suficientemente alta para, num prazo de 5 anos, conseguir comprar caças novos.
Mais depressa propunha N outros produtos de Defesa, desde fragatas a submarinos, passando por helicópteros navais, pelo Eurodrone ou outro drone francês/europeu, EBRC Jaguar, até mesmo a nossa entrada no FCAS, ou que nos tornássemos clientes do A321Neo MPA (pendente de clientes para avançar), procurava vender SAMP/T, etc.

Já a questão dos nossos F-16, bem, sabendo da instabilidade política e geopolítica que sentimos, e das incertezas acerca das relações transatlânticas, e das incertezas acerca de quando e como é que vamos substituir os F-16, já devíamos ter decidido em modernizar os F-16 para ontem.
Seria um programa que permitia manter relações decentes com o outro lado, sem gastar tanto dinheiro por aí além nisso. Não avançar com isto, é pura casmurrice.

O Macron não veio em nenhuma visita de cortesia. Veio tratar de negócios: vender comboios, tratar do dossier TAP, propor fragatas e os seus sistemas (basta estar atento às entrelinhas do que a imprensa veiculou).

E é lógico que tivesse falado do substituto dos F-16 (qualquer fornecedor conhece as nossas necessidades), talvez com a oferta de um Falcon, tal fizeram com a Grécia e Indonésia. Seguramente que não veio em passeio.
Também acho menos improvável acabarmos a comprar fragata Francesas ou Italianas, que Rafales. Quer se queira, quer não, o F-35 é a única possibilidade realista para adquirirmos um caça de 5a geração , quer pelas capacidades, quer por questões de interoperabilidade com os restantes parceiros europeus coreanos e turcos não contam). E como não vamos ter dinheiro para entrar na 6a geração, a resposta é óbvia. Alem disso, politicamente é vantajoso fazermos pelo menos uma (e provavelmente não mais que isso) aquisição significativa aos Estados Unidos, para não corrermos o risco de chatear o Trump ainda mais.

Já com fragatas e submarinos, a Europa tem sistemas com capacidade semelhante ou até superior aos Estados Unidos efaz todo o sentido ir para uma solução totalmente europeia em termos de radares (SM400 e APAR 2, ou qualquer dos franceses ou italianos, or exemplo), mísseis (Aster 30 Block 1/1NT/2 para luta ABM e anti-hipersónico, Aster 15 EC ou CAMM MR/ER para contrariar mísseis sub e supersónicos  e CAMM para defesa contra drones e como CIWS), torpedos (MU90 ou Stingray) e mesmo helicópteros ASW.

Na altura de decidirmos comprar um novo caça, o Trump é capaz (espera-se) de não estar na Casa Branca, logo não haverá tanto essa questão, a não ser que o seu sucessor seja igual ou pior. O problema é que precisávamos de tomar uma decisão face à modernização dos F-16 agora. Esta modernização tinha o mesmo efeito do ponto de vista bilateral, ao mesmo tempo que dava mais tempo para decidirmos o que fazer com o seu substituto, e em que timeframe.

De resto, concordo, o único senão, é que entrámos no consórcio do ESSM Block II, e se calhar convinha tirar partido dele. É possível que, se não for em fragatas, que mais tarde se opte por usar estes mísseis noutros navios, com os respectivos VLS Mk-41. Mas isto até pode ser para futuros módulos contentorizados, quem sabe.

Existem N outros produtos europeus que nos davam jeito. Um futuro MPA da Airbus, que precisa desesperadamente de clientes para avançar. UAVs e UCAVs europeus. Seria igualmente interessante certificar mais armamento europeu para os F-16 e P-3, como por exemplo Brimstone, SPEAR 3, Taurus KEPD, StormShadow, JSM, Meteor (e outro armamento não-europeu, tipo Rampage, Air LORA).
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2020 em: Março 03, 2025, 09:36:20 am »
O Macron não veio em nenhuma visita de cortesia. Veio tratar de negócios: vender comboios, tratar do dossier TAP, propor fragatas e os seus sistemas (basta estar atento às entrelinhas do que a imprensa veiculou).

E é lógico que tivesse falado do substituto dos F-16 (qualquer fornecedor conhece as nossas necessidades), talvez com a oferta de um Falcon, tal fizeram com a Grécia e Indonésia. Seguramente que não veio em passeio.

Onde é que o Macron falou de fragatas?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2021 em: Março 03, 2025, 09:39:34 am »

Relativamente ao assunto do tópico, mesmo que o presidente da França tivesse intenção de vender Rafales. isso nunca poderia transparecer e nunca seria notícia, pela simples razão de que ninguém quer criar notícias que possam afrontar o Trump.

Existem pela internet e na imprensa internacional imensas referências relativamente ao facto de Portugal considerar o eventual estudo da compra de uma aeronave como o F-35.
Este simples facto já dá em muitos lugares, a compra de F-35 como favas contadas.

Seria bonito, se agora alguém viesse falar no Rafale e de Portugal numa mesma notícia.
Internacionalmente seria uma bomba, com noticias como "Discursos de Trump levam antigo aliado a abandonar o F-35 em favor do caça europeu Rafale".

E o pior é que o balofo alaranjado provavelmente acreditava e aumentava as tarifas dos tapetes de Arraiolos em uns 500%



= = = = = =

Portugal atrasou a aquisição da aeronave substituta do F-16 tanto, mas tanto, que agora estamos no mato sem cachorro, como dizem os brasileiro.

Ao mesmo tempo, o atraso tem a vantagem de nos permitir ficar de sobreaviso sobre as compras de material aos americanos.

Se a Lockeed Martin já precisa de andar a dizer a alguns clientes que isto é "Business as usual" esse é um sinal demolidor de que os rumores que se vão escutando pela boca de alguns comentadores mais informados são muito mais importantes que o que se poderia pensar.

E já não são só os comentadores dentro da União Europeia, não são apenas os comentadores mais à direita no Reino Unido, são também comentadores americanos que avisam sobre o que pode vir de seguida.

A Europa andou durante o governo Biden, a fingir que investia em defesa, e a enviar para a Ucrânia equipamentos dos seus stocks sem fazer nada para os repor.
Agora está aflita e não sabe o que fazer.

Mais grave, muito mais grave que isso, é que aparenta haver na Europa quem ache que isto são quatro anos e depois volta tudo ao normal...
Trump afirmou em 2021 que o seu maior erro foi ter abandonado a Casa Branca, mesmo depois da certificação dos votos pelo vice presidente Mike Pence.
O atual vice-presidente, já disse preto no branco, que não teria certificado as eleições.
Depois de Trump virá Trump. E se não for  Donald Trump será alguém da mesma área, ainda pior porque mais novo, e menos estúpido.

Logo, a única coisa que parece fazer sentido, é tentar fazer o possível para modernizar os F-16 até onde for possível e ficar à espera que dentro da Europa haja consenso para o desenvolvimento comum de um novo caça.

Para isto, franceses, alemães, espanhóis e polacos vão ter que tomar uma decisão em conjunto já que para já os italianos parecem estar fora do barco.

Neste momento, o Trump (e o Musk e os outros cromos todos) tem feito tanta porcaria, que não me admirava nada se o mandato nem sequer durasse estes 4 anos. Vai ser difícil isto ocorrer, há grandes desafios e neste momento não passa de "wishful thinking", mas continua a ser uma possibilidade bem viva.

Quanto ao Macron, mesmo que ele propusesse Rafales, não só não fazia sentido para o país, como não há nem de perto nem de longe uma verba suficientemente alta para, num prazo de 5 anos, conseguir comprar caças novos.
Mais depressa propunha N outros produtos de Defesa, desde fragatas a submarinos, passando por helicópteros navais, pelo Eurodrone ou outro drone francês/europeu, EBRC Jaguar, até mesmo a nossa entrada no FCAS, ou que nos tornássemos clientes do A321Neo MPA (pendente de clientes para avançar), procurava vender SAMP/T, etc.

Já a questão dos nossos F-16, bem, sabendo da instabilidade política e geopolítica que sentimos, e das incertezas acerca das relações transatlânticas, e das incertezas acerca de quando e como é que vamos substituir os F-16, já devíamos ter decidido em modernizar os F-16 para ontem.
Seria um programa que permitia manter relações decentes com o outro lado, sem gastar tanto dinheiro por aí além nisso. Não avançar com isto, é pura casmurrice.

O Macron não veio em nenhuma visita de cortesia. Veio tratar de negócios: vender comboios, tratar do dossier TAP, propor fragatas e os seus sistemas (basta estar atento às entrelinhas do que a imprensa veiculou).

E é lógico que tivesse falado do substituto dos F-16 (qualquer fornecedor conhece as nossas necessidades), talvez com a oferta de um Falcon, tal fizeram com a Grécia e Indonésia. Seguramente que não veio em passeio.
Também acho menos improvável acabarmos a comprar fragata Francesas ou Italianas, que Rafales. Quer se queira, quer não, o F-35 é a única possibilidade realista para adquirirmos um caça de 5a geração , quer pelas capacidades, quer por questões de interoperabilidade com os restantes parceiros europeus coreanos e turcos não contam). E como não vamos ter dinheiro para entrar na 6a geração, a resposta é óbvia. Alem disso, politicamente é vantajoso fazermos pelo menos uma (e provavelmente não mais que isso) aquisição significativa aos Estados Unidos, para não corrermos o risco de chatear o Trump ainda mais.

Já com fragatas e submarinos, a Europa tem sistemas com capacidade semelhante ou até superior aos Estados Unidos efaz todo o sentido ir para uma solução totalmente europeia em termos de radares (SM400 e APAR 2, ou qualquer dos franceses ou italianos, or exemplo), mísseis (Aster 30 Block 1/1NT/2 para luta ABM e anti-hipersónico, Aster 15 EC ou CAMM MR/ER para contrariar mísseis sub e supersónicos  e CAMM para defesa contra drones e como CIWS), torpedos (MU90 ou Stingray) e mesmo helicópteros ASW.

Na altura de decidirmos comprar um novo caça, o Trump é capaz (espera-se) de não estar na Casa Branca, logo não haverá tanto essa questão, a não ser que o seu sucessor seja igual ou pior. O problema é que precisávamos de tomar uma decisão face à modernização dos F-16 agora. Esta modernização tinha o mesmo efeito do ponto de vista bilateral, ao mesmo tempo que dava mais tempo para decidirmos o que fazer com o seu substituto, e em que timeframe.

De resto, concordo, o único senão, é que entrámos no consórcio do ESSM Block II, e se calhar convinha tirar partido dele. É possível que, se não for em fragatas, que mais tarde se opte por usar estes mísseis noutros navios, com os respectivos VLS Mk-41. Mas isto até pode ser para futuros módulos contentorizados, quem sabe.

Existem N outros produtos europeus que nos davam jeito. Um futuro MPA da Airbus, que precisa desesperadamente de clientes para avançar. UAVs e UCAVs europeus. Seria igualmente interessante certificar mais armamento europeu para os F-16 e P-3, como por exemplo Brimstone, SPEAR 3, Taurus KEPD, StormShadow, JSM, Meteor (e outro armamento não-europeu, tipo Rampage, Air LORA).

????
Alguma vez uma administração americana durou menos que os 4 anos habituais?
Mesmo que matem o Trump como é desejo de muitos, o Vance vai para presidente...a seguir matam o Vance?

Não sei como se processa a lei americana, a seguir ao Vance quem vem na linha da sucessão?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2022 em: Março 03, 2025, 10:23:49 am »
Não sei como se processa a lei americana, a seguir ao Vance quem vem na linha da sucessão?

É aquele nojo de criatura que dá pelo nome de Mike Johnson...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2023 em: Março 03, 2025, 03:23:55 pm »
????
Alguma vez uma administração americana durou menos que os 4 anos habituais?
Mesmo que matem o Trump como é desejo de muitos, o Vance vai para presidente...a seguir matam o Vance?

Não sei como se processa a lei americana, a seguir ao Vance quem vem na linha da sucessão?

Nós também nunca vimos uma administração americana a ser tão radical nas medidas. Uma administração a fazer uma autêntica purga a várias instituições, cortes em quase todo o lado. Ignorar ordens do departamento de justiça, "limpeza" de pessoal no FBI, na CIA, nos ramos das FA, cortes na saúde, conflito de interesses, possíveis laços com a Rússia. Caos puro e duro. Não sei como poderá ser feito para retirar o Trump, e os restantes colegas, do poder, se seria possível haver eleições antecipadas caso as coisas cheguem a um ponto que assim o exija.
Mas sei que andam a mexer com muita coisa.

Creio que nunca tiveram um presidente com veia "totalitarista". Logo é difícil prever qual o resultado disto, e se vai haver alguém a dizer "basta". Estamos em "uncharted territory" a partir daqui.
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2024 em: Março 03, 2025, 04:00:41 pm »
????
Alguma vez uma administração americana durou menos que os 4 anos habituais?
Mesmo que matem o Trump como é desejo de muitos, o Vance vai para presidente...a seguir matam o Vance?

Não sei como se processa a lei americana, a seguir ao Vance quem vem na linha da sucessão?

Nós também nunca vimos uma administração americana a ser tão radical nas medidas. Uma administração a fazer uma autêntica purga a várias instituições, cortes em quase todo o lado. Ignorar ordens do departamento de justiça, "limpeza" de pessoal no FBI, na CIA, nos ramos das FA, cortes na saúde, conflito de interesses, possíveis laços com a Rússia. Caos puro e duro. Não sei como poderá ser feito para retirar o Trump, e os restantes colegas, do poder, se seria possível haver eleições antecipadas caso as coisas cheguem a um ponto que assim o exija.
Mas sei que andam a mexer com muita coisa.

Creio que nunca tiveram um presidente com veia "totalitarista". Logo é difícil prever qual o resultado disto, e se vai haver alguém a dizer "basta". Estamos em "uncharted territory" a partir daqui.

Infelizmente acho que se por hipótese o Trump amanhã desaparecesse pouco ou nada de relevante aconteceria, apesar do sorrito que isso me provocaria.
Trump é apenas um labrego-mor de país com um enorme conjunto de labregos com sáo os EUA, onde uma percentagem significativa da população acredita que o mundo é plano e onde alguns Estados proibiram o ensino da teoria da evolução de Darwin.

O problema é de Educação. Ou melhor, da falta dela. E isso não se resolve numa geração. A menos que ocorra um cataclismo, que cada vez parece mais próximo....
Cumprimentos,
 
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