F-35A Lightning II na FAP

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MATRA

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #975 em: Julho 02, 2024, 09:58:46 am »
Expliquem-me uma coisa: o que implica - visto que, pelo que percebi, ser um investimento alto - passar de Block 3i para Block 3F, etc? Há "hardware" importante a ter de ser substituído? Já, tendo em conta que o F35 é qb recente...
É essencialmente capacidade de processar dados, ou seja, processadores/memória e "networking", para as cerca de 10 milhões de linhas de código que cada versão de software têm.

O hardware que "corre" a versão 3i, na maioria dos casos, é pré 2014, para receber as versões mais recentes como a 3F, precisa de ser mudado.

É caro porque o hardware necessário é especifico do F35, que "inovou" ao centralizar vários processadores específicos (sensores, alvos, EWC, DAC, etc) em apenas uma unidade ICP, o que implica, muito provavelmente, a mudança de mais componentes a cada upgrade.

Penso que é algo do género  c56x1
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #976 em: Julho 02, 2024, 10:35:40 am »
Expliquem-me uma coisa: o que implica - visto que, pelo que percebi, ser um investimento alto - passar de Block 3i para Block 3F, etc? Há "hardware" importante a ter de ser substituído? Já, tendo em conta que o F35 é qb recente...
É essencialmente capacidade de processar dados, ou seja, processadores/memória e "networking", para as cerca de 10 milhões de linhas de código que cada versão de software têm.

O hardware que "corre" a versão 3i, na maioria dos casos, é pré 2014, para receber as versões mais recentes como a 3F, precisa de ser mudado.

É caro porque o hardware necessário é especifico do F35, que "inovou" ao centralizar vários processadores específicos (sensores, alvos, EWC, DAC, etc) em apenas uma unidade ICP, o que implica, muito provavelmente, a mudança de mais componentes a cada upgrade.

Penso que é algo do género  c56x1

E não há mudanças estruturais (frame)? é que computadores é caro mas normalmente é "plug & play" ou seja é rápido o problemas é quando fazem alguma mudança estrutural na frame o que implica desmontar bastante o avião, e essa versão block 3i já tinha todos os problemas graves resolvidos?
 

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sidewinder

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #977 em: Julho 02, 2024, 11:32:32 am »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:

1º - Super Tucano. O ST é uma certeza, não há volta a dar, e tal como apontou o Subsea7, o número a adquirir será muito possivelmente mais perto das 2 dúzias de aparelhos do que apenas uma. 10 a 12 aeronaves destinar-se-iam à Esq. 103 "Caracóis" para instrução avançada sediados em Beja, e outras 10 a 12 para a Esq. 301 "Jaguares" em Monte Real. No Beja Air Show vários foram os militares que indagaram os representantes da Embraer lá presentes a este respeito, e estes últimos foram taxativos ao afirmar que o construtor brasileiro conta vender mais do que 12 unidades à FAP. A confirmar-se, vai ser engraçado ver os Jaguares no Tiger Meet entre F-35, Rafale, Typhoon e Gripen, sem falar nos exercícios internacionais a doer. ::)

2º - F-16. Se a 301 transitar para o Super Tucano, a Esq. 201 "Falcões" ficará encarregue de operar os 19 F-16AM/BM Peace Atlantis I (PA I), sendo os Peace Atlantis II (PA II) - incluindo os 3 monolugares em modernização na OGMA - cedidos à Ucrânia. Os PA I serão alvo de um upgrade nos moldes daquilo a que já aqui temos falado, ou seja, novo radar AESA SABR, armamento mais moderno e com capacidade stand-off, novo pod designador de alvos e talvez novo pod ECM.

3º - F-35A. Caso Portugal ceda os PA II para a Força Aérea Ucraniana, os Estados Unidos estarão dispostos a ceder-nos entre 12 a 16 "low hour" F-35A Block 3i ou Block 3F em segunda-mão, e com um preço mais acessível por força do Acordo das Lajes. A Esquadra deverá ser uma 3xx, e existem dúvidas se ficaria porventura em Monte Real ou seria colocada em Ovar.

4º - P-3C. Como uma certa forma de contrapartida pelo preço mais baixo dos F-35A, Portugal comprometer-se-ia perante os Estados Unidos a sediar em permanência uma Esquadra de Orion na BA4, muito provavelmente os 2 CUP II ex-Marinha Germânica (que deverão ser os últimos a ser entregues no final do ano que vem) para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. Deverão também ser esses 2 (nºs de cauda 24812 e 24813) a ser utilizados operacionalmente pela FAP, sendo os restantes utilizados como "vacas" para sustentação da frota até 2040.

5º - Helis. Grande confusão a este respeito, com muitas informações cruzadas. A FAP aparentemente estará a tentar que os helicópteros de evacuação voltem a ficar a seu cargo, e não responsabilidade do Exército, como era a intenção da anterior MDN e até ver do atual. A compra de mais 3 UH-60A para a função de combate a incêndios não é de todo líquida, o que me surpreendeu, e caso tenha de assumir a função de evacuação médica em vez do INEM, a FAP irá exigir mais meios. O plano de modernização da frota EH-101 já se encontra elaborado, porém como o seu custo rondará os 400 a 500M€ (isto porque a FAP alegadamente gostaria também de trocar os motores Turbomeca pelos General Electric CT7), poderá ir para as calendas gregas, ou seja, pura e simplesmente continuar tudo como está hoje.

6º - C-130. Após a receção do 5º KC-390, poderão ser colocados à venda pós-modernização de toda a frota, e a Esq. 501 "Bisontes" ser dotada de 3 A400M excedentários provenientes da encomenda espanhola ou germânica.

7º - Por incrível que pareça, não há planos para comprar mais aeronaves DHC-515, não de imediato pelo menos. Deverão ser 2 e apenas 2 durante uns bons anos, o que já de si é um verdadeiro milagre, mas que por força de acidente, avaria, manutenção ou obrigação de ajuda a outras nações que compõem o mecanismo rescEU da União Europeia, poderão significar 0.


E pronto, para já é tudo. Muito do que aqui está não constitui propriamente novidade visto ter sido adiantado em várias ocasiões pelo Subsea7, no entanto não quis deixar de partilhar o que se ouve agora por aí.


 :jaja2: *** You're are now leaving the RUMOR ZONE *** nx2l1
ja agora, nesse rumor zone, substituto do chipmunk e planador e para quando?  ;D
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #978 em: Julho 02, 2024, 12:23:25 pm »
Boa noite,
Como já vos tinha dito, os bonecos continuam a romantizar a Embraer.
Os loucos já falam em 12 aviões para instrução e 10 para CAS, sendo a base de operação Monte Real.
 :o

:jaja2: *** You're are now entering the RUMOR ZONE *** nx2l1

Ora bem, sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição da Rumor Zone, a sua rubrica de rumores ocasional. :mrgreen:

Num encontro este fim-de-semana de malta ligada aos aviões, falou-se de tudo um pouco, mas principalmente de gajas... e aviões, claro. E nesse encontro informal estiveram presentes muitos figurões da FAP, incluindo pelo menos 2 ex-CEMFA (que me tenha apercebido). E, como não podia deixar de ser, falou-se da FAP, da FAP atual e da FAP do futuro. Fora os problemas já conhecidos de todos e que teimam em se perpetuar (falta de efetivos, contínuo desinvestimento, desencanto crescente pela vida militar, etc), também foram obviamente abordadas as questões de reequipamento do ramo. E assim sendo, e já que estamos na Rumor Zone, aqui fica um resumo do muito que foi falado:
...

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Há coisas até fazem sentido, mas há aí outras que deixaram-me de boca aberta. É mau demais!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #979 em: Julho 02, 2024, 01:03:36 pm »
ja agora, nesse rumor zone, substituto do chipmunk e planador e para quando?  ;D

Pouca coisa relativamente a isso, porém a convicção de que terão forçosamente de haver novidades em breve pois o Chipmunk não durará para sempre. É giro e tal ter um avião septuagenário ainda no ativo no caso do Chip, mas até para ab initio já começa a estar muito desfasado da realidade contemporânea.

Vamos ver uma coisa: o que eu aqui partilhei foram naturalmente os pratos-fortes da conversa, sendo que devo ter deixado outras tantas coisas de fora por falta de tempo e por achar que não havia necessidade de fazer eco delas, dado serem assuntos já abordados antes. Por exemplo, entre os presentes houve quem seja da opinião de que a FAP deve exercer a opção pelo 6º KC-390, e quem esteja frontalmente contra isso, algo de que já aqui se falou também e que achei que não valesse a pena tornar a mencionar.

Acho que não é necessário recordar a ninguém o significado da palavra rumor. É bom para o nosso conhecimento, para a discussão, mas poderá não passar disso mesmo, de um rumor ou boato ou, pelo contrário, ter um fundo de verdade. E assim fica à escolha de quem lê se acha relevante ou não essa informação. Por exemplo, eu ainda hoje estou à espera da chegada do Cavani (ou talvez já não), que estava dado como certo no Glorioso.  :mrgreen:

Só uma última nota e correção relativamente a algo que escrevi: a possível vinda em segunda-mão de F-35A Block 3i é um lapso meu que agora aqui corrijo. O que foi dito é que poderemos receber aeronaves de "lotes iniciais de produção que originalmente saíram já como Block 3i (e não Block 2B), mas que hoje em dia já possuem instalado o Block 3F." Assim é que está correto.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #980 em: Julho 02, 2024, 06:41:05 pm »
Expliquem-me uma coisa: o que implica - visto que, pelo que percebi, ser um investimento alto - passar de Block 3i para Block 3F, etc? Há "hardware" importante a ter de ser substituído? Já, tendo em conta que o F35 é qb recente...
É essencialmente capacidade de processar dados, ou seja, processadores/memória e "networking", para as cerca de 10 milhões de linhas de código que cada versão de software têm.

O hardware que "corre" a versão 3i, na maioria dos casos, é pré 2014, para receber as versões mais recentes como a 3F, precisa de ser mudado.

É caro porque o hardware necessário é especifico do F35, que "inovou" ao centralizar vários processadores específicos (sensores, alvos, EWC, DAC, etc) em apenas uma unidade ICP, o que implica, muito provavelmente, a mudança de mais componentes a cada upgrade.

Penso que é algo do género  c56x1


Isto é o que eu julgo estar em condições de partilhar:

O projeto do F-35 "previa" ele já estar no, ou a passar para, o Block 4.

O problema é que o Block 3 ainda está por ser completamente certificado/aprovado.
Isto porque há funcionalidades Block 3 que a USAF considera que ainda não funcionam como deve ser.
A LM tarda em resolver.

A LM está a acumular F-35, sem os  entregar até este problema ser resolvido.
O Congresso não está a aprovar as compras (ou a sua totalidade) que a USAF pede para 2023/2024.
Estão-se a pedir mais F-15EX.

Sem os problemas B3 resolvidos, não se passa para Block 4.
Com o B4 virão upgrades do Hardware mais antigo.

E só com o B4 é que o F-35 poderá (começar a) trabalhar com Loyal Wingman.

Isto suscita a pergunta:
A FAP está a ter este processo de evolução (caro) em conta quando planeia receber F-35 B3 usados?

Se é isso que quer, deverá desde já incluir na LPM os custos associados a terem Block 4 no futuro.
Se o não fizerem, os problemas de falta de dinheiro e de aparelhos "ultrapassados" vão-se repetir - ad eternum.


 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #981 em: Julho 02, 2024, 06:56:06 pm »
Expliquem-me uma coisa: o que implica - visto que, pelo que percebi, ser um investimento alto - passar de Block 3i para Block 3F, etc? Há "hardware" importante a ter de ser substituído? Já, tendo em conta que o F35 é qb recente...
É essencialmente capacidade de processar dados, ou seja, processadores/memória e "networking", para as cerca de 10 milhões de linhas de código que cada versão de software têm.

O hardware que "corre" a versão 3i, na maioria dos casos, é pré 2014, para receber as versões mais recentes como a 3F, precisa de ser mudado.

É caro porque o hardware necessário é especifico do F35, que "inovou" ao centralizar vários processadores específicos (sensores, alvos, EWC, DAC, etc) em apenas uma unidade ICP, o que implica, muito provavelmente, a mudança de mais componentes a cada upgrade.

Penso que é algo do género  c56x1


Isto é o que eu julgo estar em condições de partilhar:

O projeto do F-35 "previa" ele já estar no, ou a passar para, o Block 4.

O problema é que o Block 3 ainda está por ser completamente certificado/aprovado.
Isto porque há funcionalidades Block 3 que a USAF considera que ainda não funcionam como deve ser.
A LM tarda em resolver.

A LM está a acumular F-35, sem os  entregar até este problema ser resolvido.
O Congresso não está a aprovar as compras (ou a sua totalidade) que a USAF pede para 2023/2024.
Estão-se a pedir mais F-15EX.

Sem os problemas B3 resolvidos, não se passa para Block 4.
Com o B4 virão upgrades do Hardware mais antigo.

E só com o B4 é que o F-35 poderá (começar a) trabalhar com Loyal Wingman.

Isto suscita a pergunta:
A FAP está a ter este processo de evolução (caro) em conta quando planeia receber F-35 B3 usados?

Se é isso que quer, deverá desde já incluir na LPM os custos associados a terem Block 4 no futuro.
Se o não fizerem, os problemas de falta de dinheiro e de aparelhos "ultrapassados" vão-se repetir - ad eternum.

Não só os USA não estão a pegar nos F-35 como os aliados também não. Aparentemente estão bastantes no "lot" já prontos a entregar mas parados.

Eu pessoalmente já disse várias vezes que era contra a entrada de F-35 de blocks antigos. Mas sendo uma quantidade reduzida ainda pode ser que valha a pena. Mas depois não se venham queixar dos problemas quando surgirem as notícias. Toda a gente tem que perceber que é um avião (ainda) com centenas de glitches. A maior parte pequenos, mas mesmo assim existentes.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #982 em: Julho 02, 2024, 09:20:42 pm »
Cada vez mais cheira a banhada... Desde a versão,  os atrasos,  os "ses", o valor, o que se vai lendo e ouvindo (obviamente com as devidas ressalvas), as taxas de disponibilidade aparentemente baixas no país de origem...
Quando (e se) estiverem finalmente disponíveis e devidamente armados, com os complementos necessários em terra e tudo o resto associado... já estaremos, no mínimo, na geração 6. E nessa altura já estaremos novamente desatualizados.
A minha opinião mantém-se.  Vipers ou qualquer coisa equivalente e entrar num projecto de 6° geração.
Bem vistas as coisas os timings não vão diferir muito.
E o que poupam com o salto de uma geração gastam em armamento para eles,  para não ser a miséria actual.
Além de que terão tempo, a trabalhar bem, para reorganizar as FA's e a FA em particular.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #983 em: Julho 03, 2024, 01:56:20 am »
É a minha opinião, mas percebo pouco disto.

Gostava de ver uma discussão desenvolvida sobre o salto da quinta geração e juntarem-se a um dos projetos de 6 geração.
Sim  vamos ficar sem aviões antes da 6 geração, mas pelo andar da carruagem, parece que tb vamos ficar, com os de 5 geração.

Cada vez mais cheira a banhada... Desde a versão,  os atrasos,  os "ses", o valor, o que se vai lendo e ouvindo (obviamente com as devidas ressalvas), as taxas de disponibilidade aparentemente baixas no país de origem...
Quando (e se) estiverem finalmente disponíveis e devidamente armados, com os complementos necessários em terra e tudo o resto associado... já estaremos, no mínimo, na geração 6. E nessa altura já estaremos novamente desatualizados.
A minha opinião mantém-se.  Vipers ou qualquer coisa equivalente e entrar num projecto de 6° geração.
Bem vistas as coisas os timings não vão diferir muito.
E o que poupam com o salto de uma geração gastam em armamento para eles,  para não ser a miséria actual.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #984 em: Julho 03, 2024, 10:07:50 am »
É a minha opinião, mas percebo pouco disto.

Gostava de ver uma discussão desenvolvida sobre o salto da quinta geração e juntarem-se a um dos projetos de 6 geração.
Sim  vamos ficar sem aviões antes da 6 geração, mas pelo andar da carruagem, parece que tb vamos ficar, com os de 5 geração.

Cada vez mais cheira a banhada... Desde a versão,  os atrasos,  os "ses", o valor, o que se vai lendo e ouvindo (obviamente com as devidas ressalvas), as taxas de disponibilidade aparentemente baixas no país de origem...
Quando (e se) estiverem finalmente disponíveis e devidamente armados, com os complementos necessários em terra e tudo o resto associado... já estaremos, no mínimo, na geração 6. E nessa altura já estaremos novamente desatualizados.
A minha opinião mantém-se.  Vipers ou qualquer coisa equivalente e entrar num projecto de 6° geração.
Bem vistas as coisas os timings não vão diferir muito.
E o que poupam com o salto de uma geração gastam em armamento para eles,  para não ser a miséria actual.
Além de que terão tempo, a trabalhar bem, para reorganizar as FA's e a FA em particular.
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Estarmos no mínimo na geração 6 é possível - é também possível que a geração 6 tenha ainda mais problemas inicialmente que a geração 5.

Na teoria juntarmo-nos a um projeto de geração 6 é uma boa idea mas estes projectos costumam dar imensa despesa, perda monetária, derrapagens orçamentais, etc. Se andamos a comprar Super Tucano porque é barato e temos falta de dinheiro, devemos mesmo arriscar e entrar num projeto deste calibre?
« Última modificação: Julho 03, 2024, 10:42:56 am por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #985 em: Julho 03, 2024, 10:36:40 am »
Apesar de achar que o salto para a 5ª geração de caças em Portugal é inevitável e que o F-35A é a plataforma certa para substituir o F-16MLU, há outro aspeto neste momento que me levanta uma maior preocupação: a falta de um plano B caso a aquisição do Lightning II se torne inviável por uma ou outra razão. Para além dos muitos focos de conflito atuais, e principalmente o da Ucrânia que põe diretamente em causa a segurança e integridade europeias, o mundo poderá estar prestes a assistir a significativas e explosivas mudanças políticas e sociais até ao final do ano fruto das eleições neste e no outro lado do Atlântico.

Escusado será dizer o que esperarão os aliados europeus da NATO caso Donald Trump vença as presidenciais e ponha em prática tudo aquilo que disse, e tudo o mais que veio a lume nestes últimos dias entre a decisão do Supremo Tribunal e o preocupante "Project 2025". E nós, que não passamos de peixe pequeno, poderemos ser apanhados no meio de todo este turbilhão completamente desprevenidos, e sem outras soluções de recurso em mente que não sejam o de esticar a vida útil dos F-16M até ao limite, ou seja, 2040.
« Última modificação: Julho 03, 2024, 10:38:38 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #986 em: Julho 03, 2024, 10:38:57 am »
Citar
tudo o mais que veio a lume nestes últimos dias entre a decisão do Supremo Tribunal e o preocupante "Project 2025"



Isso é o quê?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #988 em: Julho 03, 2024, 10:46:53 am »
Em relação aos F35 só posso dizer que já fora construídos mais de 1000.

Em relação a haver F35 à espera de serem entregues:

 :arrow: https://www.twz.com/latest-f-35s-will-go-directly-into-storage-until-upgrade-woes-ironed-out
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #989 em: Julho 03, 2024, 10:50:18 am »
Isso é o quê?

https://www.project2025.org/
https://en.wikipedia.org/wiki/Project_2025

Ele e o Putin são os melhores "BFF" e estão os dois a querer criar o mesmo tipo de sociedade. Isto vai ser tão lindo para a OTAN e para a Europa...

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.