F-35A Lightning II na FAP

  • 2821 Respostas
  • 335379 Visualizações
*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1068/-1842
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #600 em: Maio 18, 2024, 01:06:40 pm »
O plano mantem-se, 20 F-35A e 20 F-16V- ("light"), com o SABR e armas stand-off.
No entanto, ninguém tem coragem de assinar o contrato com a LM, mesmo com expressivos benefícios para a industria de defesa nacional e desconto por via das Lajes.
Cps,

O plano são duas esquadras de 12 F-35A em Monte Real e 3 airframes de back up.
O upgrade para F-16V foi abandonado a partir do momento em que a FAP apostou na aquisição do F-35A (no máximo poderá ter de voltar atrás devido a imposição política).
A compra vai ser efetuada via FMS o que significa que as contrapartidas industriais são zero, no máximo será permitido à indústria nacional participar de concursos para o fornecimento de peças/serviços à cadeia de produção do JSF.
E creio bem que as "contrapartidas pelas Lajes" vão ser "bola" para a possível aquisição de F-35A's pela FAP.

Até ao momento em que apareça uma carta do FMS a dizer Portugal e F-35A isto não passam de intenções.

Depois da dita carta, ainda temos que tomar a decisão formal de encomendar.
A carta do FMS é o Congresso a aprovar a exportação do material.

E o CEMFA participa em Workshops com a LM.
Para a LM, a venda de F-35 a Portugal é como limpar o cuzinho a um bébé.

Se Portugal queria mesmo F-35, o primeiro passo teria que ter sido chamar cá a SAAB e a DASSAULT para pedir informações.

Mas qualquer negociante de vacas numa feira de gado sabe isto.

Foda-ssse, em aldeias de Trás-os-Montes quando se tem uma casa para vender, chama-se Ciganos para virem fazer perguntas e mostrarem-se interessados para pressionar o visinho do lado a comprar...

Portugal é micro-esperto e macro-incompetente.

O Nuno Melo   - hómem de bué corágem  ::)   que sabe que vai estar lá dois anos   - nunca na vida vai meter-se na compra de F-35.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #601 em: Maio 18, 2024, 01:42:04 pm »
Há uma carrada de notícias a falar em 2 a 3M por avião para instalar o SABR.

Por exemplo:

https://www.militaryaerospace.com/sensors/article/14286223/radar-jet-fighter-aesa


Não me admirava nada que o CEMFA simplesmente não sabe.

Está cansado de saber, a FAP decidiu adquirir o F-35A, o CEMFA não vai dizer ao Expresso "podemos fazer um upgrade a 18 F-16 para um padrão semelhante ao que a USAF vai utilizar até, pelo menos 2040 por mil milhões de Euros".
Os Ministros da Defesa e Finanças lêem uma coisa destas e a aquisição de F-35A's é chutada algures para " um dia".

O homem da FAP está a fazer um excelente trabalho ao trazer este tema, para a via pública!

Em Portugal já se sabe que as coisas só avançam por cansaço da opinião pública, foi assim o aeroporto, foi assim o tgv e muitas outras coisas. 
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #602 em: Maio 18, 2024, 01:58:54 pm »

[...]Para o BAP os F-16M ou V chegariam bem. O BAP é uma missão realizada em tempo de paz, e como interceptor o F-16 é superior ao F-35, e também mais barato de operar e sustentar "lá longe". Onde o F-16 será relegado para segundo plano, é em missões mais arriscadas, seja em contexto de soberania, seja em conflito. Não existe um "prazo" para isto acontecer, e vai depender mais de factores externos do que outra coisa.[..]


Queria frisar que, apesar de sem duvida o F-16 ser mais efectivo no custo-beneficio para esta missão, em termos de desempenho puro não é bem-bem assim tão simples...
Eu fiz algum trabalho de casa e comparei o F-16 MLU (bem como outras variantes) contra o F-35 e cheguei à conclusão que em termos de peso/Potencia com uma carga de guerra A-A típica (4 AIM120+AIM9X em ambos) o F-35 é superior conforme a tabela que anexo.

Notas:
1-eu não considerei as cargas aerodinâmicas que só prejudicariam o F-16 ainda mais.
2- apresento valores em configuração limpa, com combustivel interno e externo bem como armamento tipico A-A que os nossos F-16 levam e o mesmo aplicado ao F-35
3- valores de peso são em libras e potência dos motores em libras.F
4- Drop tanks N/A para o F-35 pelo que o F-35 sem drops é sempre comparável ao F-16 com drops.

Assim se pode ver que com uma carga tipica do F-16 replicada para o F-35 este ultimo tem um peso potencia superior e não sofre das desvantagens das perdas aerodinâmicas dessa carga.


Isso não conta a história toda. O F-16 é mais rápido à partida E provavelmente tem menos drag (1 estabilizador vertical contra  2) E o F-35 tem que desligar o afterburner depois de 40segs para não danificar ficar os elementos na sua traseira enquanto o F-16 pode operar por minutos e minutos sendo o único entrave o combustível.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9818
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #603 em: Maio 18, 2024, 02:47:09 pm »
P.S. Os Francius tem a soberania em risco, não têm F35. Assim como os Suecos e turcos. Enfim... ::)

Os franceses não têm F-35 por uma questão de ego. Não me surpreendia que houvesse algum tipo de narrativa dentro das FA francesas, de modernizar os Mistral para receber F-35B.
Os suecos vão tentar desenvolver o seu próprio caça... ou um caça em conjunto com alguém, que a brincadeira fica cara. Claramente concluíram que o Gripen não chega, e precisam de dar o salto geracional.
Os turcos bem queriam o F-35, mas foram bloqueados à pala da compra dos S-400. Agora entraram em modo "coping" a dizer que o Kaan é superior.

 :mrgreen:

O que temos é o que referi, o resto são intenções ou possibilidades. Que podem acontecer ou não. Os mistral é possível, mas mais depressa se avança com o novo PA Françoise.  ;)



https://en.wikipedia.org/wiki/Future_French_aircraft_carrier



Saudações

P.S.  Estou curioso para saber quem vai mais comprar o F35. Se a Espanha vai comprar o B e a Alemanha o A (ou um tal F35 simplificado). Faltam os gregos, que recentemente compraram Rafale. Vamos ver Polacos e Romenos, porque Búlgaros são mais Gripen, assim como Húngaros. Lá se vai a soberania destes teimosos.  :mrgreen: 

https://www.reuters.com/article/instant-article/idUSL8N1JK3DX/?edition-redirect=in

https://breakingdefense.com/2024/02/hungary-sweden-reach-deal-for-additional-gripen-fighters-with-nato-clearance-looming/



P.S. 2 - F35 e ST não combina. Para mim erro crasso do Cemfa que deveria defender um jacto como por exemplo o 346. ;) 

« Última modificação: Maio 18, 2024, 02:51:38 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1068/-1842
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #604 em: Maio 18, 2024, 03:04:48 pm »
P.S. Os Francius tem a soberania em risco, não têm F35. Assim como os Suecos e turcos. Enfim... ::)


Os franceses não têm F-35 por uma questão de ego. Não me surpreendia que houvesse algum tipo de narrativa dentro das FA francesas, de modernizar os Mistral para receber F-35B.
Os suecos vão tentar desenvolver o seu próprio caça... ou um caça em conjunto com alguém, que a brincadeira fica cara. Claramente concluíram que o Gripen não chega, e precisam de dar o salto geracional.
Os turcos bem queriam o F-35, mas foram bloqueados à pala da compra dos S-400. Agora entraram em modo "coping" a dizer que o Kaan é superior.

 :mrgreen:


Não é por questões de ego.
O Franceses têm a capacidade tecnológica e económica para desenharem e produzirem um caça.
Sendo que 99% das peças do caça são francesas e 100% das armas podem ser francesas.
E querem manter essa capacidade.

E se venderem Rafales suficientes, vão reunir recursos para construirem um Super Rafale de 5ª Geração, se não optarem mesmo por um aparelho de 6ª geração 100% francês.

Foi assim que o Rafale "descolou" do projecto do Eurofighter - e nessa altura também era a tecnologia mais avançada que havia.

Pode-se dizer algo semelhante da Suécia.

Portugal devia estar a pensar em como pode investir 5.5 Bi em 20 anos para desenvolver a sua indústria de defesa.
Em vez de os estourar em Bling Bling.
« Última modificação: Maio 18, 2024, 03:25:36 pm por saabGripen »
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 111
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 26 vez(es)
  • +47/-10
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #605 em: Maio 18, 2024, 04:19:23 pm »

[...]Para o BAP os F-16M ou V chegariam bem. O BAP é uma missão realizada em tempo de paz, e como interceptor o F-16 é superior ao F-35, e também mais barato de operar e sustentar "lá longe". Onde o F-16 será relegado para segundo plano, é em missões mais arriscadas, seja em contexto de soberania, seja em conflito. Não existe um "prazo" para isto acontecer, e vai depender mais de factores externos do que outra coisa.[..]


Queria frisar que, apesar de sem duvida o F-16 ser mais efectivo no custo-beneficio para esta missão, em termos de desempenho puro não é bem-bem assim tão simples...
Eu fiz algum trabalho de casa e comparei o F-16 MLU (bem como outras variantes) contra o F-35 e cheguei à conclusão que em termos de peso/Potencia com uma carga de guerra A-A típica (4 AIM120+AIM9X em ambos) o F-35 é superior conforme a tabela que anexo.

Notas:
1-eu não considerei as cargas aerodinâmicas que só prejudicariam o F-16 ainda mais.
2- apresento valores em configuração limpa, com combustivel interno e externo bem como armamento tipico A-A que os nossos F-16 levam e o mesmo aplicado ao F-35
3- valores de peso são em libras e potência dos motores em libras.F
4- Drop tanks N/A para o F-35 pelo que o F-35 sem drops é sempre comparável ao F-16 com drops.

Assim se pode ver que com uma carga tipica do F-16 replicada para o F-35 este ultimo tem um peso potencia superior e não sofre das desvantagens das perdas aerodinâmicas dessa carga.


Isso não conta a história toda. O F-16 é mais rápido à partida E provavelmente tem menos drag (1 estabilizador vertical contra  2) E o F-35 tem que desligar o afterburner depois de 40segs para não danificar ficar os elementos na sua traseira enquanto o F-16 pode operar por minutos e minutos sendo o único entrave o combustível.


Nunca em lado nenhum vi nada sobre essas limitações do F-35. :o Em demonstrações é possível ver o uso extensivo do afterburner, mais que numa missão típica. E a questão das duas caudas... são mais pequenas que a do F-16 e é o que menos interessa em termos de resistência ao ar quando ambos os aviões estão armados...

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9778
  • Recebeu: 4992 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5350/-1049
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #606 em: Maio 18, 2024, 05:02:33 pm »
Queria frisar que, apesar de sem duvida o F-16 ser mais efectivo no custo-beneficio para esta missão, em termos de desempenho puro não é bem-bem assim tão simples...
Eu fiz algum trabalho de casa e comparei o F-16 MLU (bem como outras variantes) contra o F-35 e cheguei à conclusão que em termos de peso/Potencia com uma carga de guerra A-A típica (4 AIM120+AIM9X em ambos) o F-35 é superior conforme a tabela que anexo.

Notas:
1-eu não considerei as cargas aerodinâmicas que só prejudicariam o F-16 ainda mais.
2- apresento valores em configuração limpa, com combustivel interno e externo bem como armamento tipico A-A que os nossos F-16 levam e o mesmo aplicado ao F-35
3- valores de peso são em libras e potência dos motores em libras.F
4- Drop tanks N/A para o F-35 pelo que o F-35 sem drops é sempre comparável ao F-16 com drops.

Assim se pode ver que com uma carga tipica do F-16 replicada para o F-35 este ultimo tem um peso potencia superior e não sofre das desvantagens das perdas aerodinâmicas dessa carga.


No BAP não usas 4 AMRAAM + 2 AIM-9, mas sim 2 + 2. Os F-16 têm ainda a opção de usar apenas o depósito central se necessário. O resto, em termos de configurações, é tudo muito dependente da situação.

Não se pode também ignorar a questão aerodinâmica da aeronave em si. O F-35, mesmo com toda aquela potência, não é conhecido por ser a aeronave ideal em termos de performance, em parte às custas do seu design, e muito menos enquanto interceptor.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #607 em: Maio 18, 2024, 05:07:22 pm »

[...]Para o BAP os F-16M ou V chegariam bem. O BAP é uma missão realizada em tempo de paz, e como interceptor o F-16 é superior ao F-35, e também mais barato de operar e sustentar "lá longe". Onde o F-16 será relegado para segundo plano, é em missões mais arriscadas, seja em contexto de soberania, seja em conflito. Não existe um "prazo" para isto acontecer, e vai depender mais de factores externos do que outra coisa.[..]


Queria frisar que, apesar de sem duvida o F-16 ser mais efectivo no custo-beneficio para esta missão, em termos de desempenho puro não é bem-bem assim tão simples...
Eu fiz algum trabalho de casa e comparei o F-16 MLU (bem como outras variantes) contra o F-35 e cheguei à conclusão que em termos de peso/Potencia com uma carga de guerra A-A típica (4 AIM120+AIM9X em ambos) o F-35 é superior conforme a tabela que anexo.

Notas:
1-eu não considerei as cargas aerodinâmicas que só prejudicariam o F-16 ainda mais.
2- apresento valores em configuração limpa, com combustivel interno e externo bem como armamento tipico A-A que os nossos F-16 levam e o mesmo aplicado ao F-35
3- valores de peso são em libras e potência dos motores em libras.F
4- Drop tanks N/A para o F-35 pelo que o F-35 sem drops é sempre comparável ao F-16 com drops.

Assim se pode ver que com uma carga tipica do F-16 replicada para o F-35 este ultimo tem um peso potencia superior e não sofre das desvantagens das perdas aerodinâmicas dessa carga.


Isso não conta a história toda. O F-16 é mais rápido à partida E provavelmente tem menos drag (1 estabilizador vertical contra  2) E o F-35 tem que desligar o afterburner depois de 40segs para não danificar ficar os elementos na sua traseira enquanto o F-16 pode operar por minutos e minutos sendo o único entrave o combustível.


Nunca em lado nenhum vi nada sobre essas limitações do F-35. :o Em demonstrações é possível ver o uso extensivo do afterburner, mais que numa missão típica. E a questão das duas caudas... são mais pequenas que a do F-16 e é o que menos interessa em termos de resistência ao ar quando ambos os aviões estão armados...


Atenção que podes estar a ver o F-35 em supercruise sem usar o afterburner, além de que a formação de "nuvens" não asas não significa que o avião esteja supersónico. De notar também que o F-35 só conseguiu atingir o limite de G's há uns meses atrás.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6740
  • Recebeu: 7402 vez(es)
  • Enviou: 5018 vez(es)
  • +10180/-2919
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #608 em: Maio 18, 2024, 05:12:02 pm »
Citar
Ministro da Defesa deixa caças F-35 no ar, mas abre caminho com Finanças para equiparação de militares e polícias

(...) Quanto à compra de jatos para substituir os caças F-16, o ministro diz que não está em curso nenhum processo de aquisição. (...)

O ministro da Defesa Nacional não se compromete para já com a despesa de €5 mil milhões para a compra de caças norte-americanos F-35, uma ambição da Força Aérea, como o Expresso noticiou esta sexta-feira, mas está a abrir caminho para que o processo de negociação das forças de segurança com a Administração Interna tenha equivalência nas Forças Armadas. Nuno Melo levou esta sexta-feira o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a uma reunião do Conselho Superior Militar, para definir os passos legislativos a dar para “dignificar” as carreiras dos militares na mesma medida das polícias.

Quanto ao tema dos caças para substituírem os atuais que já têm 30 anos, questionado pelo Expresso, o ministro preferiu não se pronunciar: “Atualmente não decorre qualquer processo de aquisição para a substituição dos caças F-16”, respondeu uma fonte oficial do gabinete do ministro, sem fazer mais nenhum comentário sobre as necessidades de defesa aérea do país.

https://expresso.pt/politica/defesa/2024-05-17-ministro-da-defesa-deixa-cacas-f-35-no-ar-mas-abre-caminho-com-financas-para-equiparacao-de-militares-e-policias-1c41376c
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2459 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3369
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #609 em: Maio 18, 2024, 05:40:54 pm »
Citar
Ministro da Defesa deixa caças F-35 no ar, mas abre caminho com Finanças para equiparação de militares e polícias

(...) Quanto à compra de jatos para substituir os caças F-16, o ministro diz que não está em curso nenhum processo de aquisição. (...)

O ministro da Defesa Nacional não se compromete para já com a despesa de €5 mil milhões para a compra de caças norte-americanos F-35, uma ambição da Força Aérea, como o Expresso noticiou esta sexta-feira, mas está a abrir caminho para que o processo de negociação das forças de segurança com a Administração Interna tenha equivalência nas Forças Armadas. Nuno Melo levou esta sexta-feira o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a uma reunião do Conselho Superior Militar, para definir os passos legislativos a dar para “dignificar” as carreiras dos militares na mesma medida das polícias.

Quanto ao tema dos caças para substituírem os atuais que já têm 30 anos, questionado pelo Expresso, o ministro preferiu não se pronunciar: “Atualmente não decorre qualquer processo de aquisição para a substituição dos caças F-16”, respondeu uma fonte oficial do gabinete do ministro, sem fazer mais nenhum comentário sobre as necessidades de defesa aérea do país.

https://expresso.pt/politica/defesa/2024-05-17-ministro-da-defesa-deixa-cacas-f-35-no-ar-mas-abre-caminho-com-financas-para-equiparacao-de-militares-e-policias-1c41376c

Como é óbvio. A questão é qual governo/ministro vai ter coragem de assinar o papel.
Por isso não se admirem se formos para algo do tipo 12 F-35A e 20 F-16V-.
Cps
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3096
  • Recebeu: 1363 vez(es)
  • Enviou: 4045 vez(es)
  • +2013/-112
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #610 em: Maio 18, 2024, 05:53:39 pm »
Quando coloquei as minhas questões tinha em mente o "daqui a 15 anos" (devido à informação que são os necessários para "Full Operating Capability" dos F35 e partindo do princípio que, havendo verba, o upgrade para V será 1/3 desse prazo - ou estou a ser demasiado optimista?); talvez no futuro entre a tomada de decisão e o FOC seja menor? Mesmo não sendo, daqui a 15/20 anos qual será a "posição"  de uns nossos, hipotéticos, F16V?

Faz-me confusão o Rafale (ou Gripen) irem ser - aparentemente - substituídos por um 6 geração (daqui a 15/20 anos?) e nós termos de decidir já para nessa altura termos os F35...

Pertencer à "1° divisão" da aviação de caça parece-me bem... mas há mt mais a necessitar de investimento e os F35 parecem-me "eucaliptos" a secar tudo e que implicam 15 anos com F16M.

Claro que o erro da minha análise pode ser os pressupostos "5 mil milhões, aviões daqui a 15 anos, único modelo para 2 esquadras"
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Devon

  • Membro
  • *
  • 10
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +37/-13
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #611 em: Maio 18, 2024, 05:59:19 pm »
Tem muita piada os admiradores secretos enamorados do solteirão de Santa Comba Dão virem aqui fazer figura.. não fosse a NATO e a guerra do ultramar a FAP ainda tinha avioes de caça a hélice..   ::)

Mas esta afinidade entre enrustidos solteirões sem descendência nao é de admirar  :mrgreen:
« Última modificação: Maio 18, 2024, 06:01:53 pm por Devon »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21363
  • Recebeu: 6895 vez(es)
  • Enviou: 7919 vez(es)
  • +8070/-12627
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #612 em: Maio 18, 2024, 06:08:06 pm »
Fosse para a TAP esses 5 mil milhões eram já assinados amanhã
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2459 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3369
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #613 em: Maio 18, 2024, 07:51:56 pm »
Outra vantagem do F-35 resume-se a 2 imagens que valem por 2000 palavras:




Não... a FAP quer o F-35A, essa forma de reabastecimento não pode ser feita através do KC-390...
Teria de ser um KC-76 ou A-330 MRTT.
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 111
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 26 vez(es)
  • +47/-10
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #614 em: Maio 18, 2024, 08:02:36 pm »
pois é  :toto: :Amigos: