F-35A Lightning II na FAP

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1035 em: Julho 08, 2024, 03:01:02 pm »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.

Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).

Até com o Exército é possível desde há muito comunicar. Vejam-se os terminais ROVER e as equipas FAC no terreno (e não só....) 
E creio que muitos dos F-16 jã têm instalado o Link 16. Quanto aos drones actualmente em serviço no Exército e na Força Aérea não sei, mas não me surpreeenderia.

Os MLU deveriam ter Link16, ou pelo menos era isso que se falava em 2003 para os EPAF.
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os_pero

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1036 em: Julho 08, 2024, 07:05:59 pm »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.

Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).

Até com o Exército é possível desde há muito comunicar. Vejam-se os terminais ROVER e as equipas FAC no terreno (e não só....) 
E creio que muitos dos F-16 jã têm instalado o Link 16. Quanto aos drones actualmente em serviço no Exército e na Força Aérea não sei, mas não me surpreeenderia.

Os MLU deveriam ter Link16, ou pelo menos era isso que se falava em 2003 para os EPAF.

Sim os F-16 MLU tem link16, mas os datalinks (link16) é o protocolo de comunicação, (descreve como a comunicação é estabelecida e como a informação é enviada e encriptada), depois o tipo de informação que pode ser enviada já depende de outros fatores que em pouco tem a ver com o Link16.

A capacidade do F-16 receber/enviar cetos tipos de dados (Informações radas, comunicações voz, video, ...) não está apenas relacionada com o DataLink (Link16), pois depende de outros sistemas, daí que os F-16 da versão V muitas vezes se diz que são da 4.5 geração, pois em certa medida permitem fusão de dados.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1037 em: Julho 08, 2024, 09:54:37 pm »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.

Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).

Até com o Exército é possível desde há muito comunicar. Vejam-se os terminais ROVER e as equipas FAC no terreno (e não só....) 
E creio que muitos dos F-16 jã têm instalado o Link 16. Quanto aos drones actualmente em serviço no Exército e na Força Aérea não sei, mas não me surpreeenderia.

Os MLU deveriam ter Link16, ou pelo menos era isso que se falava em 2003 para os EPAF.

Sim os F-16 MLU tem link16, mas os datalinks (link16) é o protocolo de comunicação, (descreve como a comunicação é estabelecida e como a informação é enviada e encriptada), depois o tipo de informação que pode ser enviada já depende de outros fatores que em pouco tem a ver com o Link16.

A capacidade do F-16 receber/enviar cetos tipos de dados (Informações radas, comunicações voz, video, ...) não está apenas relacionada com o DataLink (Link16), pois depende de outros sistemas, daí que os F-16 da versão V muitas vezes se diz que são da 4.5 geração, pois em certa medida permitem fusão de dados.

Eu acrescento que, depois de os dados recebidos e fundidos, é necessário que sejam apresentados ao piloto (ou outro) na forma de informação "condensada" e á que foi atribuída "estatuto de relevância" pelo sistema.
É para isso que servem os "grandes ecrãs" que aparecem em caças modernos ou upgrades/modernizações de caças mais antigos.
Para colocar lá essa informação é necessário hardware de processamento mais poderoso que o que temos num F-16 MLU, por exemplo.

Num moderno Combat Management System como o AEGIS, os Tracks recebidos de um F-35 aparecem nos ecrãs do CMS juntamente com Tracks gerados pelos sensores do navio.

Isto para dizer que, para tirar partido de F-35 (ou de um aparelho Geração 5++) é necessário muitos outros investimentos.

Não sei até que ponto a modernização para "V" ou "v" dos F-16 tem isto em conta, assim como a modernização que foi feia ás BD e vai ser feita ás VdG ou a que está a ser feita aos P-3.
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1038 em: Julho 10, 2024, 10:34:01 am »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Não me admirava nada se ocorrerem encontros entre os membros do Governo e da Lockheed Martin já a partir de hoje em Washington, aproveitando a presença do PM, MDN e MNE para a cimeira da NATO.

Mais uma vez de acordo com rumores oriundos da FAP, esta FMS poderá contemplar cerca de 20 F-35A Block 4 (o número mágico), equipamento associado, sobresselentes e munições num valor a rondar os 3500 a 4000M€.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1039 em: Julho 10, 2024, 02:12:10 pm »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Não me admirava nada se ocorrerem encontros entre os membros do Governo e da Lockheed Martin já a partir de hoje em Washington, aproveitando a presença do PM, MDN e MNE para a cimeira da NATO.

Mais uma vez de acordo com rumores oriundos da FAP, esta FMS poderá contemplar cerca de 20 F-35A Block 4 (o número mágico), equipamento associado, sobresselentes e munições num valor a rondar os 3500 a 4000M€.

Fico satisfeito de ler esta possível realidade. Tudo do melhor e do bom para as nossas Forças Armadas, neste caso a FAP.💪🇵🇹

Sei que vamos ter novidades no exército... baterias antiaéreas e remodelação dos pandur, as lagartaa M113 e os Leopard modernizados. Espero não estar a dizer nenhuma alarvidade mas li algures, julgo ser como escrevi, já que não sou da área e conhecedor dos modelos e nomenclaturas. Mas sou um patriota. Quero umas Forças Armadas modernas, com bons equipamentos e ajustados à realidade e tamanho do país e das suas necessidades, de forma a que Portugal possa honrar os compromissos que tem com a NATO, ONU e no âmbito da ligação que tem com a união europeia e os outros países europeus.

Espero ainda ser vivo (tenho 38) e ainda assistir à modernização da Marinha com novos submarinos e fragatas de guerra PODEROSAS  :G-bigun: :mrgreen: c56x1 c56x1 :mrgreen:

Que os russos passem nas nossas águas e quando as virem digam...: "Португальцы хорошо вооружены... они не играют на службе! Я рад, что это не Джоан!"

tradução: Os Portugueses estão bem armados... eles não brincam em serviço! Calma que afinal isto não é o da Joana!  :mrgreen:

Uma pergunta Charlie... porque dizes que Block 4 é o número mágico e quando dizes munições seria poder de fogo a sério  entre " ", mísseis dos mais modernos e letais? Assim espero.🙏💪

Em relação aos F-16 ficaríamos com quantos? Seriam vendidos alguns? A frota total de F16 com F-35A  seriam por volta de quantas unidades? 30? +30?

E para terminar dos 28 F-16 que temos, quantas unidades existem desses 28, que são Peace Atlantis I (PA I) ? (pelo que vocês dizem, são os mais modernos e comprados novos na altura da aquisição dos F-16)
« Última modificação: Julho 10, 2024, 02:16:41 pm por LightningBolt »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1040 em: Julho 10, 2024, 03:02:59 pm »
Uma pergunta Charlie... porque dizes que Block 4 é o número mágico e quando dizes munições seria poder de fogo a sério  entre " ", mísseis dos mais modernos e letais? Assim espero.🙏💪

Em relação aos F-16 ficaríamos com quantos? Seriam vendidos alguns? A frota total de F16 com F-35A  seriam por volta de quantas unidades? 30? +30?

E para terminar dos 28 F-16 que temos, quantas unidades existem desses 28, que são Peace Atlantis I (PA I) ? (pelo que vocês dizem, são os mais modernos e comprados novos na altura da aquisição dos F-16)

O "número mágico" a que me refiro é o de 20 unidades. A FAP parece adorar lotes iniciais de 20 aparelhos, pelo menos no que toca aos caças, como foi o caso dos A-7P e F-16 Peace Atlantis I (PA I). ;)

É suposto ficarmos com um total de 28 F-16 MLU (24 AM + 4 BM) após a conclusão da modernização que decorre na OGMA dos 3 últimos monolugares (15145, 15146 e 15147). Como já aqui foi falado anteriormente, há um rumor que dá conta que os 9 F-16 do programa Peace Atlantis II (PA II) poderão vir a ser cedidos à Ucrânia no futuro, dependendo isso do moldes do negócio e calendário de entregas do F-35A, quer estes venham em 2ª-mão ou novos de fábrica.

Dos F-16 PA I originais, e que há poucos dias completaram 30 anos ao serviço da FAP, existem 19 aeronaves (16 monolugares e 3 bilugares). Os restantes 9 são PA II, adquiridos aos EUA em segunda-mão.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1041 em: Julho 10, 2024, 07:17:57 pm »
mas sendo esse o plano quer dizer que os nossos F-16 teriam de esperar pelo menos mais um ano antes de serem doados à Ucrânia. arriscamos a que a guerra acabe antes desse trunfo negocial se puder concretizar.  ???
 

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CruzSilva

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1042 em: Julho 10, 2024, 09:43:17 pm »
mas sendo esse o plano quer dizer que os nossos F-16 teriam de esperar pelo menos mais um ano antes de serem doados à Ucrânia. arriscamos a que a guerra acabe antes desse trunfo negocial se puder concretizar.  ???
Com paz ou a guerra, a Ucrânia quer F-16.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1043 em: Julho 10, 2024, 09:58:40 pm »
mas sendo esse o plano quer dizer que os nossos F-16 teriam de esperar pelo menos mais um ano antes de serem doados à Ucrânia. arriscamos a que a guerra acabe antes desse trunfo negocial se puder concretizar.  ???

Não se os contratos forem assinados antes  ;)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1044 em: Julho 10, 2024, 11:03:44 pm »
Uma pergunta Charlie... porque dizes que Block 4 é o número mágico e quando dizes munições seria poder de fogo a sério  entre " ", mísseis dos mais modernos e letais? Assim espero.🙏💪

Em relação aos F-16 ficaríamos com quantos? Seriam vendidos alguns? A frota total de F16 com F-35A  seriam por volta de quantas unidades? 30? +30?

E para terminar dos 28 F-16 que temos, quantas unidades existem desses 28, que são Peace Atlantis I (PA I) ? (pelo que vocês dizem, são os mais modernos e comprados novos na altura da aquisição dos F-16)

O "número mágico" a que me refiro é o de 20 unidades. A FAP parece adorar lotes iniciais de 20 aparelhos, pelo menos no que toca aos caças, como foi o caso dos A-7P e F-16 Peace Atlantis I (PA I). ;)

É suposto ficarmos com um total de 28 F-16 MLU (24 AM + 4 BM) após a conclusão da modernização que decorre na OGMA dos 3 últimos monolugares (15145, 15146 e 15147). Como já aqui foi falado anteriormente, há um rumor que dá conta que os 9 F-16 do programa Peace Atlantis II (PA II) poderão vir a ser cedidos à Ucrânia no futuro, dependendo isso do moldes do negócio e calendário de entregas do F-35A, quer estes venham em 2ª-mão ou novos de fábrica.

Dos F-16 PA I originais, e que há poucos dias completaram 30 anos ao serviço da FAP, existem 19 aeronaves (16 monolugares e 3 bilugares). Os restantes 9 são PA II, adquiridos aos EUA em segunda-mão.

Para mim "número mágico" é serem Block 4.
Mas depois é dito que podem ser usados ou novos...
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1045 em: Julho 10, 2024, 11:08:59 pm »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Não me admirava nada se ocorrerem encontros entre os membros do Governo e da Lockheed Martin já a partir de hoje em Washington, aproveitando a presença do PM, MDN e MNE para a cimeira da NATO.

Mais uma vez de acordo com rumores oriundos da FAP, esta FMS poderá contemplar cerca de 20 F-35A Block 4 (o número mágico), equipamento associado, sobresselentes e munições num valor a rondar os 3500 a 4000M€.

Se assim for, podem incluir nas negociações a modernização das VdG e equipamento dos NPO pela Lockheed Martin Canada.
Comparado com os F-35, o custo deve ser irrisório - até podem fazer de borla.

Com o dinheiro que se poupa, compram-se mais Tucanos.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1046 em: Julho 11, 2024, 09:28:58 am »
mas sendo esse o plano quer dizer que os nossos F-16 teriam de esperar pelo menos mais um ano antes de serem doados à Ucrânia. arriscamos a que a guerra acabe antes desse trunfo negocial se puder concretizar.  ???
Com paz ou a guerra, a Ucrânia quer F-16.

E vai precisar de muitos F-16, provavelmente será capaz de absorver todos os F-16 reformados das esquadras na Europa e mesmo assim ainda serão poucos.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1047 em: Julho 11, 2024, 11:58:05 am »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Não me admirava nada se ocorrerem encontros entre os membros do Governo e da Lockheed Martin já a partir de hoje em Washington, aproveitando a presença do PM, MDN e MNE para a cimeira da NATO.

Mais uma vez de acordo com rumores oriundos da FAP, esta FMS poderá contemplar cerca de 20 F-35A Block 4 (o número mágico), equipamento associado, sobresselentes e munições num valor a rondar os 3500 a 4000M€.

Se assim for, podem incluir nas negociações a modernização das VdG e equipamento dos NPO pela Lockheed Martin Canada.
Comparado com os F-35, o custo deve ser irrisório - até podem fazer de borla.

Com o dinheiro que se poupa, compram-se mais Tucanos.


"Com o dinheiro que se poupa, compram-se mais Tucanos."

Com o dinheiro que sobra há trabalho a fazer nos Merlin e C295 e até aquisição de drones a sério, não encher bolsos e a agradar a empregados da Embraer

Este pais já sustenta muito parasita a vir cá fazer tratamentos médicos. Os políticos que tem andado a dormir descobriram agora que vem cá fazer tratamentos as centenas a conta do contribuinte.
Muito tempo atrás eu já o tinha dito aqui, relativamente aos palop. Inclusive em 200 Portugal ofereceu uma Ala completa de hemodiálise a uma Hospital em Luanda, porque eles vinham cá fazer tratamento e tinham só de pagar as viagens e, assim nem isso precisam. Mas contudo temos cá portugueses a deslocarem-se quase 200 km para fazer os tratamentos por falta de equipamentos nos hospitais mais próximos.
E a melhor, e isto podem alguns aqui da Marinha confirmar se quiser, esse hospital em Luanda não é para o povo, é para quem pode pagar. 
A corrupção e vassalagem custa caro ao País e faz com que não tenhamos o que faz falta. Isto aplica-se as FA  também   
« Última modificação: Julho 11, 2024, 08:12:05 pm por Pescador »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1048 em: Julho 11, 2024, 05:38:13 pm »

Citar
A corrupção e vassalagem custa caro ao País e faz com que não tenhamos o que faz falta. Isto aplica-se as FA  também

disse tudo🤝
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1049 em: Julho 11, 2024, 06:59:12 pm »
mas sendo esse o plano quer dizer que os nossos F-16 teriam de esperar pelo menos mais um ano antes de serem doados à Ucrânia. arriscamos a que a guerra acabe antes desse trunfo negocial se puder concretizar.  ???

Não acaba
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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