F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1020 em: Julho 07, 2024, 12:49:37 pm »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Como disse a Lockheed Martin ao CEMFA:
"Dude, what could go wrong  ;) ?"

Como disse o CEMFA ao Nuno Melo:
"Meu, eu sei o que estou a fazer  ;) ."

Como disse o PSD ao PS:
"Isto fica entre nós... uma mão lava a outra, e as duas lavam a ...   é isso mesmo  ;) "

Como digo eu:
            ;)

Aos especialistas do FORUM em mafía, matrafianga, crime, fraude e imigração:
"Cala-te boca ...  ;) "

Se fosse para comprar gripas vc estava aí aos pulinhos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1021 em: Julho 07, 2024, 01:00:57 pm »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1022 em: Julho 07, 2024, 01:06:31 pm »
Dos clientes Europeus do F35, todos têm AWACs? Que forma há de comunicar vom uma fragata? Directamente, links...

O que falta aos P3 que estão a ser modernizados, mais os que vamos receber para vomunicar com o F35?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1023 em: Julho 07, 2024, 01:12:02 pm »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Como disse a Lockheed Martin ao CEMFA:
"Dude, what could go wrong  ;) ?"

Como disse o CEMFA ao Nuno Melo:
"Meu, eu sei o que estou a fazer  ;) ."

Como disse o PSD ao PS:
"Isto fica entre nós... uma mão lava a outra, e as duas lavam a ...   é isso mesmo  ;) "

Como digo eu:
            ;)

Aos especialistas do FORUM em mafía, matrafianga, crime, fraude e imigração:
"Cala-te boca ...  ;) "

Se fosse para comprar gripas vc estava aí aos pulinhos

Eu sempre defendi aqui um negócio que fosse do nosso interesse, em particular da nossa indústria de defesa.
O do Gripen era aquele de que eu gostava mais.

Este "Plano C" rebuscado de que se fala parece ter um único interesse.
E nem vou apontar para nada de ilegal.
Este "Plano" tem como único objectivo "arranjar alguns F-35 para a FAP".
É um mau plano.

Vão estar armados com AMRAAM e mais nada.
Os 18 AIM-9X vão para os F-16 velhotes.

Só vão servir para treinar pilotos F-35 para 2040 - se 2040 algum dia chegar para a FAP.

Está encontrado o substituto do AlfaJet.
Vai ser o F-35.
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1024 em: Julho 07, 2024, 01:27:30 pm »
Dos clientes Europeus do F35, todos têm AWACs? Que forma há de comunicar vom uma fragata? Directamente, links...

O que falta aos P3 que estão a ser modernizados, mais os que vamos receber para vomunicar com o F35?

Pode ler isto:

https://en.wikipedia.org/wiki/Multifunction_Advanced_Data_Link

 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1025 em: Julho 07, 2024, 02:23:42 pm »
Aviões de 4ª Geração da USNAVY terão mísseis ar-ar (que tambem fazem ar-terra a anti-navio) de alcance maior que os futuros mísseis do F-35.

Não há respeito.

https://www.twz.com/air/aim-174-super-hornet-launched-variant-of-sm-6-missile-breaks-cover-in-hawaii

O AIM-174B é um tapa-buracos temporário, talvez para contrapor o PL-15 e PL-17 a curto prazo bem como combater ameaças de misseis anti-navio hipersónicos (o que é um pouco alarmante).
O F-35 pode está a integrar o Meteor para alguns operadores e o AIM-260 estará disponível a todos os operadores no futuro, que têm alcances competitivos também.

Suponho que não leu o artigo.
Nada que possa caber dentro do weapons bay de um F-35 pode comparar com um SM-6.
Não tem nada de temporário.

Li o artigo, coincidentemente eu tinha já visto este documentário na 6F:


De onde o meu comentário surgiu.
Outra nota: nada impede que o F-35 possa receber esta arma externamente se tal for necessário, e sem comprometer a configuração A-A que é interna, algo que o Hornet não se pode gabar. E sim mesmo comprometendo o perfil furtivo eu acho que o F-35 seria uma plataforma superior para carregar esta arma, se não o fizeram é por decisões externas áquilo que é tecnicamente possível.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1026 em: Julho 07, 2024, 03:22:08 pm »
Aviões de 4ª Geração da USNAVY terão mísseis ar-ar (que tambem fazem ar-terra a anti-navio) de alcance maior que os futuros mísseis do F-35.

Não há respeito.

https://www.twz.com/air/aim-174-super-hornet-launched-variant-of-sm-6-missile-breaks-cover-in-hawaii

O AIM-174B é um tapa-buracos temporário, talvez para contrapor o PL-15 e PL-17 a curto prazo bem como combater ameaças de misseis anti-navio hipersónicos (o que é um pouco alarmante).
O F-35 pode está a integrar o Meteor para alguns operadores e o AIM-260 estará disponível a todos os operadores no futuro, que têm alcances competitivos também.

Suponho que não leu o artigo.
Nada que possa caber dentro do weapons bay de um F-35 pode comparar com um SM-6.
Não tem nada de temporário.

Li o artigo, coincidentemente eu tinha já visto este documentário na 6F:


De onde o meu comentário surgiu.
Outra nota: nada impede que o F-35 possa receber esta arma externamente se tal for necessário, e sem comprometer a configuração A-A que é interna, algo que o Hornet não se pode gabar. E sim mesmo comprometendo o perfil furtivo eu acho que o F-35 seria uma plataforma superior para carregar esta arma, se não o fizeram é por decisões externas áquilo que é tecnicamente possível.

Eu penso que a relação de um F-35 com esta arma é a de estar em posição avançada, invisível, e designar o alvo para o avião que a transporta.

Isto já que o alcance do míssil é maior que o alcance dos radares de F-35 ou de F-18.

Tenho que referir que acho piada á facilidade com que se diz;
-  "O F-35 pode levar XXX de baixo das asas".
-  "Entra em Beast Mode"

É para isso que a mãe do F-35 teve um filho?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1027 em: Julho 07, 2024, 07:12:46 pm »
"Pode".
Quer dizer é uma das opções e, no caso de poder ter de actuar já em beast mode. Já outros, só nessa opção porque não tem outra. É a grande diferença

Já o Gripen não tem nada  ver com ser bom para a indústria nacional, mas como uma empresa em solo nacional cada menos para portugueses e a servir Portugal. Mais ainda a fabrica é no brasil e mal consegue fornecer a eles, que já pensam em ter uns quantos F16
« Última modificação: Julho 07, 2024, 07:15:15 pm por Pescador »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1028 em: Julho 07, 2024, 07:51:15 pm »
eu nunca disse "beast mode", afinal não sou eu que leio mal  :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1029 em: Julho 07, 2024, 09:48:23 pm »
Pessoal os F35 vão poder levar dentro os MBDA Meteor, e os AIM260. Qualquer um deles é superior a tudo o que os Russos têm atualmente.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1030 em: Julho 07, 2024, 11:19:58 pm »
Eu só me dá vontade de rir com as tretas que alguns metem para desacreditar uma avião em troca de outro que querem vender e nem para eles vão produzir na quantidade que necessitam para meter metade da FA deles actualizada.

O Gripem agora faz tudo, até lança merdas que ninguém inventou, o F35 não vale nada, só leva uns foguetes. Porque os americanos e todos os outros são burros. Espertos são os que agarram na tecnologia que todos os outros produzem e montam.
Que p.....  de presunção.

Há.........e  cá somos todos provincianos, sem alegria e lerdos. 
Dasss se não fossem eles a dar música a qualquer hora nem éramos felizes
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1031 em: Julho 08, 2024, 08:22:48 am »
Boa noite,
No próximo ano será assinado o contrato via FMS para os F-35A.
Parece haver um acordo entre PS e PSD, que é algo do tipo "Nós compramos agora os F-35 e vocês, quando forem novamente governo, as novas fragatas".
Cps

Já começaram a adiar. O que importa é que o contrato avance quanto antes.
Talent de ne rien faire
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1032 em: Julho 08, 2024, 11:03:27 am »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.

Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1033 em: Julho 08, 2024, 11:26:41 am »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

Nem se quer para treinar.

Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).

Os F35 podem fazer isso tudo se o meios "receptores" estiverem equipados para isso. No caso americano até com os destroyrs de onde pode usar os misseis destes para fazer ataques, ou de outros aviões e drones com carga maior.
Logo a conversa da capacidade de carga do F35 cai por terra.
Se um F35 se ligar ao P3 e usar os misseis que este mais afastado transporta ou os que uma Fragata transporta ou de um Drone daqueles a sério, é uma mais valia e mantêm a sua "invisibilidade". Invisibilidade que mesmo que depois a perca em dado momento, tem sempre a vantagem inicial.
 
« Última modificação: Julho 08, 2024, 02:10:33 pm por Pescador »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1034 em: Julho 08, 2024, 11:48:57 am »
Á medida que se torna "seguro" que vamos ter F-35 (15 usados ??), torna-se oportuno o Forum discutir a questão:
Agora que os temos, o que vamos fazer com eles?

Não estou a ver nada nas FFAA Portuguesas capaz de interagir de forma "moderna" com um F-35.
A "Rede" não existe e não vai existir tão cedo.

- Falta Fragatas modernas no mar.
- Falta AWACs no ar.
- Falta os P-3 puderem comunicar dados com um F-35.
- Falta o Exército ... ok, esquecam o Exército.

Colocamos o carro á frente dos bois, mas ninguém deu conta que não há bois.

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Tanto quanto sei os P3 actuais podem passar informação aos F-35 via modo manual (dados inseridos manualmente) contudo os P3 com MLU deverão permitir fazer isso de forma automática.
As fragatas classe Bartolomeu Dias deverão conseguir enviar informação dos F-35,
Os F-35 deverão conseguir receber informação dos Radares fixos e moveis (acho que existe por aí uma intenção de compra de 1 ou 2 unidades),

Os F-35 deverão conseguir enviar tb informação apra o resto da rede.

Falta (por confirmar) partilha de dados do radar dos F-16 (penso que com alguns updates da versão V seja possivel), por confirmar se os Subs tem capacidade de comunicar dados via Link16 para o exterior, e provavelmente o KC390 possa de alguma forma tb partilhar informação dos seus pods.

É claro que ainda há muito trabalho a fazer mas nem estamos tão mal assim (para começar).

Até com o Exército é possível desde há muito comunicar. Vejam-se os terminais ROVER e as equipas FAC no terreno (e não só....) 
E creio que muitos dos F-16 jã têm instalado o Link 16. Quanto aos drones actualmente em serviço no Exército e na Força Aérea não sei, mas não me surpreeenderia.
Cumprimentos,