F-35A Lightning II na FAP

• 2807 Respostas
  • 332955 Visualizações
*

Subsea7

• Investigador
  • 2215
  • Recebeu: 2457 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3368
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #735 em: Junho 06, 2024, 07:11:21 pm »

Das demonstrações de voo do Beja Air Show, havia duas que deveriam captar o interesse dos foristas do FD que até lá se deslocaram:
Gripen e ST.
Por serem demonstrações daquilo que não se quer.

Mas como não há aqui qualquer comentário, suponho que as demonstrações devem ter sido boas.
Caso contrário, divulgava-se aqui a má impressão causada.

Eu estava na tenda VIP, o que se ouvia era ( pena o F 35 nao voar ).

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Red Baron, Pneucareca, Nighthawk

*

Hawk20

• Membro
  • *
  • 21
  • Recebeu: 23 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +4/-1
« Responder #736 em: Junho 06, 2024, 08:21:00 pm »

Das demonstrações de voo do Beja Air Show, havia duas que deveriam captar o interesse dos foristas do FD que até lá se deslocaram:
Gripen e ST.
Por serem demonstrações daquilo que não se quer.

Mas como não há aqui qualquer comentário, suponho que as demonstrações devem ter sido boas.
Caso contrário, divulgava-se aqui a má impressão causada.
O que o Super Tucano fez em Beja qualquer avião até comercial fazia....passagens baixas na pista, nada mais...
Foi fraquinho ;D
« Última modificação: Junho 06, 2024, 08:22:15 pm por Hawk20 »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Viajante

• Investigador
  • 4760
  • Recebeu: 2779 vez(es)
  • Enviou: 1557 vez(es)
  • +7905/-5501
« Responder #737 em: Junho 06, 2024, 11:03:29 pm »
Sendo a minha área a da Gestão, nunca o escondi, não consigo perceber algumas correntes de pensamento, excepto se for no caso de efectuarem lobie activo por uma das soluções.....

Se todos já percebemos que os nossos F-16 vão voar para lá de 2030 e quem sabe até 2040 ou mais, já com quase 50 anos de idade!!!!!!!!
O investimento em novos aviões que venham a substituir os F-16, qualquer que ele seja, vai ser extremamente oneroso!!!!
Sabendo nós que a próxima escolha vai voar entre 30 a 50 anos (até 2060-2090), a não ser que a nossa classe política e quem o apoia (eleitores), mude radicalmente de linha de pensamento!!!!!

Quais são os aspectos positivos que alguém consegue vislumbrar, para estarmos a substituir o F-16 por outro semelhante ao F-16, de 4ª geração!?!?!?!?!

Desculpem lá, mas não faz qualquer sentido!!!!!

Aliás, a minha interpretação para a FAP ainda não ter actualizado os F-16 para a versão V, parece-me que pesa mais o receio de com essa decisão inviabilizar a escolha lógica pelo F-35 já, e ao invés, preferirem arrastar a actualização para a versão V, apenas quando houver a decisão por um novo aparelho. Apesar de todos acharmos que deveríamos actualizar os nossos F-16, tal só não é feito para com isso não possa beliscar a escolha do seu substituto.

O F-35 parece ser a escolha óbvia e só começará a desvanecer quando existirem outras opções válidas, também de 5ª geração disponíveis já hoje!!!!!

Que sentido faz andarmos a voar com caças de 4ª geração quase 1 século!?!?!?!?!

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #738 em: Junho 07, 2024, 02:31:24 pm »
Se metessem lá um Spitfire teria mais interesse que o tucano.
Mas isto de comparar a salão de automóvel tem a  sua piada e mostra bem como se avalia e promove produtos

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1066/-1832
« Responder #739 em: Junho 07, 2024, 11:24:59 pm »
Sendo a minha área a da Gestão, nunca o escondi, não consigo perceber algumas correntes de pensamento, excepto se for no caso de efectuarem lobie activo por uma das soluções.....

Se todos já percebemos que os nossos F-16 vão voar para lá de 2030 e quem sabe até 2040 ou mais, já com quase 50 anos de idade!!!!!!!!
O investimento em novos aviões que venham a substituir os F-16, qualquer que ele seja, vai ser extremamente oneroso!!!!
Sabendo nós que a próxima escolha vai voar entre 30 a 50 anos (até 2060-2090), a não ser que a nossa classe política e quem o apoia (eleitores), mude radicalmente de linha de pensamento!!!!!

Quais são os aspectos positivos que alguém consegue vislumbrar, para estarmos a substituir o F-16 por outro semelhante ao F-16, de 4ª geração!?!?!?!?!

Desculpem lá, mas não faz qualquer sentido!!!!!

Aliás, a minha interpretação para a FAP ainda não ter actualizado os F-16 para a versão V, parece-me que pesa mais o receio de com essa decisão inviabilizar a escolha lógica pelo F-35 já, e ao invés, preferirem arrastar a actualização para a versão V, apenas quando houver a decisão por um novo aparelho. Apesar de todos acharmos que deveríamos actualizar os nossos F-16, tal só não é feito para com isso não possa beliscar a escolha do seu substituto.

O F-35 parece ser a escolha óbvia e só começará a desvanecer quando existirem outras opções válidas, também de 5ª geração disponíveis já hoje!!!!!

Que sentido faz andarmos a voar com caças de 4ª geração quase 1 século!?!?!?!?!

Eu já dei aqui a minha opinião.
E não passou por afirmar que há caças melhores que o F-35.

Disse e torno a afirmar que é impensável o governo assinar a compra de F-35, sendo que o critério é "compramos este porque é o que a FAP quer".

Eu duvido que a FAP tenha liberdade para adquirir a qualidade de bifes que "quer" para as suas messes. É obrigada a abrir concurso para o fornecimento.

Se não houver um concurso para o futuro caça --- vai haver escandalo do GROSSO quando a Fátima Felgueiras pegar no assunto.

Mais.
Os fabricantes dos futuros Geração 6 estão todos a adquirir Geração 4 novos.
Está tudo a desenvolver Loyal Wingman (Stealth) que vão funcionar com Geração 4 e 5.
- LW para Rafale F5
- LW apresentado pela Airbus para oferecer á alemanha para usar com Eurofighters novos
- LW da SAAB para o futuro Gripen
- LW para F-35 e F15EX dos Americanos
- LW Turcos para KAAN

Há aqui uma tendência que a FAP não meteu no 5.3.
Se calhar é porque o futuro da FAP é um futuro do passado.

Gostam desta expressão:
É porque os outros (mais ricos que nós) é que são burros.
« Última modificação: Junho 07, 2024, 11:28:24 pm por saabGripen »

*

dc

• Investigador
  • 9777
  • Recebeu: 4987 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1045
« Responder #740 em: Junho 08, 2024, 01:08:35 am »
Abrindo concurso, o F-35 tem tudo para ganhar. Só não ganha se houver corrupção. Já foi dito N vezes que a solução ideal, passa por adquirir F-35 em dois batches, para não ficar tão pesado no orçamento.

Eu duvido que a FAP tenha liberdade para adquirir a qualidade de bifes que "quer" para as suas messes.

O problema dessa analogia, é que os bifes de alta qualidade, têm um preço idêntico aos bifes "normais". Assim sendo, não compensa comprar os bifes piores.

Os fabricantes dos futuros Geração 6 estão todos a adquirir Geração 4 novos.

Processo também conhecido em Portugal como "tapa buracos", ou noutros sítios como solução "stop-gap". Fazem-no, porque os caças em questão já são fabricados localmente (permitindo manter as fábricas abertas), e porque precisam de manter as suas FA operacionais e minimamente capazes.

Como Portugal não possui fábricas de caças de geração 4.5, e estar a criar uma do zero é estupidamente caro, não faz sentido procurar uma solução "tapa buracos". Principalmente quando as soluções "tapa buracos", seriam tão caras como a solução derradeira, que era o salto de geração.

Está tudo a desenvolver Loyal Wingman (Stealth) que vão funcionar com Geração 4 e 5.
- LW para Rafale F5
- LW apresentado pela Airbus para oferecer á alemanha para usar com Eurofighters novos
- LW da SAAB para o futuro Gripen
- LW para F-35 e F15EX dos Americanos
- LW Turcos para KAAN

E? Neste momento, qualquer impedimento para Portugal participar num programa Loyal Wingman, prende-se com o dinheiro, e com a falta de visão para a indústria de Defesa. Não tem nada a ver com apresentações de PowerPoint, ou com o interesse em F-35 (que até serão dos maiores beneficiários dos LW).

Da apresentação, podes reclamar dos "ST com possível fabrico em Portugal". Era bem melhor que o envolvimento da nossa indústria fosse com drones Loyal Wingman e não com avionetas COIN.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #741 em: Junho 08, 2024, 09:35:27 am »
Já que as respostas são sempre a mesma coisa...
Eu vou dizer sempre a mesma coisa.

Tem que haver - e vai haver um concurso.
O caderno de encargos tem que ter muito mais que duas palavras ----  "5ª Geração".
Assim já não haverá só um que pode ganhar.

19:22, 01 dez.2023
Vai ser construída uma nova fábrica de comboios em Portugal
"Esta semana foi anunciada a maior compra de sempre de comboios da CP, no valor de 819 milhões de euros. São 117 comboios, que serão construídos até 2029. O consórcio vencedor junta a portuguesa Domingos da Silva Teixeira e a francesa Alstom."

Se 819M de comboios dão contrapartidas económicas, 5Bi de aviões têm que dar.

Comprar F-35 para as nossas FFAAs medíucres seria como comprar os mesmos comboios TGV que circulam em França para circularem aqui a 250 km/h - só porque são "os melhores" e "a CP quer".
« Última modificação: Junho 08, 2024, 09:38:01 am por saabGripen »

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #742 em: Junho 08, 2024, 09:58:14 am »

Há outro ponto interessante aqui.

Eu falo em algo perfeitamente normal e aceitável - um concurso para decidir um investimento de 5.5Bi.

E o dc (e outros), tipo meninos maus no recreio da escola atiram-me com Tucanos.
Mas o Tukano está no Powerpoint da 5.3 da FAP, assinado pelo CEMFA.

A FAP vai ter ST porque quer.

Então, a FAP é inteligente para F-35s e merece todo o apoio dos "experts" do FD e, ao mesmo tempo, é burra em relação ao ST?

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 796 vez(es)
  • +431/-485
« Responder #743 em: Junho 08, 2024, 10:04:18 am »

O caderno de encargos tem que ter muito mais que duas palavras ----  "5ª Geração".

"Esta semana foi anunciada a maior compra de sempre de comboios da CP, no valor de 819 milhões de euros. São 117 comboios, que serão construídos até 2029. O consórcio vencedor junta a portuguesa Domingos da Silva Teixeira e a francesa Alstom."

Comprar F-35 para as nossas FFAAs medíucres seria como comprar os mesmos comboios TGV que circulam em França para circularem aqui a 250 km/h - só porque são "os melhores" e "a CP quer".

Por acaso houve concurso para a compra dos F-16? Ou dos KC??? E, talvez por distração minha, escapou-me o concurso que aprovou a compra dos A-29.....
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2670/-4472
« Responder #744 em: Junho 08, 2024, 10:51:40 am »
Não houve concurso para os KC-390 porque nós participamos no processo e somos uma nação sócia do mesmo. Agora querem vender a ideia de que também somos sócios do Super Tucano porque o mesmo se for vendido a países da OTAN virão para cá meramente para serem equipados.

Seja como for, desde que seja legal e passe no tribunal de Contas... o governo/FAP pode fazer o que acham melhor.

Em relação ao um possível concurso para caças, penso que tal coisa não vai haver, já que deve ser um acordo de cavalheiros entre Estados (tal como os F-16).

Se houvesse um concurso, se a furtividade não fosse um item considerado essencial, não sei se o F35 ganhasse da forma que pintam, já que em muitos outros aspectos o dito caça é inferior a outros (velocidade máxima, manobralidade, etc).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: saabGripen

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #745 em: Junho 08, 2024, 12:33:05 pm »
Não houve concurso para os KC-390 porque nós participamos no processo e somos uma nação sócia do mesmo. Agora querem vender a ideia de que também somos sócios do Super Tucano porque o mesmo se for vendido a países da OTAN virão para cá meramente para serem equipados.

Seja como for, desde que seja legal e passe no tribunal de Contas... o governo/FAP pode fazer o que acham melhor.

Em relação ao um possível concurso para caças, penso que tal coisa não vai haver, já que deve ser um acordo de cavalheiros entre Estados (tal como os F-16).

Se houvesse um concurso, se a furtividade não fosse um item considerado essencial, não sei se o F35 ganhasse da forma que pintam, já que em muitos outros aspectos o dito caça é inferior a outros (velocidade máxima, manobralidade, etc).

Uma intervenção equilibrada e sensata.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #746 em: Junho 08, 2024, 12:36:55 pm »

Por acaso houve concurso para a compra dos F-16? Ou dos KC??? E, talvez por distração minha, escapou-me o concurso que aprovou a compra dos A-29.....

Por acaso a compra dos F-16 não foi no tempo em que cada Presidente de Camara tinha um apartamento em cada prédio da cidade?

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #747 em: Junho 08, 2024, 12:52:05 pm »

O que pode sair de um concurso?

SAAB e EMBRAER fazem uma proposta conjunta:

24 Gripen
1 Erieye
Participação no desenvolvimento de LW

Gripens produzidos no Brasil.
Aumento de % de produção de componentes para o KC-390 em Portugal
Produção de componentes de Gripen em Portugal.

Tudo por 4Bi
OU MESMO QUE FOSSE 5.5...

Quem é que não percebe que isto é melhor que 5.5Bi para a LM sem contrapartida nenhuma?

Facilmente se imagina algo semelhante numa oferta da França para a compra de Rafale.

O CEMFA não referir nada disto nos seus "cálculos" significa que não pode ser ele a decidir.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • +1066/-1832
« Responder #748 em: Junho 08, 2024, 01:14:35 pm »

Um americano diz:
O F-35 é melhor, mas o Gripen representa a melhor relação Custo/Benefício

Gripen
$8000.00 / hora de voo

F-35
$40,000.00 / hora de voo

è para verem durante o fim de semana

*

JohnM

• Investigador
  • 1317
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-43
« Responder #749 em: Junho 08, 2024, 02:17:54 pm »
1. Qualquer aquisição de F-25 será através do programa FMS, I.e., diretamente de governo a governo, provavelmente envolvendo contrapartidas pelas Lajes.

2. Mesmo que haja concurso público, basta colocar como parâmetros técnicos atributos de 5a geração como furtividade, carga de armas interna, integração de sensores, etc., e só tens um concorrente na mesma.

3. A falácia do teu argumento é que se é verdade que vai ser o governo a decidir, também nenhum governo vai decidir gastar uns valentes Bi contra a vontade publicamente expressa da FAP… como é que vai justificar gastar 4 ou 5 Bi num avião que a FAP diz publicamente que não quer? Mais depressa não compra nada…

De uma vez por todas, não vamos substituir F-16 por outro avião de 4a ou 4.5a geração… ou vamos para F-35 ou os F-16 vão voar até caírem de podres… não vai haver meio termo. Não sei porque isso é tão difícil de perceber.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar