Sim, comentários interessantes de pessoal que não sabe da realidade portuguesa, e dos níveis de operacionalidade das restantes frotas, ou da forma como os F-16 têm sido relegados para segundo-plano há muitos anos. Também se esquecem que a maior parte das missões do ST, nomeadamente ataque e ISR em missões de baixa intensidade, podem ser executadas por UCAVs, como os MQ-9 deles.
Tal como se esquecem que, para fazer um "QRA low cost" com STs, é preciso primeiro gastar centenas de milhões nas aeronaves em si, mais milhões a formar pilotos, mais os custos de criar e sustentar os QRAs. A não ser que em Espanha tenham que interceptar avionetas quase diariamente, é difícil rentabilizar um investimento tão grande, saindo mais barato usar os Typhoon como sempre fazem.
Destaco por exemplo esta frase:
Ésta es precisamente la ventaja del A29... eliminando la necesidad de un LIFT, permitiendo la concentración de recursos en aviones de primera clase.
E que todos sabemos que não é o caso em Portugal, o investimento nas aeronaves de primeira linha, não vai aumentar com a vinda dos ST, quanto muito vai diminuir.
Interessante também é a forma como comentários "positivos" acerca da dita compra, têm rácios de "likes" positivo, já qualquer comentário que critique a compra, tem vários "dislikes". Devem ser os bots da Embraer que andam em todo o lado.
