Deixo aqui um artigo de opinião muito interessante hoje no The Guardian.
https://www.theguardian.com/commentisfree/2025/feb/27/britain-defend-itself-us-military
Eu tenho ouvido vários comentários e entrevistas a analistas no Reino Unido e este problema já tem vindo a ser levantado.
Inicialmente falava-se no problema, mas com uma descontração muito grande.
Exemplo, foi o facto de os mísseis Storm Shadow para atingirem alvos no limite do alcance, precisarem de dados que têm que ser fornecidos pelos americanos, caso contrário o GPS pode ser empastelado.
Agora, começam a aparecer analistas a levantar o problema de forma mais aguda, especialmente depois da presença do sr. Vance na Alemanha.
E não são analistas de esquerda ou ligados aos liberais, muito pelo contrário.
Até o extremista Nigel Farage que começou por culpar a Ucrânia, veio dizer que a Ucrânia precisava entrar para a NATO.
https://www.politico.eu/article/donald-trump-brit-ally-nigel-farage-ukraine-should-join-nato/Ainda no inicio da semana, correu uma notícia que depois se transformou em boato, mas que deveria ser vista com muito mais atenção.
Um dos negociadores americanos em Kiev, ainda que aparentemente sem autorização superior,
avisou os ucranianos de que o sistema Starlink poderia ser pura e simplesmente desativado na Ucrânia.Tudo leva a crer que os americanos voltaram atrás quando a Polónia veio lembrar que quem pagou foram os polacos e que desativar o Starlink envolvia diretamente os polacos. O que salta à vista é que em caso de necessidade os americanos utilizarão a vantagem tecnológica para impedir a utilização de armas.
E não se trata de desligar o F-35 em voo. Quem souber o que acontece quando uma peça de um trator John Deere avaria, sabe do que eu falo.
O equipamento sempre que se liga, tem um sistema operativo próprio e o sistema não arranca.
Sem o arranque do sistema operativo, nada funciona.
Devo notar que o problema aqui, não são os Estados Unidos.
Esta gente do anti-woke, dos anti-vaxers e da substituição da Constituição pela Biblia, existe desde há muitas décadas, ao contrário do que nos querem fazer crer.
O problema, é que eles chegaram ao poder, e agora já temos até o pastor a abençoar as reuniões do governo...
Foi esta américa que elegeu o Trump. E até entendermos se esta américa vai continuar a eleger presidentes, tudo o que for gasto com equipamento americano tem este problema...