F-35A Lightning II na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #315 em: Fevereiro 21, 2024, 09:38:59 am »
E a Marinha iria prescindir dos seus F35 porquê? Ainda têm muitos FA-18 para substituir, da mesma forma que há muitos F16 e F15 na USAF.

Pessoalmente não acredito nessa hipótese a curto/médio prazo. Se não quiserem modernizar os F16, então terão de adquirir novos caças, sejam eles 4.5+ (F16 V, F15 E, Gripen, Rafale, EFA 2000 ou o KF-21) ou 5ª geração (F35).
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 12:30:10 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Pescador

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #316 em: Fevereiro 21, 2024, 11:24:34 am »
saab só podes mandar F-16 quando tiveres um substituto...é o que os outros países vão fazer... na paridade...abdicam de F-16 e recebem/compram F-35.

Estou aqui sentado a ver quem dos países europeus se vai descapitalizar em favor da UKR.

A dinamarca já deu os Caesar todos...já não tem mais para dar...e o dar tudo significa que deu...esperava receber entretanto, mas com esta bela industria europeia, ainda não recebeu os novos nem vai receber tão cedo. Ah e foram 19 unidades da plataforma Caesar.
Ah e as munições guiadas Excalibur que este sistema usa são de origem norte-americana...por isso a doação vem no pacote do Biden...aquele que aguarda aprovação.

a Chéquia diz que tem 500k munições de 155mm e umas 300k de 122mm e diz que as dá...se houver financiamento para as transportar de um lado para o outro...financiamento externo entenda-se...

Como é que andam a assinar acordos bilaterais nas obras de reconstrução...se a guerra ainda não terminou...

Em relação aos Leopard a questão dos 6 meses...nem será tanto pelos carros de combate, bom até pode ser por questões de pronto para combate... mas os veiculos não andam sozinhos e tens de aprontar as tripulações... e tudo isso leva tempo.

As FND da RCA têm um aprontamento de 6 meses...e não levam carros de combate...já os têm lá e treinam com os de cá...

Os Leo não é pela paridade é mesmo pela questão das tripulações e o próprio envio das máquinas em si.

Essa da paridade passou-me ao lado.

Dar antes de receber ou pelo menos garantir que recebe não é um bom "negócio"...

"Em relação aos Leopard a questão dos 6 meses...nem será tanto pelos carros de combate, bom até pode ser por questões de pronto para combate... mas os veiculos não andam sozinhos e tens de aprontar as tripulações... e tudo isso leva tempo.

As FND da RCA têm um aprontamento de 6 meses...e não levam carros de combate...já os têm lá e treinam com os de cá..."
...........................................

Exatamente, todas as missões são precedidas de treinos, avaliações de adaptações às situações conhecidas ou informações recolhidas. Cada missão tem a sua especificidade. Por isso é bom treinar antes procedimentos.
Mas isso só sabe quem anda nisso, não é assunto de revistas com diagramas para avaliação empírica teórica deste ou aquele material.

Os F16 podem bem ser alvo de MLU, em vez de enfiar a cabeça no Saab para ficar com geração 4,5 mais 40 anos. O exemplo do Brasil não serve. Eles substituíram agora os F5.
 E depois de ter uma esquadra com F16V, a outra das Esquadras poderá ser substituída pela 5 geração, eventualmente será o F35. Na verdade a 6 ª geração está a ser desenvolvida e daqui a 10 ou15 estará a voar.
Esta gente medida em negócios insististe em algo para justificar empregos. É o tucanito é o saab, tudo serve
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 03:47:25 pm por Pescador »
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #317 em: Fevereiro 21, 2024, 01:16:08 pm »
E a Marinha iria prescindir dos seus F35 porquê? Ainda têm muitos FA-18 para substituir, da mesma forma que há muitos F16 e F15 na USAF.

Pessoalmente não acredito nessa hipótese a curto/médio prazo. Se não quiserem modernizar os F16, então terão de adquirir novos caças, sejam eles 4.5+ (F16 V, F15 E, Gripen, Rafale, EFA 2000 ou o KF-21) ou 5ª geração (F35).

Sem falar dos Marines, que regressaram aos "nuclear flat-tops" com o F-35C após o phase-out do Hornet clássico, com a intenção de aumentarem a sua capacidade expedicionária embarcada e não só.

Citar
(...) The F-35C “is unquestionably the most lethal platform that the Tomcats will fix and fly,” Col. Shannon M. Brown, Marine Aircraft Group 11, told the crowd gathered outside VMFA-314’s hangar along the flight line. While it’s the carrier variant of the F-35, “what we Marines have found is it’s the quintessential expeditionary killing machine. It has an incredible range, payload capability. It’s got brakes that stop on a dime. A tailhook to match.”

“It’s almost as if the engineers who drew up this aircraft on the drawing boards had the First Island Chain in mind when they built it,” Brown said. “And we’re very happy to have it.” (...)

https://news.usni.org/2023/04/17/marines-stand-back-up-tomcats-as-a-f-35c-lighting-ii-squadron

Se por acaso tivessem optado pelo Super Bug a história provavelmente seria outra, naturalmente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #318 em: Fevereiro 21, 2024, 03:11:29 pm »
Mas os Caesar nova versão não...esses é que estão atrasados...
Quais se eles não encomendaram nenhums?

As noticias sobrepõem-see eu talvez tenha feito confusão...

https://vpk.name/en/678238_denmark-transfers-all-caesar-self-propelled-howitzers-ordered-by-it-to-ukraine.html

e depois vem a tua fonte...

https://armyrecognition.com/defense_news_january_2023_global_security_army_industry/denmark_to_replace_caesar_155mm_howitzers_donated_to_ukraine_by_israeli_atmos.html

Penso que a ideia era mesmo a de despachar todos os Caesar, e receber os sistemas AP 155mm e de foguetes israelitas.

De resto, relativamente a nós, toda a conversa em torno das cedências e não-cedências, parece-me que é unânime: é preciso garantia de que a capacidade é reposta/melhorada com esta cedência. O tema são os F-16, que só faz sentido pensar nisso se houver um plano claro de substituir os que fossem cedidos. Não havendo esta intenção, é ficar quietinho.
Noutros casos, é mais fácil, até porque a substituição do material que poderia ser cedido, é bem mais barata do que caças.

E a Marinha iria prescindir dos seus F35 porquê? Ainda têm muitos FA-18 para substituir, da mesma forma que há muitos F16 e F15 na USAF.

Pessoalmente não acredito nessa hipótese a curto/médio prazo. Se não quiserem modernizar os F16, então terão de adquirir novos caças, sejam eles 4.5+ (F16 V, F15 E, Gripen, Rafale, EFA 2000 ou o KF-21) ou 5ª geração (F35).

Não me parece que a USN tenha intenções de substituir os F-35 pelo NGAD, mas sim os Super Hornet. O custo unitário previsto do NGAD também seria proibitivo para substituir todos os caças da USN (SH + F-35C).

F-35 em segunda-mão não é impossível, mas duvido que a poupança face a F-35A novos compense assim tanto, principalmente se contarmos com um possível upgrade que teriam que receber. De notar que o próprio motor F135 vai receber upgrades, e no futuro poderá surgir uma nova opção de motor (XA100) que se vier a ser integrado no F-35 (ainda não é certo) e vier a ser exportado (idem), poderá ser um game changer, e ainda reduzir custos de operação do F-35.
Também se fala num novo radar (APG-85) para substituir o actual APG-81, nas unidades de produção a partir de 2025.

Ou seja, entre gastar dinheiro num modelo mais antigo, e ter que investir num enorme upgrade, pode ficar quase tão caro como comprar um novo.
 

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wyldething

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #319 em: Fevereiro 21, 2024, 04:14:25 pm »
A Lockheed Martin antecipa manter uma produção constante de 156 F-35 por ano, dentro dos próximos 5 anos

https://www.airandspaceforces.com/lockheed-stable-f-35-production-next-five-years/
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 04:15:45 pm por wyldething »
 

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Sintra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #320 em: Fevereiro 21, 2024, 04:50:30 pm »
Atenção há um programa da Força Aérea Norte-americana e outro da Marinha, como tal ambos os Ramos vão ter caças de 6ª geração mais ou menos na mesma altura.

Há muitos mais F35 A do que B ou C, por isso a possibilidade de virmos a ter F35 em segunda mão é muito maior que sejam na versão mais numerosa (A).

 :arrow: https://www.aerosociety.com/news/ngad-a-generational-divide/

Ao contrario da USN, não estou a ver a USAF prescindir de F-35A's, já que esse ramo está em défice de unidades para substituir bastantes aviões antigos (razão pela qual também estão a investir no F-15EX). Até a situação geopolítica no Oceano pacifico se tornar digna desse nome não acho provável que sejam depositadas unidades no AMARG ainda com horas disponíveis nas células como aconteceu com o Peace Atlantis II após a queda do muro.

A probabilidade de a US Navy prescindir de parte da frota de F-35C´s nas próximas duas décadas é praticamente nula.
A US Navy está com um deficit de airframes, com o fecho da linha do Super Hornet e com o baixo nº de F-35C´s e B´s a serem entregues por ano, esse defice de aparelhos vai apenas aumentar.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 04:51:45 pm por Sintra »
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #321 em: Fevereiro 21, 2024, 07:12:05 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 07:12:50 pm por saabGripen »
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #322 em: Fevereiro 21, 2024, 07:27:10 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.
E vamos comprar europeu… no exato momento em que alguém na Europa vender um caça de 5a geração… simples… até lá, o F-35 is the only game in town…  e não se trata de os 4.5 geração europeus serem melhores que os russos ou não, trata-se apenas de que, em caso de guerra, a ideia é a luta ser o mais injusta possível… lutas de igual para igual acabaram nos céus da Europa na 1a guerra… nada torna o combate aéreo mais injusto com vantagem para o nosso lado que o F-35…
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #323 em: Fevereiro 21, 2024, 08:07:49 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.

Não??? Su-34 e SU-35 não são nada??
Cumprimentos,
 

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CruzSilva

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #324 em: Fevereiro 21, 2024, 08:13:34 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.

Não??? Su-34 e SU-35 não são nada??
O Sukhoi Su-34 é um caça-bombardeiro clássico mas sim o Su-35 compara-se perfeitamente aos caças de geração equivalente europeus.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #325 em: Fevereiro 21, 2024, 09:13:55 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.

Não??? Su-34 e SU-35 não são nada??

Sem contar com os Su-30SM/SM2, e mais uns quantos (poucos, é certo) Su-57 "Felon" de 5th Gen...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #326 em: Fevereiro 21, 2024, 10:22:36 pm »
Notícias recentes, saídas da reunião de Defesa que juntou UE e NATO dizem que é cada vez maior a pressão para aprofundar compras conjuntas e adoptar uma política europeia de "comprar europeu".

Acho bem.

E como é que se enquadra nisso a maioria das Forças Aéreas Europeias amarrarem-se a um único modelo de caça, fabricado nos EEUU?

Isto quando o rival potencial principal - Russia - não tem nada que se aproxime dos caças de geração 4.5 fabricados  na Europa.

Não??? Su-34 e SU-35 não são nada??

Sem contar com os Su-30SM/SM2, e mais uns quantos (poucos, é certo) Su-57 "Felon" de 5th Gen...


Os meus amigos devem seguir pouco a guerra na Ucrânia.
Se todos esses SUs são tão bons, porque é que nenhum deles se atreve a sobrevoar território Ucraniano?

E quando andarem por lá F-16?
Os Russos vão ganhar tomates e ir lá desafiá-los?

E se a FA Ucraniana tivesse 100 Rafales F4?

E se tivesem 100 Vipers?

E se tivessem 100 Gripen E?

E 100 Eurofighter dos novos?

Os Russos iam lá meter o nariz?

Para usar uma expressão anglo-saxónica,  o SU-57 é  "vaporware".
« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 10:25:02 pm por saabGripen »
 

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NVF

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #327 em: Fevereiro 21, 2024, 10:52:05 pm »
Os caças russos/soviéticos são sempre os melhores no papel e em air shows mas, quando empregues em combate, o seu desempenho deixa muito a desejar — muito por culpa da falta de treino e das doutrinas dos seus pilotos.
Talent de ne rien faire
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #328 em: Fevereiro 21, 2024, 11:11:19 pm »
Os caças russos/soviéticos são sempre os melhores no papel e em air shows mas, quando empregues em combate, o seu desempenho deixa muito a desejar — muito por culpa da falta de treino e das doutrinas dos seus pilotos.

Parece que temos aqui um colega que consegue ver.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #329 em: Fevereiro 21, 2024, 11:31:00 pm »
Não esquecer o que falta, além dos caças:





Saudações

P.S. A nível ocidental também existe disto:



Mais isto:



Na Russia:



« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 11:32:08 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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