Os Loyal Wingman serão aeronaves consideravelmente menos complexas que os caças de 5ª ou 6ª geração. A ideia é serem relativamente baratos, e possivelmente não serão propriamente "multirole" como os caças tripulados. Em muitos casos, poderão nem sequer ter grandes requisitos em termos de manobrabilidade, velocidade, etc.
Podemos ver casos em que um fabricante/país/consórcio opta por desenvolver um modelo único altamente modular (adaptável a várias missões), e outros optam por desenvolver múltiplas versões de drones Loyal Wingman para as diferentes funções.
Logo aqui entramos no "debate", sobre o que é realmente mais eficiente em termos de custos:
-um só modelo de alta performance e muito modular, e provavelmente algo caro
-mais do que um modelo, cuja complexidade/custo varia consoante as necessidades da missão (por exemplo um para superioridade aérea, mais rápido e ágil, outro para luta anti-superfície/ataque ao solo que pode abdicar da velocidade e manobrabilidade, em troca de maior payload)
O que nós ganhamos com a participação num projecto destes, é o benefício de produzir um meio que poderá ter um mercado enorme, lucrativo e em constante evolução. Não precisamos de estar ligados ao desenvolvimento de uma coisa muito específica, precisamos de ser capazes de contribuir, e assegurar que parte da produção é feita em Portugal.
Outra coisa que Portugal oferece, é um bom clima e espaço aéreo relativamente descongestionado, sobretudo considerando o Atlântico, para poder realizar testes praticamente o ano todo, ao contrário do que seria possível no centro da Europa.
Nós, se queremos ter um lobby aeronáutico a sério, precisamos de entrar em programas em que se produzam largas dezenas, centenas, ou até milhares, de aeronaves. Quando assim for, conseguimos garantir que as fábricas se mantém abertas por muito mais tempo, e conseguimos ser um parceiro importante para futuros programas aeronáuticos.
No que diz respeito à indústria de Defesa em geral, devia ser assim. Dar prioridade a material que tenha um bom mercado, em vez de material de nicho.
Entretanto, relativamente aos Loyal Wingman:
https://theaviationist.com/2024/06/03/airbus-unveils-wingman-concept/