F-35A Lightning II na FAP

• 2792 Respostas
  • 331506 Visualizações
*

Get_It

• Investigador
  • 2625
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #930 em: Junho 26, 2024, 11:31:32 am »
Epá, já vamos na fase do desespero!

Se é para fazer QRA sobre Portugal, isto (ver abaixo) chega e está perfeitamente dentro dos valores que o orçamento de defesa cá do burgo comporta.

https://defence-industry.eu/kai-completes-deliveries-of-fa-50-block-10-light-combat-aircraft-to-poland/

I'l get my coat...
Isso também eu já mandei para o ar. Em tempos comentei a compra de T-50 para treino na 103, FA-50 para a 201 e uns poucos F-35 contados com uma mão para a 301, mas baseados num país aliado e a utilizar a infra-estrutura e logística deles.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 440
  • Recebeu: 272 vez(es)
  • Enviou: 316 vez(es)
  • +78/-35
« Responder #931 em: Junho 26, 2024, 11:32:09 am »
[Eu quero 50 F-35A na FAP! 50!!!!!

Eu também queria:

- 3 E7 Wedgetail
- 2 A330 MRTT
- 2 A400M
- 12 T-50 Golden Eagle
- 3 MQ1C ER GreyEagle
- 3 MQ4C Triton
- 4 P-8 Poseidon
- 6 Ch-47F Chinhook
- 18 UH-60V BlackHawk

Para além dos caças e "descontando" os mísseis a adquirir para acompanhar estes sistemas, era basicamente isto que queria para a FAP.
E vou continuar a querer, porque não vai acontecer.
 c56x1
« Última modificação: Junho 26, 2024, 12:49:58 pm por Mentat »

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #932 em: Junho 26, 2024, 11:44:07 am »
O Nuno Melo foi ao Arsenal do Alfeite e ia desmaiando.
Têm sido necessários empréstimos para pagar salários.

Iam-lhe caindo os tomates quando soube que o Tridente, que, nas palávras dele, tem uma vida programada de 30 anos vai agora estar no estaleiro 3 anos para manutenção.
Tem que arranjar dinheiro para aumentar os salários dos militares.

Quem aqui pensa mesmo que é neste cenário que se vão adquirir F-35s que se chege á frente e explique o porquê do seu optimismo.

O Tridente já era para ter feito esse MLU, por isso a verba já estava prevista. Não o fez a seguir ao Arpão, porque começou a guerra na Ucrânia.

(...)

Não sei se foi só isso antes do Arpão fazer a manutenção estava planeada a ampliação da doca seca, isto penso para permitir fazer a manutenção em 2 navios em simultaneo (acho), essa ampliação nunca foi feita pois o Centeno na altura atrasou o financiamento e depois mudou a administração. Provavelmente e por causa disso (e não só, ver topico do Alfeite) todo o plano de manutenções atrasou todo.

Nunca fariam o MLU aos dois submarinos em simultâneo. Foi mesmo comentado que o 2º não foi por causa da guerra. Agora também o MLU do 1º atrasou  conclusão largos meses, não sei porquê

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #933 em: Junho 26, 2024, 11:50:34 am »
O Nuno Melo foi ao Arsenal do Alfeite e ia desmaiando.
Têm sido necessários empréstimos para pagar salários.

Iam-lhe caindo os tomates quando soube que o Tridente, que, nas palávras dele, tem uma vida programada de 30 anos vai agora estar no estaleiro 3 anos para manutenção.
Tem que arranjar dinheiro para aumentar os salários dos militares.

Quem aqui pensa mesmo que é neste cenário que se vão adquirir F-35s que se chege á frente e explique o porquê do seu optimismo.

O Tridente já era para ter feito esse MLU, por isso a verba já estava prevista. Não o fez a seguir ao Arpão, porque começou a guerra na Ucrânia.

Acho que os aculturados se devem preocupar mais porque os amigues Brasileiros não conseguem impingir os Gripen e, nem conseguem em tempo substituir a sua frota de chassos F5 e depois de 2030 ficam agarrados a uma semi força aérea, que tem e manter sucata a par de outros novos.
Cá os F35 é para ir pagando quando começarem a fabricara para nós

Somos sempre os bananas de serviço. Não queremos cá gripens nem negócio para ajudar outros. Negócios são negócios e têm que nos servir a nós. Não é ao interesse dos outros.

Eu quero 50 F-35A na FAP! 50!!!!!

50 para quê. Nunca ninguém falou em números desses, Nem os F16 alguma vez foram tantos.
Uma coisa é certa, o gripem era enterrar dinheiro para agradar e alguns e untarem mãos e, nada adiantava de relevante, dado que seriam adquiridos durante os anos 30 e ficarem tão obsoletos a meio de vida quanto os A7 quando vieram.
Para isso é preferível ter uma esquadra de F16 V ou F16 M plus e outra de F35
Aliás os zucas já pensam completar a frota com F16 porque já perceberam que não vão longe

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6740
  • Recebeu: 7397 vez(es)
  • Enviou: 5017 vez(es)
  • +10179/-2918
« Responder #934 em: Junho 26, 2024, 11:52:49 am »
Eu quero 50 F-35A na FAP! 50!!!!!

Eu também queria 20 F-15EX Eagle II para a FAP, verdadeiros missile & bomb trucks equipados de AIM-120C-8/D a AGM-84N, mas tenho plena consciência de que tal será muito pouco provável. :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Sintra

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 542
  • Recebeu: 122 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +33/-3
« Responder #935 em: Junho 26, 2024, 12:16:48 pm »
Eu quero um Alfa Romeo 33 Stradale, uma Vivenda em Colares com quatro quartos, piscina, vista para a Serra de Sintra e para o mar... E a paz no mundo...

Eu saio pelo meu próprio pé

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

wyldething

• Membro
  • *
  • 204
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 168 vez(es)
  • +19/-40
« Responder #936 em: Junho 26, 2024, 12:28:27 pm »

Uma coisa é certa, o gripem era enterrar dinheiro para agradar e alguns e untarem mãos e, nada adiantava de relevante, dado que seriam adquiridos durante os anos 30 e ficarem tão obsoletos a meio de vida quanto os A7 quando vieram.

Os A-7 não vieram obsoletos, nem perto disso. Até mesmo quando foram retirados em 1999 ainda eram perfeitamente relevantes.
Só com o F-16 MLU ganhámos capacidade superior em ataque ar- superfície.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

dc

• Investigador
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
« Responder #937 em: Junho 26, 2024, 03:23:33 pm »
Os A-7 eram obsoletos em 1999. Basta ver que não havia uma única missão que cumpria, que não pudesse ser feita por um F-16MLU/F-16C ou Hornet, etc.

O que podia safar o A-7, é ser usado por uma força aérea com mais do que um modelo de aeronave de combate, com quantidades consideráveis, e em que o A-7 tivesse missões estritamente de ataque ao solo, sendo então complementado por outro caça (mais do que um modelo) mais capaz, com muito mais capacidade ar-ar, etc.

O A-7 como principal ou único caça de um país era completamente obsoleto.

O problema é que por cá às vezes compara-se a ideia de obsolescência, com padrões nacionais, e não internacionais. Ou seja, uma fragata VdG não está obsoleta, se o termo de comparação for uma João Belo. O A-7 não está obsoleto se o termo de comparação for o Fiat G-91.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

mafets

• Investigador
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
« Responder #938 em: Junho 26, 2024, 03:57:25 pm »
O A7 era um avião de ataque o F16 era e é um caça multiuso. É a mesma coisa que comparar o A10 com o F15, embora inicialmente o F16 só levasse o AIm9 e canhão, para missões Ar-Ar (como o A7 levou a vida toda).

Saudações

P.S. Os A7 eram versões dos A/B mas com eletrónica do D/E, portanto levava uma panóplia de armas e sensores. Não eram os mais modernos mas eram considerados modernos para a época, embora não tivessem a capacidade de Upgrade dos F5 que Portugal queria inicialmente. O problema é que estávamos como estamos no tugal, e armas e sensores é no mínimo, assim como o investimento. Além de que as versões A/B mesmo recondicionadas não é o mesmo que novas.

https://www.blindbatnews.com/2022/01/a-7d-corsair-2-cold-war-maintenance-walk-around/88652 

« Última modificação: Junho 26, 2024, 03:59:54 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

• Investigador
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
« Responder #939 em: Junho 26, 2024, 04:21:18 pm »
A incapacidade do A-7 levar mísseis BVR, tornava-o obsoleto enquanto único caça numa Força Aérea. Os próprios F-16 A/B já eram praticamente obsoletos precisamente por esta lacuna, mas tinham a performance para os safar.

Com o MLU aos F-16, estes conferiram à FAP esta capacidade ar-ar, e neste caso, os A-7 limitar-se-iam a funções de ataque ao solo. Como o A-7 era um avião já limitado, e como o programa MLU confere aos F-16 capacidade BVR, mas também muito mais capacidade ar-solo, o A-7 perde total utilidade no seu nicho de missão, sendo mais racional uniformizar a frota com mais F-16. Logo aqui, o A-7 também era obsoleto.

A obsolescência de um meio, faz-se através da comparação com os adversários e da capacidade ou incapacidade de desempenhar a sua missão. Quando a ideia de não-obsolescência é apenas baseada naquilo que temos (que muito raramente é moderno) e não naquilo que existe, tanto como alternativas no mercado, como meios adversários, temos um problema.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nighthawk

*

mafets

• Investigador
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
« Responder #940 em: Junho 26, 2024, 04:35:08 pm »
A incapacidade do A-7 levar mísseis BVR, tornava-o obsoleto enquanto único caça numa Força Aérea. Os próprios F-16 A/B já eram praticamente obsoletos precisamente por esta lacuna, mas tinham a performance para os safar.

O A4 nem canhão levava e a agora leva misseis,  até Bvr no Brasil, além de ser extremamente manobrável. Dependia sempre que tipo de Upgrade pudesse ser feito no A7, embora este não fosse o cumulo da maneabilidade, para avião de ataque era o suficiente.

Com o MLU aos F-16, estes conferiram à FAP esta capacidade ar-ar, e neste caso, os A-7 limitar-se-iam a funções de ataque ao solo. Como o A-7 era um avião já limitado, e como o programa MLU confere aos F-16 capacidade BVR, mas também muito mais capacidade ar-solo, o A-7 perde total utilidade no seu nicho de missão, sendo mais racional uniformizar a frota com mais F-16. Logo aqui, o A-7 também era obsoleto.
Novamente não sei que radar poderia ser usado num upgrade dum A7. É possível que um Grifo desse capacidade BVR ao A7, como talvez não fosse possível. Agora, para avião de ataque à época o arsenal do A7 era o mesmo do F16.

A obsolescência de um meio, faz-se através da comparação com os adversários e da capacidade ou incapacidade de desempenhar a sua missão. Quando a ideia de não-obsolescência é apenas baseada naquilo que temos (que muito raramente é moderno) e não naquilo que existe, tanto como alternativas no mercado, como meios adversários, temos um problema.
[/quote]
Não discordo mas acrescento: Graças aos A7 temos F16. Se tivessem vindo os F5E, provavelmente eramos como o Brasil. Só agora estávamos a discutir se compramos F16.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12619
« Responder #941 em: Junho 26, 2024, 06:29:18 pm »
Sobre a substituição dos caças F-16 por F-35, já pedida pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea sob pena de perda de soberania aérea, Melo disse apenas que o país terá que “a seu tempo, oportunamente pensar na substituição” daqueles aviões, tendo em conta “os montantes envolvidos que não são poucos”.

Leia-se, " dia do São Nunca à tarde"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

saabGripen

• Investigador
  • 1862
  • Recebeu: 265 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1061/-1830
« Responder #942 em: Junho 26, 2024, 07:38:12 pm »

Vamos pensar um bocadinho;

Quando o CEMFA mandou aquela dos 5.5 Biliões e deu a entender que já tinha assinado contrato com a LM - foudeu tudo.
Foi por trás ao MD.

Agora, se quiser fazer alguma coisa de positivo, reúne com o MD e cozinham uma demissão do CEMFA por "motivos pessoais".
Assim, o homem ainda terá direito á Torre e Espada ou lá a medalha a que os CEMs têm direito todos.

O novo CEMFA ainda terá possibilidade de negociar com o MD uma solução que poderá ser inscrita na revisão da LPM em 2026.

Ser de 5ª Geração tem cada vez menos significado.
Futuras versões de Rafale, Gripen, KF-21, ect, ect, estarão a par do F-35 em tudo menos stealth e poderão ser entregues mais rapidamente.

Eu quero Gripen, com contrapartidas.
Tenho esta mania, pronto. 

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #944 em: Junho 26, 2024, 07:59:06 pm »
Eu quero um Alfa Romeo 33 Stradale, uma Vivenda em Colares com quatro quartos, piscina, vista para a Serra de Sintra e para o mar... E a paz no mundo...

Eu saio pelo meu próprio pé

Alfa para já é mal escolhido, só dá problemas  ;D. Mas dá para ser uma vivenda feita pela Mota Engil a preço de amigo e na zona da linha. É só engrenar no MNE e fazer comissão em Angola
« Última modificação: Junho 26, 2024, 08:02:05 pm por Pescador »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44